Festas e Rodeios

‘Malhação Múltipla Escolha’ estreia no Globoplay: relembre temporada com Vagabanda

Published

on

Exibida originalmente em 2004, novela teen ficou marcada por banda fictícia que era sucesso no enredo. Da dir. p/ esq.: Juliana Didone, Guilherme Berenguer e Marjorie Estiano, em ‘Malhação’, de 2004
Gianne Carvalho/Globo
A temporada de 2004 da novela “Malhação” estreia no Globoplay nesta segunda-feira (11). Com direção-geral de Mário Márcio Bandarra e Roberto Vaz, os episódios marcaram uma geração de espectadores.
Para te inteirar sobre a obra, o g1 comenta algumas curiosidades dos bastidores, com dados do Memória Globo.
Malhação (2004-2005): A Vagabanda
A trama
A trama da novela, que aborda juventude, acontece num colégio. Ali se desenvolve uma história de amor entre Gustavo (Guilherme Berenguer) e Letícia (Juliana Didone).
No início da temporada, uma brincadeira inconsequente causa um acidente, fazendo um jovem entrar em coma. Gustavo e Kadu (Bruno Ferrari) – o irmão mais novo de Letícia – são acusados e julgados.
Guilherme Berenguer e Juliana Didone em ‘Malhação’, de 2004
João Miguel Júnior/Globo
Kadu é preso, mas Gustavo escapa da cadeia graças ao pai, advogado criminalista. Sua pena é reduzida, e ele é condenado a prestar serviços comunitários. Dessa forma, ele passa a conviver com Letícia fora do Múltipla Escolha, já que ela está envolvida em trabalhos de assistência social.
O dia a dia com a moça faz com que Gustavo – até então um rapaz rebelde – repense suas atitudes, e os dois engatam num relacionamento.
Malhação (2004-2005): Letícia e Gustavo brigam
A Vagabanda
O romance dos protagonistas não é visto com bons olhos pelos integrantes da Vagabanda, a banda de rock formada por Gustavo, Catraca (João Velho) e Natasha (Marjorie Estiano), apaixonada pelo rapaz.
Ao decorrer da história, a Vagabanda ganha um concurso de música e se torna um grande sucesso.
Na época da novela, a canção do grupo foi disponibilizada na internet e se tornou campeã de downloads. Marjorie Estiano começou uma carreira de cantora também fora das telas.
Malhação (2004-2005): Gustavo despreza Natasha
Para os integrantes da banda, a figurinista Marina Alcântara buscou referências no estilo de bandas como Charlie Brown Jr., Jota Quest, Skank e Detonautas.
O protagonista Gustavo, embora desleixado com a aparência, usava roupas de boa qualidade, resultado da posição social de sua família.
Catraca preferia jeans rasgados, camisetas cortadas, correntes de prata e boot nos pés. Já a bad girl Natasha vestia basicamente calças compridas, mas se preocupava em seguir as tendências da moda. Suas cores principais eram preto e verde-exército, com bordados e brilhos discretos.
Cenografia
Essa fase de ‘Malhação’ trouxe mudanças radicais na cenografia, assinada por Tadeu Catharino. O Múltipla Escolha praticamente dobrou de tamanho: ganhou um deck de 300 metros quadrados, que abrigava um pátio e a nova cantina.
No lugar da antiga lanchonete, foi construída uma biblioteca informatizada com teto de vidro, onde foram dispostas mesas de leitura para os alunos.
O antigo Gigabyte passou por uma reforma e ganhou uma cobertura de lona, iluminação aparente e decoração alusiva à música, com plotagens que mostravam imagens gigantes com cortes inusitados.
Também foram criados novos cenários: a mansão dos pais de Gustavo (Guilherme Berenger) – com sala de estar, living, home theater e jardim de inverno –, remetendo ao estilo neoclássico; a garagem onde ensaiava a Vagabanda – com paredes grafitadas, chão industrial, estrutura metálica, claraboia e tijolos de vidro; e o apartamento dos pais de Letícia (Juliana Didone), com arquitetura antiga e decoração retratando a situação financeira de uma família de classe média baixa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.