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‘FC 24’: 1º game pós-‘Fifa’ passa a usar partidas reais para recriar movimentos de jogadores

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‘Há alguns poucos anos não pensávamos que seria possível’, diz produtor Sam Rivera em entrevista ao g1. Jogo é lançado para público geral nesta sexta-feira (29). A ideia de usar vídeos de partidas reais de futebol para criar os movimentos de jogadores em games do esporte parece óbvia – e é. Mas até o novo “EA Sports FC 24”, primeiro da franquia clássica que abandonou o nome “Fifa”, não passava de um sonho de seus desenvolvedores.
G1 jogou: ‘FC 24’ prova que série clássica de games de futebol não precisava mais da Fifa
O jogo, disponível para público geral nesta sexta-feira (29), torna um velho desejo em realidade ao analisar mais de 180 confrontos reais de competições oficiais – e deixar para trás não só a parceria com a entidade máxima do futebol, mas também as bolinhas das roupas de captura de movimento, usadas até “Fifa 23”.
“Você finalmente não precisa das roupas e não está mais restrito a usar apenas os jogadores que podem ir ao estúdio, e jogadores de terceira e quarta divisão da Espanha. Agora, são os melhores jogadores do mundo competindo nos melhores torneios”, diz ao g1 o produtor sênior de experiência de jogo de “FC 24”, Sam Rivera.
Isso quer dizer, por exemplo, que o melhor atacante do mundo, o norueguês Erling Haaland, é recriado no game a partir de vídeos do próprio jogador do Manchester City durante uma competição pela primeira vez na história da franquia criada em 1993.
Lançado para PlayStation 4 e PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S e computadores, “FC 24” tem preços entre R$ 359 e R$ 529.
Assista ao trailer de ‘EA Sports FC 24’
Como era antes?
Rivera diz que, até o jogo de 2022, eles precisavam contratar os tais atletas de divisões inferiores, levá-los a um estúdio cheio de câmeras, vesti-los com as famigeradas roupas cheias de bolinhas e gravá-los durante uma partida.
“Eles se esforçavam de verdade. Tanto que às vezes ficavam até agressivos uns com os outros. A gente precisava pará-los. ‘Ei, não precisa ir tão longe.’ Mas, no fim do dia, não eram o (Lionel) Messi, (Kylian) Mbappé, Haaland”, afirma ele.
“Lembro de dizer para mim mesmo e outros produtores: ‘não podemos capturar animação da TV, ou de vídeos, se no nosso estúdio de captura as câmeras só seguem as bolinhas nos jogadores? Elas não conseguiriam só pegar os jogadores?’. E eles: ‘não’ (risos).”
‘FC 24’
Divulgação
Como mudou
Em 2018, a equipe tentou analisar pela primeira vez os dados desse tipo de tecnologia – chamada em “FC 24” de Hypermotion V – que usa inteligência artificial para estudar centenas de horas de imagens de partidas, coletadas por câmeras posicionadas nos estádios, e recriá-las em formato digital.
“A qualidade dos dados não era boa o suficiente na época. Tecnologias levam anos para amadurecer, para desenvolver. Então, finalmente, em 2023 estamos em uma posição na qual ela pode ser utilizada no jogo”, diz Rivera.
“Agora é uma história diferente, temos acesso às melhores ligas, aos melhores times. Em termos de técnica, de atletismo, só alguns jogadores são os melhores dos melhores. Ter acesso a eles e muitas partidas, nos permite recriar os detalhes da movimentação de mais de 1200 jogadores.”
A partir do lançamento, a ideia é continuar a expandir o banco de dados para reproduzir atletas cada vez mais próximos da realidade.
“Foram dados de 182 partidas que coletamos de diferentes torneios. Claro, nosso objetivo é continuar com mais e mais partidas, porque, se você comparar, tínhamos só duas ano passado.”
‘FC 24’
Divulgação
Adeus, Fifa
“FC 24” é o primeiro jogo da série a abandonar o nome original, que dividia com a entidade organizadora do futebol.
A desenvolvedora, Electronic Arts, nunca confirmou exatamente o motivo, mas, de acordo com o jornal “New York Times” em 2021, a mudança foi motivada pela própria Fifa, que dobrou o valor pedido para renovar a parceria.
Com isso, a EA teria de desembolsar US$ 1 bilhão.
Em 2022, a empresa confirmou o que muitos já previam. “Fifa 23” seria o último com o título.
Sam conta que não vê diferença para a experiência durante as partidas em si. Mas que agora a equipe tem muito mais liberdade.
A principal diferença é a chance de adicionar novas parcerias ao game, como a já anunciada colaboração com a Nike.
“Há muitas restrições que se foram, agora. Somos os donos de nosso próprio futuro. Podemos fazer qualquer coisa que achamos que é prioridade.”

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