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Festas e Rodeios

Clientes, fama e divulgação: o que grifes brasileiras ganham quando ‘vestem’ artistas internacionais?

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Demi Lovato e Beyoncé vestiram marcas nacionais em suas apresentações. As estilistas Patrícia Bonaldi e Mayari Jubini falaram ao g1 sobre a importância dessa exposição. Semana Pop: artistas internacionais vestem marcas brasileiras
Novos clientes, divulgação, reconhecimento da marca e validação do trabalho. Esses são alguns dos impactos gerados em marcas brasileiras quando usadas por artistas internacionais nos palcos, como aconteceu recentemente com Beyoncé e Demi Lovato.
Beyoncé vestiu PatBO, da estilista Patrícia Bonaldi, durante um show que fez em Vancouver, no Canadá. O body prateado cheio de franjas e todo bordado à mão foi feito sob medida para a cantora e levou 60 dias para ser produzido.
Já Demi Lovato usou em sua apresentação no The Town um conjunto todo preto com algumas listras nas cores verde e amarela. Os detalhes na cor da bandeira brasileira foram uma exigência da cantora para o figuro, conforme explicou a estilista Mayari Jubini, responsável pela peça.
“Todas as vezes que eu vesti Demi Lovato, teve um boom. Ela é uma artista gigante, então é um impacto enorme. Tanto nas redes sociais quanto nos veículos da mídia. E clientes novos que aparecem. É sempre muito incrível”, comemora Mayari, responsável pela grife Artemisi. Esta é a quarta vez que a estilista “veste” a cantora.
“A presença de celebridades usando nossas peças é, sem dúvida, uma parte emocionante e importante da jornada da PatBO”, afirmou Patrícia Bonaldi, que já vestiu Camila Cabello, Jennifer Lopez e Alicia Keys.
“Ter artistas renomadas vestindo nossas criações é uma honra e uma validação do nosso trabalho árduo na busca da excelência criativa.”
“A exposição em um nível internacional ajuda a elevar o reconhecimento da marca como um todo. Isso também impulsiona a abertura de portas para colaborações futuras e oportunidades de vestir outras personalidades de destaque”, explica a estilista ao falar sobre o impacto gerado quando uma estrela internacional veste a marca.
Demi Lovato usa look da estilista Mayari Jubini, responsável pela Artemisi
Reprodução/Instagram
Peças exclusivas
As peças criadas pelas estilistas foram exclusivas para as duas artistas.
Mayari conta que, antes da produção, a equipe de Demi encontrou seu trabalho através da internet. “Eles se identificaram, disseram que tinha tudo a ver com ela, e foi aí que tudo aconteceu”, conta Mayari.
Ela explica que as peças usadas por celebridades que usam sua marca, assim como a Demi, não vão para o mercado. Até porque seu trabalho, atualmente, é quase todo voltado para roupas exclusivas sob medida.
Mas ela diz que recebe vários pedidos para réplicas a cada vez que veste a cantora. Só que Mayari não atende a esse tipo de pedido. “O que a gente pode usar são referências. Os elementos que têm nesses looks que eu fiz para Demi, são elementos que tem tudo a ver com a minha marca”, explica.
Já Patrícia afirma que ocasionalmente recebe pedidos de réplicas.
“Sempre estamos abertos a discutir essas solicitações com nossos clientes e fazer o possível para atendê-las, enquanto mantemos nosso compromisso com a originalidade e a autenticidade das nossas criações”, ressalta.
“Por se tratar de uma peça que representa o DNA da PatBO, e o nosso principal valor, que é o bordado feito à mão, em nossas coleções podem ser facilmente reconhecidas peças que possuem similaridades como o body usado por Beyoncé.”
Beyoncé veste PatBO
Divulgação
Valores
Patrícia e Mayara não comentam os valores das peças usadas pelas artistas.
“Eu não costumo deixar público porque depende de uma série de questões. Mas assim, com certeza não são looks que tem um valor baixo, né? São looks muito trabalhosos, com detalhes minuciosos, são vários dias ali de trabalho, então tudo isso influencia nessa questão”, explica Mayari.
Ela também garante que não eleva os valores de suas peças depois que algum artista veste sua marca.
“Inclusive é muito gratificante e incrível trabalhar com artistas gigantes assim como a Demi, mas todos os nossos clientes são muito especiais.”
Patrícia Bonaldi, da PatBO, e Mayari Jubini, da Artemisi
Divulgação/Johnny Moraes
Relembre artistas internacionais que vestiram marcas ou estilistas brasileiras:
Beyoncé
Beyoncé veste PatBO em show de turnê Renaissance
Divulgação
O look da Beyoncé era um body prateado todo bordado e cheio de franjas. A assessoria da PatBO contou que o stylist da cantora foi quem entrou em contato com a marca. E aí, duas peças foram produzidas. A cantora optou pelo body, que demorou nada menos do que 60 dias para ser produzido.
A peça é exclusiva, feita sob medida e toda bordada à mão. É a primeira vez que Patrícia Bonaldi veste Beyoncé.
Camila Cabello
Camila Cabello no VMA 2019: vestido criado com exclusividade para a cantora pela estilista Patrícia Bonaldi, fundadora e diretora criativa da grife PatBO
Bryan Bedder/Getty Images/AFP
Em 2019, Patrícia Bonaldi criou os vestidos usados por Camila Cabello no VMA e no clipe de “Señorita”.
O look do videoclipe chegou a ser vendido pela marca. E na época da pré-venda, foi anunciado por US$ 667 (cerca de R$ 3,3 mil).
Já a peça que a Camila usou no VMA foi feito com exclusividade para ela. Até por isso, Patrícia preferiu, naquela época, nem citar valores.
Jennifer Lopez
Jennifer Lopez veste PatBO
Reprodução/Instagram
A estilista também já vestiu a cantora Jennifer Lopez. Mas não para os palcos.
J-Lo usou as produções da PatBO em pelo menos duas ocasiões: primeiro, em um ensaio de fotos, em junho. E depois, em agosto, durante um evento especial. Nos dois momentos, Patrícia comemorou nas redes sociais.
Alicia Keys
Alicia Keys veste PatBO
Reprodução/Instagram
Uma das peças usadas por J-Lo tinha a mesma estampa de um vestido que a cantora Alicia Keys escolheu para um ensaio de fotos no Chile ao lado do marido, o produtor musical Swizz Beatz.
Alicia fez questão de marcar a arroba da marca nas fotos. Assim como fez também quando vestiu outra marca brasileira queridinha de estrelas internacionais: A Farm. A grife tem Kátia Barros e Marcello Bastos como sócios.
Alicia vestiu looks da marca durante sua passagem pela Argentina e, claro, aqui no Brasil, quando fez alguns shows em maio desse ano.
Taylor Swift
Taylor Swift veste maiô da Farm no clipe de “Anti-Hero”.
Reprodução
A Farm também foi usada por Taylor Swift no clipe de “Anti-Hero”.
A marca é responsável pelo maiô de lurex com listras nas cores rosa, laranja e verde que o alter-ego de Taylor usa no video.
A peça está esgotada. Mas no ano passado, quando o clipe foi lançado, ela estava à venda por cerca de R$ 900 pelo site da Saks Fifth Avenue, que é uma rede americana de lojas de departamentos de luxo.
Demi Lovato
Demi Lovato em apresentação no The Town, em São Paulo
Reprodução/Globoplay
No show do The Town, a Demi Lovato usou um conjuntinho todo preto com detalhes nas cores verde e amarela. Esse look é uma produção da estilista capixaba Mayari Jubini, que assina a marca Artemisi.
Mas Demi já tinha vestido a estilista em outras três ocasiões:
No Rock in Rio 2022, em um evento de divulgação de um dos clipes da cantora e, também, na turnê que ela fez no Brasil no ano passado, a Holy Fuck Tour.
Os dois look em vinil (um vermelho e outro preto), cheios de peças de metal, que a Demi aparece em várias imagens da turnê são produções exclusivas da Mayari para a cantora.
Demi Lovato veste look da estilista capixaba Mayari Jubini, que assina a marca Artemisi
Angelo Kritikos/Divulgação

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Raoni Ventapane, neto de Martinho da Vila, assina o samba-enredo da Unidos de Vila Isabel no Carnaval de 2025

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♫ NOTÍCIA
♪ É inevitável recorrer ao clichê de que “na casa de Martinho da Vila, todo mundo é bamba” quando chega a notícia de que um dos netos do compositor fluminense integra o time campeão dos compositores que assinam o samba-enredo escolhido pela Unidos de Vila Isabel na madrugada deste sábado, 28 de setembro, para o desfile das escolas de sambas do Rio de Janeiro no Carnaval de 2025.
Integrante da Ala de Compositores da agremiação azul-e-branca que Martinho da Vila carrega no sobrenome artístico, Raoni Ventapane assina com Ricardo Mendonça, Dedé Aguiar, Guilherme Karraz, Miguel Dibo e Gigi da Estiva o samba criado a partir do enredo Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece.
Filho de Analimar Ventapane, Raoni é cantor, compositor e ritmista da Swingueira de Noel, nome do grupo de bateristas da Unidos de Vila Isabel.
O samba-enredo de Raoni Ventapane venceu outros dois sambas na disputa realizada na quadra da escola, que será a última a desfilar na segunda-feira de Carnaval.
Raoni Ventapane (ao centro) celebra a vitória do samba-enredo ‘Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece’ na disputa encerrada na madrugada de hoje
Divulgação / Unidos de Vila Isabel
♪ Eis a letra do samba-enredo campeão da Unidos de Vila Isabel no Carnaval de 2025:
Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece
(Raoni Ventapane, Ricardo Mendonça, Dedé Aguiar, Guilherme Karraz, Miguel Dibo e Gigi da Estiva)
“Embarque nesse trem da ilusão
Não tenha medo de se entregar
Pois nosso maquinista é capitão
E comanda a multidão que vem lá do boulevard…
O breu e o susto em meio a floresta
Por entre os arbustos, quem se manifesta?…
Cara feia pra mim é fome
Vá de retro lobisomem, curupira sai pra lá.
No clarão da lua cheia
Margeando rio abaixo
Ouço um canto de sereia
Ê caboclo d’água
Da água que me assombra
A sombra da meia noite
Foi-se a noite de luar
Na tempestade, encantada é a gaiola
Chora viola, pra alma penada sambar
Nas redondezas credo em cruz ave maria
Quanto mais samba tocava, mais defunto aparecia
Silêncio…
Ao som do último suspiro vai chegar
A batucada suingada de vampiros
Quando o apito anunciar….
Eu aprendi que desde os tempos de criança
A minha vila sempre foi bicho papão
Por isso, me encantei com esse feitiço
Que hoje causa reboliço dentro desse caldeirão
Solta o bicho minha vila dá um baile de alegria
É o povo do samba virado na bruxaria
Quanto mais eu rezo, quanto mais eu faço prece
Mais assombração que aparece”

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‘Acabou vindo para cima de mim porque perdeu a cabeça’, diz ex de Ryan SP após foto em que funkeiro parece agredi-la

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Giovanna Roque reclamou de repercussão de imagem e disse que o músico está sendo alvo de ‘gente muito suja’ que deseja prejudicá-lo. MC Ryan SP e Giovanna Roque
Reprodução/Instagram
A influenciadora Giovanna Roque publicou no Instagram um vídeo em defesa de seu ex-namorado, MC Ryan SP. O post foi feito nesta sexta (27), horas após o vazamento de uma imagem em que o funkeiro parece estar dando chutes nela.
“O Ryan não é essa pessoa ruim que vocês estão pensando que ele é”, afirmou a influenciadora. “Ocorreu, sim, uma discussão no último término que a gente teve. O Ryan tinha aprontado e, nesse dia, eu perdi muito a cabeça, fiquei muito nervosa. Quebrei o telefone dele, fui para cima dele. E aí, ele ficou muito nervoso por conta dessas coisas e acabou vindo para cima de mim também, porque ele perdeu a cabeça. A gente deu abertura pro inimigo. Isso nunca aconteceu antes.”
Roque reclamou da repercussão da imagem e também disse que o músico está sendo alvo de “gente muito suja” que deseja prejudicá-lo. Os dois têm uma filha de nove meses.
“A gente realmente brigou”, afirmou ela. “Então, quer dizer que ele não pode errar uma vez?”
A assessoria do funkeiro disse que, por enquanto, não vai se pronunciar. Ryan é conhecido por hits como “Let’s Go 4”, “Filha do Deputado” e “Vai Vendo”.

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Quinteto Villa-Lobos irmana Caymmi, K-Ximbinho, Noel Rosa, Pixinguinha e Jacob nos sopros do álbum ‘Sempre’

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Quinteto Villa-Lobos lança o álbum ‘Sempre’ em 1º de outubro
Daniel Erbendinger / Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ Em cena desde 1962, o Quinteto Villa-Lobos sempre cruzou as fronteiras entre a música erudita e a canção popular brasileira ao longo dos 62 anos de atividade profissional.
Sempre – álbum que o grupo de sopros lançará na terça-feira, 1º de outubro, em edição da gravadora Biscoito Fino – investe nessa mistura de linguagens através dos registros fonográficos de temas de compositores brasileiros como Dorival Caymmi (1914 – 2008), Jacob do Bandolim (1918 – 1969), Joel Nascimento, K-Ximbinho (1917 – 1980), Noel Rosa (1910 – 1937) e Pixinguinha (1897 – 1973).
Formado atualmente por Aloysio Fagerlande (fagote), Cristiano Alves (clarinete), Philip Doyle (trompa), Rodrigo Herculano (oboé) e Rubem Schuenck (flauta), o Quinteto Villa-Lobos assina a direção musical e a produção do álbum em que irmana esses grandes compositores brasileiros nos sopros de Sempre.
Gravado no estúdio A casa, o álbum Sempre reproduz quatro arranjos de Paulo Sérgio Santos – como os do samba-canção Só louco (1955) e de Modinha para Gabriela (1975), temas de Caymmi – em tributo a este clarinetista que integrou o Quinteto Villa-Lobos por cerca de cinco décadas.
O repertório do disco inclui Ainda me recordo (Pixinguinha e Benedito Lacerda, 1932), Noites cariocas (Jacob do Bandolim, 1957), Teleguiado (K-Ximbinho, 1958) e O pássaro (Joel Nascimento, 1978), além de Visitando Noel, medley que agrega Feitiço da Vila (Vadico e Noel Rosa, 1934), As pastorinhas (Braguinha e Noel Rosa, 1934), Conversa de botequim (Noel Rosa e Vadico, 1935) e Palpite infeliz (Noel Rosa, 1935).
Capa do álbum ‘Sempre’, do Quinteto Villa-Lobos
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