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Festas e Rodeios

Robô personal stylist é mais uma promessa da inteligência artificial e aumenta laços entre moda e digital

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Uso do ChatGPT para consultoria de imagem viraliza no TikTok e agências especializadas em moda criam plataformas para atender de varejistas a pessoas ocupadas. Robô personal stylist é mais uma promessa da inteligência artificial
Atire a primeira pedra quem nunca viveu um dilema semelhante ao cantarolado por Noel Rosa em um de seus maiores sucessos. “Meu terno já virou estopa/ E eu nem sei mais com que roupa/ Com que roupa que eu vou/ Pro samba que você me convidou.”
Reflexo da identidade individual e de códigos culturais, a escolha do look gera tantas dúvidas que, não à toa, existem serviços especializados no auxílio da tarefa, que, agora, entrou para o time das promessas da inteligência artificial generativa.
No ChatGPT
Com mais de 6,5 bilhões de visualizações no TikTok, o termo “fashion ChatGPT” é cada vez mais comum na rede. Nos vídeos, pessoas perguntam ao robô da OpenAI o que vestir em diversas ocasiões e, em seguida, mostram o visual criado com base nas respostas.
Inspirada pela música de Rosa, esta repórter questionou o robô sobre o que usar para ir a uma roda de samba. A ferramenta recomendou, então, que ela investisse num “estilo descontraído e festivo”. Como exemplo, mencionou vestidos, calças pantalona e macaquinhos.
Se um homem faz a mesma pergunta, o ChatGPT sugere peças como bermuda, camiseta polo e “chapéu estilo brasileiro” —o que, segundo ele, são chapéus de palha, fedora e de de aba larga.
Em todas as respostas, o robô reforçou que “o mais importante é se sentir confortável, confiante e pronto para aproveitar a festa”.
As sugestões levam em consideração uma série de informações disponíveis na internet, além das especificidades de quem está por trás da tela.
O ChatGPT, no entanto, não é a única inteligência artificial usada para consultoria de moda. Por ser um software exclusivamente textual, seu potencial de sanar dúvidas fashion é, na verdade, limitado.
Looks para além do texto
Mais promissores na tarefa, aplicativos como YesPlz e Lewk foram treinados por especialistas para fornecer imagens, deixando a experiência mais interativa.
Print da plataforma The Lewk, um robô personal stylist
Reprodução
“É para tornar a compra mais conveniente e fácil para mulheres ocupadas”, afirma Sheena Virmani, cofundadora da Lewk, que tem site no ar, mas só estará disponível para uso em algumas semanas.
“Muitas varejistas como H&M e Zara têm catálogos enormes. As pessoas não têm tempo para procurar um produto entre milhares. A curadoria é importante.”
Para promover referências estéticas, o robô gera um moodboard do estilo que, ao seu entendimento, engloba a personalidade do usuário.
A plataforma promete ainda filtrar opções do comércio online que atendam à demanda, a partir de dados fornecidos sobre a peça. Características como silhueta do corpo, tipo do tecido e cor da roupa contribuem para resultados mais precisos.
Print da plataforma Lewk, um robô personal stylist
Reprodução
“Contratar um personal stylist [humano] pode custar cerca de 500 dólares canadenses [cerca de R$ 1800] por hora. Não é acessível para a mulher do dia a dia. Estamos tentando ser um meio intermediário”, afirma Virmani. “O acesso ao nosso bate-papo será de 10 dólares americanos por mês [R$ 47].”
YesPlz, que já está disponível para uso, é outra que faz a seleção de peças à venda em sites externos. A marca também atende a varejistas, etiquetando os produtos de forma mais buscável à clientela .
Os valores cobrados pela YesPlz podem custar entre 100 dólares (R$ 478) mensais a mais de 10 mil dólares (R$ 47,8 mil) por serviço —o que difere é o pacote de funções. O teste é gratuito.
Mesmo que possa parecer caro, o preço dessas ferramentas é inferior ao de vários personal stylists.
Print da plataforma YesPlz, um robô personal stylist
Reprodução
Consultoria em carne e osso
“A consultoria de estilo não é tangível para todo mundo. É muito cara, porque é um trabalho personalizado, custoso. A inteligência artificial pode ser uma alternativa para dar mais conhecimento a quem não tem acesso”, diz a consultora de imagem Gabriela Ganem.
Ela enfatiza, porém, que nenhum robô é capaz de cumprir a função de um especialista de carne e osso. “Muito do nosso trabalho é decifrar coisas que o cliente não enxergou. Se a pessoa é quem direciona [as sugestões das plataformas], com certeza terá muita zona cinzenta.”
“Não acredito que um robô tenha a precisão necessária para chamá-lo de consultor. A consultoria é personalizada. De humano para humano.”
Mas não é o que pensa Olivia Merquior, fundadora da primeira semana de moda imersiva do Brasil.
O que o ChatGPT pode fazer com a arte? Semana Pop explica
Criatividade vs. padronização
“Existe essa ideia de que aquilo que se faz com humano nunca vai ser substituído. Mas a gente não se pergunta se não estamos entrando num padrão de criatividade”, afirma a especialista em moda digital. “Tudo que é padronizável vai ser automatizado.”
“Talvez, as pessoas não queiram o novo. Às vezes, querem só vestir o que está todo mundo usando.” Nesses casos, Merquior diz que ferramentas digitais cumprem bem a tarefa.
Já para quem deseja uma consultoria mais individualizada, ela recomenda que recorra aos seres humanos, mas faz uma ponderação: “grande parte dos profissionais trabalha apenas replicando padrões.”
A especialista afirma ainda que, embora caminhem em direções diferentes, a inteligência artificial não é inimiga da criatividde. Pelo contrário. Cada vez mais estilistas incluem softwares no processo criativo.
Sem dúvidas, o namoro entre a moda e o universo digital ainda vai render muito pano, ou pixels, para manga.

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Duo Prettos faz brinde aos 50 anos do primeiro álbum solo de Cartola em tributo reverente ao mestre do samba

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Capa do álbum ‘Um brinde ao mestre Cartola 74’, do duo Prettos
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♫ OPINIÃO SOBRE DISCO
Título: Um brinde ao mestre Cartola 74
Artista: Prettos
Cotação: ★ ★ ★ ★
♪ Poucos discos brasileiros alcançaram a perfeição atingida por Cartola (1974), primeiro álbum solo de Angenor de Oliveira (11 de outubro de 1908 – 30 de novembro de 1980), nome de batismo do cantor, compositor e músico carioca imortalizado como Cartola no olimpo do samba.
Gravado com produção musical de João Carlos Botezelli (1942 – 2021), o Pelão, e com arranjos e regências do maestro Horondino José da Silva, o violonista Dino Sete Cordas (1918 – 2006), esse álbum antológico ganha homenagem da dupla Prettos pelos 50 anos completados em 2024.
Bambas do samba de São Paulo (SP), criadores do Quinteto em Branco e Preto e posteriormente do Quintal dos Prettos, roda imponente no circuito de Sampa, os irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira recriam com evidente reverência o repertório do álbum Cartola em disco, Um brinde ao mestre Cartola 74, que aporta no mercado em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
Disco que deu reconhecimento tardio ao compositor, quando o bamba da escola de samba Mangueira já caminhava para os 66 anos, o álbum Cartola apresentou obras-primas como Disfarça e chora (Cartola e Dalmo Castello, 1974) e Corra e olhe o céu (Cartola e Dalmo Castello, 1974), além de ter reapresentado sambas e sambas-canção do alto quilate de Acontece (1972), Alegria (1968), O sol nascerá (Cartola e Elton Medeiros, 1964), Quem me vê sorrindo (Cartola e Carlos Cachaça, 1974), Sim (Cartola e Osvaldo Martins, 1952 ) e Tive sim (1968).
Com sonoridade calcada nas tradições do samba, como se o brinde fosse feito em 1974, o duo Prettos aborda o repertório na ordem em que as 12 músicas aparecem no álbum Cartola.
Samba lançado por Elza Soares (1930 – 2022) um ano antes do registro autoral do compositor, Festa da vinda (Cartola e Nuno Veloso, 1973) exemplifica a opção dos Prettos por cantar o disco cinquentenário como se estivesse no quinta da dupla paulistana.
Grande e melancólico samba lançado na voz de Paulinho da Viola em disco de 1968, Amor proibido ganha as vozes de Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira em gravação que ecoa a descontração de uma roda de samba, mas com requinte instrumental evocativo do som dos conjuntos regionais dos anos 1940 e 1950.
É nesse clima que os Prettos ambientam o samba menos conhecido do repertório lapidar, Ordenes e farei (Cartola, 1974), e também o já mencionado samba solar que arremata o álbum, Alegria, lançado no disco coletivo Fala Mangueira (1968), gravado por Cartola com Carlos Cachaça (1902 – 1999), Clementina de Jesus (1901 – 1987), Nelson Cavaquinho (1911 – 1986) e Odete Amaral (1917 – 1984).
Tributo coerente com a discografia dos Prettos, o álbum Um brinde ao mestre Cartola 74 gera show programado para ser apresentado no Sesc Santana, em São Paulo (SP), em 15, 16 e 17 de novembro. No show, Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira irão além do repertório do álbum Cartola, dando voz a outros standards do mestre que saúdam com carinho neste tributo calcado na reverência.
Magnu Sousá (à esquerda) e Maurílio Oliveira, integrantes da dupla Prettos, lançam em 20 de novembro o álbum ‘Um brinde ao mestre Cartola 74’
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Oasis no Brasil: banda anuncia shows em SP em 2025

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Banda se apresentará no estádio Morumbis, em São Paulo, no fim de novembro de 2025. Oasis
Reprodução/Instagram
Após muita especulação, o Oasis confirmou que virá ao Brasil em sua turnê de retorno. A banda anunciou dois shows, nos dias 22 e 23 de novembro de 2025, no Morumbis.
“O Carnaval chegou cedo”, brincou a banda. A venda geral começa no próximo dia 13, às 10h, na Ticketmaster.
LEIA TAMBÉM: Oasis anuncia retorno 15 anos após separação
O negócio milionário por trás das voltas de grandes bandas
Os valores dos ingressos variam entre R$ 245 (fan ticket, meia-entrada) e R$ 1.250 (cadeira superior, inteira).
O anúncio da turnê marca as primeiras apresentações do Oasis na América do Sul em 16 anos. A banda já esgotou datas no Reino Unido, Irlanda, América do Norte e Austrália.
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A volta do Oasis
Uma das maiores bandas dos anos 90, o Oasis foi fundado em 1991 na cidade de Manchester, na Inglaterra. Desde o disco de estreia, a banda já se destacou como um dos grandes expoentes do rock britânico da década. Hoje, o Oasis ultrapassa a marca de 75 milhões de discos vendidos.
No fim de agosto de 2009, Noel anunciou sua saída definitiva da banda. “É com tristeza e grande alívio que digo que desisto do Oasis esta noite”, escreveu o guitarrista em seu site. “As pessoas podem dizer o que quiserem, mas eu simplesmente não consigo trabalhar com Liam por mais nenhum dia”.
Diante da dificuldade de reconciliação entre os irmãos, a volta do Oasis nunca foi garantida. “Eu não acho que passaríamos do primeiro refrão de ‘Rock and Roll Star'”, disse Liam à “Rolling Stone” em 2020.
O próprio Liam está em turnê para comemorar os 30 anos de “Definitely Maybe”. Segundo o vocalista declarou ainda em fevereiro, ele chegou a convidar o irmão para essa leva de shows, mas Noel recusou.
No dia 27 de agosto deste ano, o Oasis anunciou oficialmente o seu retorno, com Liam e Noel de volta à banda – 15 anos após o conflito que os separou.
Uma das bandas mais icônicas dos anos 90, o Oasis, está de volta depois de 15 anos

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Chris Martin cai no palco durante show do Coldplay na Austrália

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Vocalista foi auxiliado por funcionário no palco. ‘Meu Deus, isso quase foi um momento de YouTube’, brincou o cantor. Chris Martin cai em show do Coldplay na Austrália
Chris Martin, vocalista do Coldplay, caiu em um buraco no palco durante um show da banda em Melbourne, na Austrália.
O cantor estava conversando com a plateia e não viu o buraco, mas foi imediatamente auxiliado por um funcionário após cair. Chris não pareceu se machucar e se levantou em seguida, continuando o show.
“Isso foi… não foi planejado. Obrigado por me pegar. Meu Deus, isso quase foi um momento de YouTube”, brincou o cantor.
Chris Martin cai em show do Coldplay
Reprodução/TiKTok
Um incidente similar aconteceu com a cantora Olivia Rodrigo em outubro. Ela também caiu no palco, na Austrália, mas não se machucou.

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