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Festas e Rodeios

Disco póstumo de Erasmo Carlos oscila entre esboços e algumas boas canções

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Músicas interpretadas por Xênia França, Jota.Pê, Chico Chico e Tim Bernardes sobressaem no álbum produzido a partir de letras e registros inacabados encontrados no baú do artista, morto há dois anos. Capa do álbum ‘Erasmo Esteves’, de Erasmo Carlos
Divulgação
Resenha de álbum
Título: Erasmo Esteves
Artistas: Erasmo Carlos com Chico Chico, Emicida, Gaby Amarantos, Jota.Pê, Marina Sena, Rubel, Russo Passapusso, Paulo Miklos, Sebastião Reis, Teago Oliveira, Tim Bernardes e Xênia França
Edição: Som Livre
Cotação: ★ ★ ★
♪ É justo que se tenha certa condescendência ao avaliar o primeiro álbum póstumo de Erasmo Carlos (5 de junho de 1941 – 22 de novembro de 2022) produzido em estúdio a partir de bilhetes, rascunhos de letras e registros inacabados de músicas encontrados no baú do artista carioca, um dos pilares do rock brasileiro.
Álbum posto em rotação pela gravadora Som Livre na sexta-feira, 4 de maio, Erasmo Esteves não é o disco que o cantor chegou a arquitetar com o diretor artístico Marcus Preto para se conectar com a jovem guarda da música brasileira do século XXI. Trata-se do álbum que pôde ser feito sem a ausência física de Erasmo.
Orquestrado por Preto com Léo Esteves (filho de Erasmo e herdeiro do baú do Tremendão) e com o produtor musical Pupillo Oliveira, o disco Erasmo Esteves oscila entre esboços – expostos nas quatro vinhetas que reproduzem áudios de Erasmo extraídos de fitas cassetes – e canções realmente acabadas, três pelo artista e as outras sete finalizadas postumamente.
Das 10 canções ouvidas entre as quatro vinhetas, a mais inspirada está no fecho do álbum Erasmo Esteves. Trata-se de Nossos corações, balada amorosa composta por Erasmo com Roberta Campos e cantada (lindamente) por Xênia França com arranjo moderno que realmente aponta para o futuro.
Outro destaque é Minha bonita primavera, canção composta e cantada por Tim Bernardes a partir de esboço de Erasmo (registro caseiro perpetuado no disco com a voz do Tremendão na faixa-vinheta intitulada Minha bonita). Tim aciona os falsetes para dar voz aos apaixonados versos de letra sobre amor onírico.
A propósito, o amor por uma mulher é o mote do disco (e, em certo sentido, o motor de toda a obra de Erasmo) – sobretudo o amor do artista por Sandra Sayonara Esteves (1946 – 1995), a Narinha, inspiração de carta escrita por Erasmo e musicada por Roberta Campos para gerar a balada Assim te vejo em paz, valorizada pelo canto aveludado de Jota.Pê e pelo arranjo de cordas. E, aqui, cabe ressaltar as duas valiosas contribuições de Roberta Campos para afastar o álbum Erasmo Esteves da irregularidade.
Um bilhete escrito por Erasmo para a mesma musa Narinha foi o ponto de partida para Nando Reis criar a canção Que assim seja (Também distante), gravada pelo filho do artista, Sebastião Reis. O arranjo da faixa tenta criar atmosfera grandiosa.
Além de Nando Reis, dois outros integrantes da formação clássica da banda Titãs, Arnaldo Antunes e Paulo Miklos, também figuram no disco, ampliando as respectivas parcerias com Erasmo. Miklos partiu de esboço de Erasmo para compor a balada-blues Na memória dos caras tortas, cantada com precisa intensidade por Chico Chico em gravação introduzida e encerrada por assovios e piano do próprio Miklos.
Já Arnaldo finalizou Dane-se (dance), rock de espírito tropicalista cantado por Russo Passapusso com suingue em faixa que tenta ecoar o balanço do cancioneiro de Erasmo pós-Jovem Guarda.
Já Erasmo Esteves (Tijuca maluca) é faixa que tenta emular o típico samba-rock composto por Erasmo a partir de 1970. Quem canta é o autor da música, Rubel, que compôs Erasmo Esteves a partir de Tijuca maluca, texto autobiográfico escrito por Erasmo com nostalgia da juventude vivida em romantizada Tijuca, bairro da zona norte carioca que serviu de ponto de encontro para ícones da MPB como Jorge Ben Jor, Roberto Carlos e Tim Maia (1942 – 1998). A faixa tem intervenção do rap de Emicida.
Esquisitices, faixa que junta a voz (opaca) de Erasmo com Marina Sena, passa batido e nem consegue fazer jus ao titulo. Frágil é rock composto e cantado por Teago Oliveira a partir de poema de Erasmo.
Completam o disco as vinhetas Foi-se, Ouça tudo e Jaz, malandro – insignificantes do ponto de vista musical, mas importantes por amplificar a voz de Erasmo dentro do disco – e a já conhecida faixa A menina da felicidade (2023), música que Erasmo fez para abortado álbum de Wanderléa e que chegou a gravar em áudio acoplado à voz de Gaby Amarantos em fonograma escolhido para ser o primeiro single do álbum.
Enfim, entre esboços e músicas de maior ou menor inspiração (com destaque para Nossos corações, Assim te vejo em paz, Na memória dos caras tortas e Minha bonita primavera), o álbum Erasmo Esteves está no mundo e merece ser ouvido com boa vontade para honrar a memória e a gentileza do gigante Erasmo Carlos.

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Homenagem a Alcione no Rock in Rio tem sensação de déjà vu e brilho da cantora e do Péricles

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Show tem público médio e passa por diferentes fases da carreira da artista, considerada a voz do samba. Alcione e Péricles cantam ‘Me vira a cabeça’
Alcione foi reverenciada no Rock in Rio deste domingo (22), no Palco Sunset, em uma homenagem que ela própria conduziu. A artista mostrou o porquê é considerada a voz do samba e cantou hits de seu repertório romântico ao lado dos músicos Diogo Nogueira, Maria Rita, Mart’Nália, Péricles e Majur.
Para quem havia ido ao festival no dia anterior, a sensação era de um déjà vu: Maria, Diogo e a própria Alcione estiveram no mesmo palco e horário no Dia Brasil. Daquela vez, participaram do show do Para Sempre Samba, protagonizado por Zeca Pagodinho. Majur também se apresentou no sábado, no Palco Mundo, no show Pra Sempre MPB. Considerando que o Rock in Rio tem sete datas, valeria ter espaçado melhor as atrações.
Diogo Nogueira participa de show em homenagem a Alcione no Palco Sunset
Gustavo Wanderley/g1
O festival é transmitido no Globoplay e no Multishow.
Tão reluzente quanto o vestido que trajava, Alcione imergiu em diferentes fases da carreira, indo de seu samba radiofônico dos anos 1970 à pose de “loba” que hoje ocupa no imaginário brasileiro.
O show abriu com a bailarina Ingrid Silva dançando “Não Deixe o Samba Morrer”, sucesso que atravessa gerações e já dava o tom do que seria a apresentação da maranhense: uma sequência de hits, tocados por uma vigorosa orquestra e entoados pelo vozeirão grave de Alcione. Apesar do setlist famoso em karaokês, o público era médio e foi enchendo aos poucos.
Diogo Nogueira canta com Alcione no Rock in Rio 2024
Gustavo Wanderley/g1
Revezando os convidados no palco, a maranhense começou chamando Diogo Nogueira, com quem cantou “Retalhos de Cetim” e “Gostoso Veneno”. Depois, levou Majur, artista que ganhou fama com “AmarElo”. As duas dividiram os microfones para “Faz uma Loucura por mim” e “A Loba”.
Maria Rita surgiu com “Estranha Loucura” e “O surdo”. Já Mart’Nália cantou “Qualquer dia desses” e “Nem Morta”. Todos cantaram bem e foram carismáticos, mas, sem dúvidas, foi Péricles quem mais agitou o público.
“Sua atitude rock n’ roll mudou a vida de muita gente, inclusive, a minha”, disse o sambista para Alcione. Os dois dividiram o microfone nos dois momentos mais bonitos do show, os de “Sufoco” e “Você Me Vira a Cabeça”.
Alcione se apresenta no Rock in Rio 2024
Gustavo Wanderley/g1

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Grupo quebra grades para tentar invadir a Cidade do Rock; VÍDEO

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Segundo a assessoria do festival, a segurança e a polícia atuaram para conter os adolescentes, que não conseguiram entrar no Rock in Rio. Grupo tenta invadir a Cidade do Rock neste domingo (22)
Um grupo de adolescentes forçou uma das grades da Cidade do Rock e tentou invadir o Rock in Rio neste domingo (22).
Um vídeo que circula por redes sociais mostra o momento em que os jovens conseguem passar por uma das barreiras (veja acima).
Assista aos shows ao vivo
Segundo a assessoria do festival, no entanto, a segurança e a polícia atuaram “para conter os invasores, que foram retidos e não conseguiram adentrar na Cidade do Rock”.
Ainda segundo o festival, a grade foi reparada.
O g1 entrou em contato com a Polícia Civil e aguarda um posicionamento.
Grupo passa por grade e tenta invadir a Cidade do Rock
Reprodução

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VÍDEO: Ne-Yo chama fãs ao palco para competição de dança com ‘sarrada’

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O artista foi uma das atrações do último dia do festival. Ne-Yo traz ao Brasil sua turnê “Champagne & Roses”. que celebra os hits de sua carreira. Ne-yo chama fãs ao palco para competição de dança
Durante show no Rock in Rio deste domingo (22), o cantor Ne-Yo chamou fãs ao palco para competição de dança com direito a dueto sensual com o cantor e “sarrada”.
Ne-Yo recebe MC Daniel em show no Rock in Rio 2024 e diz que vão lançar música juntos
As três fãs escolhidas subiram ao palco durante a apresentação de Push Back, canção do álbum Good Man (2018). Sob a supervisão de Ne-Yo, elas se apresentaram individualmente, e o público teve a missão de escolher a campeã, que saiu ovacionada e ainda ganhou um abraço e a toalha suada do cantor.
Ne-yo chama fãs para competição de dança durante show no Rock in Rio
Reprodução/TV Globo
O artista foi uma das atrações do último dia do Rock in Rio 2024. Ne-Yo traz ao Brasil sua turnê “Champagne & Roses”. que celebra os hits de sua carreira. Ele também se apresentou em São Paulo na quinta-feira (19), onde promoveu uma competição de dança similar.
No sábado (21), o cantor foi visto malhando na academia ao ar livre do Arpoador, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A ida do americano à “SmartFlintstones” ou “BodyTreco” — como o espaço rústico é chamado — aumentou a lista dos rolês aleatórios dos astros pela cidade.
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Olodumbaiana agita público do Rock in Rio com o hit “Lucro”

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