Festas e Rodeios

Morte de Rita Lee: ministra da Cultura, Margareth Menezes se emociona ao receber notícia no Senado

Published

on

Ministra participava de sessão da Comissão de Educação e apresentava prioridades à frente da pasta. Rainha do rock brasileiro, Rita Lee morreu aos 75 anos em São Paulo. Margareth Menezes se emociona ao saber da morte de Rita Lee
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, se emocionou nesta terça-feira (9) ao saber, durante uma audiência pública no Senado, da morte da cantora Rita Lee.
Rainha do rock brasileiro, Rita Lee morreu nesta segunda (8) aos 75 anos – a notícia foi divulgada nesta terça. A cantora foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.
Margareth Menezes falava à Comissão de Educação sobre as prioridades à frente da pasta quando recebeu a notícia em uma mensagem de celular. A ministra se emocionou, e a sessão foi interrompida por alguns instantes para uma breve homenagem.
Membro da comissão, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) chegou a sugerir que a sessão fosse interrompida. Margareth agradeceu, mas pediu apenas um minuto de silêncio e a retomada dos trabalhos. Parlamentares e assessores respeitaram o silêncio em pé e, em seguida, aplaudiram Rita Lee.
“A Rita Lee, não é nem uma questão direta de amizade, apesar do reconhecimento, eu estive em alguns poucos momentos com ela. Mas é pelo que ela simboliza para o Brasil, para a música popular brasileira, como uma mulher revolucionária”, declarou a ministra.
Adeus a Rita Lee: relembre parceria inesquecíveis da rainha do rock brasileiro
Margareth Menezes citou também a morte do ex-deputado federal David Miranda (RJ) nesta terça (9). O político estava internado há nove meses na UTI, em tratamento de complicações de uma infecção gastrointestinal. Ele faria 38 anos nesta quarta (10) e deixa o marido, o jornalista Glenn Greenwald, e três filhos.
“É duro, porque hoje já tivemos o falecimento do deputado David Miranda. Para nós, são perdas de pessoas que têm uma sensibilidade, uma qualidade. E a Rita Lee, especialmente, por tudo que ela representa”, disse Margareth.
“Eu mesma, sinceramente, durante muito tempo na minha vida, na construção da minha vida, além de ser ligada naturalmente na música, também pela referência. A gente vê as coisas que ela construiu, ela e o [marido] Roberto de Carvalho. É um momento duro, receber essa notícia”, prosseguiu a ministra.
A notícia da morte de Rita Lee repercutiu também em colegiados que tratavam de outros temas. Na Comissão de Segurança Pública do Senado, a sessão para ouvir o ministro da Justiça, Flávio Dino, também foi interrompida para um minuto de silêncio por sugestão do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
LEIA MAIS:
REPERCUSSÃO: Famosos lamentam morte
FOTOS: Relembre carreira de Rita Lee
VÍDEOS: Os hits e entrevistas de Rita Lee
Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos; relembre carreira
Morre Rita Lee
Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.
A família da cantora divulgou um comunicado nas redes sociais dela: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.
Rita ajudou a incorporar a revolução do rock à explosão criativa do tropicalismo, formou a banda brasileira de rock mais cultuada no mundo, os Mutantes, e criou canções na carreira solo com enorme apelo popular sem perder a liberdade e a irreverência.
Sempre moderna, Rita foi referência de criatividade e independência feminina durante os quase 60 anos de carreira. O título de “rainha do rock brasileiro” veio quase naturalmente, mas ela achava “cafona” – preferia “padroeira da liberdade”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.