Connect with us

Festas e Rodeios

Cinco envolvidos na vacina de Wesley Safadão e Thyane são convocados pelo MP para discutir acordo que evitaria denúncia à Justiça

Published

on

No final de outubro, Safadão não aceitou acordo ofertado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) para que a investigação por furar a fila da vacina contra a Covid-19 fosse encerrada. Safadão nega acordo com MP
Cinco pessoas que teriam participado da vacinação irregular de Wesley Safadão e Thyane Dantas contra a Covid-19 em Fortaleza foram convocados pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) para discutir um acordo que pode evitar uma punição. A proposta é de um acordo de não persecução penal, o mesmo recusado por Wesley Safadão, a mulher dele e a produtora Sabrina Tavares no dia 28 de outubro.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com a notificação do Ministério Público, uma videoconferência deve ser realizada no próximo dia 25 de novembro entre o MPCE e as partes. A ausência injustificada da pessoa notificada será compreendida como desinteresse na celebração do acordo. Dessa forma, o MP pode dar prosseguimento à denúncia diante da Justiça.
Os cinco notificados pelo MP são Marcelo da Silva Matos, Jorge Luis Alves de Freitas, Danilo Fernandes da Silva, Jeanine Maria Oliveira e Silva e Ellen Cristina Oliveira da Silva.
Procurado pela reportagem, Danilo Fernandes da Silva disse que não iria falar sobre o caso. O g1 entrou em contato com as outras quatro pessoas notificadas para pedir um posicionamento, mas não obteve resposta até a noite desta quarta-feira (10).
LEIA TAMBÉM:
Wesley Safadão, Thyane Dantas e mais seis são indiciados por vacinação irregular
Safadão teve ajuda de amigo para tomar dose única de vacina e poder fazer shows nos EUA e México
Safadão diz que não chegou a acordo com Ministério Público porque teria de declarar culpa e pagar cerca de R$ 1 milhão
O acordo de não persecução penal foi incluído na legislação brasileira por meio do pacote anticrime, em 2020. Em tese, o texto não veda a possibilidade de novas rodadas de negociação entre os investigados e o órgão ministerial. Contudo, por não ter aceitado o acordo, Safadão, Thyane e Sabrina podem ser denunciados pelo MPCE pelas irregularidades cometidas na vacinação.
Na prática, a investigação ainda não gerou um processo judicial, que pode tornar Safadão, Thyane e Sabrina, assim como os outros cinco notificados, réus.
Caso de Safadão e Thyane
O acordo de não persecução penal no caso de Safadão e Thyane foi solicitado em 14 de outubro pela própria defesa do trio, mas a condição do MPCE não foi aceita. O órgão ofertou o pagamento de um valor em dinheiro a uma organização social para que a investigação criminal fosse fechada.
Thyane Dantas furou a fila em 8 de julho de 2021. Ela tinha 30 anos e, na época, o calendário municipal de vacinação previa aplicação em pessoas com 32 anos ou mais;
Já Wesley Safadão e a produtora Sabrina Tavares estavam agendados para serem vacinados no mesmo dia no Centro de Eventos do Ceará, mas foram a outro posto de vacinação em um shopping.
Thyane Dantas, mulher de Wesley Safadão, foi vacinada em Fortaleza mesmo estando fora da faixa etária e sem agendamento.
Reprodução/Instagram
O que pode acontecer
Sem dar mais detalhes sobre a situação de Safadão, Thyane e Sabrina, o Ministério Público informou, em nota, que a investigação criminal continuará sendo analisada pelo Grupo de Trabalho Covid-19 da entidade, formado por cinco promotores e um procurador de Justiça.
No fim de setembro, a Polícia Civil do Ceará indiciou Safadão, a esposa e outras cinco pessoas pelos crimes de peculato e infração de medida sanitária. A produtora do cantor foi indiciada apenas pelo crime de infração de medida sanitária. Segundo os investigadores, as penas somadas podem chegar a 13 anos de prisão.
O relatório final da Polícia Civil já foi entregue à Justiça e também deve ser analisado por um membro do Ministério Público. Ainda não se sabe se ambas as investigações gerarão apenas um procedimento judicial ou dois distintos.
LEIA TAMBÉM:
Safadão teve ajuda de amigo para tomar dose única de vacina e fazer shows nos EUA e México
Mulher de Safadão foi vacinada contra a Covid sem estar agendada
Em julho, cantor disse que sua mulher tomou ‘xepa’ da vacina; prefeitura rebateu informação
Wesley Safadão foi vacinado contra a Covid-19 no dia 8 de julho, em Fortaleza.
Instagram/ Reprodução
A prestação pecuniária, ofertada pelo MP ao trio, é prevista no Código Penal Brasileiro. O valor é fixado por um juiz de direito após, neste caso, a celebração do acordo. O dinheiro a ser pago não pode ser inferior a um salário mínimo, nem superior a 360 salários mínimos. O máximo que os investigados poderiam pagar seria R$ 396 mil.
O MPCE poderia colocar no acordo cinco ações distintas:
Reparar o dano ou restituir a coisa à vítima, exceto na impossibilidade de fazê-lo;
Renunciar voluntariamente a bens e direitos indicados pelo Ministério Público como instrumentos, produto ou proveito do crime;
Prestar serviço à comunidade ou a entidades públicas;
Pagar prestação pecuniária, a ser estipulada a entidade pública ou de interesse social;
Cumprir outra condição indicada pelo Ministério Público, desde que proporcional e compatível com a infração penal imputada.
As condições acima podem ser aplicadas de forma cumulativa ou individual a dependem do entendimento do MP. Quando o acordo for cumprido, o juiz deve decretar a extinção de punibilidade.
Como ocorre a vacinação em Fortaleza
Em Fortaleza, os moradores têm de se cadastrar em uma plataforma para receberem a imunização, mas o dia e horário são agendados e comunicados pela prefeitura.
Apenas quem está agendado pode se vacinar em determinado dia, exceto se tiver mais de 30 anos ou faltou à vacinação por estar doente ou por ter sido vacinado contra a gripe, mediante comprovação, e ainda se estiver no limite do prazo para receber a segunda dose de AstraZeneca.
Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 Minuto:
e

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Tyla explica ‘festa’ em quiosque no RJ e diz que vinda ao Brasil para Rock in Rio ‘parece férias’

Published

on

By

Cantora traz mistura de pop e amapiano ao festival e promete ‘energia sul-africana’ no show desta sexta (20). Tyla no VMA 2024.
Evan Agostini/Invision/AP
A cantora sul-africana Tyla, de 22 anos, é uma das atrações do Rock in Rio desta sexta (20). Antes de se apresentar no festival, a artista já passeou pelo Rio de Janeiro, tomou caipirinhas e disse que está animada para “festejar” no show.
“Vai ser uma festa, com danças e energia sul-africana, com certeza”, disse ao g1.
Quem é Tyla? Sul-africana tem ‘dancinhas’ virais e traz amapiano ao Rock in Rio
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
A cantora, considerada uma das principais revelações do pop de 2023, protagonizou um momento especial no Rio de Janeiro. Vídeos gravados por brasileiros mostram Tyla, amigos e fãs em um quiosque, na praia de Copacabana, dançando ao som dos sucessos da artista.
“Eu e minha equipe só saímos para comer. E eu comecei a tocar música, e a gente começou a levantar e dançar. As pessoas começaram a se juntar a nós, pessoas da rua foram parando e gravando, e nós ficamos ‘ei, nós só estamos nos divertindo’. A gente meio que começou a nossa própria festa. Foi muito divertido”.
Initial plugin text
O momento gerou vários comentários do tipo “Tyla já é brasileira”. A cantora concorda que a combinação deu certo.
“Tem sido tão divertido no Brasil. Parece que estou de férias. As pessoas são tão divertidas, elas não são ‘duras’. Você fala ‘Vamos dançar’ e eles levantam e dançam. É tão bom estar perto de pessoas que são tão despreocupadas”.
“As pessoas dizem que eu pareço brasileira, e eu fico ‘Ok, obrigada!'”, brinca. “Talvez eu deva me mudar para cá. Amo isso, vou ficar aqui alguns anos”.
Tyla em sessão de fotos para o álbum ‘Tyla’.
Divulgação
A cantora, que mescla pop e amapiano (gênero musical sul-africano, dançante e tropical), ficou conhecida com “dancinhas” que fizeram sucesso no TikTok, como as de “Water” e “Jump”. As músicas têm a ver com o clima do Brasil, de dança e calor. E Tyla quer que os novos fãs brasileiros aproveitem para procurar saber mais sobre a cultura dela.
“Eu realmente quero que as pessoas se aprofundem na música. Porque minha música é como uma mistura. Então, não é puro amapiano. E eu quero que as pessoas realmente mergulhem na música sul-africana e ouçam, tipo, Kabza, DJ Maphorisa, Daliwonga, Nasty C… temos tantos artistas diferentes, gêneros diferentes que estão arrasando na África agora. Então, sim, eu só quero que as pessoas realmente ouçam e mergulhem nos clássicos também”.
E garante: “Sinto que nós, sul-africanos, inventamos uma coreografia toda semana. Tem que acompanhar!”.
Tyla requebra durante festinha no quiosque em Copa com sua equipe
Reprodução

Continue Reading

Festas e Rodeios

Rock in Rio 2024: Veja fotos do 5º dia

Published

on

By

Sexta-feira (20) tem shows de Ivete Sangalo, Cyndi Lauper, Karol G e Katy Perry no Palco Mundo. Iza e Gloria Gaynor são algumas das atrações do Palco Sunset. Luedji Luna no Palco Mundo do Rock in Rio
Miguel Folco/g1
Luedji Luna no Palco Mundo do Rock in Rio
Miguel Folco/g1
Luedji Luna no Palco Mundo do Rock in Rio
Miguel Folco/g1
Quinto dia de Rock in Rio
Thaís Espírito Santo/g1
Público chega para o quinto dia de Rock in Rio
Thaís Espírito Santo/g1
Público chega para o quinto dia de Rock in Rio
Thaís Espírito Santo/g1
Passagem de som no palco do Rock in Rio
Thaís Espírito Santo/g1
Público chega para o quinto dia de Rock in Rio
Thaís Espírito Santo/g1

Continue Reading

Festas e Rodeios

Rock in Milton é babado! Milton Cunha mostra os bastidores da Cidade do Rock e conversa com os trabalhadores

Published

on

By

Com um look iluminado, apresentador mostrou um pouco da rotina dos profissionais que fazem a magia acontecer. Rock in Milton é babado! Milton Cunha mostra os bastidores da Cidade do Rock e conversa com os trabalhadores
No quarto dia de Rock in Rio, Milton Cunha desbravou a Cidade do Rock e mostrou os bastidores do trabalho dos profissionais que colocam o festival de pé. O apresentador, com um look cheio de iluminação e brilho, entrevista os trabalhadores do RIR.
Milton mostrou que a Cidade do Rock tem até o serviço de guarda de trânsito para organizar o fluxo de pessoas nos bastidores do festival.
Para saber a opinião de quem organiza os trânsito nos bastidores do RIR, Milton Cunha se aventurou no meio dos carros elétricos que circulam na Cidade do Rock e ouviu a opinião dos motoristas de carros elétricos que fazem o transporte de profissionais no local.
“Pessoal é bem educado, Graças a Deus, está tudo sobre o controle”, contou um guarda de trânsito ao apresentador.
Já que saco vazio não para em pé, Milton Cunha foi conferir o movimento na praça de alimentação dos bastidores do festival, onde os trabalhadores fazem as refeições e aproveitam para descansar.
No meio do caminho, Milton encontrou também profissionais que estão tendo a primeira experiência de trabalho no festival e que veem o festival como uma oportunidade. “[O festival] dá bastante emprego para as pessoas que estão desempregadas. É um evento bem cultural para o nosso Brasil né?”, disse um trabalhador da Comlurb.
Pra fechar com chave de ouro, Milton aproveitou para se jogar em uma piscina de bolinhas presente nos bastidores da festa.
Milton Cunha se atira em piscina de bolinhas no Rock in Rio
Reprodução/RJ1
VEJA TAMBÉM:
Milton Cunha acompanha passagem de som na Cidade do Rock
Milton Cunha desbrava a Cidade do Rock
Milton Cunha testa a montanha-russa do Rock in Rio
Rock in Rio será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.