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Festas e Rodeios

Após ‘Batidão Tropical 2’, Pabllo Vittar lançará outros volumes do projeto: ‘Calcinha Preta tem 30’

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No álbum com regravações, cantora se inspira em clássicos do forró, até na estratégia de lançamento. Ela diz que tem ‘lista enorme’ de músicas para trabalhar em novas edições. As histórias por trás de 3 hinos do forró regravados por Pabllo Vittar
No celebrado projeto “Batidão Tropical”, Pabllo Vittar se inspira no forró eletrônico dos anos 1990 e 2000 — nas músicas e na estratégia de lançamento. Após uma segunda edição divulgada nesta terça (9), ela diz que tem outros volumes na manga.
No VÍDEO acima, o g1 analisa as faixas do ‘Batidão Tropical Vol. 2’; assista
“Quando eu era criança, o Calcinha Preta tinha até o 20º volume. Agora já tem 30”, brinca a cantora, citando o grupo sergipano de forró, que lançou em 2023 seu “Volume 30”, gravado ao vivo em Aracaju.
Pabllo Vittar em imagem de divulgação do álbum ‘Batidão Tropical 2’
Gabriel Renne / Divulgação
Numa época em que a pirataria começava a dominar o mercado musical, as bandas de forró eletrônico lançavam discos de forma frenética, com produção simples e barata.
Distribuídos até de graça em cidades do interior, os álbuns serviam para divulgar as músicas, criar hits e ampliar a agenda de shows dos grupos.
Assim, entre o fim dos anos 90 e a primeira década de 2000, nasceram sucessos como “Me Usa”, gravado pela Banda Magníficos, “Não Desligue o Telefone”, do Forró Sacode, e “São Amores”, do Forró do Muído — na época liderado pelas irmãs Simone e Simaria.
As três faixas estão entre as regravações que compõem o “Batidão Tropical 2”, de Pabllo. No álbum, as músicas ganham produção atualizada, que se conecta com o pop feito em 2024.
As irmãs Simone e Simaria eram vocalistas da banda Forro do Muído
Divulgação
“É como se eu tivesse devolvendo algo para esses artistas, que foram luz na minha vida”, diz a cantora maranhense. “Acho que, mais importante do que a homenagem, é que as pessoas conheçam esses trabalhos e se inspirem, como eu me inspirei.”
Pabllo demonstra carinho especial pelo projeto: o primeiro “Batidão”, ela considera “maior do que muitas carreiras”. E, para os próximos. fala que tem “uma lista enorme de músicas” para trabalhar. “Quero fazer outros porque tem muitos artistas que quero mostrar”, explica. “E esses próximos volumes vão vir intercalados com outras eras.”
Entre o “Batidão Tropical Vol. 1” e o “Vol. 2”, a artista lançou em 2023 o disco de inéditas “Noitada”.
Tudo autorizado
O maior desafio para as novas edições, segundo a cantora, é conseguir autorização para regravar todas as faixas que quer. “Eu só trabalho com autorização”, diz, emendando:
“O Roxette autorizou, meu amor.”
A frase é sobre “Pede pra Eu Ficar”, versão em português do clássico romântico “Listen to Your Heart”, lançado pela dupla sueca em 1988.
“A gente faz uma lista do que quer e aí parte para os pedidos. Mas, às vezes, nem os próprios cantores das bandas têm autorização [para regravar]”.
Em 2021, quando lançou o primeiro volume, Pabllo teve problemas com os créditos de “Apaixonada”, sucesso da Banda Batidão, uma das maiores expoentes do tecnomelody paraense — mais um gênero reverenciado pela cantora no projeto.
Coautora da composição, a ex-vocalista Manu Bahtidão publicou na época um comunicado afirmando que Pabllo regravou a música sem permissão. O mal-entendido sobre os direitos é resquício de um rompimento conturbado com o ex-parceiro de banda (e ex-marido), Flávio Miranda.
Manu Bahtidão e Flávio Miranda em imagem promocional da Banda Batidão; ela ficou no grupo até 2015
Divulgação
Manu deixou o grupo em 2015 e, após a separação, trocou alfinetadas com Flávio nas redes sociais. Hoje, em carreira solo, ela é a voz do hit “Daqui pra Sempre” e disse, em entrevista ao g1, que a situação com Pabllo “foi resolvida”.
A Banda Batidão aparece novamente no “Vol. 2”: Pabllo regravou o sucesso “Ai Ai Ai Mega Príncipe”, que faz referência à famosa festa de aparelhagem de som em Belém, comandada pela dupla de DJs Edilson e Edielson.
Tecnomelody pode ser a grande tendência musical de 2024

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Inimigo do fim, Milton Cunha curte até o ‘after’ no ‘busão’ ao fim do Rock in Rio; VÍDEO

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Pelo menos 750 atrações se apresentaram nos palcos do Rock in Rio nessa edição. E para voltar para casa, o apresentador embarcou no ônibus ‘a raspa do tacho’ e caiu na noitada. Milton Cunha se despede da Cidade do Rock e aproveita o ‘after’ no último dia do RIR
Em clima de despedida, Milton Cunha aproveitou até o último segundo o Rock In Rio 2024, que terminou na madrugada desta segunda-feira (23) após apresentação de 750 atrações em 7 dias de festival.
Em busca de outros “inimigos do fim” e atrás do “after”, o apresentador encontrou fãs que mesmo cansados queriam aproveitar o festival.
“Vai deixar um gostinho de quero mais”, disse uma gari da Comlurb.
Outra, fã da Xuxa, revelou a emoção que sentiu no show da artista. “Realizei um sonho de criança”, contou a trabalhadora, que acompanhou Milton Cunha no coro do hit “Ilariê”.
Milton Cunha acha o ‘after’ e aproveita festa dentro de ônibus no último dia de festival.
Reprodução/TV Globo
Caminhar pela Cidade do Rock foi uma realidade dos fãs que aproveitaram o festival. Mesmo com os pés cansados, o público quis curtir os últimos segundos. E de dentro da escultura do tênis sujo de lama que marcou a história do RIR, Milton Cunha, mostrou que ainda tinha energia para gastar.
O apresentador foi até o estúdio de tatuagem que funcionou durante todos os dias do Rock In Rio 2024. Segundo os tatuadores, mais de mil tatuagens foram feitas nos fãs no megaevento.
“O pessoal estava se casando ali na capela de verdade e vinha para cá fazer a tatuagem”, disse um dos tatuadores.
Depois dos shows oficiais, Milton Cunha foi amanhecer com o público que curtia o “after” – como são conhecidas as festas para quem não quer ir embora. No caso do Rock in Rio, o lugar para isso é o palco de música eletrônica, o New Dance Order.
Na hora de ir embora, mais festa, desta vez em movimento. O apresentador embarcou no ônibus “a raspa do tacho” e acabou em uma festa com fãs dentro do “busão”.
“Parar para quê?”, disse uma inimiga do fim.
ROCK IN MILTON É BABADO!
Milton Cunha acompanha passagem de som na Cidade do Rock
Milton Cunha desbrava a Cidade do Rock
Milton Cunha testa a montanha-russa do Rock in Rio

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Osmar Milito, grande pianista de jazz e bossa nova, morre no Rio aos 83 anos

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Em cena desde 1964, o músico paulistano teve atuação relevante nas carreiras de artistas como Djavan, Maria Bethânia, Jorge Ben Jor e Nara Leão. O pianista Osmar Milito (1941 – 2024), morto hoje, terá o corpo velado e enterrado amanhã, 24 de setembro, em cemitério do Rio de Janeiro (RJ)
Divulgação
♫ OBITUÁRIO
♪ Ocorrida hoje de causa não revelada e já anunciada nas redes sociais do artista, a morte de Osmar Milito (27 de maio de 1941 – 23 de setembro de 2024) tira de cena, aos 83 anos, um dos maiores e mais importantes pianistas do universo do jazz e da bossa nova.
Nascido Osmar Amilcar Milito em São Paulo (SP), cidade onde se iniciou no estudo do piano ao sete anos, Milito floresceu como músico no Rio de Janeiro (RJ), cidade para onde veio morar com 22 anos, onde pôs os pés na profissão – tocando nas boates situadas no lendário Beco das Garrafas – e onde será velado a partir das 12h de amanhã, 24 de setembro, no Cemitério São João Batista, onde o enterro do corpo do músico está previsto para as 15h.
Quando decidiu ser músico profissional aos 16 anos, Osmar Milito já absorvera as informações do be bop, estilo de jazz que conhecera na pré-adolescência através dos discos ouvidos pelo irmão, Hélcio Milito (1931 – 2014), baterista projetado no Tamba Trio.
Em cena desde 1964, ano em que debutou nos estúdios como músico do disco Flora Purim é M.P.M., Osmar Milito deixa álbuns cultuados no universo do jazz brasileiro como …E deixa o relógio andar (1971) e Nem paletó, nem gravata (1973).
Também compositor e arranjador, o pianista paulistano militou muito na noite carioca, onde virou músico de respeito. Tanto que Milito foi responsável pela admissão do então desconhecido Djavan na noite carioca, em difícil momento da trajetória do compositor alagoano antes da fama.
Em 1974, o músico teve papel fundamental nas orquestrações do álbum A tábua de esmeraldas, um dos títulos mais aclamados da discografia de Jorge Ben Jor.
Antes, nos anos 1960, Osmar Milito pusera o toque do piano em shows de cantoras como Leny Andrade, Maria Bethânia, Nara Leão (1942 – 1989) e Sylvia Telles (1935 – 1966). No exterior, o pianista trabalhou com Sergio Mendes (1941 – 2024) durante dois anos.
A propósito, Osmar Milito morou e trabalhou um tempo no México. Na volta ao Brasil, no início dos anos 1970, o pianista logo se enturmou e trabalhou com gigantes da MPB como Chico Buarque e Nana Caymmi.
Por falar a língua do jazz com fluência, Osmar Milito foi muito requisitado para tocar com estrelas internacionais como Sarah Vaughan (1924 – 1990) e Tony Bennett (1926 – 2023) nas passagens desses cantores pelo Brasil.
Nos últimos meses, Osmar Milito vinha fazendo série de shows no Blue Note Rio, mostrando ao pequeno público da casa a destreza no toque do piano e transitando pelo jazz e a bossa nova com a técnica que encantou o Brasil e o mundo ao longo de 60 anos de carreira.

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‘Ainda estou aqui’ é selecionado do Brasil para tentar vaga em filme internacional do Oscar 2025

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Lista com pré-selecionados vai ser anunciada em 17 de dezembro. Adaptação de livro de Marcelo Rubens Paiva ganhou prêmio por roteiro no Festival de Veneza e estreia em 7 de novembro. Assista ao trailer de ‘Ainda Estou Aqui’
“Ainda estou aqui” foi o escolhido pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2025 na categoria de melhor filme internacional.
O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema, na manhã desta segunda-feira (23). Pouco depois, a produção ganhou data de estreia no país: 7 de novembro.
A Academia de Hollywood, organizadora do Oscar, divulga uma lista de pré-selecionados em 17 de dezembro.
“Estou orgulhosa de presidir essa comissão, que foi unânime na escolha desse grande filme sobre memória, um retrato emocionante de uma família sob a ditadura militar. ‘Ainda Estou Aqui’ é uma obra-prima, sobre o olhar de uma mulher, Eunice Paiva, e com atuações sublimes das duas Fernandas. Esse é um momento histórico para nosso cinema. Não tenho dúvida que esse filme tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo. Nós, da indústria do audiovisual brasileiro, merecemos isso”, disse Bárbara Paz, presidente da Comissão de Seleção.
O filme estava entre os seis filmes finalistas aprovados pela Academia Brasileira de Cinema para concorrem a uma vaga para representar o Brasil no Oscar.
Além dele, concorriam à vaga:
“Cidade Campo”, de Juliana Rojas
“Levante”, de Lillah Halla
“Motel Destino”, de Karim Aïnouz
“Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges
“Sem Coração”, de Nara Normande e Tião
Prêmio em Veneza e elogios
Ganhador do prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, no dia 9, o filme é o reencontro do diretor Walter Salles e a atriz Fernanda Montenegro. Em “Central do Brasil” (1998), a dupla conseguiu a última indicação do país na categoria (quando ainda se chamava melhor filme estrangeiro).
‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, concorre ao Leão de Ouro em Veneza.
Divulgação
“Ainda estou aqui” também recebeu críticas positivas da mídia estrangeira após exibição no Festival de Toronto. Alguns colocam a produção brasileira entre os favoritos para conseguir a indicação a melhor filme internacional.
Fernanda Torres foi elogiada por sua atuação como a protagonista da adaptação do livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, de 2015. No filme, ela interpreta Eunice Paiva, mãe do escritor (Montenegro, mãe da atriz, faz participação como a personagem mais velha).
A obra conta a história de Eunice, que estudou Direito e se reinventou como uma das mais importantes ativistas dos Direitos Humanos no Brasil depois do assassinato de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello), pela ditadura militar em 1971.
Antes da estreia oficial, o filme vai ser exibido na Mostra de Cinema de São Paulo, que acontece entre os dias 17 e 30 de outubro.

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