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Desenvolvedores de ‘Minecraft’ brincam sobre Herobrine e contam história por trás da lenda urbana

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Game completa 15 anos nesta sexta-feira (17). Contos assustadores inventados por jogadores são tradição: ‘É assim que mitos são criados’, diz diretor criativo. Desenvolvedores de ‘Minecraft’ falam sobre Herobrine e outras lendas urbanas do jogo
As incontáveis (e assustadoras) lendas urbanas criadas por jogadores de “Minecraft” ao longo dos últimos 15 anos fazem parte da criatividade tão incentivada pelo jogo – pelo menos de acordo com os desenvolvedores do game. Assista ao vídeo acima.
São histórias, muitas vezes conhecidas como “creepypastas”, com toques sobrenaturais que flutuam sobre a barreira entre os mundos digital e real. A mais conhecida delas, qualquer fã já está cansado de saber, é chamada simplesmente de Herobrine.
A maior parte delas é claramente ficção. Outras, chegam a ser incorporadas pelo Mojang, estúdio sueco que desenvolve o game – e que evita confirmar ou negar sua veracidade com todas as letras.
“É um mistério e um conto de terror da comunidade sobre esse personagem, Herobrine, que aparece no seu mundo e constrói armadilhas ou coisas misteriosas”, diz o diretor de criação da empresa, Jens Bergensten, em entrevista ao g1.
Conhecido pelos fãs como Jeb, ele desenvolve “Minecraft” desde 2010, quando a equipe era formada por ele e pelo criador do game, Markus “Notch” Persson.
“Nós não confirmamos exatamente se é verdadeiro ou falso”, afirma, com um sorriso malandro no rosto.
O g1 publica esta semana uma série de reportagens sobre “Minecraft”, que completa 15 anos de existência nesta sexta-feira (17) como o game mais vendido do mundo, o primeiro e único a ultrapassar a barreira das 300 milhões de unidades vendidas.
Herobrine tem aparência padrão de personagem controlado pelo jogador em ‘Minecraft’, mas com olhos brancos
Divulgação
Quem, ou o que, é Herobrine?
Reza a lenda que esta lenda é quase tão velha quanto o próprio game. É difícil definir o que é realidade ou mito, mas todas as variações da história apresentam a mesma base.
De acordo com elas, o ano era 2010, antes ainda do lançamento oficial de “Minecraft”. Em um fórum de internet, um usuário anônimo compartilhava seu relato. Nele, dizia que tinha encontrado um ser misterioso em um mundo offline recém-criado.
Com aparência igual à do padrão de um personagem controlado pelo jogador, mas com olhos brancos em um rosto vazio, ele manteve a distância e desapareceu em pouco tempo.
Depois disso, coisas estranhas incomuns para os mundos gerados automaticamente pelo game passaram a aparecer, como pequenos buracos nas pedras ou pirâmides de areia no ar.
Curioso, o usuário dizia ter procurado ajuda em outros fóruns, mas seus tópicos eram misteriosamente apagados logo em seguida – ironicamente, o relato original não sofreu o mesmo destino, mas enfim.
Após certa insistência, ele teria recebido uma mensagem direta de um desconhecido que apenas o mandava parar. O nome de usuário? Herobrine.
‘Minecraft’ se tornou sucesso ao colocar jogadores em mundos com formas simples (a imagem não mostra o Herobrine. Ou será que mostra?)
Divulgação
Uma investigação de um mês revelou que este era o apelido adotado por um jogador sueco. Por acaso, irmão de “Notch”. Em um e-mail, de acordo com a história, o próprio teria confirmado que seu irmão já tinha morrido.
Interessante, né? O problema é que Persson já tuitou, ainda em 2011, que nunca perdeu um irmão. Seria o suficiente para resolver a questão, mas, 14 anos depois, milhares de vídeos sobre Herobrine ainda são produzidos todos os dias.
Fato ou fake
“Foi uma criação da comunidade. Foi uma história que ganhou vida própria e que foi sendo contada no YouTube, no Reddit e nessas coisas”, afirma Bergensten depois de uma certa insistência.
“As pessoas estavam recontando a história e meio que fazendo pegadinhas de YouTube, nas quais parecia que tinha acontecido de verdade, mas era editado. E as pessoas acreditavam. ‘Você viu isso?’ E é assim que um mito ganha vida.”
Warden é uma criatura inspirada por criações de jogadores de ‘Minecraft’
Divulgação
Para o Mojang, histórias do tipo fazem parte do sucesso de um game tão focado na criatividade de seus usuários. Afinal, conquistou milhões de fãs ao dar a eles ferramentas para criar aventuras próprias em mundos formados por cubos e criaturas com formatos parecidos.
Tanto que mais do que fazer mistério sobre Herobrine, a cada atualização do game, a empresa avisa, entre outros esclarecimentos sobre novidades, que “Herobrine foi removido”.
Esta obviamente não é a única lenda do tipo. Jogadores mais antigos já estão mais do que acostumados a outras creepypastas, como o “Giant Alex”, o “Entity 303” ou o “Green Steve” (este último, desconhecido pelo desenvolvedor).
Alguns, no entanto, deixam marcas tão profundas que ganham ecos dentro do jogo em si. Orgulhosa de sua relação próxima à comunidade dos fãs, a diretora do game, Agnes Larsson, conta que muitos pedidos ganham versões oficiais – ou inspiram criações da equipe.
“Uma dessas – que começou a focar mais nesses mitos, que são criados – eu diria que é o Warden, uma criatura muito assustadora”, diz ela.
“A inspiração foi muito esse tipo de coisa esquisita que é quase real. Esse foi, eu diria, parcialmente inspirado pelo ‘Thing’, do folclore criado pela comunidade. O que é muito legal.”

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Por que Chappell Roan e outras estrelas do pop estão denunciando comportamento tóxico de fãs

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Recentemente, cantora disse que “pode ​​sair” da indústria musical se o assédio contra ela e as pessoas mais próximas não diminuir. Chappell Roan criticou “comportamento assustador” de alguns fãs
Getty Images/Via BBC
Em apenas oito meses, Chappell Roan deixou de ser uma desconhecida para chegar ao topo das paradas como uma das maiores novas estrelas pop do planeta.
Mas, enquanto a jovem de 26 anos, nascida no Missouri, conclui uma turnê esgotada pelo Reino Unido, a consequência obscura da megafama e os fãs invasivos ameaçam lançar uma sombra sobre o seu sucesso.
Em agosto, ela postou dois vídeos no TikTok, agora visualizados mais de 30 milhões de vezes, denunciando o “comportamento assustador” que ela vivenciou e pedindo aos fãs para respeitarem seus limites.
E no Instagram, ela escreveu “mulheres não devem” nada, depois que um fã a agarrou e a beijou em um bar. Em outro episódio, a polícia teve que intervir quando um fã em busca de autógrafo não aceitou um não como resposta.
Esta semana, ela deu um passo além, dizendo à revista The Face que “pode ​​sair” da indústria musical se o assédio contra ela e as pessoas mais próximas não diminuir.
A fama, ela concluiu, tem a “energia de um ex-marido abusivo”.
Alguns veem os comentários de Roan — e observações semelhantes de outros artistas — como evidência de que o relacionamento entre as estrelas e seus fãs está mudando drasticamente.
“Não consigo lidar com essa responsabilidade”
Chappell Roan é o alter ego drag de Kayleigh Amstutz. E ela tentou manter as duas identidades separadas.
A autenticidade da artista é a chave para seu apelo entre os fãs. Mas ser famosa tem desvantagens para uma estrela pop moderna.
“É um mundo tão interessante em que vivemos, onde todos querem ver quem você realmente é nas redes sociais. Mas há essa ilusão de que eles conhecem você e que podem lhe dizer qualquer coisa”, ela disse à revista Glamour no ano passado.
Em encontros, os fãs LGBT despejam suas difíceis experiências de revelação sobre ela. “Minha música ajudou muitas pessoas a superar esse trauma, e eu amo isso”, ela acrescentou.
“Mas, pessoalmente, como Kayleigh, não consigo lidar com essa responsabilidade.”
As tentativas de Roan de estabelecer limites e redefinir os relacionamentos modernos entre fãs e artistas, sem surpresa, levaram a uma reação negativa.
Em seu podcast, Perez Hilton e Chris Booker apoiaram os apelos de Roan por relacionamentos mais saudáveis ​​com fãs, mas alertaram que suas críticas repetitivas à fama – tudo isso enquanto cortejava a atenção da mídia – a deixaram aberta a acusações de ser uma “rabugenta”.
Roan no tapete vermelho do VMA Awards no início deste mês
Getty Images/Via BBC
Nas redes, há quem interprete os comentários de Roan como ingratos, pois argumentam que qualquer lado negativo da atenção são parte da fama e da fortuna.
No entanto, a maioria dos fãs apoia Roan. Lily Waite, uma mulher trans de 29 anos, disse à BBC News que achou a franqueza da estrela inovadora e fortalecedora, e afirmou entender seu pedido por reações mais respeitosas.
“A maioria dos fãs é maravilhosa, sincera e respeitosa, mas esses não são os fãs aos quais ela se dirige ou se refere em seus vídeos pedindo limites”, diz Waite, que sente que a misoginia está por trás de grande parte da reação negativa.
Rebecca Clark, 35, que se identifica como queer (pessoas que não se identificam com gênero ou orientação sexual estabelecidos), sugere que a experiência de Roan na cena drag/queer – que Clark argumenta ser mais compreensiva com a saúde mental – deixou a artista mais “exposta no cenário mundial”.
Ainda assim, Clark a apoia, principalmente porque ela desafia a superficialidade daqueles que só apoiam a autenticidade das estrelas quando ela é positiva. “Ela é autoconsciente o suficiente para ter visto o que aconteceu no passado com outras estrelas pop e ativamente estabeleceu um limite para seus fãs.”
“Como a primeira estrela pop feminina massivamente assumida desde Lady Gaga, ela é incrível. Mas, novamente, isso não significa que ela deva aos fãs um encontro pessoal. Ela é apenas uma pessoa também.”
Se Roan está fazendo a tentativa mais intensa e de alto nível de impor limites, ela certamente não está sozinha em falar sobre o tema.
Hayley Williams, do Paramore, disse que os comentários de Roan foram “corajosos e infelizmente necessários”.
EPA/Via BBC
A cantora do Paramore Hayley Williams apoiou publicamente os comentários. “Isso acontece com todas as mulheres que conheço desse ramo, inclusive eu”, ela escreveu. “A mídia social piorou isso. Estou muito grata que Chappell esteja disposta a abordar isso de uma forma real, em tempo real. É corajoso e infelizmente necessário.”
A cantora Mitski deu boas-vindas para a cantora no “clube onde estranhos acham que você pertence a eles e eles encontram e assediam seus familiares”.
A banda indie Muna também criticou elementos “tóxicos” de sua própria base de fãs. A música The Diner (O jantar, em português) de Billie Eilish discutiu de forma semelhante sobre ser perseguida.
Para Sarah Ditum, autora de Toxic, um livro que explora o estrelato feminino nas últimas décadas, este ano marcou “um ponto de inflexão” em celebridades dizendo abertamente que os fãs estão cruzando uma linha.
Ela acredita que é mais fácil para esta geração de estrelas falar sobre isso porque elas cresceram com a linguagem da saúde mental e dos limites, já que “a cultura pop tem reavaliado o tratamento dado às estrelas nos anos 2000″ — em particular Britney Spears.
Como a princesa do pop millennial, o arco de Spears serve como um aviso para todos que a seguem. Ela simboliza tanto a exploração da época – comercializada para as massas como uma adolescente sexual com apenas 16 anos – quanto a mudança nas pressões da fama provocadas por uma mídia em mudança.
Experimentando o auge da fama na era pré-mídia social, a carreira rigidamente controlada de Spears a deixou sufocada pelos paparazzi e executivos do sexo masculino até um colapso público.
Para Roan, a atenção agora vem dos fãs que, graças às redes sociais, podem formar relacionamentos parassociais – o termo psicológico para descrever a ilusão de uma amizade ou vínculo com uma estrela que nunca conheceram.
Isto torna a fama particularmente intensa para esta geração, diz Ditum.
“Em certo sentido, as mídias sociais são um poder incrível em suas mãos. Eles não precisam passar por uma imprensa potencialmente hostil e podem falar diretamente ao seu público em seus próprios termos.”
“Mas também dá um grande poder ao público.”
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Febre na China, microdramas com episódios de 1 minuto (na vertical) já concorrem com cinema e miram Hollywood

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Especialistas apontam que vídeos de formato curto são concorrente cada vez mais forte para o setor cinematográfico chinês. ‘Eles não vão mais ao cinema’, diz um ator veterano sobre o público, que descreve como trabalhadores de meia-idade e aposentados, em grande parte. O ator Zhu Jian, de 69 anos, durante gravação de um microdrama em um salão de Zhengzhou, na província de Henan, na China
Tingshu Wang/Reuters
Em um set de filmagem que se assemelha ao castelo medieval chinês, Zhu Jian está ocupado dando dor de cabeça à segunda maior indústria cinematográfica do mundo.
O ator de 69 anos está interpretando o patriarca de uma família rica que comemora seu aniversário com um banquete luxuoso. Mas, sem o conhecimento de nenhum deles, a empregada em cena é sua neta biológica. Uma segunda reviravolta: Zhu não está filmando para as telas de cinema.
“Grandma’s Moon” é um microdrama, composto por episódios de um minuto, filmados na vertical, com frequentes reviravoltas na trama, criados para manter milhões de espectadores presos às telas de seus celulares – e pagando para ver mais.
“Eles não vão mais ao cinema”, disse Zhu sobre seu público, que ele descreveu como sendo composto em grande parte por trabalhadores de meia-idade e aposentados. “É muito conveniente segurar um telefone celular e assistir a qualquer coisa quando quiser.”
Equipe grava microdrama em um salão de Zhengzhou, na província de Henan, na China
Tingshu Wang/Reuters
O setor de micro dramas da China, que movimenta US$ 5 bilhões por ano, está em expansão, de acordo com entrevistas da Reuters com 10 pessoas do setor e quatro acadêmicos e analistas de mídia.
De acordo com alguns especialistas, os vídeos de formato curto são um concorrente cada vez mais forte para o setor cinematográfico chinês, que só perde em tamanho para Hollywood e é dominado pela estatal China Film Group.
E a tendência já está se espalhando para os Estados Unidos, em um raro exemplo de exportações culturais chinesas que encontram força no Ocidente.

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Rock in Rio 2024: Veja fotos do 7º dia

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Último dia de evento tem shows de Shawn Mendes, Akon, Ne-Yo e Luisa Sonza no Palco Mundo. Mariah Carey e Ney Matogrosso são alguns dos destaques do Palco Sunset. Olodumbaiana abre Palco Sunset no último dia de Rock in Rio
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Público chega para último dia de Rock in Rio
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Público corre para acompanhar o sétimo e último dia de Rock in Rio
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