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Festas e Rodeios

Bebel Gilberto honra o pai no amoroso álbum ‘João’

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Cantora lança disco em que recria o repertório de João Gilberto com admirável leveza em arranjos que evidenciam o toque preciso do violão de Guilherme Monteiro. Capa do álbum ‘João’, de Bebel Gilberto
Divulgação
Resenha de álbum
Título: João
Artista: Bebel Gilberto
Edição: [PIAS] Recordings
Cotação: ★ ★ ★ ★ ★
♪ João – álbum de Bebel Gilberto que o selo belga [PIAS] Recordings põe no mundo amanhã, 25 de agosto – corrige a principal distorção da obra fonográfica da cantora e compositora de origem norte-americana e vivência em uma das mais importantes famílias musicais do Brasil.
Em João, sétimo álbum solo de estúdio de Isabel Gilberto de Oliveira, inexiste a habitual irregularidade do cancioneiro autoral da artista pela própria natureza do disco. Trata-se de álbum de intérprete em que Bebel aborda repertório gravado pelo pai, João Gilberto Prado Pereira de Oliveira (10 de junho de 1931 – 6 de julho de 2019), um dos maiores nomes da música do Brasil.
Tampouco inexiste no disco João o excesso de camadas eletrônicas do álbum anterior de Bebel, Agora (2020), trabalho sem viço e sem inspiração que flagrou a artista no pior momento de trajetória profissional que alcançou relevo mundial há 23 anos com o álbum Tanto tempo (2000).
Em João, justiça seja feita, Bebel honra o legado do pai – e isso significa muito porque é difícil cantar o repertório de João Gilberto sem soar em outra galáxia musical.
Ao orquestrar a produção do álbum, Bebel repetiu a parceria com o pianista norte-americano Thomas Bartlett – arquiteto do recém-mencionado disco antecessor Agora – mas, desta vez, as programações de Barlett são sutis e jamais abafam a sonoridade orgânica do disco gravado no Reservoir Studios, em Nova York (EUA).
A propósito, são impressionantes a harmonia e a leveza alcançadas pela interação entre o canto terno de Bebel, o toque preciso do violão de Guilherme Monteiro – minimalista, como ensinou João – e a percussão manuseada com admirável delicadeza por Chico Brown, Kenny Wollesen e Magrus Borges. Revezando-se no piano, no mellotron e na programação, Thomas Bartlett confeita o bolo de massa fina feita essencialmente com voz, violão e percussão.
Ouvindo-se sambas como Adeus, América (Geraldo Jacques e Haroldo Barbosa, 1948) e Eu vim da Bahia (Gilberto Gil, 1965), tem-se a impressão de que até o gênio perfeccionista de João avalizaria as gravações.
É notável a atmosfera leve e sedutora criada pelo toque do violão e pelos arranjos de Guilherme Monteiro nas gravações da canção Caminhos cruzados (Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça, 1958) e do samba Desafinado (Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça, 1959), para citar somente dois entre vários possíveis exemplos.
Bebel Gilberto aos dois anos, em Nova York (EUA), em 1968, com o pai João Gilberto (1931– 2019)
Acervo pessoal Bebel Gilberto
Nenhum músico, contudo, tira o mérito de Bebel no disco João. Quando canta o samba Ela é carioca (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1963), Bebel parece acariciar o pai em algum recanto da mente.
Quando entra na seara dos corações partidos, como no canto de É preciso saber perdoar (Carlos Coquejo e Alcyvando Luz, 1967), samba apresentado pelo grupo MPB4 seis anos antes da gravação feita pelo artista e violonista baiano no álbum João Gilberto (1973), Bebel o faz sem o menor resquício de melodrama ou sentimentalismo no canto, mostrando que aprendeu a lição do pai.
Desse referencial disco de 1973, Bebel também recria Valsa (Como são lindos os yoguis) e Undiú, temas autorais de João, compositor bissexto. Tema sem letra, Valsa é levada pelos envolventes vocalizes de Bebel.
Mesmo sem alcançar o efeito de mantra do registro do pai, Bebel situa Undiú no mesmo alto nível de outras faixas de João, disco em que O pato (Jayme Silva e Neusa Teixeira, 1960) faz quém quém com os sopros da tuba e do trombone de Clark Gayton em arranjo orquestrado por Gayton com Bebel.
Eclipse (Ernesto Lecuona, 1940) – bolero cubano composto por Ernesto Lecuona (1895 – 1963), amplificado na voz da cantora Margarita Lecuona (1910 – 1981) e iluminado pelo papa da bossa nova no disco João Gilberto en México – é outra faixa que atinge os céus no tributo de Bebel a João porque o arranjo, calcado no sopro da flauta de Alex Sopp e no toque o piano de Thomas Bartlet, parece traduzir em som a atmosfera escura de um eclipse.
Ao se encerrar com o canto do samba Você e eu (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, 1961), João reitera a impressão de ser álbum em que Bebel pode até estar cantando João Gilberto para o mundo, embora, no íntimo, ela esteja cantando ao pé do ouvido, entre silêncios, para ser ouvida somente pelo pai imortal. Até por isso, Bebel honra João neste disco amoroso.
Bebel Gilberto canta onze músicas em ‘João’, disco que será lançado amanhã, 25 de agosto, pelo selo belga [PIAS] Recordings
Vicente de Paulo / Divulgação

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MC Ryan SP posta vídeo e diz estar arrependido, após vazar foto em que funkeiro parece agredir ex

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Após dias fora das redes, funkeiro voltou ao Instagram e publicou um vídeo pedindo perdão à sua família. O funkeiro MC Ryan SP
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O funkeiro MC Ryan SP publicou um vídeo na madrugada deste domingo (29) e disse estar arrependido, após o vazamento de uma imagem em que o funkeiro parece estar dando chutes em sua ex-namorada, a influenciadora Giovanna Roque.
Na postagem, Ryan pede perdão à Giovanna e diz que não foi leal à sua família e ao seu relacionamento.
“Nada nunca vai justificar meus erros”, disse o funkeiro no vídeo. A publicação já tem mais de 1 milhão de visualizações.
A foto viralizou nas redes sociais na última semana. Com a repercussão negativa, Giovanna Roque chegou a publicar um vídeo em seu Instagram em defesa do ex-namorado na última sexta-feira (27).
Na postagem, a influenciadora disse que o cantor estava sendo alvo de “gente muito suja” que deseja prejudicá-lo. “O Ryan não é essa pessoa ruim que vocês estão pensando que ele é”, afirmou.
“Ocorreu, sim, uma discussão no último término que a gente teve. O Ryan tinha aprontado e, nesse dia, eu perdi muito a cabeça, fiquei muito nervosa. Quebrei o telefone dele, fui para cima dele. E aí, ele ficou muito nervoso por conta dessas coisas e acabou vindo para cima de mim também, porque ele perdeu a cabeça. A gente deu abertura para o inimigo. Isso nunca aconteceu antes.”
A imagem também fez com que o cantor tivesse alguns de seus shows cancelados.
O funkeiro se apresentaria em uma casa de shows de Sorocaba, no interior de São Paulo, na última sexta-feira (27), junto de MC Hariel e MC Paiva, na UZNA, com o show especial “Funk You”, uma homenagem ao MC Marcinho – um dos principais responsáveis pelo crescimento do funk no Brasil – e ao ritmo do funk melody.
O cantor também teve um show cancelado em Maringá (PR) no sábado (28). MC Ryan SP fazia parte do line-up do Maringá Folia.

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21 kg de penas e esquisitice: você precisa conhecer Pesto, o bebê pinguim gigante

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Com apenas 9 meses, ave de 90 centímetros conquistou a internet com o seu jeito atrapalhado. Bebê pinguim de 9 meses e 21 kg é o novo ídolo da internet
O bebê pinguim Pesto é a prova que faltava para mostrar que estamos atravessando uma onda de fofura animalesca.
Assim como Moo Deng, a pequenina hipopótamo pigmeu que deixou a internet caída às suas patas, Pesto ganhou uma legião de adoradores na internet.
Levantamento do Google aponta que, na última semana, a busca pelo termo “Pesto Pinguim” superou em mais de 100% a procura pelo termo “Pesto Pasta”; o popular molho da culinária italiana foi a inspiração o nome do animalzinho.
O que chama atenção dos cuidadores e dos fãs é o grande tamanho da ave que, mesmo tendo apenas 9 meses de idade, possui 21 quilos e 90 centímetros de altura.
Além disso, Pesto conserva uma plumagem exuberante, própria de pinguins recém-nascidos e que o faz se destacar rapidamente entre os demais.
🐧 Muitos reconhecem os pinguins adultos por suas penas pretas e brancas, já os pinguins-rei nascem com plumagem marrom. Assim que aprendem a nadar, eles iniciam a troca dessas penas em um processo conhecido como muda.
Em suma, Pesto é um bebezão com um andar atabalhoado, e um grande apetite por peixes. Segundo suas cuidadoras, o pinguim-rei come nada menos do que 25 peixes por dia.
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É possível tanta fofura? Conheça Moo Deng, a bebê hipopótamo que está conquistando as redes
Chá de revelação e aulas de mergulho
Mas todo esse sucesso não veio de imediato. A vida de celebridade digital começou no início de setembro, quando os cuidadores de Pesto fizeram uma chá de revelação de gênero. O animal está visível para o público do Sea Life Aquarium (Melbourne, Austrália) desde abril.
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Como não é possível aos humanos identificar o sexo dos pinguins ao olho nu, a identificação do gênero da pequena ave ocorreu com o auxílio de um teste sanguíneo.
O próximo grande passo para o pinguim é aprender a nadar, o que deve ocorrer muito em breve. Para isso, o bebê contará com o empurrãozinho dos pinguins mais velhos que o tutelam, Tango e Hudson.
Nesse momento, Pesto trocará sua plumagem marrom escuro para o preto e branco convencional — um rito de passagem para a vida adulta.
Assim como Pesto, a maioria dos 60 pinguins do Sea Life Aquarium possuem nomes relacionados a alimentos, como Pudim, Whopper e Lamingtons.
Pinguim Pesto, com 21kg aos 9 meses.
SEA LIFE Melbourne/Divulgação

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Caetano Veloso e Maria Bethânia afagam o público paraense com canto de hit de Joelma em show em Belém

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“Eu vou tomar um tacacá / Dançar, curtir, ficar de boa / Pois quando chego no Pará / Me sinto bem, o tempo voa”
♫ COMENTÁRIO
♩ Ninguém imaginou que os versos de Voando pro Pará (Chrystian Lima, Isac Maraial, Nilk Oliveira e Valter Serraria, 2015) – música lançada pela cantora paraense Joelma há nove anos e revitalizada em 2023 – um dia fossem cantados por Caetano Veloso e Maria Bethânia. Juntos. No Pará.
Pois o improvável aconteceu na noite de ontem, 28 de setembro. Na passagem do show da turnê Caetano & Bethânia por Belém (PA), em apresentação no estádio popularmente conhecido como Mangueirão, os irmãos afagaram o público paraense com o canto de Voando pro Pará, música que exalta o estado do norte do Brasil.
Foi a primeira surpresa na estrada de um roteiro que, até então, tinha permanecido imutável desde a estreia nacional da turnê em 3 de agosto na cidade do Rio de Janeiro (RJ). E, verdade seja dita, a homenagem aos paraenses resultou simpática, vibrante, a julgar por vídeo postado no Instagram pelo perfil Caetano Veloso é foda.
Resta saber se os irmãos vão seguir com a tradição de homenagear públicos locais quando o show da turnê Caetano & Bethânia chegar em cidades como Recife (PE), Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Salvador (BA) – como fez Marisa Monte ao longo da turnê Portas (2022 / 2023) – ou se o canto de Voando pro Pará será somente um (oportuno) ponto fora da curva na rota da turnê.

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