Connect with us

Festas e Rodeios

Acordo após greve de atores de Hollywood põe limites à Inteligência Artificial de filmes e séries

Published

on

‘Se você usar o sorriso do Brad Pitt e os olhos da Jennifer Aniston, ambos têm o direito de dar seu consentimento’, afirmou Duncan Crabtree-Ireland, negociador do Sindicato dos Atores de Hollywood. Protesto de atores e roteiristas de Hollywood em frente aos estúdios da Paramount, em agosto
Reuters
Desde figurantes gerados por computador até “zumbis virtuais”: o sindicato americano dos atores estabeleceu novas restrições contra o uso da Inteligência Artificial (IA) em Hollywood.
O Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA, na sigla em inglês) chegou nesta semana a um acordo com estúdios como Disney e Netflix para encerrar sua greve de quase quatro meses. Cerca de 86% dos membros de sua junta diretora votou a favor da ratificação do acordo. 
Além de um aumento salarial mínimo de 7% e de um novo fundo de US$ 40 milhões anuais (cerca de R$ 196,8 milhões) para transferir uma parte da receita das séries de sucesso dos estúdios para os atores, um elemento-chave das negociações foram as barreiras ao uso da IA. 
O acordo “permite à indústria seguir adiante, não bloquear a IA”, declarou Duncan Crabtree-Ireland, negociador do SAG-AFTRA, em entrevista coletiva.
Vanessa Hudgens participa de piquete do Sindicato dos Atores em Los Angeles durante a greve
Chris Pizzello/Reuters
“Mas garante a proteção dos artistas. Seus direitos ao consentimento estão protegidos. Seus direitos a uma compensação justa e seus direitos trabalhistas estão protegidos”, afirmou. 
Os estúdios vêm experimentando a IA nos últimos anos, seja trazendo de volta estrelas de cinema falecidas, com o uso de “réplicas digitais” realistas, seja criando figurantes gerados por computador para reduzir o número de atores necessários para as cenas de batalha.
Muitos produtores que reduzem os custos querem que a IA desempenhe um papel cada vez mais importante e começaram a exigir que alguns atores participem de “escaneamentos corporais” 3D de alta tecnologia no “set”, muitas vezes sem explicar como, ou quando, as imagens serão usadas.
Agora, qualquer réplica digital de um ator garante ao artista a mesma remuneração que ele receberia se fizesse a mesma “quantidade de trabalho” na vida real, disse Crabtree-Ireland. 
Ante o temor de que os figurantes sejam os primeiros a perderem seu trabalho devido à IA, restrições rigorosas foram impostas. 
“Uma réplica digital não pode ser usada para burlar a contratação e o pagamento de um ator coadjuvante sob este contrato”, acrescentou Crabtree-Ireland. 
Os estúdios devem obter o consentimento de um ator — ou de seus herdeiros — sempre que usarem sua réplica digital num filme, ou num episódio de televisão. Tampouco poderão apresentar contratos que os autorize a usar uma réplica indefinidamente, devendo, em vez disso, fornecer uma “descrição razoavelmente específica” de como ela será usada.
Cineastas Edgar Wright e Larry Karaszewski participam de piquete dos sindicatos dos roteiristas e dos atores de Hollywood durante a greve
Chris Pizzello/AP
‘Zumbis’
A tecnologia de IA avança a um ritmo vertiginoso, mas nunca havia feito parte das discussões de renegociação de contratos do SAG-AFTRA com os estúdios que acontecem a cada três anos, aproximadamente.
A presidente do SAG-AFTRA, Fran Drescher, disse que era vital instituir as normas desta vez, porque, “no mundo da IA, três meses equivalem a um ano”.
“Então, se não conseguíssemos essas barricadas, o que seria daqui a três anos? Estaria tão fora do nosso alcance, que sempre estaríamos perseguindo algo, mas nunca acabaríamos conseguindo”, afirmou ele. 
O último e polêmico detalhe a ser discutido com os estúdios na noite de terça-feira dizia respeito ao uso de IA para criar ‘falsos atores sintéticos”. Chamados pela revista americana Variety de “zumbis”, ou “Frankensteins digitais”, eles são construídos de diferentes partes do corpo de atores reais. 
“Se você usar o sorriso do Brad Pitt e os olhos da Jennifer Aniston, ambos têm o direito de dar seu consentimento”, explicou Crabtree-Ireland à revista.
Na sexta, ele disse que os estúdios agora são obrigados a obter permissão de todos os atores cujos traços sejam utilizados. Também deverão informar o SAG-AFTRA sempre que um “falso ator sintético” for criado. O sindicato terá o direito de negociar uma compensação em nome dos atores envolvidos.
Produções no exterior, como as filmagens da sequência de Gladiador, da Paramount, em Marrocos e Malta, também devem ser afetadas
Reuters
‘Fator decisivo’
Drescher disse que a IA foi um “fator decisivo” nas negociações e as proteções não ajudarão apenas os atores, mas também muitas outras profissões na indústria do entretenimento. 
“Em um mundo sintético, você não precisa de cabeleireiros, ou de maquiadores. Não precisa de motoristas. Não precisa de cenógrafos”, explicou. 
“Por isso, para nós, continuar esperando o melhor pacote de IA possível também teria impacto no futuro deles”, completou.
Crabtree-Ireland instou os políticos a fazerem mais para “tornar a proteção da IA uma prioridade”. 
“Nossos membros defenderão os esforços legislativos e continuarão participando ativamente do movimento para proteger os direitos de todas as pessoas sobre sua imagem”, frisou.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Megaexposição reúne obras raras de Van Gogh; veja imagens

Published

on

By

Exibição do artista comemora 200 anos da National Gallery, em Londres. Megaexposição reúne obras raras de Van Gogh
Uma megaexposição na National Gallery, em Londres, reuniu algumas das principais pinturas de Vincent Van Gogh — algumas delas vistas poucas vezes em público. Intitulada de “Poetas e Amantes”, a exibição faz parte das comemorações dos 200 anos do museu. Veja no vídeo acima.
O National Gallery já contava com uma dúzia de pinturas de Van Gogh. Para a ocasião, foram selecionadas 60 obras, vindas de diversos países, como Estados Unidos, França e Holanda. Algumas delas nunca haviam saído dos países para os quais foram vendidos, como, por exemplo, “Noite Estrelada sobre o Ródano”.
Megaexposição reúne obras raras de Van Gogh
Reprodução/TV Globo
Foco nos últimos anos de vida do artista
A megaexposição se concentra em dois anos decisivos da vida de Van Gogh, entre 1888 e 1890, ano em que ele morreu aos 37 anos. Nesse período, Van Gogh viveu em Arles e Saint-Rémy, na Provença.
Durante essa fase, o artista produziu uma série de trabalhos marcados pelas cores vibrantes do sul da França e os tons de amarelo pelos quais é conhecido. Os curadores reuniram quadros e desenhos desse período para ilustrar esse momento da vida do pintor.
Megaexposição reúne obras raras de Van Gogh
Reprodução/TV Globo
Exibição inédita de ‘Girassóis’
Uma das séries mais conhecidas de Van Gogh, “Girassóis”, ganha destaque na exposição. Pela primeira vez, as obras estão sendo apresentadas conforme a visão original do pintor.
A National Gallery, que já possuía um dos quadros, trouxe outro emprestado dos Estados Unidos e incluiu a pintura “Canção de Ninar”, após descobrirem, por meio de cartas do artista ao irmão, Theo, que Van Gogh havia planejado compor os girassóis — um com fundo amarelo e outro com fundo azul — como moldura para a figura de uma mulher.
Megaexposição reúne obras raras de Van Gogh
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Exposição imersiva ‘Van Gogh & Impressionistas’ é aberta em Natal
Exposição no Parlamento Europeu busca apoio para iniciativas de restauração no Pantanal

Continue Reading

Festas e Rodeios

Alaíde Costa faz ‘Sabiá’ voltar, em duo com Claudette Soares, no voo de show alicerçado em álbum sobre o tempo

Published

on

By

♫ NOTÍCIA
♪ Ao gravar álbum com o cancioneiro de Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994), Foi a noite, lançado em 2007, Claudette Soares convidou a amiga Alaíde Costa para um dueto em Sabiá (1968), sublime canção de exílio composta por Tom com letra de Chico Buarque.
Decorridos 17 anos da edição do disco Foi a noite – Canções de Tom Jobim, Alaíde retribui o convite de Claudette. Juntas novamente, as cantoras farão Sabiá voar no roteiro do show de lançamento do mais recente álbum de Alaíde, O tempo agora quer voar (2024), apresentado em julho.
Em sintonia com o fato de ter feito a única participação do disco de Alaíde Costa, , na música Suave embarcação (Alaíde Costa e Nando Reis, 2024), Claudette Soares será a única convidada do show que estreia em 4 e 5 de outubro com duas apresentações no Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros, na cidade de São Paulo (SP).
Sob direção de Thiago Marques Luiz, produtor e empresário da artista, Alaíde Costa seguirá roteiro que incluirá cinco das oito músicas do álbum O tempo agora quer voar – cuja edição em LP será lançada no show – e transitará pelo repertório do aclamado disco O que meus calos dizem sobre mim (2022).
Outra música confirmada no roteiro do show O tempo agora quer voar é Meu mundo e nada mais (1976), balada de Guilherme Arantes, gravada pela cantora com o compositor em single editado em janeiro deste ano de 2024.

Continue Reading

Festas e Rodeios

g1 Ouviu #292 – Rock in Rio: o que teve de melhor, pior e apostas para 2026

Published

on

By

Repórteres do g1 comentam os principais shows, setlists e momentos que marcaram a edição — para o bem e o mal. G1 Ouviu #292 – Rock in Rio 2024: o que teve de melhor, pior e apostas para 2026
Com o fim do Rock in Rio 2024, é possível analisar esta edição e refletir sobre o futuro do festival. O que ficou de lição para os próximos eventos? O que deu muito certo? O que deu muito errado? Quais foram os melhores momentos? E os piores?
Para responder essas e outras perguntas, o g1 Ouviu desta semana traz o olhar de quem acompanhou o festival de pertinho: Marina Lourenço, repórter do g1, e Braulio Lorentz, editor de Pop e Arte do g1. As apresentadoras do podcast, Carol Prado e Juliene Moretti, também foram ao festival e compartilham suas impressões.
Durante a conversa, os repórteres comentam os principais shows, setlists e momentos que marcaram a edição — para o bem e o mal.
Você pode ouvir o g1 Ouviu no g1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts. Assine ou siga o g1 Ouviu para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.