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Forró viral de Juliette teve aval da família de Luiz Gonzaga e ia ser lançado por Anitta

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‘Vem Galopar’ é adaptação do clássico ‘Pagode Russo’. Ao g1, cantora rebate críticas das redes à letra: ‘Como se vivêssemos numa era de letras muito poéticas… enfim, a hipocrisia’. Nos últimos dias, um som ecoou pelas redes sociais — e pelas mentes de quem passou por elas:
“Vem galopar
Fazer o roça roça
Dançando tcha tcha tcha
Vem se envolver com a tropa”
Trata-se do trecho de uma nova música lançada por Juliette. A cantora e vencedora do “BBB 21” divulgou na última sexta-feira (14) o álbum “São Juão”, com regravações de sucessos do forró, releituras juninas de hits do pop e canções inéditas.
Ao todo, são 14 músicas. Mas uma em especial chamou a atenção da internet: “Vem Galopar”, uma releitura atualizada de “Pagode Russo”, clássico de Luiz Gonzaga.
“Essa gerou o ‘quiquiqui’, fez barulho. A galera dizendo: ‘meu Deus, que letra!’. Como se a gente vivesse numa era de letras muito poéticas… enfim, a hipocrisia”, Juliette analisa, em entrevista ao g1.
Depois do lançamento da faixa, a cantora publicou um vídeo no Instagram respondendo às críticas de quem a acusou de “estragar” um clássico de Luiz Gonzaga. Na gravação, defendeu que “Vem Galopar” mantém o espírito irreverente da música original ao incluir termos com duplo sentido.
“Eu já esperava [as críticas]. Sabia que ia ter essa repercussão e foi proposital. ‘Vem Galopar’ não é música para meditar com a letra, é para dançar, pular, brincar e descer até o chão.”
Initial plugin text
Pensada para Anitta
A letra da música era outra originalmente, porque “Vem Galopar” foi primeiro pensada para Anitta. O nome da faixa chegou a aparecer no perfil da cantora no Spotify como lançamento previsto, mas ela desistiu de gravar.
“Mudei algumas coisas na letra e no beat, para deixar com a minha cara. Fizemos algumas adaptações, mas sem perder o foco da inspiração de Gonzaga”, conta Juliette.
Com a versão pronta, a equipe de cantora foi atrás da autorização da família do cantor e compositor, uma das figuras mais emblemáticas da cultura popular brasileira. Os herdeiros de Gonzaga administram os direitos autorais da obra do artista, que morreu em 1989.
“Eles são muito criteriosos com isso. É muito difícil a família de Gonzaga liberar alguma coisa. Eles têm que ouvir e entender que não vai ser nada prejudicial à obra dele.”
O cantor e compositor Luiz Gonzaga
Reprodução
Além da permissão para adaptar “Pagode Russo”, Juliette também foi autorizada pela família de Gozagão a regravar “Numa Sala de Reboco”, “São João na Roça”, “O Xote das Meninas” e “Olha pro Céu”. Todas foram incluídas no “São Juão”, em versões ao vivo, ao lado de músicas de Dominguinhos, Alceu Valença, Zé Ramalho e outros compositores.
“Vem Galopar” tem ao todo seis autores, incluindo os créditos da música original — de Luiz Gonzaga e João Silva. Juliette conclui: “A verdade é que a música é boa e está na cabeça de todo mundo.”
Por que é tão viciante?
Está mesmo. Para além das críticas, “Vem Galopar” tem sido comentada pelo potencial de grudar na mente. Isso não é por acaso.
Capa do disco ‘São JUão (ao vivo)’, de Juliette
Brunini
Muito se falou sobre a letra, mas o segredo do magnetismo da música está na atualização de uma melodia já bastante conhecida pelos brasileiros. O arranjo mistura a sanfona, a zabumba e o triângulo — conjunto básico do baião, definido por Gonzaga — com elementos de funk e uma base eletrônica mais lenta do trap, gênero do rap que está em alta nas paradas de sucessos do Brasil.
O resultado é um beat que “mistura linguagens”, segundo Rafinha RSQ, produtor que trabalhou nessa e em outras faixas do “São Juão”. Para ele, o “efeito chiclete” não está nas palavras, mas num trecho instrumental específico, que é apresentado no início da faixa e repetido durante boa parte da melodia.
É uma “frase” instrumental da música, na linguagem técnica, que ajuda quem ouve a decorar as frases cantadas por Juliette. Por isso, há quem não consiga tirar “Vem Galopar” da cabeça.
“Sempre vão existir críticas, mas o importante é que as pessoas vão se acostumando e curtindo a música”, diz Rafinha.
Para quem quer ouvir algo mais poético e meditativo, Juliette sugere dar play em outra faixa do álbum: “Amor de São Juão”, que ela mesma compôs com o músico paraibano Seu Pereira. “Ou então escuta as outras. É o que eu faço.”

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VÍDEOS Rock in Rio: o melhor do dia 21/9

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Zeca Pagodinho transforma Rock in Rio em roda de samba com ode à negritude, gigantes do gênero e hits

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Músico conduz apresentação do Para Sempre Samba e agita multidão em Dia Brasil do festival. Leia crítica do g1. Zeca Pagodinho canta ‘Camarão Que Dorme a Onda Leva’ no Rock in Rio 2024
Foi com uma homenagem a figuras lendárias da música brasileira que o show do Para Sempre Samba começou no Palco Sunset, no Rock in Rio deste sábado (21).  Os telões exibiam fotos e nomes de gente como Martinho da Vila, Almir Guineto, Beto Sem Braço, Jair do Cavaco, Ratinho, Dona Ivone Lara, Alcione, João Nogueira, Teresa Cristina, Mauro Diniz e Beth Carvalho. 
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Comandado por Zeca Pagodinho, o show teve a presença de Diogo Nogueira, Alcione, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande de Pilares. A apresentação foi uma ode não apenas ao samba, mas também à negritude brasileira.
Com frequência, pinturas e fotografias que celebram a população parda e preta do país tomavam os telões. Imagens de favelas, botecos e rodas de samba também ganharam destaque, além de referências religiosas como São Jorge, que já é tradição nos shows (e lírica) de Zeca. 
Depois de ter seu horário alterado duas vezes, o show começou com 14 minutos de atraso e durou cerca de 1 hora e 20 minutos. Zeca Pagodinho entrou ao som do sucesso “Camarão Que Dorme a Onda Leva”. Com seu jeitão leve, o cantor logo pegou uma taça de cerveja e ergueu para fazer um brinde.
Zeca Pagodinho abre show Pra Sempre Samba no Palco Sunset, no Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1
O músico foi a grande estrela da apresentação. Justo. Dono de vários dos maiores hits da história do samba, Zeca é íntimo do gênero e sabe transformar seus shows em espetáculos com facilidade. Sempre talentoso e carismático, ele faz do palco sua roda de partido alto. 
Durante os momentos em que ficou sozinho no palco, Zeca levou sucessos como “Vai Vadiar”, “Judia de mim”,  “Ogum”, “Quando a Gira Girou” e “Samba pras Moças”. 
O primeiro a dividir os microfones com ele foi Diogo Nogueira, que cantou as faixas “Lama nas Ruas” e “Saudade Louca”. Depois, foi a vez de Alcione agitar o público. Com seu vozeirão grave, a maranhense entoou os hits “Mutirão de amor” e “Sufoco”.
Alcione, Maria Rita, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira e Xande de Pilares cantam no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1
Xande de Pilares foi o terceiro convidado. Ele cantou “Minha Fé” e “Patota de Cosme”. Já Jorge Aragão apresentou “Não sou mais disso” e “Minta Meu Sonho” — nessa, Zeca e ele contaram a hilária história da vez que os dois esqueceram quem havia composto a faixa, que é de ambos. Maria Rita entrou no palco já na parte final do show, cantando “Casal sem vergonha” e “Alto Lá”. 
Os sambistas deixaram o palco ovacionados. Encerraram o show cantando juntinhos os clássicos “Coração em Desalinho” e “Deixa a Vida me Levar”.

Zeca Pagodinho e Alcione se apresentam no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1

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Anunciado no Rock in Rio, Ryan SP não aparece em show e posta vídeo em jogo do Corinthians

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Procurada pelo g1, a assessoria de Ryan SP não respondeu até a última atualização deste texto sobre o motivo da ausência do cantor no festival. Anunciado no Rock in Rio, Ryan SP não aparece em show e posta foto em jogo do Corinthians
Reprodução/Instagram
Anunciado no Rock in Rio, Ryan SP não apareceu no show Pra Sempre Trap, que abriu o Palco Mundo na tarde deste sábado (21).
A apresentação teve um atraso de 1h20 e contou com Cabelinho, Filipe Ret, Kayblack, Matuê, Orochi e Veigh. O rapper cearense Wiu, que não estava anunciado, subiu ao palco com os outros artistas.
Minutos depois da apresentação, Ryan SP publicou um vídeo no Instagram no qual aparece chegando à Neo Química Arena. O estádio recebeu a partida entre Corinthians e Atlético-GO, neste sábado (21). O cantor ainda fez um post com a filha Zoe, de 9 meses, nos braços e escreveu: “Mostrando pra minha princesinha o timão”. O Corinthians venceu o time goiano por 3 a 0.
Rock in Rio 2024: show ‘Para Sempre Trap’ tem problemas técnicos e pausas
O Rock in Rio será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Na sexta-feira (20), Ryan havia publicado um vídeo no qual mostrava que estava sendo atendido em um hospital. “Acabei pegando uma gripe viral forte! Parece que caiu uma parede na minha cara. Estou me medicando. Já, já, tô zero”, escreveu ele, sem citar o Rock in Rio.
Procurada pelo g1, a assessoria de Ryan SP não respondeu sobre a ausência de Ryan no Rock in Rio até a última atualização deste texto.
LEIA TAMBÉM: Show de trap sofre com falhas técnicas e atraso na abertura do Dia Brasil do Rock in Rio
Ryan SP era um dos artistas confirmados para o show Pra Sempre Trap, no Palco Mundo, neste sábado (21), no Rock in Rio
Reprodução
Rock in Rio 2024: show ‘Para Sempre Trap’ tem problemas técnicos e pausas

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