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Festas e Rodeios

Por que Garibaldo, da Vila Sésamo, está no centro de uma polêmica antivacina nos EUA?

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Personagem infantil fez uma postagem de incentivo à vacinação contra a Covid-19 no fim de semana, mas foi criticado por políticos conservadores e negacionistas. Garibaldo em foto sem data
Reprodução/Twitter/BigBird
Garibaldo, o pássaro amarelo do programa “Vila Sésamo”, se tornou o centro de uma polêmica antivacina nos Estados Unidos após fazer uma postagem, no sábado (6), incentivando a vacinação contra a Covid-19.
“Eu recebi a vacina contra a Covid-19 hoje! Minha asa está um pouco dolorida, mas ela vai deixar meu corpo extra protegido para me deixar, e deixar os outros, com saúde”, escreveu o personagem.
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O que parecia uma inocente campanha de conscientização, acabou tomando outro rumo. O governador do Texas, Ted Cruz, criticou o que chamou de “propaganda de governo para crianças”.
‘Propaganda de governo para crianças’, diz post do governador texano
Reprodução/Twitter
O republicano recebeu o apoio de outras personalidades conservadoras dos EUA e de pessoas contrárias à vacinação – que parece estar estagnada no país com 58,4% da sua população protegida.
No Texas, mais de 4,2 milhões de pessoas foram diagnosticadas com a doença e ao menos 72 mil morreram por complicações da Covid-19, segundo balanço da Universidade Johns Hopkins.
Senadora pelo estado do Arizona, Wendy Rogers escreveu em sua rede social que Garibaldo era comunista por apoiar a vacinação.
“Garibaldo é um comunista”, escreveu a senadora republicana.
‘Garibaldo é um comunista’, escreveu a senadora republicana.
Reprodução/Twitter
O Arizona acumulou mais de 1,1 milhão de infecções e uma contagem de mortos que passou dos 21 mil, segundo a Universidade Johns Hopkins.
Desde o início da pandemia, os produtores da Vila Sésamo usaram seus personagens da TV para ensinar crianças e famílias americanas sobre os riscos da Covid-19 e como se proteger.
Liz Wheeler, comentarista política conservadora, também respondeu ao personagem de ficção que não levaria sua filha pra receber a vacina contra o coronavírus.
A vacina da Pfizer/BioNTech foi aprovada nos EUA para a vacinação de crianças a partir dos 5 anos após a recomendação da agência sanitária americana.
Garibaldo, que na ficção tem seis anos, pôde tomar a vacina, já Elmo, o famoso fantoche vermelho, ainda vai ter que esperar pois tem três anos.
Garibaldo e Elmo em foto sem data
Reprodução/Twitter/Big Bird
O uso de personagens infantis e da cultura pop para o incentivo de vacinas não é algo incomum e não é exclusivo das vacinas contra a Covid-19.
Em 1972, nos EUA, o próprio Garibaldo foi protagonista de uma campanha federal, durante a gestão do presidente republicano Richard Nixon, para incentivar a vacinação de estudantes.
Já em 1970, R2D2 e C-3PO protagonizaram um anúncio que perguntava aos “pais da Terra” se eles já haviam imunizado suas crianças.
R2D2 e C-3PO: ‘Pais da Terra: haviam imunizaram suas crianças?’
Reprodução/Redes Sociais
Mas o pássaro amarelo recebeu bastante apoio por sua decisão de se vacinar. Até mesmo Oscar, o rabugento da Vila Sésamo disse que a vacina “não vai te deixar mal”, talvez “só com o braço dolorido”.
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Até mesmo o presidente americano Joe Biden elogiou Garibaldo e disse que ao se vacinar, ele deixa toda a vila segura.
‘Muito bem, Garibaldo’, disse Biden. ‘Vacinar-se é a melhor maneira de manter sua vila segura’
Reprodução/Twitter
A vacinação nos EUA é gratuita e está disponível para todos os cidadãos a partir dos 5 anos de idade. O governo americano vem tentado encontrar formas de incentivar a vacinação.
A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira (4) que vai passar a exigir das empresas com mais 100 funcionários que garantam a imunização de seus empregados nos Estados Unidos.
Os funcionários que não estejam imunizados vão ter de ser testados pelo menos uma vez por semana e também usar máscara no local de trabalho, segundo o governo do presidente Biden.

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VÍDEOS Rock in Rio: o melhor do dia 20/9

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Xuxa no Rock in Rio: como será o show no festival

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Ela se apresentará após o show de Katy Perry, nesta sexta-feira (20), no Palco Itaú. Ela fecha o dia com line-up composto inteiramente por artistas mulheres. Xuxa se apresenta no Rock in Rio
Divulgação
A participação de Xuxa no Rock in Rio foi confirmada nesta sexta-feira (20). A “Rainha dos Baixinhos” se apresentará após o show de Katy Perry, no Palco Itaú.
“O futuro está aí. As crianças estão aí. As crianças que cresceram comigo estão mostrando para os seus filhos o trabalho que eu fiz no passado. Quer coisa mais futurística que isso? Ser o futuro é isso: você fazer parte do passado de muita gente, ser o presente e fazer parte da imaginação das pessoas futuramente. O fato de eu fazer parte do imaginário e também do dia a dia dos netos dessas pessoas me emociona muito”, disse.
A artista promete fazer o gramado virar uma grande pista de dança com seus hits de sucesso.
Rodrigo Montesano, head de Experiências de Marca e Patrocínios do Itaú Unibanco, disse que a presença de Xuxa no espaço “é uma homenagem à sua trajetória como ícone da cultura pop brasileira”, principalmente em um dia de line-up inteiramente feminino.
Katy Perry distribui pizza para fãs na porta do Copacabana Palace

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Do consumo responsável à oportunidade: projeto Cri. Ativos da Favela chega ao Rock in Rio

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Projeto promovido pelo Instituto HEINEKEN, Rock in Rio, Favela Filmes e CUFA direciona verba arrecadada com vendas de Heineken 0.0 para capacitação de jovens talentos na área do audiovisual Após o sucesso da edição piloto do projeto Cri.Ativos da Favela, lançado em 2023, em São Paulo, durante o festival de música The Town, o Instituto HEINEKEN em parceria com a marca Heineken®, o Rock in Rio, Favela Filmes e a Central Única das Favelas (CUFA) anuncia a ampliação do programa para a cidade do Rio de Janeiro.
Dessa vez, na edição que celebra os 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo, o projeto irá impactar diretamente 120 jovens, o dobro da edição de estreia, oriundos das favelas cariocas.
À semelhança do que aconteceu no The Town 2023, e com o objetivo de fomentar o consumo responsável, o valor arrecadado com a venda de Heineken 0.0, versão zero álcool da marca, ao longo dos sete dias do Rock in Rio, será destinado à iniciativa que visa transformar a vida de jovens por meio da formação na área do audiovisual, inteligência artificial e música.
Além de formação em roteiro e produção de vídeos, o curso será focado no contexto musical, pontua Vania Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN.
“O Rio de Janeiro é conhecido por sua rica tradição cultural e musical e gêneros como Rap, Trap e Funk emergem daqui, o que dá ainda mais peso para a relevância da música na vida desses jovens. Queremos fortalecer a conexão deles com a própria cultura e identidade e fazer com que isso possa gerar oportunidades de renda, preparo profissional, reconhecimento e inserção no mercado de trabalho”, afirma.
Os jovens das favelas do Brasil estão no centro do trabalho de impacto social que o Instituto Heineken desenvolve e, somar esforços com parceiros como Rock in Rio, Cufa e Favela Filmes para iniciativas como essa ampliam o potencial de atuação. O projeto entende que ver os jovens ganhando cada vez mais espaço e amplificando sua voz é a melhor resposta para quem ainda não entendeu a potência transformadora que vem das favelas.
“A união de forças entre empresas privadas e o terceiro setor é fundamental para que possamos fazer o mundo ser melhor para todos com o máximo de agilidade e, sempre que possível, focando em dar ferramentas de fortalecimento, dignidade e independência para os ecossistemas mais fragilizados da sociedade”, diz Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World sobre a iniciativa.
“O curso Cri.Ativos da Favela tem um impacto direto e profundo na vida dos alunos. É uma imersão na qualificação técnica e na prática do audiovisual. Estamos falando de jovens que, em muitos casos, enxergam no audiovisual uma forma de expressar suas vivências e histórias, e o projeto dá a eles as ferramentas. Além de proporcionar a mudança em suas vidas e de seus familiares”, diz Preto Zezé, presidente da CUFA Rio.
Segue o fio para conhecer mais sobre o projeto.

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Por que Garibaldo, da Vila Sésamo, está no centro de uma polêmica antivacina nos EUA?

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Personagem infantil fez uma postagem de incentivo à vacinação contra a Covid-19 no fim de semana, mas foi criticado por políticos conservadores e negacionistas. Garibaldo em foto sem data
Reprodução/Twitter/BigBird
Garibaldo, o pássaro amarelo do programa “Vila Sésamo”, se tornou o centro de uma polêmica antivacina nos Estados Unidos após fazer uma postagem, no sábado (6), incentivando a vacinação contra a Covid-19.
“Eu recebi a vacina contra a Covid-19 hoje! Minha asa está um pouco dolorida, mas ela vai deixar meu corpo extra protegido para me deixar, e deixar os outros, com saúde”, escreveu o personagem.
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O que parecia uma inocente campanha de conscientização, acabou tomando outro rumo. O governador do Texas, Ted Cruz, criticou o que chamou de “propaganda de governo para crianças”.
‘Propaganda de governo para crianças’, diz post do governador texano
Reprodução/Twitter
O republicano recebeu o apoio de outras personalidades conservadoras dos EUA e de pessoas contrárias à vacinação – que parece estar estagnada no país com 58,4% da sua população protegida.
No Texas, mais de 4,2 milhões de pessoas foram diagnosticadas com a doença e ao menos 72 mil morreram por complicações da Covid-19, segundo balanço da Universidade Johns Hopkins.
Senadora pelo estado do Arizona, Wendy Rogers escreveu em sua rede social que Garibaldo era comunista por apoiar a vacinação.
“Garibaldo é um comunista”, escreveu a senadora republicana.
‘Garibaldo é um comunista’, escreveu a senadora republicana.
Reprodução/Twitter
O Arizona acumulou mais de 1,1 milhão de infecções e uma contagem de mortos que passou dos 21 mil, segundo a Universidade Johns Hopkins.
Desde o início da pandemia, os produtores da Vila Sésamo usaram seus personagens da TV para ensinar crianças e famílias americanas sobre os riscos da Covid-19 e como se proteger.
Liz Wheeler, comentarista política conservadora, também respondeu ao personagem de ficção que não levaria sua filha pra receber a vacina contra o coronavírus.
A vacina da Pfizer/BioNTech foi aprovada nos EUA para a vacinação de crianças a partir dos 5 anos após a recomendação da agência sanitária americana.
Garibaldo, que na ficção tem seis anos, pôde tomar a vacina, já Elmo, o famoso fantoche vermelho, ainda vai ter que esperar pois tem três anos.
Garibaldo e Elmo em foto sem data
Reprodução/Twitter/Big Bird
O uso de personagens infantis e da cultura pop para o incentivo de vacinas não é algo incomum e não é exclusivo das vacinas contra a Covid-19.
Em 1972, nos EUA, o próprio Garibaldo foi protagonista de uma campanha federal, durante a gestão do presidente republicano Richard Nixon, para incentivar a vacinação de estudantes.
Já em 1970, R2D2 e C-3PO protagonizaram um anúncio que perguntava aos “pais da Terra” se eles já haviam imunizado suas crianças.
R2D2 e C-3PO: ‘Pais da Terra: haviam imunizaram suas crianças?’
Reprodução/Redes Sociais
Mas o pássaro amarelo recebeu bastante apoio por sua decisão de se vacinar. Até mesmo Oscar, o rabugento da Vila Sésamo disse que a vacina “não vai te deixar mal”, talvez “só com o braço dolorido”.
Initial plugin text
Até mesmo o presidente americano Joe Biden elogiou Garibaldo e disse que ao se vacinar, ele deixa toda a vila segura.
‘Muito bem, Garibaldo’, disse Biden. ‘Vacinar-se é a melhor maneira de manter sua vila segura’
Reprodução/Twitter
A vacinação nos EUA é gratuita e está disponível para todos os cidadãos a partir dos 5 anos de idade. O governo americano vem tentado encontrar formas de incentivar a vacinação.
A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira (4) que vai passar a exigir das empresas com mais 100 funcionários que garantam a imunização de seus empregados nos Estados Unidos.
Os funcionários que não estejam imunizados vão ter de ser testados pelo menos uma vez por semana e também usar máscara no local de trabalho, segundo o governo do presidente Biden.

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VÍDEOS Rock in Rio: o melhor do dia 20/9

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Xuxa no Rock in Rio: como será o show no festival

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Ela se apresentará após o show de Katy Perry, nesta sexta-feira (20), no Palco Itaú. Ela fecha o dia com line-up composto inteiramente por artistas mulheres. Xuxa se apresenta no Rock in Rio
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A participação de Xuxa no Rock in Rio foi confirmada nesta sexta-feira (20). A “Rainha dos Baixinhos” se apresentará após o show de Katy Perry, no Palco Itaú.
“O futuro está aí. As crianças estão aí. As crianças que cresceram comigo estão mostrando para os seus filhos o trabalho que eu fiz no passado. Quer coisa mais futurística que isso? Ser o futuro é isso: você fazer parte do passado de muita gente, ser o presente e fazer parte da imaginação das pessoas futuramente. O fato de eu fazer parte do imaginário e também do dia a dia dos netos dessas pessoas me emociona muito”, disse.
A artista promete fazer o gramado virar uma grande pista de dança com seus hits de sucesso.
Rodrigo Montesano, head de Experiências de Marca e Patrocínios do Itaú Unibanco, disse que a presença de Xuxa no espaço “é uma homenagem à sua trajetória como ícone da cultura pop brasileira”, principalmente em um dia de line-up inteiramente feminino.
Katy Perry distribui pizza para fãs na porta do Copacabana Palace

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Do consumo responsável à oportunidade: projeto Cri. Ativos da Favela chega ao Rock in Rio

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Projeto promovido pelo Instituto HEINEKEN, Rock in Rio, Favela Filmes e CUFA direciona verba arrecadada com vendas de Heineken 0.0 para capacitação de jovens talentos na área do audiovisual Após o sucesso da edição piloto do projeto Cri.Ativos da Favela, lançado em 2023, em São Paulo, durante o festival de música The Town, o Instituto HEINEKEN em parceria com a marca Heineken®, o Rock in Rio, Favela Filmes e a Central Única das Favelas (CUFA) anuncia a ampliação do programa para a cidade do Rio de Janeiro.
Dessa vez, na edição que celebra os 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo, o projeto irá impactar diretamente 120 jovens, o dobro da edição de estreia, oriundos das favelas cariocas.
À semelhança do que aconteceu no The Town 2023, e com o objetivo de fomentar o consumo responsável, o valor arrecadado com a venda de Heineken 0.0, versão zero álcool da marca, ao longo dos sete dias do Rock in Rio, será destinado à iniciativa que visa transformar a vida de jovens por meio da formação na área do audiovisual, inteligência artificial e música.
Além de formação em roteiro e produção de vídeos, o curso será focado no contexto musical, pontua Vania Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN.
“O Rio de Janeiro é conhecido por sua rica tradição cultural e musical e gêneros como Rap, Trap e Funk emergem daqui, o que dá ainda mais peso para a relevância da música na vida desses jovens. Queremos fortalecer a conexão deles com a própria cultura e identidade e fazer com que isso possa gerar oportunidades de renda, preparo profissional, reconhecimento e inserção no mercado de trabalho”, afirma.
Os jovens das favelas do Brasil estão no centro do trabalho de impacto social que o Instituto Heineken desenvolve e, somar esforços com parceiros como Rock in Rio, Cufa e Favela Filmes para iniciativas como essa ampliam o potencial de atuação. O projeto entende que ver os jovens ganhando cada vez mais espaço e amplificando sua voz é a melhor resposta para quem ainda não entendeu a potência transformadora que vem das favelas.
“A união de forças entre empresas privadas e o terceiro setor é fundamental para que possamos fazer o mundo ser melhor para todos com o máximo de agilidade e, sempre que possível, focando em dar ferramentas de fortalecimento, dignidade e independência para os ecossistemas mais fragilizados da sociedade”, diz Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World sobre a iniciativa.
“O curso Cri.Ativos da Favela tem um impacto direto e profundo na vida dos alunos. É uma imersão na qualificação técnica e na prática do audiovisual. Estamos falando de jovens que, em muitos casos, enxergam no audiovisual uma forma de expressar suas vivências e histórias, e o projeto dá a eles as ferramentas. Além de proporcionar a mudança em suas vidas e de seus familiares”, diz Preto Zezé, presidente da CUFA Rio.
Segue o fio para conhecer mais sobre o projeto.

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