Connect with us

Festas e Rodeios

Nobre dama do cabaré brasileiro, Cida Moreira voa alto sobre ruínas ao festejar 70 anos

Published

on

Cantora celebra a data com o single ‘A nobreza do não’, cuja capa expõe pintura de Gal Oppido. ♪ ANÁLISE – “Sou melhor quando canto / Essa é a virtude que deixo / No ar / Sou melhor quando canto / Esse é o mistério que faço / Soar”, avisa Cida Moreira através de versos da canção A nobreza do não, composta por Arthur Nogueira para saudar os 70 anos da cantora, pianista e atriz paulistana.
Nascida em 12 de novembro de 1951, Maria Aparecida Guimarães Campiolo faz hoje 70 anos como um pássaro que voa alto sobre as ruínas do Brasil de 2021 com voz inalcançável pelo país em que habita.
Nobre dama do cabaré nacional, Cida Moreira está em cena desde 1977 e, desde então, tem se firmado como intérprete precisa no teatro da canção, descortinado quando ela dá a voz aguda, de timbre originalmente operístico, a músicas de compositores como Chico Buarque – a cujo cancioneiro dramático a artista dedicou em 1993 álbum elogiado pelo próprio compositor – e Bertolt Brecht (1898 – 1956), dramaturgo alemão cuja obra musical foi abordada pela cantora em álbum de 1988.
Com a lâmina vocal que afia canções na faca da poesia, Cida Moreira é intérprete tanto de músicas do compositor alemão Kurt Weill (1900 – 1950) quanto do cancioneiro corta-pulso do norte-americano Tom Waits como do repertório refinado do bamba carioca Cartola (1908 – 2008), sambista cujo centenário de nascimento foi celebrado pela intérprete com o álbum Angenor (2008).
O traço de união é o canto repleto de sensibilidade e do entendimento que cada compositor quer dizer. Por também ser atriz e também por ser formada em psicologia, profissão que chegou a exercer antes de ser tomada pela música, Cida Moreira faz soar a nobreza do reino das palavras, desnudando a alma humana através do canto.
Estudante de piano desde a infância, Cida teve o primeiro contato com o instrumento na interiorana cidade de Paraguaçu Paulista (SP), onde entrou em cena pela primeira vez em 1957, aos seis anos, interpretando o samba-canção Serra da boa esperança (Lamartine Babo, 1937) em emissora de rádio local.
Cida Moreira posa com a pintura feita por Gal Oppido para celebrar os 70 anos da artista
Gal Oppido / Divulgação
É quase sempre a sós com o piano – instrumento que toca na gravação da canção A nobreza do não, lançada hoje em single com capa que expõe pintura feita por Gal Oppido para celebrar os 70 anos da artista – que a maior saloon singer do Brasil alcança os mais altos voos artísticos.
É munida da voz astuta e do piano que Cida parte para a cotidiana guerra do mercado da música, travada por ela com a nobreza do não, sem jamais ter se rendido aos caprichos da indústria.
Aos 70 anos, Cida Moreira tem obra construída em selos e gravadoras nacionais de pequeno porte – Lira Paulistana, Continental (companhia já extinta, de potência voltada para o universo sertanejo), Lua Music, Kuarup e Joia Moderna – em que é possível fugir da superfície do sim.
Disponível nos aplicativos de música, álbuns como Abolerado blues (1983), Cida Moreyra (1986), Cida Moreyra interpreta Brecht (1988), Na trilha do cinema (1997), Uma canção pelo ar… (2003), A dama indigna (2011) e Soledade (2015) são atestados perenes da Arte maior da cantora e a garantia de que, através deles, no futuro alguém lembrará da artista.
Já shows como Summertime – Um show pra inglês ver (1979 /1980), Serpente rara (1981) e Arte (1984) estão somente nas retinas de quem os viu e tendem a desaparecer juntamente com a memória dos espectadores, ainda que o primeiro tenha gerado há 40 anos o álbum inicial de Cida, Summertime (1981), gravado ao vivo.
A efemeridade da cena faz parte da magia do teatro da canção. Teatro no qual, parafraseando versos da composição A nobreza do não, Cida Moreira se eterniza pelo canto, pairando sobre ruínas com canções, momentos e voz que ninguém pode calar. E fazendo soar, a cada nota emitida, o doce mistério da vida…

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Caça a brindes no Rock in Rio vira trend no TikTok com planilhas e listas de dicas; veja prêmios

Published

on

By

Thay Martins, uma usuária da rede social, viralizou ao montar uma planilha detalhada sobre os brindes, os patrocinadores e como conseguir cada um deles. Público do Rock in Rio conta como conseguir brindes dos patrocinadores
Reprodução TikTok
Quem visita a Cidade do Rock, como é chamado o espaço onde acontecem as apresentações do Rock in Rio, não curte apenas grandes shows. Para além das atrações musicais e dos brinquedos, como a roda-gigante e a tirolesa, o público também se diverte procurando os brindes dos patrocinadores do evento.
O interesse é tanto que a caça aos brindes virou até trend no TikTok, com pessoas dando dicas de como conseguir os prêmios.
Thay Martins, uma usuária da rede social, viralizou ao montar uma planilha detalhada sobre os brindes, os patrocinadores e como conseguir cada um deles. No vídeo, que já acumula milhares de visualizações, ela conta que a planilha foi feita antes mesmo de ir ao evento (o ingresso dela é para o domingo (22), que tem Shawn Mendes como atração principal).
“Eu já me antecipei e fiz uma planilha toda detalhadinha com as informações que eu consegui coletar dos brindes que estão sendo distribuídos no Rock in Rio 2024”, diz ela no vídeo.
Protetor solar e glitter em gel, por exemplo, estavam sendo distribuídos por uma marca de produtos de beleza no gramado. Mas a ação ia além: quem participasse da ativação de apertar um botão poderia ganhar até acesso à área vip do festival.
Ed Sheeran canta ‘Shape of You’ no Rock in Rio
Outro patrocinador ofereceu como brinde um copo do evento com um QR code. Sortudos que pegassem o item premiado ganhavam acesso ao backstage ou passe rápido para os brinquedos (direito a “furar” a fila).
Dicas como as compiladas por Thay podem ser encontradas em diversos vídeos da trend. Julia Saraiva, outra usuária do TikTok, contou como ganhou um casaco corta-vento em tons de verde de uma marca de chiclete.
Ela disse que entrou em uma sala e precisou responder a uma pergunta — qual o show mais curto do Rock in Rio. Sem saber a resposta, o acerto aconteceu no chute (uma apresentação de seis minutos). Segundo ela, esse foi o prêmio mais legal do Rock in Rio
Em outro vídeo, Julia mostra “tudo que ganhou” em um dia de Rock in Rio. É possível ver viseiras, copos, escova de dentes, enxaguante bucal, pochete, porta celular à prova d’água, batom, creme de mãos, leque, ventilador portátil e até uma almofada para pescoço (que ainda a fez concorrer a uma viagem internacional).

Continue Reading

Festas e Rodeios

Ivete Sangalo voa sobre a plateia, beija Liniker e maceta resistência roqueira pela 19ª vez no Rock in Rio

Published

on

By

Artista mais recorrente do festival, cantora enfileirou hits de carnaval e apresentou música inéditas Ivete Sangalo voa sob plateia do Palco Mundo no Rock in Rio
Ivete Sangalo abriu o dia das divas pop no Rock in Rio, nesta sexta-feira (20), mostrando por que, há 30 anos, é a maior diva pop do Brasil. Em um show com surpresas, ela voou sobre a plateia presa a cordas e beijou a cantora Liniker ao apresentar uma música inédita.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Foi a 19ª participação de Ivete no festival, considerando edições do Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Ao longo das participações, baiana já levou tombo, anunciou o sexo de suas filhas gêmeas no palco e fez um dueto com Shakira durante a performance da colombiana no Rock in Rio de 2011.
Ivete Sangalo interage com plateia durante show no Rock in Rio
“Sabe por que eu estou nesse palco há 19 anos e vou estar sempre que eu quiser?”, questionou antes de fazer o público explodir num “ôôô” no refrão de “Tempo de Alegria”, música de 2014.
É uma alfinetada aos que sempre resistiram à sua recorrente participação no festival. Em 2011, quando Ivete foi escalada para o Rock in Rio pela primeira vez, a escolha foi recebida com insatisfação por uma parcela roqueira mais conservadora do público: na época, muitos disseram que o evento deveria ser rebatizado como “Axé in Rio” e alguns guardam essa mágoa até hoje.
A cada show, no entanto, Ivete maceta a rejeição com a experiência e a energia de quem está acostumada a orquestrar uma multidão de cima de um trio elétrico por horas a fio. “Macetando”, hit absoluto do carnaval de 2024, teve milhares de pessoas na plateia reproduzindo a coreografia viral.
Mas o momento de maior êxtase veio com “Eva”, música de Umberto Tozzi regravada pela Banda Eva em 1997, numa versão que se tornou clássica. Depois de um breve sumiço, Ivete reapareceu suspensa por uma estrutura de cordas sobre o público. “Quero ficar mais perto de vocês”, disse, flutuando por todos os cantos da plateia.
Foi um truque repetido do show que comemorou seus 30 anos de carreira, no Maracanã, em dezembro de 2023. Mas o público do Rock in Rio se emocionou como se fosse a primeira vez. E Ivete também. No alto, ela chorou. Já em terra firme, celebrou: “Que experiência maravilhosa!”.

Ivete Sangalo abre Palco Mundo, nesta sexta-feira (20), no Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1

Continue Reading

Festas e Rodeios

Rock in Rio 2024: veja fotos de famosos no 5º dia do festival

Published

on

By

Pabllo Vittar, Vivi Wanderley e Viviane Araújo são alguns dos famosos que foram curtir a sexta-feira (20) na cidade do rock. Viviane Araújo no quinto dia de Rock in Rio
Claudio Andrade /Agnews
A influencer Vivi Wanderley no quinto dia de Rock in Rio
Victor Chapetta / Agnews
Pabllo Vittar no quinto dia de Rock in Rio
Rogério Fidalgo Agnews

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.