Festas e Rodeios

Xand Avião vai além do forró em novo DVD e fala de espaço a outros gêneros no São João: ‘O povo quer’

Published

on

Cantor foi entrevistado ao vivo no g1 Ouviu, podcast e videocast de música do g1. Xand Avião
Celso Tavares/g1
O cantor Xand Avião foi entrevistado ao vivo no g1 Ouviu, podcast e videocast de música do g1, nesta segunda-feira (15).
Com mais de 20 anos de carreira no forró, ele falou sobre o novo DVD “Mixtura”, que será lançado no dia 26 de janeiro. No projeto, Xand vai além do gênero que lhe deu fama, com regravações de músicas de funk, trap, rock e MPB. Uma das músicas de outros artistas que entraram no repertório é “Lilás”, de Djavan.
“Djavan, para liberar uma música, tem que ouvir ela pronta, com a voz do cantor que vai gravar. Eu acho certo. É como se você pegasse uma obra do [Pablo] Picasso e colocasse mais uma pincelada.”
g1 Ouviu: Xand Avião fala como foi para Djavan liberar música para gravação
O trabalho também terá novas versões de clássicos lançados por Xand na época em que fazia parte da banda Aviões do Forró.
“Meu público sempre me cobrou fazer regravações do Aviões. Sempre fui contra isso para não deixar envelhecer a marca do Aviões do Forró. Agora, foi tanta pressão que eu tive que fazer isso”, disse.
O cantor também falou sobre Juliette, uma das convidadas especiais do “Mixtura”. Vencedora do “BBB 21”, ela trilha agora uma carreira na música e em 2023 lançou “Ciclone”, seu disco de estreia após um primeiro EP divulgado logo após a saída do reality.
“Todo mundo fica cobrando a Juliette para ser cantora. A Juliette é uma pessoa afinada, que sabe cantar, mas não é cantora.”
“Ela vai ser, com certeza, porque está empenhada nisso, está fazendo aula de canto. Ser cantor não é só cantar, é usar a respiração na hora certa. Isso ela está aprendendo com o tempo”, avaliou Xand.
g1 Ouviu: Xand Avião fala que Juliette é afinada, mas ainda não é cantora
João Gomes, Simone Mendes e Felipe Amorim também cantam com Xand no DVD.
Forró ‘raiz’
Um dos nomes mais reconhecidos do forró eletrônico — que mescla as batidas eletrônicas com elementos tradicionais do gêneros –. Xand contou ter sofrido preconceito de artistas do forró “raiz” quando começou com o Aviões do Forró, em 2002.
Ele relembrou um encontro com Dominguinhos, considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga.
“Dominguinhos falou que a gente [do Aviões] não era forró. Eu fiquei muito triste, mas não falei nada.”
“Anos depois, ele teve um problema com a banda e a minha banda teve que acompanhar ele num show. Ele ficou maravilhado. Quando acabou, me chamou no camarim, eu e a Solange [outra integrante do Aviões], e pediu desculpa.”
g1 Ouviu: Xand Avião conta situação que levou Dominguinhos a pedir desculpas
Aberto a parcerias com artistas de outros ritmos, Xand comentou o espaço dado a eles em festas tradicionais de São João, alvo de polêmica pelo país.
“O Alok tocando em Campina Grande, Jorge e Mateus em Caruaru… se está tocando é porque o povo quer. Eu não sou contra nenhum estilo. Mas também tem que ter a galera raiz.”
g1 Ouviu: Xand Avião fala sobre polêmica de Alok tocar nas festas de São João

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.