Connect with us

Festas e Rodeios

Alceu Valença segue os caminhos do coração bobo de paixão ao voltar para casa no álbum ‘Senhora estrada’

Published

on

Artista lança disco de voz e violão com roteiro que parte do sertão pernambucano e envereda por rotas amorosas. Capa do álbum ‘Senhora estrada’, de Alceu Valença
Yanê Valença / Divulgação
Resenha de álbum
Título: Senhora estrada
Artista: Alceu Valença
Edição: Deck
Cotação: * * * *
♪ Terceiro álbum lançado por Alceu Valença ao longo deste ano de 2021, Senhora estrada está sendo apresentado como o fecho de trilogia de álbuns gravados pelo artista somente com a voz e o violão –formato até então inédito.na discografia do artista pernambucano.
Só que, a rigor, Alceu gravou quatro discos no período de isolamento social. Enraizado na cultura nordestina apreendida pelo artista na vivência em São Bento do Una (PE), cidade interiorana e sertaneja onde Alceu Valença nasceu há 75 anos, Senhora estrada seria o último do lote pela ordem prevista originalmente.
O terceiro título seria o álbum gravado por Alceu com a guitarra de Paulo Rafael (1955 – 2021), músico fundamental na arquitetura do som do cantor.
Com a morte de Paulo Rafael em 23 de agosto, Senhora estrada passa à frente na fila e chega ao mundo digital nesta sexta-feira, 19 de novembro, como espécie de inventário afetivo da memória desse artista que cresceu no sertão pernambucano ao som influente de aboiadores do mato, cantadores, emboladores, sanfoneiros e violeiros.
Com roteiro tão bem amarrado quanto os dos discos dois antecessores, Sem pensar no amanhã (2021) e Saudade (2021), o álbum Senhora estrada impressiona pelo alto padrão de qualidade do som da voz e do violão – captados com limpidez, mérito de Rafael Ramos e do próprio Alceu, produtores musicais do disco – e das interpretações de músicas encadeadas com critério.
Já na abertura do disco, fora do trilho autoral, Alceu refaz a viagem de Pau-de-arara (Luiz Gonzaga e Guio de Moraes, 1952) com divisões manemolentes e repetições de palavras que renovam a música. Por ter Luiz Gonzaga (1912 – 1989) como uma das referências matriciais da obra que vem apresentando ao Brasil desde o início dos anos 1970, Alceu alocou duas músicas do Rei do baião logo no início do álbum Senhora estrada.
Na costura do disco, Pau-de-arara antecede Numa sala de reboco (Luiz Gonzaga e Zé Marcolino, 1965), tema forrozeiro de sensualidade realçada pelo canto quase maroto do intérprete. É quando a paixão aparece na estrada para permanecer até o fim da rota existencial do cantador.
Alceu Valença inclui duas músicas de Luiz Gonzaga no repertório basicamente autoral do álbum ‘Senhora estrada’
Yanê Valença / Divulgação
“Pra quem sofre de dor de cotovelo, remédio é forró, xote e baião”, receita em versos de Pé de rosa (Alceu Valença, 2001), celebração do acasalamento dos arrasta-pés. Cantada com vocais ruminados, Pé de rosa brotou originalmente há 20 anos em gravação feita pelo artista para o álbum Forró lunar (2001).
Desse mesmo disco Forró lunar, Alceu também colhe Xote delicado (2001), música em que o poeta andarilho exalta o amor que o une à mulher, Yanê Valença, autora das fotos promocionais do álbum Senhora da estrada. Já a gravação de Depois do amor (Alceu Valença, 2005) evidencia, no toque do violão de Alceu, a influência da música ibérica no sertão nordestino.
A toada amorosa segue fluente com o cheiro sensual exalado pelo xote Flor de tangerina (Alceu Valença, 2002), abrindo caminho para Vai chover (Alceu Valença e Herbert Azul, 1999) – música de versos líricos que louvam a senhora dos navios e do amor do artista – e para o coco Coração bobo (Alceu Valença, 1980), único grande hit do cantador em repertório povoado por lados B de discografia coesa que nunca saiu dos trilhos.
Nesse oceano de paixão que inunda o álbum Senhora estrada, Alceu refaz a rota de Pelas ruas que andei (Alceu Valença e Vicente Barreto, 1982) para seguir os caminhos do coração bobo desse cantador.
Nessa rota, o artista tira Cabelo no pente (Alceu Valença e Ricardo Barreto, 1981) para pisar pelas ruas do passado com esse xote harmonioso cuja letra cita Pisa no fulô (João do Vale, Ernesto Pires e Silveira Júnior, 1957), malicioso xote de tempos idos.
No fecho do disco, com ecos da música moura e da prosódia dos aboiadores, Alceu Valença louva a própria estrada – companheira fiel do destino itinerante do cantador – na única música inédita do disco.
Toada composta para a trilha sonora do filme A luneta do tempo (2015), mas inutilizada no disco com a trilha sonora do longa-metragem escrito e dirigido pelo próprio Alceu Valença, Senhora estrada se afina com o roteiro deste álbum de 2021 em que o artista volta para a casa, refazendo caminhos do coração bobo de paixão, com a nostalgia do tempo de menino vivido no incandescente solo do agreste pernambucano.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Karol G convida Pabllo e faz até chover para mostrar que reggaeton tem chance no Rock in Rio

Published

on

By

Colombiana chamou Pabllo Vittar, Sevdaliza e Yseult para 1ª performance ao vivo do hit ‘Alibi’. Em show mais simples do que de costume, ela levou ritmo latino pela 1ª vez ao Palco Mundo. Pabllo Vittar, Sevdaliza e Yseult cantam ‘Alibi’ no show de Karol G
Pela segunda vez no Brasil neste ano, Karol G levou ao Rock in Rio nesta sexta-feira (20) um show dedicado, com mimos ao público do país. Não foi como qualquer outra apresentação: ela está obstinada a conquistar os brasileiros.
“Esperei por essa noite horas, dias, semanas, meses. Sei que vocês vão fazer a grande noite da minha vida”, disse em inglês, logo depois de abrir o setlist com a dobradinha de “Bichotag” e “Oki Doki”.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Primeira artista de reggaeton a pisar no Palco Mundo, escalada para preparar o terreno para Katy Perry, a cantora seria a atração principal da noite se o festival acontecesse em qualquer outro país da América Latina.
Ela enfileira recordes e domina paradas no restante do continente, mas ainda pena para emplacar suas músicas no maior mercado da América do Sul, um país com baixa aderência a ritmos latinos.
Para tentar mudar esse quadro, Karol contou com a ajuda de uma amiga brasileira. No momento mais empolgante do show, convidou Pabllo Vittar para a primeira performance ao vivo de “Alibi”, com a cantora iraniana de pop experimental Sevdaliza e a francesa Yseult, que também apareceram.
Karol G se apresenta no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1
Feita com base na referência de uma canção tradicional colombiana do início do século 20, a música se tornou um hit global improvável, e chegou a ser a 12ª mais ouvida do mundo no Spotify, em julho deste ano.
Pabllo já tinha cantado ao lado de Karol G em São Paulo, em maio de 2024, numa apresentação que reuniu cerca de 13 mil pessoas no Centro Esportivo Tietê, no Centro da capital. “São 13 mil pessoas aqui esta noite, mas eu acho que no futuro vão ser muito mais”, disse a colombiana na ocasião.
No Rock in Rio, com capacidade para 100 mil pessoas, ela mostrou uma estrutura bem mais simples, sem um tubarão gigante no palco, nem pulseirinhas de luzes coloridas na plateia.
Ainda assim, por cerca de uma hora e quinze minutos, segurou um público com olhos vidrados em seus movimentos, especialmente quando fez chover no palco para dançar sobre a água. Jatos também foram jogados no público.
‘Mañana Será Bonito’
Nascida em Medellín, Karol lançou seu álbum de estreia, “Unstoppable”, em 2017. Dois anos depois, viralizou com o hit “Tusa”, parceria com a rapper Nicki Minaj — cantada em coro por um público animado, logo no início do show no Rock in Rio.
Mas foi no quarto trabalho de estúdio, “Mañana Será Bonito” (2023), que a cantora mudou de patamar na carreira. O disco foi o primeiro em espanhol, feito por uma mulher, a chegar ao topo da parada americana e, em 2024, ganhou um Grammy de música urbana, inédito na carreira da artista.
Karol G recebe Yseult, Sevdaliza e Pabllo Vittar em show no Rock in Rio 2024
Reprodução/Globoplay
A turnê global do álbum foi a primeira de uma artista latina com a maior parte das apresentações acontecendo em estádios. Em 2023, Karol foi a campeã latina de bilheteria, ao arrecadar US$ 155,3 milhões em ingressos.
Ela encerrou a série de mais de 60 shows em julho, com um mega espetáculo para 65 mil pessoas em Madri, na Espanha. Transmitida ao vivo, a performance foi assistida por mais 1 milhão de pessoas on-line.
Em suas músicas, Karol mescla mensagens de empoderamento com letras de sofrência, como “Amargura”, que poderia muito bem ser um feminejo, mas é um reggaeton. Ela grita “papiiii” de um jeito angustiado antes do refrão, e todo mundo entende que dá para sofrer por amor em qualquer idioma.
No palco, a artista é acompanhada por dançarinos e uma banda formada só por mulheres. Ela canta sobre as bases pré-gravadas, que são comuns em shows de pop, onde é preciso coordenar música, performance e dança. Mas sua voz potente se sobressai, especialmente nas músicas mais lentas, como “Mi Ex Tenia Razon”, do “Mañana”.
Antes dessa, Karol celebrou as bandeiras de outros países da América Latina na plateia e segurou, ela mesma, uma bandeira do Brasil. A essa altura, já havia aparecido no setlist o remix do funk “Tá Ok”, uma versão gravada pela artista em parceria com o conterrâneo Maluma e os brasileiros Kevin O Chris e Dennis DJ.
Karol G se apresenta no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1
Nas canções mais dançantes, como um remix do sucesso “Provenza”, movimentos de câmera criativos criaram imagens hipnotizantes de Karol e seus dançarinos no telão, embora o cenário escuro e a iluminação baixa tenham atrapalhado um pouco a visão.
No fim, com o megahit latino “Si Antes te Hubiera Conocido” (nem tão conhecido assim no Brasil), Karol chamou fãs para cantar no palco e fazer brincadeiras para a câmera do telão.
“Eu lembro que, uma vez, estava assistindo ao Rock in Rio pela TV e falei para mim mesma que gostaria muito de estar nesse palco e trazer o melhor de mim para minha galera no Brasil”, havia dito antes, dessa vez em bom português.
Ainda não dá para saber se o show no festival será o suficiente para fazer a carreira dela finalmente decolar no país, mas Karol deixou uma boa impressão. Mostrou que o reggaeton tem chance por aqui.
Yseult, Sevdaliza, Pabllo Vittar e Karol G antes de show no Rock in Rio 2024
Gabriel Renné/Divulgação

Continue Reading

Festas e Rodeios

Gloria Gaynor transforma Rock in Rio em karaokê coletivo com vozeirão e hits da disco music

Published

on

By

Cantora de 81 anos se apresentou no Palco Sunset nesta sexta-feira (20) e deixou seu maior hit, ‘I will survive’, para o final. Leia crítica do g1. Gloria Gaynor encerra show com seu maior hit ‘I Will Survive’
Poucas cantoras fazem jus àquela desgastada expressão “caminhou para que as outras pudessem correr”. Gloria Gaynor é uma dessas. A americana de 81 anos se apresentou no Palco Sunset, nesta sexta-feira (20), para fãs de divas pop como Dua Lipa, Doja Cat, Lady Gaga e, claro, Katy Perry. Todas essas, em maior ou menor dose, já beberam na disco music da qual Gloria é pioneira.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Ao som “Goin’ Out of My Head”, uma mãe explicou ao filho de cerca de 10 anos que “assim que era a música nos anos 80”. A faixa seguinte, uma versão de “Unstoppable”, da australiana Sia, sonoriza uma dancinha de TikTok de um trio de amigas de idade escolar. Encontro de gerações é um clichê. No show de Gloria, foi uma realidade.
Gloria Gaynor canta “Killing me Softly” no Rock in Rio
“Vamos fazer de tudo para vocês se divertirem hoje a noite. Quando vocês ouvirem uma música que gostem, cantem comigo”, convidou no começo.
A plateia atendeu e foi se soltando no decorrer do setlist, que decola a partir de “Never can say goodbye”, a primeira música a liderar a parada de dance music da revista “Billboard”, quando o ranking nasceu nos anos 1970. Há também espaço uma novidade: “Reaching for the gold” estará no próximo álbum dela.
Além de “Unstoppable”, Gloria enche seu repertório com outras músicas. Em “Beautiful” (Christina Aguilera), mostra seu vozeirão ainda afiado, em uma versão dançante da balada. Em “Happy” (Pharrell Williams) passa o microfone para seu trombonista cantar.
Gloria Gaynor se apresenta no Palco Sunset no Rock in Rio
Miguel Folco/g1
Momentos como esses e o medley em tributo a Donna Summer (1948-2012) deixam o Palco Sunset com um delicioso clima de karaokê coletivo ou festa de casamento. Nesse quesito, nada supera “Like I’m gonna lose you”. Nunca duvide do potencial de um solo de saxofone na frente de um telão cheio de coraçõezinhos flutuantes.
Como era de se esperar, ela guarda seu megahit “I Will Survive” para perto do fim. É uma despedida do tamanho da voz de Gloria, uma lenda vivíssima e ainda em forma. Após o festival, ela se apresenta em São Paulo no sábado (21) e em Curitiba, na segunda-feira (23).

Continue Reading

Festas e Rodeios

Estrutura importada, ‘truque’ e só um ensaio: Os bastidores do voo de Ivete Sangalo no Rock in Rio

Published

on

By

Em entrevista ao g1 depois do show, cantora contou como conseguiu fazer tudo funcionar: ‘Todo o protocolo de segurança foi obedecido dentro de um arranjo musical’; veja VÍDEO. Os bastidores do voo de Ivete Sangalo no Rock in Rio
Quatro torres de sustentação foram instaladas numa área central do Rock in Rio para que Ivete Sangalo pudesse fazer um voo mágico sobre a plateia do festival nesta sexta-feira (20). Durante sua apresentação no Palco Mundo, a cantora foi suspensa por cabos sobre o público, enquanto cantava o clássico “Eva”. Foi o ponto alto do show — com o perdão do trocadilho.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Uma operação complexa foi necessária para fazer tudo funcionar como planejado. Ivete só teve um dia para ensaiar a performance na Cidade do Rock, local onde acontece o evento, na zona oeste do Rio. Minutos depois da apresentação, ela disse em entrevista ao g1:
“Conseguimos graças à minha equipe. Minha moçada é da pesada. é um nível profissional altíssimo. Se só temos um dia para ensaiar, vamos conseguir executar.”
Ivete Sangalo voa sobre a plateia, beija Liniker e maceta resistência roqueira pela 19ª vez no Rock in Rio; saiba como foi o show
Ivete Sangalo ‘sobrevoa’ show no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1
A estrutura que segurou a cantora no ar foi importada da Holanda especialmente para a performance — ela não usou equipamentos do próprio festival. Mas o verdadeiro segredo do número foi uma espécie de “truque musical”, nas palavras de Ivete.
Enquanto cantava “Rua da Saudade”, ela desceu do palco para abraçar fãs na plateia, o que a deixou mais perto do ponto de decolagem. Ao fim da música, ela teve cerca de 3 minutos para vestir todo o equipamento de segurança antes do voo.
Enquanto isso, não se via a cantora em lugar nenhum, mas a banda continuava tocando. Ela explicou:
“Tudo foi cronometrado: a saída do palco, o momento de vestir o equipamento e o que a banda ia tocar isso enquanto isso. Todo o protocolo de segurança foi obedecido dentro de um arranjo musical.”
“Tanto que foi imperceptível. Quando as pessoas viram, eu já estava voando”, acrescentou Ivete, que confirmou não ter medo de altura. “Quem tem fé não tem medo.”
Ivete Sangalo ‘sobrevoa’ show no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1
19ª vez no Rock in Rio
O voo sobre o público foi um truque repetido do show que comemorou os 30 anos de carreira da cantora, no Maracanã, em dezembro de 2023. Mas o público do Rock in Rio se emocionou como se fosse a primeira vez. E Ivete também. No alto, ela chorou e, já em terra firme, celebrou durante a apresentação: “Que experiência maravilhosa!”.
Foi a 19ª participação de Ivete no festival, considerando edições do Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Em 2024, além do número de flutuação, a novidade foi “Seus Recados”, música recém-lançada com a paulista Liniker, que apareceu no palco para cantar. As duas deram selinhos, celebrados pelos fãs.
Ivete Sangalo ‘sobrevoa’ show no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.