Connect with us

Festas e Rodeios

Jota.Pê expõe o ouro do cancioneiro autoral em show feito no Rio com a voz, o violão, a verve e a verdade do artista

Published

on

Jota.Pê canta e toca violão em show feito ontem, 6 de setembro, no J Club, na casa Julieta de Serpa, na cidade do Rio de Janeiro (RJ)
Rodrigo Goffredo
♫ OPINIÃO SOBRE SHOW
Título: Se o meu peito fosse o mundo
Artista: Jota.Pê
Data e local: 6 de setembro de 2024 no J Club da Casa Julieta de Serpa (Rio de Janeiro, RJ)
Cotação: ★ ★ ★ ★
♪ Quando João Paulo Gomes da Silva entrou no palco do J Club e soltou a voz em abordagem a capella de Oceano (Djavan, 1989), o canto encorpado do intérprete já deixou claro que havia ali um artista de verdade.
Na certidão musical, João Paulo é Jota.Pê, cantor em ascensão, sobretudo desde a edição do segundo álbum, Se o meu peito fosse o mundo (2023 / 2024).
Durante cerca de uma hora e dez minutos, Jota.Pê deu voz aveludada a músicas do repertório autoral, arriscou pisadas em terrenos alheios – como a abordagem macia da canção À primeira vista (Chico César, 1995) e o canto reverente de A ordem natural das coisas (Damien Seth e Emicida, 2019) – e tocou um violão muito competente, saindo vitorioso do palco.
Fazer show de voz e violão é como se desnudar diante da plateia, sobretudo na era digital em que imperam batidas e processadores de áudio, entre outros artifícios usados para (tentar) abafar fragilidades melódicas, harmônicas e/ou vocais.
Vestido com as já notórias classe e elegância, Jota.Pê encarou a nudez artística e a plateia afável do Rio de Janeiro (RJ) em show que reiterou o talento sobressalente deste paulista de 31 anos – nascido em Osasco (SP) em 14 de fevereiro de 1993 – tanto como cantor quanto como compositor.
Da beleza de Preta rainha (2022) ao balanço black de Quem é Juão (2024), canção autobiográfica que arrematou o bis, Jota.Pê segurou o público, seguindo roteiro que alternou canções que destilaram dores elegantes – casos de Abrigo (2021) e Folha (2023) – com composições que se erguem em ondas mais agitadas, como Feito maré (Jota.Pê e José Gil, 2024), música gravada pelo cantor com o trio Gilsons, e como Crônicas de um sonhador (2015), tema-título do primeiro álbum do artista, lançado há nove anos.
Falante, Jota.Pê se comunicou bem com o público, incentivando o coro da plateia (que já conhecia as músicas) e contando com verve histórias sobre as canções. Mas, elas, as canções se sustentariam sem papo. Difícil resistir ao balanço de Tá aê (Jota.Pê e Theodoro Nagô, 2023), música banhada tanto pela obra de Mayra Andrade como pela ancestralidade do suingue afro-brasileiro.
Caminhos (Jota.Pê e João Cavalcanti, 2024) apontou a rota final do show, quando o cantor fez cair Garoa (2021) – música-título de EP lançado pelo artista há três anos – antes do bis, iniciado com Comum (2022), tema do repertório do duo ÀVUÀ, formado em 2020 por Jota.Pê com Bruna Black.
Tesouro do cancioneiro autoral do artista, que já surgiu em disco no formato de voz e violão, a canção Ouro marrom (2024) é joia que reluziu no show com toda a sensibilidade e verdade que guiam Jota.Pê em trajetória que deverá elevar ainda mais o cantor e compositor em futuros discos e shows.
Jota.Pê canta músicas autorais como ‘Abrigo’, ‘Caminhos’, ‘Feito maré’, ‘Folha’ e ‘Ouro marrom’ em show na casa carioca J Club
Rodrigo Goffredo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Pedro Sampaio faz show dançante à la TikTok e anima público no Rock in Rio, mesmo com estrutura reduzida

Published

on

By

DJ e cantor abriu a programação do dia no Rock in Rio 2024. Pouco antes do show, uma estrutura precisou ser retirada por causa dos ventos. Pedro Sampaio no Palco Sunset do Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1
O DJ e cantor Pedro Sampaio fez seu primeiro show no Rock in Rio nesta quinta-feira (19). O artista foi a primeira atração do Palco Sunset, inaugurando a segunda semana de festival.
Minutos antes da apresentação começar, uma estrutura suspensa precisou ser retirada por causa dos ventos fortes – que ameaçariam a segurança da suspensão. A mudança de planos não pareceu afetar o cantor, que fez um show dançante com muitas coreografias de TikTok. Os fãs, jovens em sua maior parte, sabiam os passos de cor.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
A abertura do Sunset costuma ser o único show no sol, mas nesta quinta o calorão deu uma trégua na Cidade do Rock, e a previsão da Climatempo é de que a sensação térmica não passe de 30°C.
No início do show, Pedro Sampaio garantiu: “Faça chuva ou faça sol”, nada o impediria de fazer um dos melhores shows da sua carreira.
Do pop ao funk de favela, a Cidade do Rock se tornou um grande bailão – como manda um de seus versos. Saindo das trends atuais, o show resgatou ainda Bonde das Maravilhas, Bonde do Tigrão, Tati Quebra Barraco e Valesca Popozuda.
Pedro Sampaio no Palco Sunset do Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1
O setlist contou com vários trechos de músicas, em sua maioria funk. O artista também incluiu faixas em inglês em novos ritmos, de “Gimme More”, de Britney Spears, a “Set Fire to the Rain”, da cantora britânica Adele.
No fim do show, ele contou a história de seu novo álbum, chamado “Astro”.
“Alguns meses atrás eu pousei numa cidade pequena no litoral de São Paulo. Naquele dia eu não imaginava, mas encontrei um menino chamado Thiago. Ele começou a me gritar e disse que era cantor, e pediu para cantar. Eu quero compartilhar essa história para que vocês não percam a esperança nos sonhos de vocês. Ele foi luz na minha vida e vai ser na de vocês”.
Pedro mostrou um vídeo do menino cantando e disse que foi a criança quem inspirou o novo disco. O jovem Thiago foi chamado para o palco para cantar com o artista.
“Você realizou meu sonho. Você me levou do aeroporto pro palco e do palco pro mundo. Eu te amo”, declarou o jovem após encerrar a canção.
Thiago, que saiu emocionado, foi ovacionado pelo público que gritava seu nome.
Prestes a deixar o palco, já perto de estourar o horário, o público implorou que Pedro Sampaio cantasse um de seus hits, “Cavalinho”. A voz do povo foi ouvida, e o cantor apresentou o hit. Encerrou em seguida, com “Tempos Modernos” (versão do clássico de Lulu Santos), e sua assinatura, “PE-DRO SAM-PAIO”.
Cartela resenha crítica g1
g1

Continue Reading

Festas e Rodeios

Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio

Published

on

By

Cantor esteve no Parque Bondinho Pão de Açúcar e no heliponto no Morro da Urca para registrar imagens com seu violão. Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio
Divulgação
Horas antes de subir ao palco do Rock in Rio na noite desta quinta-feira (19), Ed Sheeran visitou alguns pontos turísticos da cidade para gravar um vídeo.
Acompanhado de sua equipe e de um violão, Sheeran esteve no Parque Bondinho Pão de Açúcar e heliponto no Morro da Urca.
O cantor passeou pelo parque, gravou imagens dentro do bondinho e cumprimentou os fãs que estavam no local.
Durante o passeio, ele ainda fez uma postagem nas redes sociais dizendo: “Eu amo estar de volta! Não vamos deixar que demore tanto de novo, hein, Brasil?”.
Ed Sheeran é uma das atrações do Rock in Rio e fecha o Palco Mundo na noite desta quinta-feira (19).
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio
Divulgação
Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio
Divulgação
Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio
Divulgação

Continue Reading

Festas e Rodeios

Roberto Medina diz que está feliz com o resultado do Rock in Rio: ‘Sou um catador de sorrisos’

Published

on

By

Empresário fez ‘primeiro passeio’ pela Cidade do Rock e disse que está satisfeito com edição do festival. ‘A gente cria uma bolha de alegria na nossa cidade’, disse. Roberto Medina faz passeio pelo Rock in Rio.
Rafa
No seu primeiro passeio pela Cidade do Rock, o empresário Roberto Medina afirmou que “está feliz” com o resultado do 40° aniversário do festival e disse que esse é um espaço “de alegria”.
“Eu estou muito feliz (com o que estou vendo). Essa é a primeira vez que consigo sair do meu bunker e estou muito feliz. Mais uma vez essa é uma demonstração de pessoas unidas, felizes. A gente cria uma bolha de alegria na nossa cidade e eu sou um catador de sorrisos”, disse o empresário ao g1 no momento em que passava pelo Global Village.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
No Global Village, Medina afirmou que o espaço foi criado para unir as pessoas.
Espaço de 7.500 metros na Cidade do Rock, o local conta com uma cenografia inspirada em ícones arquitetônicos de todo o mundo, onde as pessoas podem andam por uma rua, entrar em lojas e experimentar a gastronômia de diversos países.
“Estou muito feliz porque isso aqui ganhou vida. Há anos eu estava desenhando isso com a coreógrafa e o pessoa que faz a roupa. Agora ver ao vivo é outra coisa. Saiu de dentro da gente. Estamos num momento muito difícil do mundo, que as pessoas não estão se falando e isso aqui tem o papel de unir as pessoas. Essa é uma mensagem de paz que a gente está dando com esses continentes aqui”.
Medina também revelou que o show mais aguardado por ele é o do britânico Ed Sheeran.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.