Connect with us

Festas e Rodeios

‘Candomblé me permitiu entender a fé’, diz Maria Rita ao lançar EP ‘Desse Jeito’

Published

on

Ao g1, cantora fala sobre os 20 anos de carreira, a estreia como compositora, show no Rock in Rio em setembro e traumas do passado. ‘Sou uma sobrevivente de inúmeras situações’. Maria Rita está cheia de assunto. Ela lançou “Desse Jeito”, EP de samba após mudança de gravadora, na quinta (18). No disco, estreia como compositora e há três anos tem tido um encontro “incrível e revolucionário” no candomblé. Veja entrevista em vídeo abaixo.
A cantora paulistana também está envolvida na preparação de um show “pancada”, na definição dela, para o Rock in Rio em setembro e chega ao vigésimo ano da carreira com modéstia: “Acho que nem eu sabia que ia durar tanto tempo assim”.
Maria Rita fala sobre encontro com a fé no candomblé: ‘Acolhimento e amparo’
A entrada para o candomblé foi tão intensa para Maria Rita, que ela até se emociona ao falar do assunto.
“É um alívio não me sentir mais tão desamparada e sozinha sobre tantos aspectos. O candomblé me permitiu entender a fé”.
Perto de chegar aos 45 anos, ela diz que a solidão sempre fez e segue fazendo parte de sua vida. O aniversário da cantora é no dia 9 de setembro.
“Sou uma sobrevivente de inúmeras situações, da perda de uma mãe… Começou a ficar confuso aos quatro anos de idade, então você vê 41 anos de confusão mental, de solidão, de abandono, de uma série de desafios”, enumera ela, que é filha de Elis Regina (1945-1982) com o músico e produtor César Camargo Mariano.
Maria Rita lança EP ‘Desse Jeito’
Divulgação/Renato Nascimento
“A solidão sempre foi uma coisa muito palpável, muito próxima. A ponto de eu mais me entender sozinha, mas é muito melhor não ser sozinha, né?”
Ao ser perguntada se hoje está bem, ela solta um gargalhada: “Nunca… Que que é isso de estar bem?” Apesar do peso das falas anteriores, Maria diz que, hoje, se sente segura de si e “menos suscetível a desmontar diante de ataques que acontecem para nós, mulheres”.
‘Não sei mais viver sem o samba’
No primeiro e elogiado álbum da carreira, Maria Rita já cantava samba. “Cara Valente”, escrita por Marcelo Camelo (do Los Hermanos), foi um dos grandes sucessos do disco que vendeu mais de um milhão de cópias.
Maria Rita
Renato Nascimento / Divulgação
Toda a influência do jazz e MPB ficam claras na estreia de 2003 e no álbum seguinte, “Segundo”. Em 2007, com “Samba Meu”, Maria Rita faz uma turnê de três anos onde o couro comeu, como ela canta em “Casa de Noca”, samba de Elcio do Pagode, Nei Jota Carlos e Serginho Meriti.
“Fiquei um mês chorando toda noite quando a turnê acabou. Chorava pensando: o que vou fazer agora? Como é que eu vivo sem?”, lembra ela.
Até se jogar de vez no samba, movimento que aconteceu em 2014 a partir de “Coração a Batucar”, ela ainda lançou “Elo” e “Redescobrir”, quando cantou as músicas da mãe.
“É importante falar que o samba é um terreiro, né? É ancestralidade brasileira. Fatalmente vai bater diferente em cada pessoa, embora seja a identidade nacional.”
Maria Rita estreia como compositora em ‘Desse Jeito’
Divulgação/Renato Nascimento
A cantora vai seguir cantando samba e não tem nenhuma intenção de fazer diferente. “A dúvida existe na cabeça dos outros. Não sei mais viver sem o samba há bastante tempo”.
“Existe o entendimento do que o terreiro do samba e o terreiro do candomblé têm a mesma raiz, mas por que eu caí nisso? Não vou ter como explicar, é só uma questão absolutamente espiritual.”
“Nada mexe mais comigo do que o grave do batuque, grave da pele de couro do surdo, aquele banjo que vem, a divisão, é um negócio….”, diz, empolgada.
Nova compositora na praça
Maria Rita sempre teve tino para escolher boas músicas para gravar como intérprete, mas partir de “Desse Jeito” entra também para a turma da composição. Das seis faixas, assina duas do EP.
Um belo dia, a cantora acordou com a melodia que viria a ser a de “Canção de erê dela” na cabeça, mas tinha certeza de que era de outra pessoa.
Maria Rita chora no bis do show ‘Amor e música’ em 2018
Divulgação / Guto Costa
Tanto que mandou mensagem para os amigos e músicos Pretinho da Serrinha e Fred Camacho perguntando de quem era aquilo.
Sem acreditar muito que estava criando, ela foi outro dia na casa de Pretinho e Rachell Luz, cantora e compositora paulistana casada com o músico, quando eles fizeram a letra da música que fecha o EP, com participação de Teresa Cristina.
“Por Vezes”, gravada com Thiaguinho, foi escrita em São Paulo com os irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira, da dupla Prettos.
“Está saindo de forma muito orgânica muito, baseado no instinto, na inspiração momentânea. Outro dia estava andando em São Paulo de carro, comecei a ver aquela cidade, surgiram umas ideias na cabeça. Até pensei ‘gente, que que está acontecendo, que canal é esse que abriu?’ Parei na esquina e comecei a escrever no celular”.
O EP, formato inédito na discografia da cantora, marca o primeiro pela Som Livre, após a saída da Universal, gravadora que ficou por dez anos. Ela reclama que não estava feliz com os planos da carreira.
“Sentia que estava ficando para trás no sentido da flexibilidade do mercado em lançar EPs, singles, fazer feats… Não estava sendo observada pelo meu entorno.”
Rock in Rio ‘pancada’
Maria Rita canta no show do Rock in Rio 2017
Alexandre Durão/G1
Maria canta no festival carioca no dia 10 de setembro, um dia após completar 45 anos, no palco Sunset. Coldplay, Camila Cabello, Bastille e Djavan tocam no Palco Mundo; veja horários dos shows.
Ela ainda não decidiu qual show vai fazer, mas tem duas opções: fazer o Samba da Maria “potente”, turnê que canta sambas clássicos, ou montar um novo show de sucessos revisitando aos 20 anos da carreira.
“Ainda não decidi isso e estou a uma semana dos ensaios. Não sei ainda qual telhado de vidro vou quebrar, mas não deixa de ser um bom problema. O que posso garantir é que vai ser pedrada, vai ser grande, vai ser forte”.
Vai ser a quinta vez da cantora no Rock in Rio. A estreia foi com uma participação no Baile em homenagem a Simonal em 2011.
Depois, ela fez um show cantando Gonzaguinha em 2013. Na edição seguinte, participou da homenagem aos 450 anos do Rio e em 2017 quando subiu ao palco com a cantora americana Melody Gardot.
20 anos de carreira
Maria Rita estreou na música nos shows do violonista Chico Pinheiro, em São Paulo, em 2002
Monalisa Lins/Estadão Conteúdo/Arquivo
Além do lançamento do EP, o momento é de celebração para a carreira de Maria Rita. Uma das primeiras aparições como cantora foi no show do violonista Chico Pinheiro, em São Paulo, em 2002.
“Estou aqui há 20 anos sem parar, sem tirar férias, produzindo, empregando pessoas, construindo uma história é muita gratidão. Acho que nem eu sabia que eu ia durar tanto tempo assim.”
“Sempre fico com uma paúra de se um dia meus filhos vão ter orgulho do meu legado, se o meu público vai ter orgulho do meu legado, se a história da música nacional vai ter orgulho do meu legado. Acho que eu estou no caminho legal, sabe?”
Se por um lado, Maria Rita está contente com uma carreira tão longeva, não dá para dizer que rola a mesma confiança quando o assunto é o Brasil e as eleições de outubro.
“Estou apreensiva, não sou da turma que acha que está tudo ganho, que uma vitória de Lula seja garantida. Acho que não vai ser tão simples assim, que venha outubro”.
Independentemente do resultado, ela acredita que 2023 vai ser um ano muito difícil:
“Vai ser um ano de absoluta frustração, porque é uma coisa é um governo do PT, um governo do Lula, depois de oito anos de Fernando Henrique. Outra coisa é depois de 4 anos de Bolsonaro. A diferença é gritante, o mundo mudou, a economia global mudou.”

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Lexa e MC Guimê se manifestam sobre dívida milionária de imóvel que se estende há anos; entenda o caso

Published

on

By

Cantor comprou mansão em 2016, antes de casamento com Lexa. Como a união foi feita por comunhão universal de bens, a justiça determinou que a cantora respondesse por dívidas, mesmo separada de artista. MC Guimê e Lexa em imagem de novembro de 2016
Celso Tavares/g1
Nos últimos dias, Lexa e MC Guimê usaram as redes sociais para se manifestar sobre uma dívida milionária de um imóvel, que se estende há anos.
A mansão, que fica em um condomínio de luxo em São Paulo, foi adquirida por Guimê em 2015, pouco mais de dois anos antes de o cantor se casar com Lexa. Os dois artistas se separaram em 2023, mas por terem sido casados em comunhão universal de bens, a justiça determinou, em setembro daquele ano, que a cantora responda pela dívida. (Entenda o caso mais abaixo).
“Esse imbróglio da casa já vem se estendendo há muito tempo. Tento acordo há anos, mas tento sozinha. Essa dívida é minha sozinha? Não. Não assinei (a compra) e não conheço os credores, mas como casei, a dívida que era do meu ex veio para mim também. Chegaram a aceitar o acordo que mandei, e eles mandaram uma contraproposta. Aceitei e depois eles pediram mais (dinheiro). Estou sozinha para resolver esse superproblema. É sempre mais, mais e mais. Não conheço essas pessoas e sou a única que estou tentando resolver”, afirmou Lexa.
Em 2021, quando o casal deixou a casa, o valor da dívida estava em R$ 2,7 milhões. Mas segundo a cantora, esse valor já dobrou.
“Se estava prestes a fechar o valor, por que agora é vexatório? Sendo que eles haviam concordado. Vocês acham certo eu pagar sozinha por isso? Perto do acordo ser fechado, pedirem mais o tempo todo. O que era x, agora é 2x”, desabafou a cantora.
MC Guimê pede desculpas a Lexa, Dania e Bruna
Lexa ainda afirmou que “tenta o acordo há anos”. “A outra pessoa não mexe nada para resolver. Desculpa o desabafo, mas não aguento mais esse assunto”, seguiu a cantora, alfinetando o ex.
Nesta segunda-feira (30), Guimê também fez uma breve postagens nas redes sociais sobre o assunto. Mas o cantor não deu detalhes sobre o andamento da negociação e afirmou que o caso será resolvido na justiça.
“Galera, mais uma vez falando sobre esse assunto aqui e serei breve pra não tomar muito nosso tempo, ok? Primeiro, entendo que um processo judicial que será resolvido somente em um âmbito judicial não deve ser debatido nas redes sociais. Aqui não traremos soluções para o problema. Sendo assim, os advogados responsáveis pela defesa continuarão lutando pelos nossos direitos”, começou o artista.
“Segundo, para as pessoas que estão cheias de ódio em seus corações, criticando severamente, com raiva comentando suas opiniões que não ajudarão em nada no caso, desejo que Deus traga paz e luz a vocês. Não entrem em conflitos alheiros e em discussões que não sabem 100% do que se passa. Cada um tem sua própria vida para cuidar e isso já deveria ser o bastante”, finalizou o artista.
Lexa e MC Guimê reatam casamento
Reprodução/Instagram
O que aconteceu?
Em 2015, antes de se casar com Lexa, Guimê comprou a mansão, mas não teria pago todas as parcelas. O cantor afirmou que decidiu comprar o imóvel e, sem se atentar aos detalhes da negociação, assinou um “contrato muito ruim”;
Inicialmente, de acordo com os cantores, foram realizados pagamentos a um suposto proprietário da casa. No entanto, um novo proprietário teria surgido, provado ser o verdadeiro dono da mansão, e o casal diz que passou a fazer o pagamento a ele;
Os antigos donos entraram na justiça e, em novembro de 2020, a Justiça foi favorável aos proprietários, determinando a reintegração de posse do imóvel;
À época, a dívida da posse do imóvel até a desocupação, que aconteceu em 2021, estava em R$ 2,7 milhões;
Em dezembro de 2021, os proprietários do imóvel pediram que a sentença fosse cumprida.
Em 2023, em nota enviada ao g1, Márcia Pessoa, proprietária da casa, disse que “em dezembro de 2021, teve a reintegração de posse concedida em seu nome, desde então fez uso da mesma e passou a pôr as contas deixadas para traz em ordem. Como por exemplo o IPTU na faixa de R$ 170 mil, contas de consumo de água e luz”;
Em março de 2023, Lexa anunciou o fim do seu relacionamento com Guimê após o cantor passar a mão em uma participante mexicana durante sua participação no “BBB23”;
No mesmo mês, a Justiça de São Paulo autorizou o bloqueio de até 30% dos rendimentos mensais da cantora Lexa para pagamento da dívida;
O casal reatou, mas se separou definitivamente em setembro de 2023. No mesmo mês, a Justiça determinou que a cantora respondesse por dívidas de Guimê. Eles se casaram com comunhão universal de bens.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, é entrevistado no g1 Ouviu ao vivo desta quarta-feira

Published

on

By

Cantor é o convidado do podcast de música do g1, com transmissão ao vivo no g1, no YouTube e no TikTok. Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, é entrevistado no g1 Ouviu ao vivo desta quarta-feira Cantor é o convidado do podcast de música do g1, com transmissão ao vivo no g1, no YouTube e no TikTok.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Após ter fiança negada, Sean ‘Diddy’ Combs entra com recurso e promete fazer testes de drogas caso seja solto

Published

on

By

Combs apresentou novo recurso após juízes considerarem que ele representaria um risco à segurança da comunidade e das testemunhas no caso. O rapper está detido sem fiança enquanto aguarda julgamento. Sean ‘Diddy’ Combs.
Mark Von Holden/Invision/AP
O rapper Sean “Diddy” Combs, que está detido sem direito a fiança, apresentou um novo pedido para ser liberado enquanto aguarda julgamento.
Combs entrou com o recurso pela segunda vez, após ter seu pedido de liberação mediante fiança negado no último dia 17. Para os juízes, o rapper representaria um risco à segurança da comunidade e das testemunhas no caso.
LEIA MAIS: Relembre as outras acusações que marcaram trajetória do rapper
Quem são os famosos citados nas notícias do escândalo
A nova apelação, registrada na última segunda-feira (30), não especifica nenhum argumento para que Combs seja solto. A equipe do rapper propõe a fiança de US$ 50 milhões, garantida pelo patrimônio de sua residência em Miami e de sua mãe.
Além disso, a proposta inclui restringir os visitantes de suas casas, permitindo apenas “família, zeladores da propriedade e amigos que não fossem considerados co-conspiradores”, diz o documento. Especificamente, nenhuma mulher fora dos membros da família e as mães de seus filhos teriam permissão para visitar Combs.
O rapper também não poderia contatar testemunhas do grande júri e se comprometeria a fazer testes de drogas semanalmente.
Na carta divulgada no dia 17 de setembro, juízes e promotores alegaram que Combs havia contatado vítimas e testemunhas no caso, nos meses que antecederam sua prisão. Ele teria pedido por sua “amizade e apoio” e, às vezes, teria os convencido de que tudo não passava de “uma narrativa falsa”.
Combs está detido no Metropolitan Detention Center, em Nova York, prisão conhecida por ter “condições perigosas” e um histórico conturbado. A próxima audiência do rapper será no dia 9 de outubro.
Caso Diddy: entenda o que é fato sobre o caso
Acusações
Após meses de investigação, o rapper e empresário Sean “Diddy” Combs foi preso acusado de tráfico sexual, associação ilícita e promoção da prostituição, segundo a Promotoria de Nova York. Entenda ponto a ponto das acusações.
Ele se declarou inocente em tribunal. Segundo a imprensa internacional, caso seja julgado culpado das três acusações, Diddy pode ser condenado a prisão perpétua.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.