Connect with us

Festas e Rodeios

Obra autoral de Miriam Batucada vem à tona em disco que exibe a lírica e verve marginais da artista morta há 30 anos

Published

on

Songbook reúne 18 gravações inéditas de músicas em que a compositora paulistana abordou temas como insatisfação sexual e submissão feminina. Capa do songbook ‘Infiel, marginal e artista – As composições de Miriam Batucada’
Divulgação
♫ OPINIÃO SOBRE DISCO
Título: Infiel, marginal e artista – As composições de Miriam Batucada
Artistas: Ayrton Montarroyos, Áurea Martins, Blubell, Ceumar, Cida Moreira, Edy Star, Graziela Medori, Juliana Amaral, Leila Maria, Marcos Sacramento, Maria Alcina, Miriam Batucada, Paula Sanches, Silvia Machete, Vânia Bastos, Vange Milliet e Zeca Baleiro.
Cotação: ★ ★ ★ ★
♪ Ao lançar em junho o livro A história incompleta de Miriam Batucada (2024), o historiador e escritor paulistano Ricardo Santhiago teve merecidamente aclamada a oportuna biografia da esquecida cantora e compositora paulistana.
A única nota desafinada do lançamento é que o livro abafou o disco editado simultaneamente com 18 gravações inéditas do cancioneiro autoral da artista nascida com o nome de Miriam Ângela Lavecchia (28 de dezembro de 1946 – 2 de julho de 1994) e morta há 30 anos em injusto ostracismo.
Disponível em CD e em edição digital, o álbum Infiel, marginal e artista – As composições de Miriam Batucada expõe a lírica e a verve descaradas desta artista que transitou por vias marginais na obra e no mercado da música.
Basta citar o Samba do orgasmo, composto no início dos anos 1980 e revivido no disco por Marcos Sacramento, cantor escalado para dar voz a versos pioneiro na exposição da insatisfação sexual feminina nas relações como os machos insensíveis aos prazeres das mulheres.
O cancioneiro de Miriam Batucada bebe da graça e da vivacidade mostradas pela artista em apresentações em programas de TV – plataforma para a projeção nacional de Miriam em 1966 – e em shows em pequenas casas.
Contudo, há flashes de melancolia em Pra nada, canção em que a compositora lésbica escancara mágoas e dor de amor em letra escrita para uma mulher em gravação feita por Juliana Amaral, mas aberta pela voz da própria Miriam na leitura de carta endereçada a essa paixão (a voz de Miriam também abre e fecha o disco).
Angústias e desajustes da alma da artista também são acionadas por O robô (Viro gente), música gravada por Ceumar. Destaque da safra autoral de Miriam Batucada, o samba em tom menor Prendas do lar ganha o canto preciso de Cida Moreira, intérprete convidada a dar voz a uma letra escrita nos anos 1970 com inspiração na submissão da mãe de Miram, Maria Di Nardo, no cotidiano conjugal.
De modo geral, a melancolia é dissipada pela espirituosidade da compositora na maior parte do disco. E, verdade seja dita, Ricardo Santhiago escalou o elenco com total acerto.
Ninguém melhor do que Edy Star para iluminar Estrela do cabaré – bolero exacerbado em clima brega sobre o esplendor de travesti em boate – em registro que embute citação de Ave Maria (Charles Gounod sobre prelúdio de Bach, 1853). Da mesma forma, Silvia Machete é talhada para cantar Fui procurar um psicanalista, tema resultante da junção de um samba com um tango.
Compositor também movido pela verve, Zeca Baleiro se acomoda bem em Cobertura na Bela Vista, samba com crônica de São Paulo (SP), cidade natal da compositora nascida no bairro da Mooca, berço de descendentes de imigrantes italianos. Aliás, o samba Nasci em São Paulo, cantado por Vânia Bastos, traça a biografia da artista.
Cantora diplomada na noite carioca, Áurea Martins também está à vontade no universo de Crooner de orquestra enquanto Maria Alcina puxa com a habitual exuberância a marcha Desmascarando a cara, parceria de Miriam com Renato Barbosa, também coautor de Chorinho brasileiro, confiado ao canto preciso de Ayrton Montarroyos. Merece também menção honrosa a graciosidade do canto de Graziela Medori em Gente fina é a mesma coisa, samba da parceria de Miriam com Renato Barbosa.
Paula Sanches deita e rola nos breques do samba Complexo de cabeleireira (Belo rapaz), reavivando uma das marcas registradas do canto e da obra de Miriam Batucada. Já Blubell acerta o tom irônico de Nordestina paulistana, sátira de Miriam Batucada sobre a explosão de cantores do nordeste na segunda metade dos anos 1970.
Enfim, o álbum Infiel, marginal e artista – As composições de Miriam Batucada é songbook que complementa com brilho o heroico trabalho de Ricardo Santhiago para trazer à tona a história incompleta de Miriam Batucada.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Pedro Sampaio faz show dançante à la TikTok e anima público no Rock in Rio, mesmo com estrutura reduzida

Published

on

By

DJ e cantor abriu a programação do dia no Rock in Rio 2024. Pouco antes do show, uma estrutura precisou ser retirada por causa dos ventos. Pedro Sampaio no Palco Sunset do Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1
O DJ e cantor Pedro Sampaio fez seu primeiro show no Rock in Rio nesta quinta-feira (19). O artista foi a primeira atração do Palco Sunset, inaugurando a segunda semana de festival.
Minutos antes da apresentação começar, uma estrutura suspensa precisou ser retirada por causa dos ventos fortes – que ameaçariam a segurança da suspensão. A mudança de planos não pareceu afetar o cantor, que fez um show dançante com muitas coreografias de TikTok. Os fãs, jovens em sua maior parte, sabiam os passos de cor.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
A abertura do Sunset costuma ser o único show no sol, mas nesta quinta o calorão deu uma trégua na Cidade do Rock, e a previsão da Climatempo é de que a sensação térmica não passe de 30°C.
No início do show, Pedro Sampaio garantiu: “Faça chuva ou faça sol”, nada o impediria de fazer um dos melhores shows da sua carreira.
Do pop ao funk de favela, a Cidade do Rock se tornou um grande bailão – como manda um de seus versos. Saindo das trends atuais, o show resgatou ainda Bonde das Maravilhas, Bonde do Tigrão, Tati Quebra Barraco e Valesca Popozuda.
Pedro Sampaio no Palco Sunset do Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1
O setlist contou com vários trechos de músicas, em sua maioria funk. O artista também incluiu faixas em inglês em novos ritmos, de “Gimme More”, de Britney Spears, a “Set Fire to the Rain”, da cantora britânica Adele.
No fim do show, ele contou a história de seu novo álbum, chamado “Astro”.
“Alguns meses atrás eu pousei numa cidade pequena no litoral de São Paulo. Naquele dia eu não imaginava, mas encontrei um menino chamado Thiago. Ele começou a me gritar e disse que era cantor, e pediu para cantar. Eu quero compartilhar essa história para que vocês não percam a esperança nos sonhos de vocês. Ele foi luz na minha vida e vai ser na de vocês”.
Pedro mostrou um vídeo do menino cantando e disse que foi a criança quem inspirou o novo disco. O jovem Thiago foi chamado para o palco para cantar com o artista.
“Você realizou meu sonho. Você me levou do aeroporto pro palco e do palco pro mundo. Eu te amo”, declarou o jovem após encerrar a canção.
Thiago, que saiu emocionado, foi ovacionado pelo público que gritava seu nome.
Prestes a deixar o palco, já perto de estourar o horário, o público implorou que Pedro Sampaio cantasse um de seus hits, “Cavalinho”. A voz do povo foi ouvida, e o cantor apresentou o hit. Encerrou em seguida, com “Tempos Modernos” (versão do clássico de Lulu Santos), e sua assinatura, “PE-DRO SAM-PAIO”.
Cartela resenha crítica g1
g1

Continue Reading

Festas e Rodeios

Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio

Published

on

By

Cantor esteve no Parque Bondinho Pão de Açúcar e no heliponto no Morro da Urca para registrar imagens com seu violão. Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio
Divulgação
Horas antes de subir ao palco do Rock in Rio na noite desta quinta-feira (19), Ed Sheeran visitou alguns pontos turísticos da cidade para gravar um vídeo.
Acompanhado de sua equipe e de um violão, Sheeran esteve no Parque Bondinho Pão de Açúcar e heliponto no Morro da Urca.
O cantor passeou pelo parque, gravou imagens dentro do bondinho e cumprimentou os fãs que estavam no local.
Durante o passeio, ele ainda fez uma postagem nas redes sociais dizendo: “Eu amo estar de volta! Não vamos deixar que demore tanto de novo, hein, Brasil?”.
Ed Sheeran é uma das atrações do Rock in Rio e fecha o Palco Mundo na noite desta quinta-feira (19).
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio
Divulgação
Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio
Divulgação
Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio
Divulgação

Continue Reading

Festas e Rodeios

Roberto Medina diz que está feliz com o resultado do Rock in Rio: ‘Sou um catador de sorrisos’

Published

on

By

Empresário fez ‘primeiro passeio’ pela Cidade do Rock e disse que está satisfeito com edição do festival. ‘A gente cria uma bolha de alegria na nossa cidade’, disse. Roberto Medina faz passeio pelo Rock in Rio.
Rafa
No seu primeiro passeio pela Cidade do Rock, o empresário Roberto Medina afirmou que “está feliz” com o resultado do 40° aniversário do festival e disse que esse é um espaço “de alegria”.
“Eu estou muito feliz (com o que estou vendo). Essa é a primeira vez que consigo sair do meu bunker e estou muito feliz. Mais uma vez essa é uma demonstração de pessoas unidas, felizes. A gente cria uma bolha de alegria na nossa cidade e eu sou um catador de sorrisos”, disse o empresário ao g1 no momento em que passava pelo Global Village.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
No Global Village, Medina afirmou que o espaço foi criado para unir as pessoas.
Espaço de 7.500 metros na Cidade do Rock, o local conta com uma cenografia inspirada em ícones arquitetônicos de todo o mundo, onde as pessoas podem andam por uma rua, entrar em lojas e experimentar a gastronômia de diversos países.
“Estou muito feliz porque isso aqui ganhou vida. Há anos eu estava desenhando isso com a coreógrafa e o pessoa que faz a roupa. Agora ver ao vivo é outra coisa. Saiu de dentro da gente. Estamos num momento muito difícil do mundo, que as pessoas não estão se falando e isso aqui tem o papel de unir as pessoas. Essa é uma mensagem de paz que a gente está dando com esses continentes aqui”.
Medina também revelou que o show mais aguardado por ele é o do britânico Ed Sheeran.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.