Connect with us

Festas e Rodeios

Veja momentos desde a posse em que governo Lula deu recados sobre diversidade

Published

on

Subida de Lula na rampa do Planalto com representantes do povo, adoção da ‘linguagem neutra’ em algumas cerimônias e primeira secretária travesti estão entre os exemplos. O governo Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse no último domingo (1º) e, desde então, foram passados diversos recados à população sobre a diversidade na população brasileira.
Entre esses recados, estão:
o momento em que Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto com representantes do povo;
a adoção da chamada linguagem neutra em algumas cerimônias;
o anúncio de que Symmy Larrat, travesti, será secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
O Brasil é um dos países signatários da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948, e que estabelece no Artigo 1º: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.”
Além disso, a Constituição Federal de 1988 estabelece que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.
O Brasil também é signatário do Pacto de São José da Costa Rica, que estabelece: “Toda pessoa tem direito ao respeito de sua honra e ao reconhecimento de sua dignidade.”
Atualmente, porém, vários indicadores mostram as diferenças de tratamento às quais setores da sociedade são submetidos. Por exemplo:
as mulheres recebem em média 20% menos que os homens se comparados trabalhadores com mesmo perfil de escolaridade, mesma idade e mesma categoria de ocupação;
trabalhadores pretos ganham em média 40,2% menos que os brancos;
somente 28% das pessoas com deficiência e em idade de trabalhar estão inseridas no mercado de trabalho;
empresas têm restrições para contratar LGBTQIA+.
Veja abaixo alguns dos recados dados pelo governo Lula sobre diversidade:
Subida da rampa e entrega da faixa
Tradicionalmente, o presidente da República sobe a rampa do Palácio do Planalto acompanhado da primeira-dama, do vice-presidente e da esposa do vice. Neste ano, Lula subiu a rampa com Janja, Geraldo Alckmin e Lu Alckmin, mas também com representantes do povo, como uma criança negra, um indígena, uma pessoa com deficiência e uma catadora.
Além disso, coube a esse grupo, representando os mais diversos setores da sociedade, entregar a faixa presidencial a Lula. O ex-presidente Jair Bolsonaro viajou para Orlando (EUA) e não passou a faixa a Lula.
Lula sobe a rampa com representantes do povo
Linguagem neutra em algumas cerimônias
Após tomarem posse no último domingo (1º), os ministros do novo governo fizeram cerimônias em cada pasta para marcar a troca de comando.
Em várias dessas cerimônias, foi usada a chamada linguagem neutra.
“Convidamos a todos, a todas e todes a se colocar em posição de respeito para execução do Hino Nacional”, afirmou a cerimonialista no evento que marcou o início oficial da gestão de Silvio Almeida como novo ministro dos Direitos Humanos.
Situações semelhantes se repetiram, por exemplo, nas cerimônias de Margareth Menezes (Cultura), Simone Tebet (Planejamento), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Marina Silva (Meio Ambiente) e Vinícius Marques de Carvalho (Controladoria-Geral da União).
Saiba o que é linguagem neutra, que usa, por exemplo, ‘todxs’ e ‘amigues’
Veja no vídeo abaixo:
Algumas cerimônias de posse dos novos ministros foram utilizadas expressões neutras
Travesti em secretaria nacional e indígena na Funai
O Ministério dos Direitos Humanos anunciou Symmy Larrat como secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
Ex-coordenadora do programa Transcidadania, em São Paulo, Symmy se identifica como travesti e é a primeira a assumir uma secretaria nacional.
Além disso, pela primeira vez a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) vai ser comandada por uma indígena: a advogada e deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR).
Funai tem uma nova presidência
Ministras e suas esposas
Outro exemplo de recado à diversidade aconteceu nas cerimônias das ministras Ana Moser (Esporte) e Esther Dweck (Gestão).
Nos dois casos, foram mencionadas as presenças das companheiras das ministras – algo que não havia acontecido antes.
“Ana Beatriz Moser é medalhista olímpica tem 54 anos, é casada com a senhora Adriana Saldanha, tem dois filhos: Pedro e Stephanie”, afirmou, por exemplo, a cerimonialista no ato da nova ministra do Esporte.
“Queria agradecer à minha família. […] Às duas pessoas mais importantes, que vão ter que me apoiar ainda mais nessa jornada. Minha companheira Marília, que além de tudo é uma grande parceira acadêmica. Com certeza, nossos diálogos e companheirismo serão fundamentais para enfrentar os novos desafios. A nossa filha, Helena, que já começou a sentir a minha ausência durante a transição e que, espero, um dia vai entender o momento histórico que exigiu um pouco da minha ausência nesses anos iniciais”, disse Esther Dweck ao tomar posse, encerrando com a voz embargada.
Veja as menções no vídeo abaixo:
Ministras tiveram o nome de suas companheiras citadas durante cerimônias de posse
Criação de ministérios na área de direitos humanos
No governo Jair Bolsonaro, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos concentrava a atuação federal na área.
No governo Lula, a estrutura ficou diferente, dividida entre os seguintes ministérios: Direitos Humanos e Cidadania; Mulheres; Igualdade Racial. Lula também criou o Ministério dos Povos Indígenas.
Silvio Almeida toma posse como ministro dos Direitos Humanos
Recriação do Departamento de IST/AIDS no Ministério da Saúde
Em 2019, o governo Jair Bolsonaro transformou o Departamento de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Aids e Hepatites Virais no Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Com isso, o departamento começou a cuidar também de doenças como hanseníase e tuberculose, não relacionadas à transmissão sexual. A Coordenação-Geral de Vigilância do HIV/Aids e das Hepatites Virais passou a ser a única instância dedicada exclusivamente ao tema.
Nesta semana, a nova ministra da Saúde do governo Lula, Nísia Trindade, mudou o nome para “Departamento de Vigilância de IST/AIDS e Hepatites Virais” – resgatando a estrutura que havia antes do governo Bolsonaro.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Emiliano Queiroz: famosos lamentam morte do ator

Published

on

By

Emilio Orciollo Netto, Beth Goulart, Selton Mello e Lucio Mauro Filho foram alguns dos famosos que deixaram mensagens nas redes sobre a morte do artista de 88 anos. Emiliano Queiroz na novela Espelho da Vida
Acervo Grupo Globo
Emilio Orciollo Netto, Ary Fontoura, Beth Goulart, Selton Mello, Lucio Mauro Filho e outros famosos lamentaram a morte de Emiliano Queiroz. O ator de 88 anos morreu após sofrer uma parada cardíaca, na madrugada desta sexta-feira (4).
Emilio, que trabalhou com Emiliano na novela “Alma Gêmea”, fez uma postagem nas redes sociais lamentando a morte do ator.
“Meu amigo Milica, fez a passagem. Amigo, você me ensinou e ensina muito. Você é um exemplo de ator de caráter de amor a profissão. Você fez parte de um dos momentos mais felizes da minha vida. Meu eterno Tio Nardo. Obrigado por tanto e por tudo. Você é inspiração eterna. Te amo. Seu eterno Crispim. Te amo”, escreveu o ator.
Initial plugin text
Veja mais mensagens de famosos que lamentaram a morte de Emiliano Queiroz:
Selton Mello, ator
“Gênio amado, Seu Emiliano querido demais.”
Lucio Mauro Filho, ator
“Nosso amado Emiliano Queiroz partiu para o outro plano, deixando uma saudade instantânea. Um dos grandes atores do nosso país, com quem tive a honra de dividir a cena em ‘Lisbela e o Prisioneiro’, rodando o Brasil em farras inesquecíveis! Vê-lo no palco aos 86 anos, brilhando como sempre, foi uma das últimas grandes emoções que vivi dentro de um teatro. Obrigado mestre Emiliano por tanta coisa linda que você sempre me proporcionou. Descansa em paz!”
Initial plugin text
Ary Fontoura, ator
“Triste 😢💔”
Beth Goulart, atriz
“Mais uma perda para todos nós, o grande ator Emiliano Queiroz partiu hoje aos 88 anos. Com uma longa carreira de mais de 70 anos dedicados ao ofício da interpretação, deixa um enorme legado artístico ao nosso país. Nosso amado ‘Dirceu borboleta’ voou para novas dimensões de existência. Que Deus te abençoe e te receba em sua infinita luz e amor. Meus sentimentos para toda a família.”
Initial plugin text
Andréa Faria Sorvetão, atriz e ex-paquita
“Nossas referências indo… Que possamos ser referência também.”
Junior Vieira, ator
“Muita luz.”
Rosane Gofman, atriz
“Tão querido e talentoso!”
Claudia Mauro, atriz
“Meu amigo da vida, meu padrinho de casamento, meu guru, meu amado Emily….E recentemente tivemos este encontro tão lindo. Respostando este vídeo e este registro recente. Meu amigo querido, faça uma boa viagem! Obrigada Liloye Boubli por me proporcionar este último encontro! Emiliano .. Emily… Inesquecível! Pessoa rara! Artista extraordinário! Um dos maiores atores da sua geração. E tantos, tantos e tantos momentos vivemos juntos. Obrigada por tudo! Pelas conversas, pela torcida, pelos conselhos, pelo amor e amizade incondicional. Te amamos muito!”
Initial plugin text
Antonio Grassi, ator
“RIP Emiliano ! Que notícia triste.”
Bárbara Bruno, atriz
“Muito amado e querido!!!!!! Viva Emiliano Queiroz”
Initial plugin text
Tadeu Mello, ator
“Emiliano foi muito especial na minha vida.”
Gustavo Wabner, ator
“Um dos grandes! O primeiro Veludo de “Navalha na Carne”, o inesquecível Dirceu Borboleta de ” O Bem Amado” e de tantos outros personagens inesquecíveis.”
Initial plugin text

Continue Reading

Festas e Rodeios

g1 Ouviu #293 – Dinho Ouro Preto: o passado, o presente e o futuro do rock nacional

Published

on

By

Em entrevista ao g1 Ouviu, o vocalista do Capital Inicial falou sobre o cenário roqueiro brasileiro, sobre a participação no Rock in Rio e sobre o passado em Brasília. Vocalista do Capital Inicial, uma das mais longevas bandas do rock nacional, Dinho Ouro Preto foi o entrevistado deste episódio do g1 Ouviu. Na conversa, ele falou sobre o show Pra sempre Rock, no Rock in Rio, falou sobre a entrada do sertanejo e outros estilos no festival e ainda contou histórias sobre o início da banda, a amizade com Renato Russo, sobre memes e redes sociais e sobre o cenário atual do rock nacional.
“Meu instinto é dizer que eles [os sertanejos] têm o Rock in Rio deles, eles têm Barretos. E ali eu via como a nossa Marques de Sapucaí. Era nossa vez, nossa turma. Mas me lembraram que o primeiro Rock in Rio também foi mais eclético”, diz.
Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial, antes de entrevista ao vivo no programa ‘g1 Ouviu’, no estúdio do g1 em São Paulo
Fábio Tito/g1
Você pode ouvir o g1 Ouviu no g1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts. Assine ou siga o g1 Ouviu para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Emiliano Queiroz morre no Rio; veja FOTOS da carreira do ator

Published

on

By

Artista de 88 anos participou de mais de 40 novelas na Globo, além de seriados e minisséries. O ator Emiliano Queiroz morreu nesta sexta-feira (4) aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Com atuação em mais de 40 novelas, tem entre seus papéis de mais destaque o Dirceu Borboleta de “O Bem-Amado” (1973).
Emiliano Queiroz como Dirceu Borboleta em ‘O Bem-Amado’
TV GLOBO / Nelson Di Rago
Emiliano Queiroz como Dirceu Borboleta em ‘O Bem-Amado’
TV GLOBO / CEDOC
Emiliano Queiroz na novela Espelho da Vida
Acervo Grupo Globo
Emiliano Queiroz ao lado de Lima Duarte em Pecado Capital
Acervo Grupo Globo
Emiliano Queiroz como Padre Romeu, em Além da Ilusão
Acervo Grupo Globo
Emiliano Queiroz como Dirceu Borboleta na Escolinha do Professor Raimundo
Acervo Grupo Globo
Emiliano Queiroz como o Padre Dirceu de ‘Além da Ilusão’
Globo/João Cotta
Emiliano Queiroz como o Dirceu Borboleta na ‘Escolinha do Professor Raimundo”‘
TV GLOBO / CEDOC
Emiliano Queiroz viveu o Seu Rivaldo em ‘Sob Pressão’
Globo/Mauricio Fidalgo
‘Conversa com Bial’ recebeu Emiliano Queiroz e celebrou os 70 anos de carreira do ator
Globo/Divulgação
‘O Bem-Amado’: Ida Gomes, Dirce Migliaccio, Dorinha Duval e Emiliano Queiroz
Divulgação//Globo
Espetáculo ‘Na Sobremesa da Vida’ é gênero literário inspirado na biografia do ator Emiliano Queiroz.
Guga Melgar/Divulgação
Fernanda Souza, Emilio Orciollo Netto e Emiliano Queiroz em “Alma Gêmea”
João Miguel Júnior/TV Globo

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.