Connect with us

Festas e Rodeios

Entenda o que é hematoma subdural, quadro apontado como causa da morte de Akira Toriyama, criador de ‘Dragon Ball’

Published

on

Hematoma subdural é o acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. Especialistas apontam que quadro é provocado por algum tipo de pancada na cabeça que leva ao rompimento de vasos sanguíneos. Montagem mostra Akira Toriyama e personagem de Dragon Ball Z
STR/JIJI Press/AFP e Divulgação
Akira Toriyama, criador da franquia “Dragon Ball”, morreu aos 68 anos em 1º de março. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (8). Um comunicado no site de Dragon Ball afirmou que a morte foi provocada por um hematoma subdural, que é quando ocorre um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.
Há dois tipos de hematomas subdural: crônico e agudo. O crônico é o mais comum e acontece, normalmente, quando alguém bate a cabeça “de forma banal”.
“O sangramento pode acontecer quando alguém sai de um carro e bate a cabeça. Já operei um paciente que estava em um navio, que balançou e ele bateu a cabeça de forma fraca. A causa mais comum é a queda da própria altura, quando alguém está andando, escorrega e cai no chão, por exemplo”, explicou o neurocirurgião do Hospital Santa Lúcia Ivan Coelho Ferreira em entrevista ao g1 em fevereiro do ano passado, quando comentava o quadro que levou o ex-ministro José Dirceu a fazer uma cirurgia.
No caso de Akira Toriyama, não há informações sobre se ele sofreu algum tipo de acidente ou pancada que causou o hematoma.
Segundo o especialista, esse hematoma pode acontecer até 2 meses após o trauma e o paciente, muitas vezes, não lembra o que pode ter provocado isso.
“A pessoa cai em casa, pode até fazer uma tomografia que não identifica nada. Porém, dias depois, ocorre um sangramento venoso que pode ir aumentando progressivamente e o corpo pode não ter a capacidade de absorver esse hematoma”, afirma.
Paralisia de Bell: entenda doença que deixou Fernanda Gentil sem mover parte do rosto e saiba como diferenciá-la de um AVC
Sintomas
O neurocirurgião Victor Hugo Espíndola explica que, nos primeiros dias após o trauma, o paciente não apresenta sintomas. “Eles aparecem até 40 dias após o trauma. São dor de cabeça que não passa com medicação, sonolência, confusão, perda de movimento de um lado do corpo, até alteração na fala se não for tratado”, explica o médico.
De acordo com Ivan Coelho Ferreira, os sintomas aparecem porque o cérebro passa a ser “empurrado” pelo hematoma.
“Quando se bate a cabeça, é normal sentir uma dorzinha. Mas se ela está aumentando progressivamente ao longo dos dias, isso chama a atenção. As outras queixas mais frequentes dos pacientes são desorientação e dificuldade para mexer um lado do corpo, como fraqueza no braço e na perna”, diz.
Porém, caso o paciente demore a procurar tratamento, o hematoma subdural pode levar ao coma. “O hematoma em si não é tão grave, se for tratado rápido”, afirma Ferreira.
Hematoma subdural agudo
No caso do hematoma subdural agudo, o neurocirurgião explica que os sintomas são sentidos no momento do trauma. “O principal é a dor de cabeça, que vai aumentando progressivamente até o paciente ter piora do nível de consciência. Ele começa a ter sinais que pode entrar em coma, como desorientação, sonolência e perda dos movimentos de um lado do corpo”, afirma.
Ferreira diz que o hematoma subdural agudo e o crônico podem ter a mesma causa, no entanto, os casos agudos, em geral, acontecem por traumas mais intensos, como queda de motocicleta e de altura. “Queda de telhado é uma causa muito comum”, afirma.
O especialista diz que os traumas agudos são pequenos e, na maior parte das vezes, não precisam de cirurgia. “Normalmente ele é absorvido pelo próprio cérebro. Porém, quando é grande, pode ser necessária uma cirurgia”, explica.
Tratamento e recuperação
cérebro – webstories
Giphy
No caso do hematoma subdural crônico, o médico explica que uma cirurgia simples pode ser feita na maioria dos casos. De acordo com Victor Hugo Espíndola, o paciente precisa passar por cirurgia.
“Se faz um buraquinho no cérebro e coloca um dreno para tirar o sangue. De uns anos para cá, também se faz um cateterismo, fechando a artéria que está sangrando, mas só em casos selecionados”, afirma Espíndola.
Quando o diagnóstico é de hematoma subdural agudo e há necessidade de cirurgia, os profissionais adotam a craniotomia. O procedimento consiste em abrir o osso da cabeça e aspirar o hematoma.
A recuperação dos casos crônicos exigem uma internação hospitalar de 2 a 3 dias. Nos casos agudos, se for operado rápido, em uma semana o paciente está em casa.
Akira Toriyama, criador de ‘Dragon Ball’, morre aos 68 anos

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Paolla Oliveira participa da Semana de Moda de Paris, após recuperar o passaporte

Published

on

By

Atriz chegou a ficar ‘presa’ no Aeroporto Charles de Gaulle durante algumas horas até conseguir encontrar o documento. Paolla Oliveira perde passaporte e passa perrengue em aeroporto de Paris
Paolla Oliveira conseguiu chegar ao seu destino final na França: a Semana de Moda de Paris. No domingo (22), a atriz relatou que ficou algumas horas “presa no aeroporto de Paris” depois de ter perdido o passaporte.
“Perdi o passaporte. Estou presa no aeroporto de Paris, suando de nervoso”, disse. “Tem uma polícia que não me deixa passar para lá. E ali tem outra polícia que não me deixa voltar de onde eu vim”, relatou. Em uma publicação na rede social, Paolla explicou que encontrou o documento no chão do avião.
Além da atriz, a apresentadora Maya Massafera também esteve presente em um evento da marca Jean Paul Gaultier.
Maya Massafera e Paolla Oliveira na Semana de Moda de Paris
Agnews
Paolla Olveira e Maya Massafera na Semana de Moda de Paris
Agnews
Paolla encontrou o passaporte no chão do avião
Reprodução/Instagram

Continue Reading

Festas e Rodeios

Lady Gaga anuncia ‘Harlequin’, álbum que acompanha ‘Coringa: Delírio a dois’

Published

on

By

Filme estreia no Brasil no dia 3 de outubro. Além de ‘Harlequin’, Gaga lançará seu sétimo álbum de estúdio em fevereiro de 2025. Lady Gaga anuncia ‘Harlequin’, disco que acompanha ‘Coringa: Delírio a Dois’.
Divulgação
Após muita especulação, Lady Gaga anunciou “Harlequin”, álbum “que acompanha” o filme “Coringa: Delírio a Dois”. O disco será lançado no próximo dia 27.
“Coringa: Delírio a Dois” conta com o retorno do diretor Todd Phillips e do ator Joaquin Phoenix, como o vilão dos quadrinhos da DC, e tem estreia prevista no Brasil em 3 de outubro. A dupla já tinha trabalhado junta no grande sucesso de 2019, que bateu recordes ao arrecadar cerca de US$ 1,08 bilhão nas bilheterias mundiais. Agora, Gaga se junta ao elenco no papel de Arlequina (Lee), par romântico do Coringa.
LEIA TAMBÉM: ‘Coringa: Delírio a dois’ recebe críticas negativas no Festival de Veneza
Assista ao trailer de “Coringa: Delírio a Dois”
Além de “Harlequin”, Gaga afirmou à revista “Vogue” que lançará seu sétimo álbum de estúdio em fevereiro de 2025, e o primeiro single será divulgado em outubro.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Ivete Sangalo fez melhor show do Rock in Rio 2024, para leitores do g1; Evanescence, Cyndi Lauper, Avenged e Mariah ficam no top 5

Published

on

By

Veja quais foram os artistas preferidos dos fãs, segundo enquete do g1. Ivete Sangalo voa sob plateia do Palco Mundo no Rock in Rio
Ivete Sangalo foi eleita dona do melhor show do Rock in Rio, segundo os leitores e leitoras do g1. A cantora ficou com 35,69% dos votos, seguida por Evanescence e Cyndi Lauper.
RANKING DO G1: Os melhores e os piores shows…
Veja o top 10 de melhores shows do Rock in Rio na enquete do g1
Ivete Sangalo: 35,69%
Evanescence: 28,00%
Cyndi Lauper: 8,60%
Avenged Sevenfold: 6,34%
Mariah Carey: 5,26%
Imagine Dragons: 3,98%
Katy Perry: 3,38%
Deep Purple: 1,47%
Travis Scott: 1,02%
Shawn Mendes: 0,90%

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.