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Festas e Rodeios

Bala Desejo dá baile ao encerrar no Rio, em clima de folia, o show ‘Sim Sim Sim’

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Banda carioca finaliza a turnê do primeiro álbum, após dois anos de casas cheias, mas segue em cena. Lucas Nunes (à esquerda), Dora Morelenbaum, Julia Mestre e Zé Ibarra no palco do Teatro Riachuelo no último show da turnê ‘Sim Sim Sim’
Laura Fragoso e Fabrício Meliande / Divulgação
Resenha de show
Título: Sim Sim Sim
Artista: Bala Desejo
Local: Teatro Riachuelo (Rio de Janeiro, RJ)
Data: 13 de março de 2024
Cotação: ★ ★ ★ ★
♪ Quando os integrantes da banda Bala Desejo desceram do palco do Teatro Riachuelo no bis do show Sim Sim Sim e deram a volta pela plateia – seguidos pelos músicos da superbanda da turnê – até retornarem ao palco para os aplausos finais, sempre ao som da marcha-frevo Baile de máscaras (Recarnaval) (Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra, 2022), o clima mágico de folia dissipou qualquer dúvida dos méritos do quarteto carioca. Como se ainda pairasse dúvidas sobre o poder de sedução de Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra.
Anunciada formalmente em novembro de 2021, a banda Bala Desejo – surgida a partir do agrupamento dos artistas em junho de 2020 na casa de Julia, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) – se tornou caso de sucesso gerado por conjunção precisa de marketing e talento.
Feita na noite de quarta-feira, 13 de março, a apresentação no Teatro Riachuelo – situado no centro do Rio de Janeiro (RJ), cidade natal do grupo – foi a última da turnê do show Sim Sim Sim, encerrando ciclo vitorioso que fez a banda lotar shows pelo Brasil ao longo dos últimos dois anos. O que justificou as falas emocionadas, em clima de despedida, dos quatro artistas.
Sim, a turnê chegou ao fim, mas a banda segue em cena – tanto que já tem agendada para 26 de abril uma apresentação do Bala Baile Show no Morro da Urca, dentro da programação do Tim Music Noites Cariocas.
Com direito à música inédita que evocou a aura tropicalista do grupo Os Mutantes, o quarteto seguiu na despedida o roteiro calcado no repertório autoral do primeiro álbum da banda, Sim Sim Sim (2022).
Por mais que oscilasse, esse repertório foi valorizado em cena por formatação estupenda que conciliou tradições da música brasileira, que foram de som de Jorge Ben Jor e do pop folião de Rita Lee (1947 – 2023) ao balanço Black Rio dos sopros que embalaram Chega mais (Imaginei você dançando) (Luís Carlos Batera e Valdeci Nei, 1978) na abertura do show em número linkado com Lua comanche (Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra, 2022).
Zé Ibarra canta, toca teclados e sola a música ‘Cronofagia (O peixe)’ no show ‘Sim Sim Sim’, da banda Bala Desejo
Laura Fragoso e Fabrício Meliande / Divulgação
Visualmente, no palco, foi difícil dissociar o quarteto do grupo Doces Bárbaros. É como se Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra personificassem em cena versões atualizadas de Maria Bethânia, Gal Costa (1945 – 2022) e Caetano Veloso, respectivamente, ainda que tal associação seja imediata somente para quem tem como referência a MPB hegemônica da década de 1970.
Sob o prima puramente auditivo, a harmonia dos vocais, em canções como Dourado dourado (Dora Morelenbaum e Zé Ibarra), saltou aos ouvidos momentos antes de o show ficar mais caliente com a latinidade de Caballero de la tierra (Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra), por exemplo.
Fora do trilho urbano do álbum Sim Sim Sim, a banda apresentou a canção Essa confusão (2021), parceria de Dora Morelenbaum e Zé Ibarra ainda sem registro fonográfico oficial.
Ao longo do show, os quatro artistas se irmanaram em cena sem anular os brilhos individuais de cada integrante. Cantor de forte conexão com plateias de todas as idades (como ficou comprovado nos números que protagonizou nas duas últimas turnês de Milton Nascimento), Zé Ibarra elevou o show da Bala Desejo de patamar quando solou Cronofagia (O peixe) (Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra, 2022).
Lucas Nunes manteve a apresentação nesse patamar quando deu voz à balada Como eu queria voltar (2018) – parceria de Lucas com Zé Ibarra e Tom Veloso apresentada pela banda Dônica – com o toque dos teclados de Ibarra. Já Julia Mestre fez o habitual voo solo com Passarinha (Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra, 2022).
Com Love love (João Gil, José Gil e Julia Mestre, 2018) – reggae que é sucesso do trio Gilsons – e Meu paraíso (Julia Mestre Lux Ferreira e Tomás Tróia, 2023), música do segundo álbum solo de Julia Mestre, Arrepiada (2023), amplificada na trilha da novela Elas por elas (Globo, 2023 / 2024), a Bala Desejo encaminhou para o fim um show coeso, feito com banda de sonhos formada por músicos do naipe de Alberto Continentino (baixo), Diogo Gomes (trompete), Jorge Continentino (sax tenor), Marlon Sette (trombone) e Pacato (percussão).
No final folião, Lambe lambe (Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes, Zé Ibarra e João Gil, 2022) esquentou a chapa, atiçou o público e reiterou que, sim, a Bala Desejo veio pra ficar, como atestado nessa apresentação em que os quatro artistas voltaram à cidade amada cheios de felicidade para encerrar ciclo vitorioso com alto astral. Sem saudosismo. Até porque “tudo ainda é tal e qual e, no entanto, nada é igual”.
Os quatro integrantes da banda Bala Desejo se irmanam em cena, mas sem anular os brilhos individuais de cada artista
Laura Fragoso e Fabrício Meliande / Divulgação

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Boate diz que Akon deu cano em ‘after’ do Rock in Rio e deixou público na mão

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Nas redes sociais, a Vitrinni afirmou que ‘o artista Akon sem aviso prévio cancelou sua participação na After Party Hosted By Akon e Friends’. O g1 apurou que os ingressos custavam a partir de R$ 300. Akon tenta se jogar no público dentro de bola inflável, mas equipamento esvazia
Uma casa noturna na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do RJ, afirma que o rapper Akon, uma das atrações do Palco Mundo do último domingo (22), deu o cano e não participou de um after party que foi penejada após o final do festival.
Nas redes sociais, a Vitrinni afirmou que “o artista Akon sem aviso prévio cancelou sua participação na After Party Hosted By Akon e Friends”. O g1 apurou que os ingressos custavam a partir de R$ 300.
A participação do astro americano, de origem senegalesa, teria sido acordada e alinhada entre sua equipe e o empresário Anderson Cavalcanti Rodrigues, o Bambam, dono da casa de shows.
Akon se apresenta no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1
No entanto, o empresário afirmou que Akon não pisou no espaço. Mas, a família do americano apareceu e deu o ar da graça no evento. O filho do cantor teria feito um show para os frequentadores.
Nesta segunda-feira (23), a Vitrinni afirmou, por nota, que lamentava o ocorrido e que compartilhava o sentimento de frustação de todos aqueles que compraram os ingressos e aguardavam a presença do artista.
A reportagem tenta contato com os organizadores da festa para saber o valor da multa e com a assessoria de imprensa do rapper americano.
Nota esclarecimento de boate sobre cancelamento da apresentação do cantor Akon
Reprodução
Akon mistura funk e samba em show com gafes e propósito confuso
Akon se apresentou para uma multidão que se espremeu para assisti-lo no Palco Mundo. O músico reviveu clássicos do R&B e homenageou o Brasil ao incluir batidas de samba, funk, seresta e no setlist.
Mas o cantor parecia estar mais interessado em oferecer uma experiência festiva do que um show voltado à sua própria carreira. Não que isso tenha sido um problema para o público, que parecia envolvido do começo ao fim.
O propósito, porém, parecia meio perdido. A segunda metade da apresentação soou como uma balada sem identidade, com hits desconexos que até envolvem, mas não têm unidade.
Akon também cometeu uma gafe ao falar “São Paulo”. Imediatamente, os fãs levantaram um coro dizendo: “Rio de Janeiro”. Mas isso não pareceu constrangê-lo.
Akon confunde capitais e cumprimenta público de São Paulo em show no Rock in Rio
O músico ficou mesmo com vergonha quando apareceu dentro de uma bolha inflável que estourou com apenas alguns segundos de uso. “Eu queria fazer algo especial pra vocês”, disse ele, tímido, após se arremessar para a plateia de dentro da bolha.
A voz dele trouxe efeitos robóticos de autotune e nítido uso de bases de pré-gravadas — que poderiam ser playback, ou não, já que a dobra vocal é um recurso cada vez mais recorrente em shows.
Antes de ele entrar no palco, os telões foram preenchidos por imagens de Akon, trechos de telerreportagens e as palavras “famoso”, “artista” e “América”.
Com muitos berros vindos de seu microfone durante o show inteiro, o senegalês entrou no palco cantando “Beautiful Day”, da dupla francesa Trinix. Logo em seguida, deu play em seu repertório, fincado nos anos 2000, época em que viveu o auge de sua carreira.
Na romântica “Don’t Matter”, Akon inseriu batidas de samba — algumas das quais ele mesmo tocou num tambor.
O cantor também fez um remix em “Lonely”, que ganhou beats de funk, tocados pelo DJ brasileiro Hitmaker, que celebrou o fato do gênero estar no palco Mundo, o principal do festival.
Público solta a voz no hit “Lonely” durante apresentação de Akon no Rock in Rio
A música brasileira também ganhou espaço em um interlúdio conduzido pelo ator e DJ Benny-Demus. Mascarado, o artista tocou os hits “Ela só pensa em beijar”, “Só Love”, “Casca de Bala” e “Só Fé”.
Outros momentos que agitaram o público foram durante os hits “Smack that”, “Dangerous” e “I wanna love you”.
O músico saiu do palco praticamente por expulsão. Quis puxar mais músicas, mas já tinha estourado o limite do horário em cerca de 15 minutos. Então, tentou cantar, mas teve o microfone cortado. Isso depois que uma multidão já havia deixado o espaço em direção ao Palco Sunset, que tinha o início da apresentação de Mariah Carey.

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Além de Gusttavo Lima, relembre outros sertanejos que tiveram problemas com a Justiça

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Tribunal de Pernambuco decretou prisão do cantor, como parte de investigação de suposto esquema de lavagem de dinheiro. Gusttavo Lima foi ao Rock in Rio neste domingo, antes de mandado de prisão ser expedido
Gusttavo Lima não é o primeiro cantor sertanejo a ter problemas com a Justiça. Nesta segunda-feira (23), o Tribunal de Justiça de Pernambuco decretou sua prisão por suspeita de usar avião para ajudar foragidos.
A defesa de Lima diz que ele é inocente e que a decisão é injusta.
Além dele, outros artistas do gênero já ficaram no alvo das cortes brasileiras, com acusações de dívidas, agressões e até com algumas condenações.
Relembre outros casos abaixo:
Renner (da dupla com Rick)
Rick & Renner
Divulgação / Caio Fernandes
O cantor foi condenado em 2007 a pagar indenização por danos morais e materiais à família de uma das vítimas fatais de um acidente de carro de 2001.
No acidente, o cantor perdeu o controle de seu veículo em uma rodovia em São Paulo, cruzou o canteiro central e bateu de frente com a moto em que estava Luís Antônio Nunes Aceto e Eveline Soares Rossi. Ambos morreram na hora.
Em 2014, ele foi levado a delegacia após dirigir embriagado e bater o carro em outros dois automóveis.
Rick (da dupla com Renner)
A outra metade também enfrentou problemas recentes. Em janeiro de 2023, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a penhora dos bens de uma residência de Rick em Itu (SP), pelo não pagamento de uma dívida de quase R$ 640 mil.
Victor (da dupla com Léo)
O músico e compositor Victor Chaves retomou a carreira com o irmão Léo
Érico Andrade/g1
No fim de 2019, o cantor Victor Chaves foi condenado em primeira instância por ter agredido a mulher, em Belo Horizonte.
Ele se tornou réu em 2017, depois de ser indiciado pela Polícia Civil de Minas Gerais por vias de fato. Na época da agressão, Poliana Bagatini Chaves estava grávida do segundo filho do casal.
Segundo o boletim de ocorrência, ela disse que foi agredida pelo marido por motivos fúteis. Poliana afirmou que foi jogada no chão e recebeu vários chutes.
Em 2023, ele foi condenado a pagar indenização a um ambulante que trabalhava em uma apresentação da dupla em Belo Horizonte (MG). O vendedor disse que foi xingado e humilhado por Victor e obrigado por seguranças a se retirar do espaço.
Hudson (da dupla com Edson)
Hudson foi preso duas vezes no mesmo dia em 2013 por posse de arma. Na primeira, em flagrante, foi pego com uma pistola 380 e um revólver calibre 38, ambos municiados, dentro do seu carro.
As armas estavam regularizadas, mas o cantor não tinha permissão para carregá-las em vias públicas, segundo a Polícia Civil. Ele pagou R$ 6 mil de fiança e foi solto. Na ocasião, disse que era colecionador e que havia esquecido que as armas estavam no veículo.
Já na noite do mesmo dia, o cantor foi preso novamente depois que PMs encontraram na casa dele uma carabina, munições de uso restrito e maconha.
O sertanejo teve liberdade provisória concedida pela Justiça e poderia deixar a cela da delegacia de Limeira se pagasse uma segunda fiança de R$ 12 mil, mas a prisão preventiva foi decretada e Hudson ficou um dia na penitenciária de Tremembé até receber o direito de responder ao processo em liberdade.
Eduardo Costa
Eduardo Costa em imagem de divulgação
Divulgação
O cantor foi condenado em primeira instância a pagar uma indenização de R$ 70 mil à apresentadora Fernanda Lima por danos morais, em 2023.
Em novembro de 2018, após a exibição do programa “Amor e Sexo” – apresentado por Fernanda -, ele ofendeu Fernanda em suas redes sociais dizendo que ela era “imbecil”, e ela só fazia programa para “maconheiro, bandido, esquerdista derrotado, e para projetos de artista como ela”.
Eduardo também foi condenado ao pagamento das custas e honorários do processo que foram arbitrados em 20% do valor da condenação, ou seja, mais R$ 14 mil.
Léo Magalhães
Cantor sertanejo é obrigado a pagar Ferrari que comprou e não pagou em Goiânia
A Justiça obrigou em 2023 o cantor sertanejo Léo Magalhães a pagar por uma Ferrari comprada em Goiânia. Conforme os documentos do processo, o veículo custou R$ 511 mil, mas o valor não foi pago mesmo após cobranças por parte da loja.
A assessoria do artista disse que ele não quitou os pagamentos porque descobriu que o carro tinha sido envolvido em um acidente. O dono da concessionária diz que o cantor sabia.
Thiago (da dupla com Thaeme)
O cantor Thiago Servo chegou a ser preso em 2016 por uma dívida de R$ 500 mil em pensão alimentícia. Na época, ele já não estava mais na dupla com Thaeme.
Em 2023, no entanto, a Justiça determinou que a criança não era filha de Thiago. Por isso, o cantor entrou com um processo pedindo mais de R$ 1 milhão pago em pensão ao longo dos anos.
No mesmo ano, a Justiça do Mato Grosso do Sul determinou a penhora do prêmio de R$ 1 milhão que o artista ganhou no programa “A grande conquista”, da TV Record. Ele tinha uma dívida de mais de R$ 1,3 milhão com Jamil Name Filho, chefe de uma milícia ligada ao jogo do bicho no estado.

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Um dia nos bastidores da cobertura de shows no Rock in Rio: veja como é feita a crítica de apresentações

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Uma resenha crítica é uma mescla de opinião e informação. No g1, textos desse gênero são escritos por profissionais especializados. Veja como é feita uma crítica de um show durante o Rock in Rio
Você sabe como é feita a crítica de um show? Em festivais como o Rock in Rio, é comum vermos portais de notícia publicando resenhas das apresentações, ou seja, textos que são uma mescla de opinião com informação.
No g1, textos desse gênero são escritos por profissionais especializados. Para entender o processo por trás dessa escrita, veja os passos listados no vídeo acima e nos tópicos a seguir.
Para acessar a área da imprensa, o jornalista apresenta sua credencial e, depois, passa pelo processo de revista
No caso de festivais, existe a Sala de Imprensa, um espaço voltado aos jornalistas. Lá é possível comer, se hidratar e, claro, trabalhar com mais tranquilidade
Na Sala de Imprensa, o jornalista acessa seu computador para checar informações e fazer publicações
As resenhas são escritas no meio do público. Ou seja, o jornalista escreve o texto no próprio celular e, ao finalizar, envia para alguém de sua equipe, que publica o texto
A ideia é ficar atento a tudo. Observar o artista, o público, o setlist, a performance, o som, a interação entre os músicos e a galera, a fluidez do show e por aí vai. É a partir disso que nascem as análises

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