Festas e Rodeios

Banda Eddie faz ‘Carnaval chanson’ em álbum com músicas de Alceu Valença, Capiba, Moraes Moreira e Zé Kétti

Published

on

Grupo de Olinda cai na folia, fora de hora, em disco gravado com as vozes das cantoras Karina Buhr e Isaar. Banda Eddie revive no álbum ‘Carnaval chanson’ hino composto por Miúcha (1937 – 2018) para o bloco olindense Segura a coisa
Clara Gouveia / Divulgação
♪ Alterando o calendário momesco, a banda Eddie cai na folia com o décimo álbum, Carnaval chanson, lançado ontem, 11 de julho. Neste décimo álbum, o grupo de Olinda (PE) – em cena desde 1989 – aborda pela primeira vez um repertório inteiramente composto por músicas de lavras alheias, fazendo um Carnaval fora de hora.
Com o reforço das vozes das cantoras Karina Buhr e Isaar, o quinteto – formado por Fábio Trummer (voz e guitarra), Alexandre Urea (voz e percussão), André Guedes (teclados, trompete e sampler), Ricardo Meira (bateria) e Roberto Meira (baixo) – segue o passo do frevo e canta marchinhas e hinos de blocos pernambucanos em clima de festa, com alguma dose de romantismo.
Frevo nº 1 do Recife (Antônio Maria, 1951), a marcha-rancho Máscara negra (Zé Kétti e Hildebrando Pereira Matos, 1967) e o frevo De chapéu de sol aberto (Capiba, 1971) são alguns standards foliões revividos por Eddie no disco, gravado com sopros da Orquestra de Frevo do Babá e com a adesão do músico Samuel Mota (guitarra, violão, teclado, escaleta, baixo e banjo).
Com capa assinada por Mozart Fernandes, o álbum Carnaval chanson também rebobina músicas menos badaladas de Alceu Valença e Moraes Moreira (1947 – 2020), compositores que já forneceram hits para as folias brasileiras, sobretudo as de Pernambuco e Bahia.
Alceu está representado por O homem da meia-noite (1975), parceria com Carlos Fernando (1937 – 2013), importante compositor pernambucano morto há dez anos. Moraes é o arquiteto de Casa amarela (1985), música nunca gravada pelo autor.
Surpresa é a inclusão de música de autoria de Miúcha (1937 – 2018), cantora quase nunca associada ao Carnaval. Pois Miúcha é a compositora de Segura a coisa (1980), hino do bloco homônimo de Olinda (PE).
O frevo É de fazer chorar (Luiz Bandeira, 1957) e o tema forrozeiro Pra tirar coco (Messias Holanda e Hamilton de Oliveira, 1981) integram a seleção de Carnaval chanson ao lado de hinos de blocos como Batutas de São José (João Santiago), Ceroula (Milton Bezerra de Alencar), Cariri (autor desconhecido) e Segurucu (Iberê Caldas Souza Leão).
Capa do álbum ‘Carnaval chanson’, de Eddie com Karina Buhr e Isaar
Arte de Mozart Fernandes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.