Festas e Rodeios

‘Manas’, de Marianna Brennand, vence o GdA Director’s Award no Festival de Veneza

Published

on

Longa, que foi ovacionado em sua exibição no Festival, aborda o delicado tema de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na Ilha do Marajó. ‘Manas’, de Marianna Brennand, vence o GdA Director’s Award no Festival de Veneza
Divulgação
“Manas”, filme que marca a estreia de Marianna Brennand em longas de ficção, venceu o GDA Director’s Award, principal prêmio da Giornate Degli Autori, no Festival de Veneza.
O longa que foi ovacionado durante sua exibição na segunda-feira (2), aborda o delicado tema de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na Ilha do Marajó.
O anúncio da conquista do prêmio, que visa destacar obras autorais e cineastas emergentes com visão cinematográfica inovadora, foi feito nesta sexta-feira (6).
“Estou transbordando de felicidade e emoção. Esse prêmio é importante para mim como diretora, para toda a equipe brilhante que fez esse filme, para todas as ‘manas’ do Pará, do Brasil e do Mundo. E é um prêmio que eu recebo em nome do nosso cinema brasileiro. Ele representa nossa força, nossa verdade, nossa ousadia e coragem em resistir assim como nossa protagonista resiste e reage bravamente”, comemorou a diretora.
“Reconheceram a importância de uma história que precisa ser contada, dividida, porque ela é brasileira, mas universal. É possível tocar as pessoas com delicadeza, sem trazer mais violência para quebrar ciclos e padrões. Foi preciso ter coragem para fazer esse filme e espero que Manas possa lançar luz e encorajar mulheres a quebrarem silêncios e o tabu perpetuado por anos sobre todas as mulheres do mundo. Axé Manas”, seguiu Mariana.
“Manas” é uma produção da Inquietude, em coprodução com Globo Filmes, Canal Brasil, Pródigo e Fado Filmes (Portugal).
Protagonista estreante na atuação
No longa, Marcielle, uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA), começa a entender que o futuro não lhe reserva muitas opções.
O filme narra a história da jovem, que vive junto ao pai, Marcílio (Rômulo Braga), à mãe, Danielle (Fátima Macedo), e a três irmãos. Ela cultua a imagem de Claudinha, sua irmã mais velha, que teria partido para bem longe após “arrumar um homem bom” nas balsas que passam pela região. Conforme amadurece, Tielle vê ruírem muitas das suas idealizações e se percebe presa entre dois ambientes abusivos.
Preocupada com a irmã mais nova e ciente de que o futuro não lhe reserva muitas opções, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres da sua comunidade.
Selecionada para viver a protagonista Marcielle, Jamilli Correa não tinha qualquer experiência prévia com atuação e surpreendeu pela técnica que demonstrou ao longo de todo o processo.
“Eu sempre brinco que ela foi atriz em vidas passadas. A gente só destravou algo que já estava dentro dela. A Jamilli é uma força da natureza. Ela tem um silêncio preenchido que imprime na tela muitas nuances e uma inteligência cênica impressionante, qualidades raras”, elogia Mariana.
Papel de Dira Paes foi construído baseado em pessoas reais
Dira Paes interpreta a policial Aretha. O papel foi construído baseado em pessoas reais como o delegado Rodrigo Amorim, conhecido por combater a exploração sexual infantil nas balsas da região, e em Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, uma referência no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes na região Amazônica.
Além disso, segundo a diretora, a personagem foi escrita especialmente para Dia.
“Ela sempre foi um farol para mim, uma mulher que me inspira pelo seu ativismo, uma das grandes atrizes brasileiras e uma mulher paraense que conhece muito bem a realidade que abordamos no filme”, comenta Mariana.
A atriz também celebrou nas redes a conquista do prêmio. “Viva! Ganhamos melhor Filme da Giornate Degli Autori. É o cinema brasileiro.”
‘Manas’, de Marianna Brennand, vence o GdA Director’s Award no Festival de Veneza
Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.