Connect with us

Festas e Rodeios

Em nota, Macron expressa condolências pela morte de Nelson Freire e diz que pianista ‘honrou a França com sua presença’

Published

on

Brasileiro era mundialmente conhecido como um grande intérprete ao piano. ‘Convidado regularmente pela Filarmônica de Paris, nutria uma amizade especial pela França’, afirma comunicado presidencial. Pianista Nelson Freire se apresenta na abertura festiva do Festival Internacinonal de Música de Londrina
Festival Internacional de Música/Divulgação
A presidência da França divulgou uma nota nesta terça-feira (2) em que homenageia a trajetória do pianista Nelson Freire, morto no começo da semana, relembrando também o período que o brasileiro passou no país europeu.
“O Presidente da República e a sua esposa saúdam o excepcional intérprete de Debussy que tantas vezes honrou o nosso país com a sua presença, e estendem as suas mais sinceras condolências aos que lhe são próximos, bem como a todos os que se sensibilizam com a poesia de seu tocar”, diz o comunicado do Palácio do Eliseu.
Considerado um dos grandes pianistas internacionais, Freire foi enterrado nesta quarta (3) em Boa Esperança (MG). O músico foi sepultado no túmulo onde os pais dele também estão enterrados, no cemitério municipal da cidade.
O músico morreu aos 77 anos em decorrência de uma queda na própria casa, no Rio.
Leia a íntegra da nota divulgada pela presidência francesa:
O pianista brasileiro Nelson Freire faleceu aos 77 anos. Um gênio tão discreto quanto apaixonado, foi um dos maiores intérpretes internacionais do repertório romântico.
Ele começou a tocar nas teclas pretas e brancas aos 3 anos, para imitar sua irmã. Dez anos depois, fez sua entrada soberana entre os grandes ao som do Concerto Imperador de Beethoven, com o qual ganhou o Concurso Internacional do Rio de Janeiro.
Em Viena, onde continuou suas caminhadas com Bruno Seidlhofer, conheceu aquela que o destino reservou para ele a quatro mãos existenciais, outra criança prodígio sul-americana, a argentina Martha Argerich. O acordo entre os dois adolescentes foi instintivo e imediato. Como ela, ele tinha um dom extravagante. Como ela, ele preferia a sombra à luz.
Se a força e a sensualidade de seu toque lhe renderam o apelido de felino, Nelson Freire era mais um gato selvagem, fugindo dos holofotes com uma reserva e uma humildade que setenta anos de palco jamais poderiam domar. Portanto, seu talento foi por muito tempo um segredo dos amantes da música, seu nome uma senha interna.
Foi somente na virada dos anos 2000 e no contrato que ele assinou com a gravadora internacional Decca que o público em geral descobriu este aedo romântico que brilhou em Schumann, Brahms, Liszt, Rachmaninoff e ainda mais vividamente em Chopin.
Morre Nelson Freire, um dos maiores pianistas do século
Cada um de seus concertos, cada uma de suas gravações era uma nova página adicionada aos arquivos mundiais da música. A sua imaginação e sensibilidade permitiram-lhe revisitar os percursos musicais mais frequentados, aqueles que lhe foram abertos por milhares de mãos, incluindo os concertos para piano de Brahms. Ao lado de sua cúmplice Martha Argerich, formou frequentemente uma das duplas mais harmoniosas do cenário musical, que virava de cabeça para baixo os concertos de Rachmaninoff para dois pianos.
A barba de um gigante meigo e as mãos rechonchudas de uma criança trouxeram para o seu repertório um prazer infinito de tocar. Apesar de todos os apelos, nunca quis gravar um disco inteiro, decididamente mais andador que lavrador, preferia misturar as peças escolhidas em buquês, em vez de controlá-las metodicamente.
Convidado regularmente pela Filarmônica de Paris, nutria uma amizade especial pela França, desde aquele dia em que, procurando refúgio de trabalho por algumas semanas, fixou seus olhos em uma casinha em Chartrettes, em Seine-et-Marne .
O Presidente da República e a sua esposa saúdam o excepcional intérprete de Debussy que tantas vezes honrou o nosso país com a sua presença, e estendem as suas mais sinceras condolências aos que lhe são próximos, bem como a todos os que se sensibilizam com a poesia de seu tocar.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Modelos aos 60+: os avanços e desafios para mulheres maduras no mundo da moda

Published

on

By

O Globo Repórter desta sexta-feira (8) destacou a beleza dos 60 anos. A jornada da advogada criminalista que virou modelo aos 50 anos
O Globo Repórter desta sexta-feira (8) destacou como o mercado da moda está se renovando e entendendo a beleza dos novos 60 anos.
Após o tratamento contra um câncer de mama, advogada criminalista, Maria Rosa Von Horn decidiu buscar um novo caminho aos 50 anos: se se inscreveu em um curso de modelagem.
“Eu tinha que resgatar esse meu lado de mulher e quando eu cheguei no curso, qual foi a minha surpresa? Tinha muitas mulheres, muitas na minha faixa etária, e eu fui descobrindo que na maturidade todas nós somos muito parecidas”, diz.
De advogada criminalista à modelo aos 60: Maria Rosa Von Horn fala sobre jornada
Reprodução/TV Globo
Ao perceber a falta de oportunidades no mercado para modelos acima de 50 anos, ela decidiu abrir sua própria agência, voltada para mulheres maduras. A jornada, no entanto, não foi fácil.
“A gente era considerada velha, embora a gente estivesse muito bem. Eu falei: mas não é que eu estou bem. Todas as mulheres na minha faixa etária de 50 são como eu, elas namoram, usam biquíni, viajam, trabalham”, conta.
Apesar das dificuldades, Maria Rosa não desistiu e, hoje, em sua agência, as mulheres com mais de 60 anos são as que mais trabalham.
“É um segmento muito grande, muito poderoso também. E agora, na minha agência, as mulheres que mais trabalham têm mais de 60, 70, 80 anos, porque quando eles pedem uma mulher madura, eles querem uma mulher com maturidade, uma mulher elegante, bonita.”, afirma.
Modelos aos 60+: os avanços e desafios para mulheres maduras no mundo da moda
Reprodução/TV Globo
Modelo profissional aos 65
Mulher conta como virou modelo profissional aos 60 anos
Aos 65 anos, Cristina Becker nunca imaginou que se tornaria modelo profissional. A virada na sua vida aconteceu durante a pandemia, quando decidiu parar de cortar os cabelos e deixar os fios brancos crescerem. A mudança no visual atraiu tantos elogios que ela decidiu fazer um ensaio fotográfico, sem compromisso. O sucesso foi tanto que, hoje, Cris se orgulha de ser modelo profissional.
“Nunca essa mulher madura, experiente, teve esse espaço, né? Acho que as empresas estão buscando essa naturalidade dessa mulher. É uma tendência de mercado. Você tem mulheres jovens e mulheres maduras vestindo o mesmo estilo. E é assim que é a vida, né? É a vida real”.
Para Cristina, o mercado ainda precisa combater o etarismo, preconceito contra a idade.
“O mercado precisa entender que não é porque a pessoa chegou a uma certa idade que ela vai ser descartada. Muito pelo contrário, ela tem ainda muitíssimo a contribuir. Porque ela traz ali camadas que as gerações anteriores certamente não trarão, e essa é a beleza dessa diversidade”, ressalta.
Cristina Becker, modelo de 65 anos
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Edição de 09/11/2024
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
Mulher conta como virou modelo profissional aos 60 anos
A jornada da advogada criminalista que virou modelo aos 50 anos

Continue Reading

Festas e Rodeios

Iza mostra o rostinho da filha, Nala

Published

on

By

As imagens dos posts mostram ainda cenas como a da bebê segurando o dedo da artista, além da visita de parentes. Iza posta o rosto de Nala pela primeira vez
Carol Caminha/Instagram oficial Iza
A cantora Iza postou nas redes sociais, pela primeira vez, neste sábado (9), imagens do rosto da filha Nala, nascida em outubro.
As imagens dos posts mostram ainda cenas como a da bebê segurando o dedo da artista, além da visita de parentes.
A cantora Iza deu à luz Nala, sua primeira filha com o jogador de futebol Yuri Lima, no dia 13 de outubro. A menina nasceu no Hospital Perinatal da Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Initial plugin text
Nasce Nala, filha da cantora Iza
g1/Instagram

Continue Reading

Festas e Rodeios

VÍDEO: Ludmilla anuncia gravidez de Brunna Gonçalves

Published

on

By

Notícia foi dada através de um vídeo exibido no telão durante um show da turnê Numanice, que trouxe imagens do casal. Ludmilla anuncia gravidez de Bruna Gonçalves
Ludmilla e Brunna Gonçalves estão à espera do primeiro filho. A notícia foi dada através de um vídeo exibido no telão durante um show da turnê Numanice, que trouxe imagens do casal.
No vídeo, que também foi postado nas redes com a legenda “Agora somos 3”, Ludmilla aparece pintando um quadro, enquanto Bruna dança (veja acima).
A pintura, que inicialmente não revela sua forma, transforma-se no desenho de um bebê. No momento em que a gravidez é anunciada, o vídeo ganha cores, simbolizando a nova fase na vida do casal.
LEIA TAMBÉM:
Ludmilla e Brunna querem ser mães e falam sobre maternidade: ‘Um filho no mundo hoje é uma coisa de coragem’
Ludmilla grava álbum ‘Numanice ao vivo 3’ no Rio de Janeiro com Belo, Menos é Mais e Veigh
Em resposta a Thiago Gagliasso sobre racismo, Ludmilla conta caso em que diz ter sido chamado de ‘macaca’ pelo deputado

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.