Connect with us

Festas e Rodeios

Carol Saboya lança em agosto o álbum ‘Outro Tom’, em que canta músicas bem menos famosas do pai, Antonio Adolfo

Published

on

Antonio Adolfo participa de duas faixas de ‘Outro Tom’, álbum em que Carol Saboya dá voz a músicas do compositor na fase 1977 / 1980
Leo Aversa / Divulgação
♪ O título do álbum que Carol Saboya lançará em 9 de agosto, Outro Tom, é engenhoso. Pode sugerir numa leitura apressada que trata-se de um tributo menos óbvio a Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994), o Tom da música soberana do Brasil que ganhou o mundo.
Mas basta olhar o subtítulo do disco, Canções de Antonio Adolfo, para entender que o Tom de Carol é outro. Trata-se de Antonio Adolfo Maurity Saboia, pai de Carol.
Esse outro Antonio é compositor, pianista, arranjador e produtor musical carioca projetado em escala nacional na segunda metade da década de 1960 por conta do sucesso do cancioneiro composto por Adolfo entre 1967 e 1970 em parceria com o letrista Tibério Gaspar (1943 – 2017).
Genericamente rotulada como “toada moderna”, a obra da dupla de compositores embutia bossas e harmonias de jazz, entranhadas em canções bafejadas por belezas melódicas e poéticas. O Brasil cantou músicas como Sá Marina (1968), Teletema (1969) e BR-3 (1970).
Só que Carol Saboya se desvia desse repertório popular no disco que entrará em rotação dois dias antes do Dia dos Pais. A cantora apresenta a obra de um outro Antonio Adolfo, bem menos conhecido, pois o repertório do álbum está centrado na produção musical registrada pelo compositor entre 1972 e 1980, com ênfase no período 1977 / 1980, quando Adolfo desbravava o mercado fonográfico independente.
Com acesso às partituras originais do cancioneiro de Adolfo, a cantora – que se apresenta como pianista em cinco das dez faixas do disco – selecionou somente músicas com letras escritas pelo próprio Adolfo. A exceção é Alegria de Carnaval (1967), uma das primeiras parcerias de Adolfo com o letrista Tibério Gaspar.
Ainda assim, a referência de Carol é a gravação de Alegria de Carnaval feita por Adolfo em 1979 para o disco Viralata. Esse fonograma gerou inédita reunião de três gerações da família Saboya na faixa que encerra o álbum Outro Tom.
É que a cantora pegou o toque do Fender Rhodes de Adolfo na gravação de 1979 de Alegria de Carnaval e o juntou com outros instrumentos captados em 2024 – com os toques de músicos como o baterista Renato Massa e o violonista / guitarrista Gabriel Quinto – e com as vozes das duas filhas de Carol, Amanda Saboia e Joana Nunes, e a voz da própria Carol Saboya.
Com o baixista e produtor musical do disco, Guto Wirtti, Carol Saboya buscou sonoridade mais pop e leve para abordar músicas como Até que venha o amor, A cada dia que passa, Deixa a fonte despejar, Já é hora e Outro tom, composições gravadas por Antonio Adolfo no álbum Continuidade… (1980), sendo que A cada dia que passa trazia a voz aveludada de Emilio Santiago (1946 – 2013) no registro original enquanto Outro tom foi lançada com a voz de Regininha, intérprete do sucesso Teletema.
Silêncio da aldeia se diferencia no repertório por ser a única música do álbum Outro Tom jamais gravada por Antonio Adolfo. Até então, o único registro fonográfico oficial de Silêncio da aldeia era o feito por Erasmo Carlos (1941 – 2022) no álbum Pelas esquinas de Ipanema (1978).
Já Acalanto (1977) aparece no disco de Carol Saboya pela primeira vez com a letra que já existia na época da gravação original feita por Adolfo para o álbum Feito em casa (1977), mas que não foi cantada por Adolfo naquela ocasião. No tributo de Carol, Acalanto aparece em medley com Carola (1978) em gravação feita com a adesão de Antonio Adolfo, que compusera os dois temas em homenagem à filha então ainda criança (Carol nascera em 1975).
A única música mais conhecida do disco Outro tom é Aonde você vai, gravada por Adolfo em 1977 no álbum Feito em casa e amplificada, quatro décadas depois, na trilha sonora da série High maintenance (2016 – 2020), da HBO.
A gravação de Aonde você vai por Carol Saboya foi feita com a participação de Renato Teixeira, compositor com quem Antonio Adolfo vem firmando parceria na busca incessante por outros tons.
Capa do álbum ‘Outro Tom’, de Carol Saboya
Leo Aversa

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Katy Perry convida fã para o palco no show do Rock in Rio 2024

Published

on

By

Cantora se apresentou nesta sexta-feira (21). Katy Perry convidou fã para palco no Rock in Rio 2024
Reprodução/Globoplay
Encerrando a sexta-feira (20) do Rock in Rio, Katy Perry convidou um fã para sua apresentação no Rock in Rio 2024 nesta sexta-feira (21).
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
O jovem se apresentou como Douglas e disse que faz aniversário em 25 de outubro, mesmo dia da cantora. “Nós somos gêmeos de escorpião”, brincou Katy.
Ele disse que havia encontrado com a cantora na turnê de “Witness”, em 2017. “Oh, meu Deus. É tão bom te ver depois de sete anos. Eu deixei meu cabelo crescer.”
Juntos, eles dançaram “Swish Swish”.
Essa foi a quarta vez da americana no Brasil. Só no Rock in Rio, ela já se tinha se apresentado duas vezes (em 2011 e 2015).

Continue Reading

Festas e Rodeios

Rock in Rio tem sábado só com atrações brasileiras e estreia de sertanejo; veja como será o 6º dia

Published

on

By

‘Dia Brasil’ foi inspirado em ‘We are the world’, de 1985, ano de surgimento do festival e data que é celebração desta edição; veja VÍDEO.
Rock in Rio 2024: o melhor do dia 21
O Rock in Rio 2024 deste sábado (21) tem uma programação voltada exclusivamente à música nacional. É o Dia Brasil. Vão se apresentar artistas de sertanejo, samba, MPB, bossa nova, música clássica, rap, trap e pop.
Rock in Rio 2024: tire suas dúvidas sobre ingresso no celular, itens proibidos, serviços e transporte
É também neste sábado que acontece a estreia do sertanejo no festival. Pela primeira vez em 40 anos, o gênero tomará os palcos do Rock in Rio, com os artistas Chitãozinho e Xororó, Ana Castela, Luan Santana, Simone Mendes e Junior.
Os shows do Dia Brasil serão divididos por gênero musical, e cada um reunirá vários músicos.
Ana Castela na Festa do Peão de Americana
Julio Cesar Costa/g1
40 anos de festival
A edição que comemora os 40 anos do Rock in Rio segue até o dia 22 de setembro, na Cidade do Rock, zona oeste do Rio de Janeiro. No primeiro fim de semana, subiram ao palco Travis Scott, Imagine Dragons, Evanescence e Avenged Sevenfold. Katy Perry, Karol G, Mariah Carey, Akon, Shawn Mendes estão entre as atrações que ainda vão se apresentar.
Ainda há ingressos disponíveis para o dia 21 de setembro. As entradas estão à venda no site do evento.
Qual o line-up do Rock in Rio?
21 de setembro (sábado)
Palco Mundo
15h30 – Para sempre Trap, com Cabelinho, Filipe Ret, Kayblack, Matuê, Orochi, Ryan SP, Veigh
18h30 – Para sempre MPB, com Baianasystem, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Majur, Margareth Menezes, Ney Matogrosso e Gaby Amarantos
21h10 – Para sempre Sertanejo, com Chitãozinho e Xororó, Orquestra Heliópolis, Ana Castela, Júnior, Luan Santana e Simone Mendes
0h10 – Para sempre Rock, com Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty, Rogério Flausino, Toni Garrido
Palco Sunset
16h55 – Para sempre Rap, com Criolo, Djonga, Karol Conká, Marcelo D2, Rael
19h45 – Para sempre Samba, com Zeca Pagodinho, Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande de Pilares
22h35 – Para sempre Pop, com Duda Beat, Gloria Groove, Jão, Ludmilla, Luísa Sonza, Lulu Santos
Palco New Dance Order
22h – Para sempre Eletrônica, com Mochakk, Beltran X Classmatic, Eli Iwasa X Ratier, Maz X Antdot
Palco Espaço Favela
15h – Para sempre favela é Terra Indígena, com Kaê Guajajara convida Totonete e o grupo Dance Maré
17h – Para sempre Música Clássica, com Nathan Amaral, Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem
18h40 – Para sempre Baile de Favela, com Buchecha, Cidinho e Doca, Funk Orquestra, MC Carol, MC Kevin o Chris, Tati Quebra Barraco
20h40 – Para sempre Funk, com Livinho, Mc Don Juan, MC Dricka, MC Hariel, MC IG, MC PH
Palco Global Village
15h – Para sempre Jazz, com Antônio Adolfo, Joabe Reis, Joantahn Ferr e Leo Gandelman
17h – Para sempre Soul, com banda Black Rio, Cláudio Zoli, Hyldon
18h40 – Para sempre Bossa Nova, com Bossacucanova e Cris Delanno, Leila Pinheiro, Roberto Menescal, Wanda Sá
20h40 – Para Sempre Futuro Ancestral, com Gang do Eletro e Suraras do Tapajós
Palco Supernova
14h30 – Autoramas
16h – Vanguart
18h – Chico Chico
20h – Jean Tassy
22 de setembro (domingo)
Palco Mundo
16h40 – Luísa Sonza
19h – Ne-Yo
21h20 – Akon
0h – Shawn Mendes
Palco Sunset
15h30 – Homenagem a Alcione com Orquestra Sinfônica Brasileira, Diogo Nogueira, Mart’nália, Majur, Péricles, Maria Rita e Alcione
17h50 – Olodumbaiana
20h10 – Ney Matogrosso
22h45 – Mariah Carey
Palco New Dance Order
22h – Dubdogz
23h30 – Jetlag
1h – Bhaskar
2h30 – Kaskade
Palco Espaço Favela
16h – Luiz Otávio
19h – Livinho
21h – Belo
Palco Global Village
15h30 – Lia de Itamaracá
17h30 – Almério e Martins
19h15 – Angélique Kidjo
Palco Supernova
15h – LZ da França
17h – Gabriel Froede
18h30 – Zaynara
20h30 – DJ Topo

Continue Reading

Festas e Rodeios

Fãs voltam à época das discotecas e realizam sonho juvenil com show de Cyndi Lauper no Rock in Rio

Published

on

By

Dupla de amigas esteve no 1° Rock in Rio para ver Freddie Mercury e retornou para ver Cyndi Lauper. Fãs voltam à época das discotecas com show de Cyndi Lauper no Rock in Rio
Uma geração de frequentadores de matinês e discotecas viveu momentos de revival na noite desta sexta-feira (20), no Rock in Rio. O show de Cyndi Lauper fez quarentões e cinquentões — ou até mais velhos — reviverem grandes momentos da adolescência/juventude, quando curtiam as festas nos idos dos anos 80 e 90.
Para muitos fãs, a sensação é de estar em um grande flashback.
“É a primeira vez, eu acompanho ela desde os anos 80 e acho ela incrível, maravilhosa”, conta o funcionário público Wagner Rodrigues, de 58 anos.
“Acho que os fãs precisavam desse reencontro”, destaca a professora Fernanda Matos.
Cyndi Lauper canta em coro o sucesso ”Girls Just Want to Have Fun” no Rock in Rio
Uma senhora de 82 anos contou ao g1 que perdeu a apresentação da cantora em Buenos Aires durante a turnê da cantora pela América Latina em 2011 porque os ingressos esgotaram bem na vez de ela comprar. Agora, 13 anos depois, garantiu os bilhetes com cinco meses de antecedência para não perder a chance.
“Perdi em Buenos Aires, passei na porta do estádio e tinha acabado o ingresso. Chorei muito, agora o coração tá batendo forte”, conta Ana Maria.
“A Cindy sempre foi revolucionária, esteve à frente do tempo dela. Era um momento de liberdade e ela venceu todos os preconceitos”, conclui a professora Fernanda.
Um grupo de amigas, todas com blusas em alusão à música “Girls Just Wanna Have Fun” (assista acima), se emocionou com o início da apresentação.
Amigas desde o 1º Rock in Rio
Cyndi Lauper canta ”Time After Time” no Rock in Rio
A dupla de comadres Fátima Cruz e Isaelma Cardoso foi assistir ao show de Cyndi e se recordou dos tempos juvenis. Amigas há mais de 45 anos, elas se conheceram na faculdade e estiveram juntas na 1ª edição do Rock in Rio para ver o Freddie Mercury.
“Foi uma aventura, na época era lama, e agora estamos aqui juntas de novo e muito felizes por termos essa oportunidade, não tem preço”, declara Fátima.
“A Cyndi nos traz muitas recordações porque na época nós dançávamos muito”, conta Isaelma.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.