Connect with us

Festas e Rodeios

Fim da greve dos roteiristas: quais foram as conquistas deles após 148 dias de paralisação

Published

on

Greve foi encerrada na madrugada desta quarta-feira (27) depois de quase 150 dias. Entre os pontos do acordo com os estúdios está a proteção contra uso de inteligência artificial. Meredith Stiehm, presidente do Sindicato dos Roteiristas, e Fran Drescher, presidente do Sindicato dos Atores, protestam durante greve dos roteiristas em maio de 2023, em Los Angeles
Chris Pizzello/AP Photo
A greve dos roteiristas em Hollywood, nos Estados Unidos, encerrou na madrugada desta quarta-feira (27) após 148 dias de paralisação. O sindicato da categoria (WGA, na sigla em inglês) aprovou, depois de votação, um acordo fechado com os representantes dos estúdios.
Os atores representados SAG-AFTRA permanecem em greve, iniciada em julho.
O resumo do acordo com os roteiristas, que foi distribuído entre os mais de 11 mil integrantes do sindicato, aponta o aumento de salários e pagamento de residuais, pagamentos baseados no sucesso se programas em plataformas de streaming e proteção contra o uso de inteligência artificial.
Initial plugin text
Veja quais foram as principais conquistas no acordo entre os roteiristas e os estúdios.
Bônus e dados no streaming
O acordo estabelece um sistema de bônus aos roteiristas com base na audiência em serviços de streaming.
Os escritores já recebem um residual dos programas feitos para serviços de streaming, mas a WGA queria estabelecer um sistema que recompensasse estes roteiristas se o seu trabalho atraísse grande audiência nas plataformas de streaming.
Até então, o pagamento aos roteiristas é feito antecipadamente e eles não recebem a mais caso o programa tenha grande repercussão.
G1 Explica: Greve de roteiristas
O WGA exigiu também mais transparência com os dados de audiência. O acordo prevê que o sindicato receba métricas confidenciais de audiência para programas de streaming originais com base nas horas assistidas. Os dados agregados podem ser compartilhados.
Número mínimo de roteiristas
O contrato estabelece um número mínimo de pessoal para as salas de roteiristas de TV, a depender da duração da temporada. Para séries com até seis episódios, devem ser contratados três roteiristas, por exemplo. Para programas de 13 ou mais episódios por temporada, a equipe mínima é de seis roteiristas, que podem incluir três roteiristas-produtores.
Esta era uma das principais demandas entre os roteiristas. Na era do streaming, as temporadas na TV ficaram mais curtas e, com isso, as salas dos roteiristas encolheram. Isso significou menos espaço para os roteiristas que têm de emendar um trabalho no outro para conseguir se sustentar.
Protesto de atores e roteiristas de Hollywood em frente aos estúdios da Paramount, em agosto
Reuters
O aumento do uso de “minisalas”, nas quais uma equipe de roteiristas analisa uma temporada de um programa antes do início da produção, limitou a capacidade dos roteiristas em início de carreira de ganhar experiência em produções de TV.
Uso de inteligência artificial
Este novo acordo do WGA regulamenta o uso de inteligência artificial pelos estúdios. Segundo o contrato, as produtoras devem informar aos roteiristas se os materiais fornecidos a eles foram gerados por IA ou se tem partes geradas por IA dentro do material.
O uso de IA é um ponto sensível da indústria do entretenimento. Os estúdios encontraram maneiras de tornar o processo de desenvolvimento e produção mais eficiente. A rápida ascensão do ChatGPT e outras tecnologias similares chamaram atenção dos roteiristas que acreditam que a “eficiência” seja uma ameaça aos empregos.
Segundo informações do site o jornal “LA Times”, este foi um dos pontos finais e mais difíceis a ser debatido, já que nem o sindicato nem os estúdios querem ficar presos a um acordo desenhado em um cenário que pode mudar em poucos anos.
Aumento de salários
Segundo o documento enviado aos integrantes do sindicado, haverá aumento das remunerações para os roteiristas. O contrato de três anos para filmes e programas de TV tem aumento de salário de 5% no primeiro ano, seguido por 4% no segundo, e 3,5% no terceiro. Bases residuais e salários mínimos selecionados receberão aumentos menores ou aumentos únicos.
Fim da greve
A WGA e a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP, na sigla em inglês), que representa as grandes empresas de entretenimento na frente trabalhista, chegaram ao pacto no domingo, após 148 dias de paralisação e protestos que praticamente fecharam a produção de filmes e roteiros de TV.
Atores representados pela SAG-AFTRA permanecem em greve, iniciada em julho.
O conselho da WGA do Oeste e do WGA Leste aprovaram o acordo, que foi recomendado por unanimidade pelo comitê de negociação do sindicato. O WGA disse que a greve terminaria oficialmente nesta quarta-feira (27). A ratificação do acordo deverá ocorrer em outubro.
Segundo o jornal “LA Times”, o sindicato informou que o acordo foi de US$ 233 milhões, acima dos US$ 86 milhões oferecidos pela AMPTP.
“Este contrato – conquistado com o poder da solidariedade dos membros e dos nossos irmãos sindicais durante uma greve de 148 dias – incorpora ganhos e proteções significativos para escritores em todos os segmentos dos membros”, disse o sindicato no comunicado.
“Nos sentimos ótimos. Vencemos”, disse a presidente da WGA do Oeste, Meredith Stiehm, em uma entrevista.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Raoni Ventapane, neto de Martinho da Vila, assina o samba-enredo da Unidos de Vila Isabel no Carnaval de 2025

Published

on

By

♫ NOTÍCIA
♪ É inevitável recorrer ao clichê de que “na casa de Martinho da Vila, todo mundo é bamba” quando chega a notícia de que um dos netos do compositor fluminense integra o time campeão dos compositores que assinam o samba-enredo escolhido pela Unidos de Vila Isabel na madrugada deste sábado, 28 de setembro, para o desfile das escolas de sambas do Rio de Janeiro no Carnaval de 2025.
Integrante da Ala de Compositores da agremiação azul-e-branca que Martinho da Vila carrega no sobrenome artístico, Raoni Ventapane assina com Ricardo Mendonça, Dedé Aguiar, Guilherme Karraz, Miguel Dibo e Gigi da Estiva o samba criado a partir do enredo Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece.
Filho de Analimar Ventapane, Raoni é cantor, compositor e ritmista da Swingueira de Noel, nome do grupo de bateristas da Unidos de Vila Isabel.
O samba-enredo de Raoni Ventapane venceu outros dois sambas na disputa realizada na quadra da escola, que será a última a desfilar na segunda-feira de Carnaval.
Raoni Ventapane (ao centro) celebra a vitória do samba-enredo ‘Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece’ na disputa encerrada na madrugada de hoje
Divulgação / Unidos de Vila Isabel
♪ Eis a letra do samba-enredo campeão da Unidos de Vila Isabel no Carnaval de 2025:
Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece
(Raoni Ventapane, Ricardo Mendonça, Dedé Aguiar, Guilherme Karraz, Miguel Dibo e Gigi da Estiva)
“Embarque nesse trem da ilusão
Não tenha medo de se entregar
Pois nosso maquinista é capitão
E comanda a multidão que vem lá do boulevard…
O breu e o susto em meio a floresta
Por entre os arbustos, quem se manifesta?…
Cara feia pra mim é fome
Vá de retro lobisomem, curupira sai pra lá.
No clarão da lua cheia
Margeando rio abaixo
Ouço um canto de sereia
Ê caboclo d’água
Da água que me assombra
A sombra da meia noite
Foi-se a noite de luar
Na tempestade, encantada é a gaiola
Chora viola, pra alma penada sambar
Nas redondezas credo em cruz ave maria
Quanto mais samba tocava, mais defunto aparecia
Silêncio…
Ao som do último suspiro vai chegar
A batucada suingada de vampiros
Quando o apito anunciar….
Eu aprendi que desde os tempos de criança
A minha vila sempre foi bicho papão
Por isso, me encantei com esse feitiço
Que hoje causa reboliço dentro desse caldeirão
Solta o bicho minha vila dá um baile de alegria
É o povo do samba virado na bruxaria
Quanto mais eu rezo, quanto mais eu faço prece
Mais assombração que aparece”

Continue Reading

Festas e Rodeios

‘Acabou vindo para cima de mim porque perdeu a cabeça’, diz ex de Ryan SP após foto em que funkeiro parece agredi-la

Published

on

By

Giovanna Roque reclamou de repercussão de imagem e disse que o músico está sendo alvo de ‘gente muito suja’ que deseja prejudicá-lo. MC Ryan SP e Giovanna Roque
Reprodução/Instagram
A influenciadora Giovanna Roque publicou no Instagram um vídeo em defesa de seu ex-namorado, MC Ryan SP. O post foi feito nesta sexta (27), horas após o vazamento de uma imagem em que o funkeiro parece estar dando chutes nela.
“O Ryan não é essa pessoa ruim que vocês estão pensando que ele é”, afirmou a influenciadora. “Ocorreu, sim, uma discussão no último término que a gente teve. O Ryan tinha aprontado e, nesse dia, eu perdi muito a cabeça, fiquei muito nervosa. Quebrei o telefone dele, fui para cima dele. E aí, ele ficou muito nervoso por conta dessas coisas e acabou vindo para cima de mim também, porque ele perdeu a cabeça. A gente deu abertura pro inimigo. Isso nunca aconteceu antes.”
Roque reclamou da repercussão da imagem e também disse que o músico está sendo alvo de “gente muito suja” que deseja prejudicá-lo. Os dois têm uma filha de nove meses.
“A gente realmente brigou”, afirmou ela. “Então, quer dizer que ele não pode errar uma vez?”
A assessoria do funkeiro disse que, por enquanto, não vai se pronunciar. Ryan é conhecido por hits como “Let’s Go 4”, “Filha do Deputado” e “Vai Vendo”.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Quinteto Villa-Lobos irmana Caymmi, K-Ximbinho, Noel Rosa, Pixinguinha e Jacob nos sopros do álbum ‘Sempre’

Published

on

By

Quinteto Villa-Lobos lança o álbum ‘Sempre’ em 1º de outubro
Daniel Erbendinger / Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ Em cena desde 1962, o Quinteto Villa-Lobos sempre cruzou as fronteiras entre a música erudita e a canção popular brasileira ao longo dos 62 anos de atividade profissional.
Sempre – álbum que o grupo de sopros lançará na terça-feira, 1º de outubro, em edição da gravadora Biscoito Fino – investe nessa mistura de linguagens através dos registros fonográficos de temas de compositores brasileiros como Dorival Caymmi (1914 – 2008), Jacob do Bandolim (1918 – 1969), Joel Nascimento, K-Ximbinho (1917 – 1980), Noel Rosa (1910 – 1937) e Pixinguinha (1897 – 1973).
Formado atualmente por Aloysio Fagerlande (fagote), Cristiano Alves (clarinete), Philip Doyle (trompa), Rodrigo Herculano (oboé) e Rubem Schuenck (flauta), o Quinteto Villa-Lobos assina a direção musical e a produção do álbum em que irmana esses grandes compositores brasileiros nos sopros de Sempre.
Gravado no estúdio A casa, o álbum Sempre reproduz quatro arranjos de Paulo Sérgio Santos – como os do samba-canção Só louco (1955) e de Modinha para Gabriela (1975), temas de Caymmi – em tributo a este clarinetista que integrou o Quinteto Villa-Lobos por cerca de cinco décadas.
O repertório do disco inclui Ainda me recordo (Pixinguinha e Benedito Lacerda, 1932), Noites cariocas (Jacob do Bandolim, 1957), Teleguiado (K-Ximbinho, 1958) e O pássaro (Joel Nascimento, 1978), além de Visitando Noel, medley que agrega Feitiço da Vila (Vadico e Noel Rosa, 1934), As pastorinhas (Braguinha e Noel Rosa, 1934), Conversa de botequim (Noel Rosa e Vadico, 1935) e Palpite infeliz (Noel Rosa, 1935).
Capa do álbum ‘Sempre’, do Quinteto Villa-Lobos
Divulgação

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.