Connect with us

Festas e Rodeios

A força de Peninha na voz de Caetano Veloso se manifesta mais uma vez no show do cantor com Maria Bethânia

Published

on

A canção ‘Sozinho’ se impõe no roteiro como um dos momentos mais catárticos da turnê dos irmãos. Caetano Veloso no palco da Farmasi Arena, em 3 de agosto, na estreia carioca da turnê com Maria Bethânia
Marcos Hermes / Divulgação
♪ Às vezes, no silêncio da noite, fico imaginando que todo mundo – cantores, compositores produtores musicais, diretores de gravadoras… – pensa que sabe a fórmula do sucesso. Mas, na real, todo mundo a desconhece, e essa é a graça do negócio.
Terminada a primeira etapa da turnê Caetano & Bethânia, dá para cravar – pelas manifestações presenciais e nas redes sociais do público que lotou as quatro apresentações realizadas na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro (RJ) – que o número em que Caetano Veloso interpreta a canção Sozinho em set solo é um dos momentos mais catárticos do show.
Na estreia, em 3 de agosto, até integrantes da produção se esqueceram por alguns minutos do trabalho e fizeram coro com Caetano na canção de autoria de Peninha, compositor enquadrado no rol dos autores populares aos quais nunca é permitida a entrada no panteão da MPB pelas elites culturais.
Caetano canta Sozinho com os toques do próprio violão e do violão de Lucas Nunes em registro semelhante à gravação ao vivo lançada em 1998 pelo artista no disco Prenda minha.
Na época, impulsionado pela maciça execução de Sozinho nas rádios, o álbum ao vivo Prenda minha (originado do show baseado no disco Livro, de 1997) se tornou o título best-seller da discografia do cantor, ultrapassando o milhão de cópias vendidas. Um fenômeno inesperado – até porque a canção de Peninha já tinha sido lançada há então somente dois anos por Sandra de Sá em gravação que se tornou o hit do álbum A lua sabe quem eu sou, um dos discos mais aclamados da cantora.
O sucesso da gravação de Caetano prosseguiu ao longo de 1999 com a inclusão de Sozinho na trilha sonora da novela Suave veneno, atração da TV Globo.
Como a vida que ardia em verso da canção Segundo sol (Nando Reis), lançada por Cássia Eller (1962 – 2001) naquele ano de 1999, não tem explicação o sucesso fenomenal de Sozinho na voz de Caetano em 1998. Assim como não tem explicação o fato de, entre cerca de 40 músicas emblemáticas do roteiro do show da turnê Caetano & Bethânia, a força da canção Sozinho se manifestar e se impor mais uma vez em 2024.
Essa força está muito na canção em si, direta e simples como toda boa canção popular. Mas também na interpretação sedutora de Caetano. Ainda assim, não tem explicação. Porque o próprio Caetano Veloso voltou a pisar nesse terreno popular, ao gravar a tristonha canção Você não me ensinou a te esquecer (Fernando Mendes, José Wilson e Lucas, 1978) para a trilha sonora do filme Lisbela e o prisioneiro (2003), e alcançou um sucesso normal.
A canção de Fernando Mendes, aliás, também figura no set solo de Caetano no show com Bethânia. Sozinho é que já nasceu e permaneceu fora do padrão, escancarando que ninguém sabe fabricar um fenômeno. Ele simplesmente acontece. Ou não.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Rock in Rio 2024: Veja fotos do 5º dia

Published

on

By

Sexta-feira (20) tem shows de Ivete Sangalo, Cyndi Lauper, Karol G e Katy Perry no Palco Mundo. Iza e Gloria Gaynor são algumas das atrações do Palco Sunset. Luedji Luna no Palco Mundo do Rock in Rio
Miguel Folco/g1
Luedji Luna no Palco Mundo do Rock in Rio
Miguel Folco/g1
Luedji Luna no Palco Mundo do Rock in Rio
Miguel Folco/g1
Quinto dia de Rock in Rio
Thaís Espírito Santo/g1
Público chega para o quinto dia de Rock in Rio
Thaís Espírito Santo/g1
Público chega para o quinto dia de Rock in Rio
Thaís Espírito Santo/g1
Passagem de som no palco do Rock in Rio
Thaís Espírito Santo/g1
Público chega para o quinto dia de Rock in Rio
Thaís Espírito Santo/g1

Continue Reading

Festas e Rodeios

Rock in Milton é babado! Milton Cunha mostra os bastidores da Cidade do Rock e conversa com os trabalhadores

Published

on

By

Com um look iluminado, apresentador mostrou um pouco da rotina dos profissionais que fazem a magia acontecer. Rock in Milton é babado! Milton Cunha mostra os bastidores da Cidade do Rock e conversa com os trabalhadores
No quarto dia de Rock in Rio, Milton Cunha desbravou a Cidade do Rock e mostrou os bastidores do trabalho dos profissionais que colocam o festival de pé. O apresentador, com um look cheio de iluminação e brilho, entrevista os trabalhadores do RIR.
Milton mostrou que a Cidade do Rock tem até o serviço de guarda de trânsito para organizar o fluxo de pessoas nos bastidores do festival.
Para saber a opinião de quem organiza os trânsito nos bastidores do RIR, Milton Cunha se aventurou no meio dos carros elétricos que circulam na Cidade do Rock e ouviu a opinião dos motoristas de carros elétricos que fazem o transporte de profissionais no local.
“Pessoal é bem educado, Graças a Deus, está tudo sobre o controle”, contou um guarda de trânsito ao apresentador.
Já que saco vazio não para em pé, Milton Cunha foi conferir o movimento na praça de alimentação dos bastidores do festival, onde os trabalhadores fazem as refeições e aproveitam para descansar.
No meio do caminho, Milton encontrou também profissionais que estão tendo a primeira experiência de trabalho no festival e que veem o festival como uma oportunidade. “[O festival] dá bastante emprego para as pessoas que estão desempregadas. É um evento bem cultural para o nosso Brasil né?”, disse um trabalhador da Comlurb.
Pra fechar com chave de ouro, Milton aproveitou para se jogar em uma piscina de bolinhas presente nos bastidores da festa.
Milton Cunha se atira em piscina de bolinhas no Rock in Rio
Reprodução/RJ1
VEJA TAMBÉM:
Milton Cunha acompanha passagem de som na Cidade do Rock
Milton Cunha desbrava a Cidade do Rock
Milton Cunha testa a montanha-russa do Rock in Rio
Rock in Rio será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Fã de Katy Perry trabalha em 6 lugares para pagar ingressos, viaja 27 h de ônibus e chega 15 h antes na fila para garantir bom lugar

Published

on

By

A jovem Eduarda Cicheki, de 20 anos, é de Goiás e conheceu a cantora aos 8 anos enquanto navegava pelo YouTube procurando músicas da Kelly Key. À direita, a jovem Eduarda Cicheki
Thaís Espírito Santo/g1 Rio
Há limite para realizar o seu sonho de infância? Para a jovem estudante Eduarda Cicheki, de 20 anos, não. Ela enfrentou 27 horas de viagem de ônibus, de Goiás ao Rio de Janeiro, para ir ao Rock in Rio com um único objetivo: assistir ao show de Katy Perry, que se apresenta nesta sexta (20) no Palco Mundo.
Depois de chegar na Cidade Maravilhosa nessa quinta (19), ela acampou na porta do Copacabana Palace, onde a cantora está hospedada, na tentativa de vê-la. A jovem conta que só depois que ela saiu da calçada e foi descansar que a diva desceu e cumprimentou os fãs.
Isso não foi suficiente para desanimá-la. A fã conta que acordou às 3h30, se arrumou e saiu de onde estava hospedada, em Copacabana, para acampar na fila da Cidade do Rock — foi uma das primeiras a chegar, às 5h.
A peregrinação não começou por aí, no entanto. Para que esse sonho fosse possível, Eduarda trabalhou em seis lugares para pagar ingresso, transporte e estadia.
“Eu só tenho o dinheiro para voltar e mais nada. Vim com uma mão na frente e outra atrás. O pessoal na fila que está me dando comida, sanduíche, água, porque eu mesma não tenho dinheiro para comprar. Tô na base da fotossíntese, mas vou realizar meu sonho”, disse a jovem.
“Tudo que meus amigos falavam ‘tenho um trabalho’, eu topava. Fotógrafa, babá, cuidar de idoso, passear com cachorro, até prefeitura. Até capinar lote eu capinei”, relata.
Ela veio com jaquetas customizadas feitas por ela mesma, já que não tinha dinheiro para investir em um look.
“Eu usei tinta de tecido, guache, cola glitter, essas coisas foram doadas. Passei 2 semanas fazendo”, relata.
Eduarda é fã da artista desde os 8 anos, quando, por acaso, estava pesquisando músicas da Kelly Key no YouTube e acabou clicando em Katy Perry.
“Pensei: ‘vou ouvir, mas não devo gostar’. E corta para 12 anos depois, eu aqui fazendo loucuras porque sou muito fã. A minha energia tá em 1000%, nem o sol tá me abalando”, completa.
Festival será transmitido ao vivo todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Rock in Rio 2024: o melhor do dia 20

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.