Lançado em 1984 e considerado um dos principais romances do século XX, ‘A Insustentável Leveza do Ser’ virou filme, estrelado por Daniel Day-Lewis e Juliette Binoche. Milan Kundera, 1929-2023
Morreu, aos 94 anos, o escritor tcheco Milan Kundera. Ainda nos anos 1970, o primeiro romance de Kundera, “A Brincadeira”, retratou o regime comunista com ironia.
O livro foi retirado das prateleiras no país natal, a então Tchecoslováquia. Diante da repressão soviética, o escritor procurou exílio em 1975. Perdeu sua nacionalidade e ganhou a francesa.
A obra mais famosa de Milan Kundera, “A Insustentável Leveza do Ser”, teve o movimento de liberalização Primavera de Praga como pano de fundo. Passou por Zurique e Genebra, e ganhou leitores no mundo todo.
Lançado em 1984 e considerado um dos principais romances do século XX, “A Insustentável Leveza do Ser” virou filme, estrelado por Daniel Day-Lewis e Juliette Binoche. Mas o resultado não agradou ao autor, que afirmou certa vez:
“Chamar minhas obras de políticas é simplificar demais e, assim, obscurecer o verdadeiro significado”.
Ao comentar a morte de Kundera, que esperou 40 anos para receber de volta a nacionalidade tcheca, o presidente do país resumiu: “A perda é grande, mas seus livros e a riqueza de suas ideias permanecerão”.
LEIA TAMBÉM
Milan Kundera: ‘A Insustentável Leveza do Ser’ e mais três obras para conhecer o autor