Connect with us

Festas e Rodeios

Guinga tem músicas iluminadas pela artista italiana Joia Luz no EP ‘Noturna’

Published

on

Capa do EP ‘Noturna’, de Joia Luz com participação de Guinga
Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ A obra autoral do compositor e violonista carioca Guinga ecoa há anos além das fronteiras do Brasil, reverberando sobretudo em países da Europa como a Itália. Tanto que dois artistas italianos já dedicaram discos ao cancioneiro do artista. E Guinga figura em todos esses discos.
Há 20 anos, Guinga se uniu ao clarinetista italiano Gabriele Mirabassi no álbum Graffiando vento (2004). Em 2018, os artistas repetiram a parceria fonográfica no álbum Passos e assovio – Guinga invites Gabriele Mirabassi.
Agora é a vez de Joia Luz, cantora e multi-instrumentista italiana nascida em Roma, em 1999, com o nome de Gioia Persichetti,. Na próxima quarta-feira, 11 de setembro, a gravadora Kuarup põe no mundo um EP, Noturna, gravado por Joia Luz com Guinga em estúdio situado nas montanhas de Petrópolis (RJ), cidade da região serrana do estado do Rio de Janeiro (RJ).
Em imersão de quatro dias, com o técnico de som Sérgio Lima, Joia e Guinga deram forma aos registros de quatro músicas. A seleção de repertório do EP Noturna inclui Choro pro Zé (Guinga e Aldir Blanc, 1993), Fonte abandonada (Guinga e Paulo César Pinheiro, 2003), o fado Navegantes (Guinga e Paulo César Pinheiro, 2014) e a recente canção Jogo de damas (2021).
Embora o cancioneiro de Guinga tenha música intitulada Noturna, composta com Paulo César Pinheiro e lançada em 1987 em disco de Alaíde Costa, essa música ficou fora da seleção de Joia Luz.
Filha do violonista Gianluca Persichetti, a cantora italiana cresceu em família apaixonada pela música brasileira e conhece Guinga desde os nove anos.
“Guinga era amigo do meu pai. Já naquela idade, eu conhecia a obra do Guinga, pois a música dele era muito ouvida por toda a minha família. Desde então, Guinga se apaixonou pela minha voz e, sempre que podia, me convidava para cantar com ele, mesmo eu sendo muito nova. Foi criada entre a gente uma relação próxima, apesar das nossas diferenças de idade e nacionalidade”, ressalta Joia Luz, atualmente com 25 anos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Valsas de Garoto ressurgem em álbum do duo do violonista André Siqueira com o acordeonista Toninho Ferragutti

Published

on

By

Disco sai em 27 de setembro com participações de Paulo Bellinati, Ricardo Herz e Alexandre Ribeiro. Toninho Ferragutti (à esquerda) e André Siqueira abordam dez temas no álbum ‘Valsas de Garoto’
Paulo Rapoport / Divulgação Selo Sesc
♫ NOTÍCIA
♪ Além de ter sido violonista desbravador de inusitados caminhos harmônicos, o músico e compositor paulistano Aníbal Augusto Sardinha (28 de junho 1915 – 3 de maio 1955) – imortalizado como Garoto na música brasileira – legou cancioneiro modernista.
Parte dessa obra autoral foi documentada no livro Choros de Garoto (2017), editado há sete anos com partituras de 67 composições do artista.
Foi nesse livro que o violonista André Siqueira encontrou as dez valsas que compõem o repertório do vindouro álbum idealizado por Siqueira e gravado pelo violonista em duo com o acordeonista Toninho Ferragutti entre fevereiro e março de 2024 no Estúdio Riviére (Ribeirão Preto, SP) e no Space Blues Studio (São Paulo, SP).
Intitulado justamente Valsas de Garoto, o disco chega ao mundo em 27 de setembro, em edição do Selo Sesc. A ideia foi oferecer novo olhar sobre os dez temas sem desfigurar a arquitetura original das composições.
Ao longo do álbum Valsas de Garoto, o duo se transforma em trios com as adesões do violonista Paulo Bellinati (na faixa A cruz de ouro), do clarinetista Alexandre Ribeiro (em Dugenir) e do violinista Ricardo Herz (em Luar de Areal).
Formatado com arranjos dos próprios André Siqueira e Toninho Ferragutti, produtores musicais do disco, o repertório é composto por valsas como Desvairada, Dias felizes, Doces lembranças, Estrela D’Alva, Sobre o mar, Naqueles velhos tempos e A nossa valsa.
Capa do álbum ‘Valsas de Garoto’, de André Siqueira e Toninho Ferragutti
Arte de Nilton Andrade Bergamin

Continue Reading

Festas e Rodeios

Academia Brasileira de Cinema anuncia nomes dos 6 filmes que concorrem a uma vaga para representar o Brasil no Oscar

Published

on

By

Filme que será o representante do país para tentar uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional da premiação será anunciado em 23 de setembro. ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, é um dos indicados pela Academia Brasileira de Cinema para concorer vaga para representar o Brasil no Oscar
Divulgação
A Academia Brasileira de Cinema divulgou, nesta segunda-feira (3), os nomes dos 6 filmes que vão concorrer a uma vaga para representar o Brasil no Oscar.
Os longas foram pré-selecionados entre 12 obras inicialmente inscritas. Na próxima segunda-feira (23), será divulgado o nome do filme escolhido para ser o indicado pelo Brasil para tentar uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional do Oscar 2025.
Premiado como melhor roteiro no Festival de Veneza, “Ainda Estou Aqui”, filme de Walter Salles, está entre os selecionados.
Veja lista dos 6 filmes aprovados pela Academia Brasileira de Cinema para concorrem a uma vaga para representar o Brasil no Oscar:
“Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles
“Cidade Campo”, de Juliana Rojas
“Levante”, de Lillah Halla
“Motel Destino”, de Karim Aïnouz
“Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges
“Sem Coração”, de Nara Normande e Tião
Leia também:
Atuação de Fernanda Torres em ‘Ainda Estou Aqui’ é elogiada por crítica internacional: ‘Deve catapultá-la a prêmios’
‘Motel Destino’, de Karim Aïnouz, é selecionado para a competição pela Palma de Ouro do Festival de Cannes
Filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” é aplaudido por 10 minutos no Festival de Veneza
Leia sinopse dos 6 filmes aprovados pela Academia Brasileira de Cinema para concorrem a uma vaga para representar o Brasil no Oscar:
“Ainda estou aqui” (Direção: Walter Salles)
Sinopse: Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice – cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas – é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país.
“Cidade Campo” (Direção: Juliana Rojas)
Sinopse: O filme apresenta duas histórias sobre migração entre a cidade e o campo. Na primeira parte, após o rompimento de uma barragem inundar sua terra natal, a trabalhadora rural Joana se muda para São Paulo para encontrar sua irmã Tânia, que mora com o neto Jaime. Joana luta para sobreviver na “cidade do trabalho”. Na segunda parte, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. A natureza obriga as duas mulheres a enfrentar frustrações e lidar com memórias e fantasmas.
“Levante” (Direção: Lillah Halla)
Sinopse: A futura liberdade e autonomia de Sofía, uma jovem jogadora de vôlei, são ameaçadas por um conservador e violento efeito manada… Às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, Sofía (17), descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço, mas nem Sofía nem aqueles que a amam estão dispostos a se render ante o fervor cego da manada.
“Motel Destino” (Direção: Karim Aïnouz)
Sinopse: O Motel Destino em tons de neon é um hotel de sexo à beira da estrada sob o céu azul ardente da costa do Norte do Brasil, administrado pelo boorish Elias e sua frustrada e bela esposa Dayana. Quando Heraldo, de 21 anos, se vê no motel, depois de errar um golpe e fugir da polícia e da gangue que ele decepcionou, Dayana se vê intrigada e o deixa ficar. Enquanto os dois navegam em uma dança de poder, desejo e libertação, um perigoso plano de liberdade surge. Neste noir tropical, lealdades e desejos se entrelaçam, revelando que o destino tem seu próprio design enigmático.
“Saudade fez morada aqui dentro” (Direção: Haroldo Borges)
Sinopse: Bruno é um menino de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o filme converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo.
“Sem coração” (Direção: Nara Normande e Tião)
Sinopse: Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Yasmin Brunet usou os melhores looks no 1º final de semana do Rock in Rio, segundo leitores do g1

Published

on

By

Modelo ficou nas duas primeiras posições da votação. Juliana Paes ficou com a terceira colocação entre os favoritos. Yasmin Brunet usou os melhores looks no 1º final de semana do Rock in Rio, segundo leitores do g1
Rogério Fidalgo / Webert Belicio/ Agnews
Yasmin Brunet usou os melhores looks no primeiro final de semana do Rock in Rio, segundo leitores do g1. A modelo apareceu nas duas primeiras posições da enquete para escolher qual celebridade foi a mais bem vestida na cidade do rock nesses três primeiros dias de festival.
O look favorito foi o usado por Yasmin Brunet no primeiro dia de Rock in Rio, com 66,46% dos votos. Na ocasião, a ex-BBB optou por um top preto combinando com uma saia da mesma cor com argolas. Yasmin completou o look com uma bota de cano alto.
A modelo também ficou com a segunda posição (23,16%). Desta vez, com um vestido de malha todo transpassado, escolhido para ser o terceiro figurino dela para o evento. A peça usada por Yasmin está disponível para venda por R$ 990. Ela completou o look com a mesma bota usada no primeiro dia do evento.
As atrizes Juliana Paes e Camila Queiroz e a ex-BBB Alane Dias empataram na terceira posição, com 0,76% dos votos cada.
Juliana escolheu um look social composto por um colete preto junto com uma calça no mesmo tom e com cós branco. A atriz usou o visual para curtir o primeiro dia de festival junto com a família.
Já Camila Queiroz somou um vestido curto prata combinando com uma jaqueta jeans. Enquanto Alane apareceu com um conjuntinho de top e calça marrons. As peças contavam com bordados e detalhes em tom dourado.
O Rock in Rio será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Leitores do g1 escolhem os melhores looks de famosos no primeiro final de semana do Rock in Rio
g1
Juliana Paes vai ao primeiro dia de shows do Rock in Rio
AgNews
A atriz e apresentadora Camila Queiroz no Rock in Rio
Rogério Fidalgo / Agnews
A ex-BBB Alane Dias no segundo dia de Rock in Rio
Rogério Fidalgo / Agnews

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.