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A briga de filhos de Aretha Franklin por testamento encontrado no sofá

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Herança da cantora que morreu aos 76 anos em 2018 é disputada por filhos. Aretha Franklin se apresenta em cerimônia da fundação no combate à AIDS do cantor Elton John, na Catedral de São João, O Divino, em Nova York, em novembro de 2017
Dimitrios Kambouris/Getty Images via AFP
Quando Aretha Franklin morreu de câncer no pâncreas aos 76 anos em agosto de 2018, acreditava-se que ela não havia deixado testamento sobre seu patrimônio, que era avaliado em milhões de dólares.
Meses depois, no entanto, testamentos manuscritos foram encontrados em um armário e embaixo de uma almofada do sofá em sua casa no subúrbio de Detroit, em Michigan, nos Estados Unidos.
Um júri determinará agora qual dos dois documentos deve ser considerado o último testamento válido da “Rainha do Soul”. O julgamento começou na segunda-feira (10) e a previsão é que dure menos de uma semana.
Um júri de seis pessoas no Tribunal de Sucessões do Condado de Oakland ouvirá testemunhas, incluindo os filhos de Franklin, sua sobrinha Sabrina Owens e um especialista em caligrafia.
Vencedora de 18 prêmios Grammy, Franklin gravou dezenas de canções que chegaram ao topo das paradas. Ela foi a primeira mulher a entrar para o Hall da Fama do Rock & Roll.
A cantora conhecida por sucessos como “Think”, “I Say a Little Prayer” e “Respect” era muito discreta sobre seu patrimônio e teria resistido à ideia de preparar um testamento formal, apesar de anos de problemas de saúde.
Quando ela morreu, aos 76 anos, a ausência de um testamento faria com que seus bens — incluindo casas, carros, casacos de pele e joias — fossem divididos igualmente entre seus quatro filhos.
Mas com a descoberta de testamentos em sua casa nove meses depois de sua morte, um dos filhos está argumentando que os papéis datados de junho de 2010 e encontrados em um armário trancado devem ser considerados como o verdadeiro testamento.
Dois outros filhos dizem que um testamento datado de março de 2014 e encontrado em um caderno espiral sob as almofadas do sofá seria o verdadeiro.
Na segunda-feira, a juíza Jennifer Callaghan disse aos jurados que a única decisão que eles tinham que tomar era se o documento de 2014 pode ser aceito como um testamento válido.
Apesar de algumas diferenças, ambos os documentos dão aos filhos o dinheiro da reprodução da música e dos direitos autorais de Franklin.
Cada versão foi rabiscada à mão, de forma difícil de decifrar, com palavras riscadas e anotações nas margens. Tal condição os tornaria inadmissíveis na maioria dos Estados, mas a lei de Michigan permite testamentos manuscritos, desde que atendam a alguns critérios.
Theodore White 2º — terceiro filho de Franklin, de seu breve casamento com seu ex-empresário — argumenta que o documento de 11 páginas autenticado em cartório em 2010 seria o testamento válido.
Essa versão indica White como coexecutor ou representante pessoal do espólio, junto com Owens, a sobrinha. O documento também pede que Kecalf e Edward Franklin, segundo e quarto filhos da cantora, “tenham aulas de negócios e obtenham um certificado ou um diploma” se quiserem se beneficiar da herança.
Mas Kecalf e Edward argumentam que o documento de 2014 representa a vontade real de sua mãe.
Kecalf substitui seu irmão como co-executor no documento de quatro páginas. Ele e seus netos também herdariam a mansão de $ 1,2 milhão (cerca de R$ 6 milhões) de sua mãe — uma casa descrita pelo advogado de Edward como “a joia da coroa”.
O documento mais recente também estipula que os vestidos de Franklin sejam leiloados ou entregues ao Smithsonian Institute em Washington.
Clarence Franklin, o filho mais velho de Aretha, não está envolvido na disputa. Ele mora em uma casa de repouso em Michigan e está sob tutela legal.
Um advogado de seu tutor disse à BBC que eles não participarão do julgamento e “chegaram a um acordo que dá a Clarence uma porcentagem dos bens sem levar em consideração o resultado da contestação do testamento”.
A desavença familiar já havia levado Owens a deixar o cargo de representante do espólio de sua tia.
“Dado o amor pela família e o desejo de privacidade de minha tia, isso não é o que ela desejaria para nós, nem é o que eu quero”, escreveu ela em processo judicial de 2020.
“Eu amo meus primos, não guardo animosidade em relação a eles e desejo-lhes o melhor.”
No início deste ano, o tribunal em Pontiac, Michigan, ouviu três mensagens de correio de voz, gravadas meses antes da morte de Franklin, nas quais ela discute outro testamento que estava preparando com um advogado.
Nas mensagens, Franklin — que estava de cama em Detroit — expressa “intenções firmes”, mas o advogado Henry Grix testemunhou que acreditava que ela “não havia se decidido” sobre seus desejos finais.
O juiz excluiu esse documento da consideração no julgamento.
A fortuna de Franklin era estimada em US$ 80 milhões (cerca de R$ 400 milhões) quando a estrela morreu em 2018, mas avaliações mais recentes e vários anos de impostos não pagos reduziram bastante esse número.
De acordo com um inventário arquivado no tribunal e visto pela BBC, os bens da falecida cantora estão avaliados em pouco menos de US$ 6 milhões (R$ 30 milhões).
Nicholas Papasifakis, que atualmente atua como representante pessoal de Franklin, disse que não está participando do julgamento e não está tomando partido na disputa.
“Uma vez que haja uma determinação do Tribunal quanto à disposição do espólio de Franklin, eu seguirei essa determinação na distribuição dos bens da Sra. Franklin”, escreveu ele em um e-mail.
Morre Aretha Franklin aos 76 anos

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Duo Prettos faz brinde aos 50 anos do primeiro álbum solo de Cartola em tributo reverente ao mestre do samba

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Capa do álbum ‘Um brinde ao mestre Cartola 74’, do duo Prettos
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♫ OPINIÃO SOBRE DISCO
Título: Um brinde ao mestre Cartola 74
Artista: Prettos
Cotação: ★ ★ ★ ★
♪ Poucos discos brasileiros alcançaram a perfeição atingida por Cartola (1974), primeiro álbum solo de Angenor de Oliveira (11 de outubro de 1908 – 30 de novembro de 1980), nome de batismo do cantor, compositor e músico carioca imortalizado como Cartola no olimpo do samba.
Gravado com produção musical de João Carlos Botezelli (1942 – 2021), o Pelão, e com arranjos e regências do maestro Horondino José da Silva, o violonista Dino Sete Cordas (1918 – 2006), esse álbum antológico ganha homenagem da dupla Prettos pelos 50 anos completados em 2024.
Bambas do samba de São Paulo (SP), criadores do Quinteto em Branco e Preto e posteriormente do Quintal dos Prettos, roda imponente no circuito de Sampa, os irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira recriam com evidente reverência o repertório do álbum Cartola em disco, Um brinde ao mestre Cartola 74, que aporta no mercado em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
Disco que deu reconhecimento tardio ao compositor, quando o bamba da escola de samba Mangueira já caminhava para os 66 anos, o álbum Cartola apresentou obras-primas como Disfarça e chora (Cartola e Dalmo Castello, 1974) e Corra e olhe o céu (Cartola e Dalmo Castello, 1974), além de ter reapresentado sambas e sambas-canção do alto quilate de Acontece (1972), Alegria (1968), O sol nascerá (Cartola e Elton Medeiros, 1964), Quem me vê sorrindo (Cartola e Carlos Cachaça, 1974), Sim (Cartola e Osvaldo Martins, 1952 ) e Tive sim (1968).
Com sonoridade calcada nas tradições do samba, como se o brinde fosse feito em 1974, o duo Prettos aborda o repertório na ordem em que as 12 músicas aparecem no álbum Cartola.
Samba lançado por Elza Soares (1930 – 2022) um ano antes do registro autoral do compositor, Festa da vinda (Cartola e Nuno Veloso, 1973) exemplifica a opção dos Prettos por cantar o disco cinquentenário como se estivesse no quinta da dupla paulistana.
Grande e melancólico samba lançado na voz de Paulinho da Viola em disco de 1968, Amor proibido ganha as vozes de Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira em gravação que ecoa a descontração de uma roda de samba, mas com requinte instrumental evocativo do som dos conjuntos regionais dos anos 1940 e 1950.
É nesse clima que os Prettos ambientam o samba menos conhecido do repertório lapidar, Ordenes e farei (Cartola, 1974), e também o já mencionado samba solar que arremata o álbum, Alegria, lançado no disco coletivo Fala Mangueira (1968), gravado por Cartola com Carlos Cachaça (1902 – 1999), Clementina de Jesus (1901 – 1987), Nelson Cavaquinho (1911 – 1986) e Odete Amaral (1917 – 1984).
Tributo coerente com a discografia dos Prettos, o álbum Um brinde ao mestre Cartola 74 gera show programado para ser apresentado no Sesc Santana, em São Paulo (SP), em 15, 16 e 17 de novembro. No show, Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira irão além do repertório do álbum Cartola, dando voz a outros standards do mestre que saúdam com carinho neste tributo calcado na reverência.
Magnu Sousá (à esquerda) e Maurílio Oliveira, integrantes da dupla Prettos, lançam em 20 de novembro o álbum ‘Um brinde ao mestre Cartola 74’
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Oasis no Brasil: banda anuncia shows em SP em 2025

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Banda se apresentará no estádio Morumbis, em São Paulo, no fim de novembro de 2025. Oasis
Reprodução/Instagram
Após muita especulação, o Oasis confirmou que virá ao Brasil em sua turnê de retorno. A banda anunciou dois shows, nos dias 22 e 23 de novembro de 2025, no Morumbis.
“O Carnaval chegou cedo”, brincou a banda. A venda geral começa no próximo dia 13, às 10h, na Ticketmaster.
LEIA TAMBÉM: Oasis anuncia retorno 15 anos após separação
O negócio milionário por trás das voltas de grandes bandas
Os valores dos ingressos variam entre R$ 245 (fan ticket, meia-entrada) e R$ 1.250 (cadeira superior, inteira).
O anúncio da turnê marca as primeiras apresentações do Oasis na América do Sul em 16 anos. A banda já esgotou datas no Reino Unido, Irlanda, América do Norte e Austrália.
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A volta do Oasis
Uma das maiores bandas dos anos 90, o Oasis foi fundado em 1991 na cidade de Manchester, na Inglaterra. Desde o disco de estreia, a banda já se destacou como um dos grandes expoentes do rock britânico da década. Hoje, o Oasis ultrapassa a marca de 75 milhões de discos vendidos.
No fim de agosto de 2009, Noel anunciou sua saída definitiva da banda. “É com tristeza e grande alívio que digo que desisto do Oasis esta noite”, escreveu o guitarrista em seu site. “As pessoas podem dizer o que quiserem, mas eu simplesmente não consigo trabalhar com Liam por mais nenhum dia”.
Diante da dificuldade de reconciliação entre os irmãos, a volta do Oasis nunca foi garantida. “Eu não acho que passaríamos do primeiro refrão de ‘Rock and Roll Star'”, disse Liam à “Rolling Stone” em 2020.
O próprio Liam está em turnê para comemorar os 30 anos de “Definitely Maybe”. Segundo o vocalista declarou ainda em fevereiro, ele chegou a convidar o irmão para essa leva de shows, mas Noel recusou.
No dia 27 de agosto deste ano, o Oasis anunciou oficialmente o seu retorno, com Liam e Noel de volta à banda – 15 anos após o conflito que os separou.
Uma das bandas mais icônicas dos anos 90, o Oasis, está de volta depois de 15 anos

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Chris Martin cai no palco durante show do Coldplay na Austrália

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Vocalista foi auxiliado por funcionário no palco. ‘Meu Deus, isso quase foi um momento de YouTube’, brincou o cantor. Chris Martin cai em show do Coldplay na Austrália
Chris Martin, vocalista do Coldplay, caiu em um buraco no palco durante um show da banda em Melbourne, na Austrália.
O cantor estava conversando com a plateia e não viu o buraco, mas foi imediatamente auxiliado por um funcionário após cair. Chris não pareceu se machucar e se levantou em seguida, continuando o show.
“Isso foi… não foi planejado. Obrigado por me pegar. Meu Deus, isso quase foi um momento de YouTube”, brincou o cantor.
Chris Martin cai em show do Coldplay
Reprodução/TiKTok
Um incidente similar aconteceu com a cantora Olivia Rodrigo em outubro. Ela também caiu no palco, na Austrália, mas não se machucou.

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