Connect with us

Festas e Rodeios

Pedro Sá lança disco solo inspirado pelo ‘álbum branco’ de João Gilberto

Published

on

Em ‘Um’, artista põe música em poema italiano e apresenta parcerias com Domenico Lancellotti, Moreno Veloso e Kassin. ♪ Embora não faça parte da trilogia fundamental da discografia de João Gilberto (1931 – 2019), tripé sustentado pelo álbuns que implantaram a Bossa Nova entre 1959 e 1961 após a revolução de 1958, o LP lançado pelo cantor e violonista baiano em 1973 – intitulado João Gilberto, mas conhecido como o álbum branco do artista por conta da capa minimalista – sempre foi objeto de culto fervoroso entre seguidores do artista.
Compositor e guitarrista carioca que migrou para Portugal, Pedro Sá é um dos que cultuam o disco de 1973. A ponto de ter gravado o primeiro álbum solo, Um, com inspiração no disco calcado na voz e no violão de João.
Disponível desde quinta-feira, 4 de novembro, Um é disco de guitarra e voz, gravado com produção musical orquestrada pelo artista com Léo Shogun Moreira e nascido da experiência de Pedro tocar e cantar sozinho – atividade iniciada em 2016. A canção Dia foi o ponto de partida para a construção do repertório autoral.
A voz do disco Um naturalmente é a de Pedro Sá, músico que entrou em cena na década de 1990, como integrante da banda Mulheres Q Dizem Sim, e que contribuiu decisivamente para firmar a estética musical indie carioca do século XXI.
Projetado nacionalmente como integrante da banda Cê, formada com Caetano Veloso em 2006, Pedro apresenta disco realmente solo no processo de gravação, mas com repertório composto em boa companhia.
Capa do álbum ‘Um’, de Pedro Sá
Pedro Sá
Entre as 12 músicas do repertório inteiramente autoral, há parcerias como os músicos e amigos do trio + 2, formado por Alexandre Kassin, Domenico Lancellotti e Moreno Veloso. Kassin é o parceiro de Rota de fuga. Domenico é coautor de Pare de correr. Já Moreno Veloso tem o nome nos créditos de Madrugada acordada.
Já Joá é fruto da vivência lusitana de Pedro Sá, sendo parceria com Tomás Cunha Ferreira, enquanto Um conselho é a versão musicada (por Pedro) de Un Consiglio, poema do italiano italiano Alfonso Gatto (1909 – 1976), traduzido para o português pelo também poeta italiano Giorgio Sica.
Entre ecos do samba-canção (gênero que reverbera na canção Maior, composta somente por Pedro e apresentada como single em setembro), da bossa nova e do samba, Pedro Sá explora polirritmias em Colapso e investe no lirismo em Mormaço, outras duas composições assinadas somente pelo artista.
Com capa que expõe foto tirada pelo próprio Pedro Sá, o álbum Um está no mundo em edição do selo Balaclava Records.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Papel molhado pelo corpo, canga na cabeça e ‘chuvinha’: as tentativas dos fãs para fugir do calor na fila do Rock in Rio

Published

on

By

A sensação térmica deve chegar a 35°C no Rio nesta sexta (20). Fã colocou papel molhado no corpo para ‘espantar’ o calor
Thaís Espírito Santo/g1 Rio
O calorão tinha dado uma trégua ao público do Rock in Rio, mas as temperaturas voltaram a subir nesta sexta-feira (20), e os termômetros devem chegar a 33°C na cidade. A sensação térmica deve ficar em 35°C, segundo a Climatempo.
Desde cedo na fila, a estudante de psicologia Maria Géssica Castro, de 26 anos, colocou papéis molhados pelo corpo para diminuir a temperatura corporal.
Jovem usa leque para enfrentar o calor
Thaís Espírito Santo/g1 Rio
O paulista João Victor, de 23, disse que não está acostumado com o calor do Rio e que só está aguentando pela “diva” Katy Perry. A artista fecha a noite no Palco Mundo.
“Está muito difícil pra mim, mas a gente encara. Sou muito fã dela, só sendo para aguentar esse calor”, declara.
A concessionária Iguá está distribuindo água nas filas e usando uma espécie de “chuva” para refrescar o público. Funcionários passam molhando o público com um equipamento que lembra um regador – e é assim que eles se sentem, garantem.
“Parece que eu saí da piscina, de tão molhada que fico”, brinca uma pessoa na fila.
Festival será transmitido ao vivo todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Fã usa canga para ‘fugir’ do sol
Thaís Espírito Santo/g1 Rio
Rock in Rio 2024: o melhor do dia 20

Continue Reading

Festas e Rodeios

VÍDEOS Rock in Rio: o melhor do dia 20/9

Published

on

By

Continue Reading

Festas e Rodeios

Xuxa no Rock in Rio: como será o show no festival

Published

on

By

Ela se apresentará após o show de Katy Perry, nesta sexta-feira (20), no Palco Itaú. Ela fecha o dia com line-up composto inteiramente por artistas mulheres. Xuxa se apresenta no Rock in Rio
Divulgação
A participação de Xuxa no Rock in Rio foi confirmada nesta sexta-feira (20). A “Rainha dos Baixinhos” se apresentará após o show de Katy Perry, no Palco Itaú.
“O futuro está aí. As crianças estão aí. As crianças que cresceram comigo estão mostrando para os seus filhos o trabalho que eu fiz no passado. Quer coisa mais futurística que isso? Ser o futuro é isso: você fazer parte do passado de muita gente, ser o presente e fazer parte da imaginação das pessoas futuramente. O fato de eu fazer parte do imaginário e também do dia a dia dos netos dessas pessoas me emociona muito”, disse.
A artista promete fazer o gramado virar uma grande pista de dança com seus hits de sucesso.
Rodrigo Montesano, head de Experiências de Marca e Patrocínios do Itaú Unibanco, disse que a presença de Xuxa no espaço “é uma homenagem à sua trajetória como ícone da cultura pop brasileira”, principalmente em um dia de line-up inteiramente feminino.
Katy Perry distribui pizza para fãs na porta do Copacabana Palace

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.