Connect with us

Festas e Rodeios

Além do The Town: arrecadação com Heineken 0.0 é investida em formação de jovens da favela

Published

on

Instituto HEINEKEN se une à Central Única das Favelas (CUFA) para oferecer curso de audiovisual a jovens da periferia de São Paulo Um dos espaços de Heineken no The Town: vendas de Heineken 0.0 foram revertidas em investimento para capacitação de jovens da periferia de São Paulo.
Lincon Zarbietti
Quem consumiu Heineken 0.0 no The Town fez mais do que optar pela cerveja zero álcool da marca, patrocinadora master do festival. A escolha também significou a participação em uma ação que vai transformar a vida de jovens moradores de favelas de São Paulo (SP), como Larissa Dandara, 25 anos, ativista social e idealizadora do coletivo Quilombos Urbanos.
Ela está entre os participantes do curso de capacitação audiovisual que será viabilizado com o valor arrecadado na venda de Heineken 0.0 no evento – 60 jovens foram pré-selecionados na primeira turma. Para a iniciativa, o Instituto Heineken se uniu à Central Única das Favelas (CUFA) e chamou a Favela Filmes para organizar a formação.
“Esperamos despertar ainda mais o enorme potencial que existe entre jovens que vivem nas favelas de São Paulo. Sabemos que muitos dos alunos já estão em contato com fotografia, artes e audiovisual e esse curso proporciona uma especialização ainda maior”, explica a gerente executiva do Instituto HEINEKEN, Vania Guil.
A jovem Larissa é um exemplo. Apaixonada por audiovisual, ela já trabalhou como modelo, produtora, assistente de câmera, diretora e roteirista, o que a motivou a buscar uma vaga no curso. Com a oportunidade, espera não só adquirir mais conhecimento na área, mas ampliar a rede de contatos e multiplicar o impacto da ação.
“Essa iniciativa é ressignificante porque o conhecimento adquirido a partir dela pode mudar milhares de vidas, não só as nossas (dos selecionados), mas das pessoas ao nosso redor. Transformação é a palavra que define”, afirma.
Larissa conta que decidiu idealizar o Quilombos Urbanos, um coletivo audiovisual e sociocultural, ao perceber que ela e outros jovens periféricos tinham necessidade de se expressar. A comunidade Zaki Narchi, no Carandiru, Zona Norte de São Paulo, foi o ponto de partida.
Além de levar reflexões sociais para dentro das comunidades e ocupações, o Coletivo usa as redes sociais como um canal para dar voz a quem, como ela, viveu ou vive em situação de vulnerabilidade.
Formação audivisual e de Inteligência Artificial
Grupo Heineken prevê mais ações que promovam a inclusão em festivais.
Lincon Zarbietti
O curso, com duração de três meses, terá quatro turmas e abre com módulos de introdução à inteligência artificial (IA), abordando conceitos básicos e usos na vida cotidiana. Feito isso, evolui para o uso da IA no audiovisual, partindo para o reconhecimento facial e para a componente técnica de captação, edição, cortes e demais atributos das filmagens.
Kalyne Lima, presidente da CUFA, destaca a potência da ação e também evidencia sua capacidade multiplicadora, impactando não apenas os selecionados para as aulas.
“Esse é um projeto muito inovador, proporciona uma formação com tecnologia de ponta, difícil de ser acessada por jovens oriundos de favela. Impacta diretamente não só a vida dessa garotada, como também reflete e repercute em seus familiares, amigos e vizinhos”, avalia.
Ao investir em educação e possibilitar a profissionalização de jovens de periferia, transformando-os em profissionais capacitados e competitivos, a ação dá exemplo do que pode acontecer quando marcas se conectam com responsabilidade social.
“Para nós, é uma grande oportunidade, principalmente por entendermos que é um passo que estamos dando para uma longa estrada a ser percorrida. São duas marcas potentes, que juntas e comprometidas, podem gerar frutos incríveis para as favelas brasileiras”, ressalta Kalyne.
De acordo com Vania Guil, a agenda ESG está no centro da estratégia do negócio do Grupo HEINEKEN e presente em todas as etapas das tomadas de decisão. O Instituto HEINEKEN, por exemplo, foi lançado no ano passado com o objetivo de expandir o cuidado com outros atores envolvidos na cadeia de valor para além de uma perspectiva ambiental. O Instituto HEINEKEN chega com o intuito de desenvolver habilidades socioemocionais e empreendedoras de vendedores ambulantes, catadores de materiais recicláveis e jovens em situação de vulnerabilidade.
A ação no The Town foi uma grande primeira parceria entre os esforços de marca à agenda ambiental e possibilitou a ampliação do impacto da marca em um megaevento além do impacto ambiental – já muito presente em ações e eventos anteriores, com a plataforma Green Your City.
“No ano passado, trabalhamos com o Rock in Rio a circularidade dos copos utilizados durante o festival, abastecemos o evento com placas de energia solar que foram doadas ao Parque Olímpico após o evento e implementamos uma microfloresta no local como legado de nossa atuação. Iniciar uma parceria com o The Town expandindo este cuidado também para o desenvolvimento social e inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade é fundamental para garantir que estamos sempre evoluindo e trabalhando em prol do nosso objetivo de contribuir com a transformação da sociedade por meio do equilíbrio”, declara o vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN, Mauro Homem.
Assim como Kalyne, Vania e Mauro olham para a ação com a certeza de que muito está por vir a partir desses movimentos.
“Em uma visão de médio-longo prazo, queremos puxar essas pessoas para trabalhar em grandes eventos apoiados por nossas marcas como o The Town, Rock in Rio e em produções com o Grupo Heineken”, antecipa.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Raoni Ventapane, neto de Martinho da Vila, assina o samba-enredo da Unidos de Vila Isabel no Carnaval de 2025

Published

on

By

♫ NOTÍCIA
♪ É inevitável recorrer ao clichê de que “na casa de Martinho da Vila, todo mundo é bamba” quando chega a notícia de que um dos netos do compositor fluminense integra o time campeão dos compositores que assinam o samba-enredo escolhido pela Unidos de Vila Isabel na madrugada deste sábado, 28 de setembro, para o desfile das escolas de sambas do Rio de Janeiro no Carnaval de 2025.
Integrante da Ala de Compositores da agremiação azul-e-branca que Martinho da Vila carrega no sobrenome artístico, Raoni Ventapane assina com Ricardo Mendonça, Dedé Aguiar, Guilherme Karraz, Miguel Dibo e Gigi da Estiva o samba criado a partir do enredo Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece.
Filho de Analimar Ventapane, Raoni é cantor, compositor e ritmista da Swingueira de Noel, nome do grupo de bateristas da Unidos de Vila Isabel.
O samba-enredo de Raoni Ventapane venceu outros dois sambas na disputa realizada na quadra da escola, que será a última a desfilar na segunda-feira de Carnaval.
Raoni Ventapane (ao centro) celebra a vitória do samba-enredo ‘Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece’ na disputa encerrada na madrugada de hoje
Divulgação / Unidos de Vila Isabel
♪ Eis a letra do samba-enredo campeão da Unidos de Vila Isabel no Carnaval de 2025:
Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece
(Raoni Ventapane, Ricardo Mendonça, Dedé Aguiar, Guilherme Karraz, Miguel Dibo e Gigi da Estiva)
“Embarque nesse trem da ilusão
Não tenha medo de se entregar
Pois nosso maquinista é capitão
E comanda a multidão que vem lá do boulevard…
O breu e o susto em meio a floresta
Por entre os arbustos, quem se manifesta?…
Cara feia pra mim é fome
Vá de retro lobisomem, curupira sai pra lá.
No clarão da lua cheia
Margeando rio abaixo
Ouço um canto de sereia
Ê caboclo d’água
Da água que me assombra
A sombra da meia noite
Foi-se a noite de luar
Na tempestade, encantada é a gaiola
Chora viola, pra alma penada sambar
Nas redondezas credo em cruz ave maria
Quanto mais samba tocava, mais defunto aparecia
Silêncio…
Ao som do último suspiro vai chegar
A batucada suingada de vampiros
Quando o apito anunciar….
Eu aprendi que desde os tempos de criança
A minha vila sempre foi bicho papão
Por isso, me encantei com esse feitiço
Que hoje causa reboliço dentro desse caldeirão
Solta o bicho minha vila dá um baile de alegria
É o povo do samba virado na bruxaria
Quanto mais eu rezo, quanto mais eu faço prece
Mais assombração que aparece”

Continue Reading

Festas e Rodeios

‘Acabou vindo para cima de mim porque perdeu a cabeça’, diz ex de Ryan SP após foto em que funkeiro parece agredi-la

Published

on

By

Giovanna Roque reclamou de repercussão de imagem e disse que o músico está sendo alvo de ‘gente muito suja’ que deseja prejudicá-lo. MC Ryan SP e Giovanna Roque
Reprodução/Instagram
A influenciadora Giovanna Roque publicou no Instagram um vídeo em defesa de seu ex-namorado, MC Ryan SP. O post foi feito nesta sexta (27), horas após o vazamento de uma imagem em que o funkeiro parece estar dando chutes nela.
“O Ryan não é essa pessoa ruim que vocês estão pensando que ele é”, afirmou a influenciadora. “Ocorreu, sim, uma discussão no último término que a gente teve. O Ryan tinha aprontado e, nesse dia, eu perdi muito a cabeça, fiquei muito nervosa. Quebrei o telefone dele, fui para cima dele. E aí, ele ficou muito nervoso por conta dessas coisas e acabou vindo para cima de mim também, porque ele perdeu a cabeça. A gente deu abertura pro inimigo. Isso nunca aconteceu antes.”
Roque reclamou da repercussão da imagem e também disse que o músico está sendo alvo de “gente muito suja” que deseja prejudicá-lo. Os dois têm uma filha de nove meses.
“A gente realmente brigou”, afirmou ela. “Então, quer dizer que ele não pode errar uma vez?”
A assessoria do funkeiro disse que, por enquanto, não vai se pronunciar. Ryan é conhecido por hits como “Let’s Go 4”, “Filha do Deputado” e “Vai Vendo”.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Quinteto Villa-Lobos irmana Caymmi, K-Ximbinho, Noel Rosa, Pixinguinha e Jacob nos sopros do álbum ‘Sempre’

Published

on

By

Quinteto Villa-Lobos lança o álbum ‘Sempre’ em 1º de outubro
Daniel Erbendinger / Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ Em cena desde 1962, o Quinteto Villa-Lobos sempre cruzou as fronteiras entre a música erudita e a canção popular brasileira ao longo dos 62 anos de atividade profissional.
Sempre – álbum que o grupo de sopros lançará na terça-feira, 1º de outubro, em edição da gravadora Biscoito Fino – investe nessa mistura de linguagens através dos registros fonográficos de temas de compositores brasileiros como Dorival Caymmi (1914 – 2008), Jacob do Bandolim (1918 – 1969), Joel Nascimento, K-Ximbinho (1917 – 1980), Noel Rosa (1910 – 1937) e Pixinguinha (1897 – 1973).
Formado atualmente por Aloysio Fagerlande (fagote), Cristiano Alves (clarinete), Philip Doyle (trompa), Rodrigo Herculano (oboé) e Rubem Schuenck (flauta), o Quinteto Villa-Lobos assina a direção musical e a produção do álbum em que irmana esses grandes compositores brasileiros nos sopros de Sempre.
Gravado no estúdio A casa, o álbum Sempre reproduz quatro arranjos de Paulo Sérgio Santos – como os do samba-canção Só louco (1955) e de Modinha para Gabriela (1975), temas de Caymmi – em tributo a este clarinetista que integrou o Quinteto Villa-Lobos por cerca de cinco décadas.
O repertório do disco inclui Ainda me recordo (Pixinguinha e Benedito Lacerda, 1932), Noites cariocas (Jacob do Bandolim, 1957), Teleguiado (K-Ximbinho, 1958) e O pássaro (Joel Nascimento, 1978), além de Visitando Noel, medley que agrega Feitiço da Vila (Vadico e Noel Rosa, 1934), As pastorinhas (Braguinha e Noel Rosa, 1934), Conversa de botequim (Noel Rosa e Vadico, 1935) e Palpite infeliz (Noel Rosa, 1935).
Capa do álbum ‘Sempre’, do Quinteto Villa-Lobos
Divulgação

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.