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Festas e Rodeios

‘FC 24’ prova que série clássica de games de futebol nunca precisou da Fifa; g1 jogou

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Franquia troca de nome, mas mantém espírito com boas partidas e novidades interessantes que mais uma vez não justificam edição anual. Jogo é lançado na sexta-feira (29). “EA Sports FC 24” – ou “FC 24”, para os íntimos – é o primeiro game da franquia clássica de games de futebol desde que a desenvolvedora encerrou sua parceria com a Fifa e adotou um novo nome.
Talvez por isso, dá pra sentir que há um capricho extra em quase todos os aspectos do jogo. Não chega perto de ser revolucionário, mas é facilmente o melhor dos últimos anos.
Como que para provar que a série nunca precisou de verdade da entidade máxima do esporte.
É possível dizer que “FC 24” mantém o espírito da franquia na maior parte de suas qualidades, mas também em seus defeitos.
O pior deles, claro, a já clássica ausência de uma justificativa para edições anuais – em especial em um cenário de atualizações periódicas online e preços cada vez mais elevados de games.
Lançada para PlayStation 4 e PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S e computadores nesta sexta-feira (29), o novo game tem edições que custam entre R$ 359 e R$ 529.
Dito isso, um alerta: com a exceção de algumas novidades pontuais, como uma atenção maior ao modo carreira, esta resenha é um reflexo da série. Há algumas evoluções, mas com poucas mudanças em relação aos textos dos anos anteriores.
Assista ao trailer de ‘EA Sports FC 24’
Realismo fantástico
A maior novidade anunciada é o sistema Hypermotion V, de fato uma revolução na forma como o game é feito – pelo menos em teoria.
Até “Fifa 23” os movimentos dos jogadores eram criados a partir da captura de movimentos de jogadores de divisões inferiores do futebol espanhol com roupas cobertas por bolinhas.
Em “FC 24”, a nova tecnologia promete traduzir partidas reais de grandes competições para os atletas digitais, o que os aproximariam ainda mais de suas contrapartes reais.
A evolução geral é notável. A maior nos anos recentes. Mesmo assim, como é o caso em qualquer mudança de paradigma, está repleta de fenômenos inesperados.
Gabriel Jesus, por exemplo, corre e dribla cada vez mais como um jogador de verdade – pelo menos até que ele se ajeite para um chute e a bola passe pela frente da perna esquerda e por trás da direita e mesmo assim apareça em frente a seu pé antes do arremate, um movimento que dificilmente acontece fora de um game.
FUT misto
O Ultimate Team, modo mais popular do game antigamente conhecido como FUT, traz poucos retoques dignos de nota. A grande mudança é mesmo a possibilidade de misturar atletas homens e mulheres no mesmo time.
‘FC 24’
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A princípio, é um pouco bizarro mesmo ver Vinicius Jr., Pelé e Marta no mesmo time, mas logo a estranheza dá lugar à empolgação – em especial com possibilidades e habilidades mais raras entre jogadores masculinos.
De resto, é o velho modo ajustado à perfeição para extrair ainda mais dinheiro do público, viciado no sistema de pacotinhos com jogadores raros e temporários, trocas pontuais e muito investimento.
Segue carreira
Os ultimamente esquecidos modos carreira, de atleta e de treinador, finalmente recebem um pouco mais de atenção da EA.
Quem gosta de controlar os técnicos pode escolher um modo de jogar fundamental do time, como o já infame tiki taka de toques rápidos ou a mega pressão avançada sobre os adversários.
Os treinamentos também recebem um atualização que os tornam um pouco mais específicos mas ao mesmo tempo mais simples. É bizarro, mas funciona.
Já o jovem futebolista ganha a orientação de um agente, que o ajuda a seguir o melhor caminho para atingir seus objetivos como profissional.
‘FC 24’
Divulgação
A implementação do sistema PlayStyles, que dá a atletas fenomenais grandes habilidades específicas, serve para o game inteiro, mas aumenta ainda mais a personalização dos jogadores criados.
Inteligência burra e gritos estranhos
A busca pela evolução constante às vezes resulta em alguns passos para trás também. A inteligência artificial que controla adversários e companheiros de equipe parece mais burra que a de “Fifa 23”.
É normal se desesperar com ações artificiais e com falta de malícia em demasia por parte da máquina, mas em “FC 24” os momentos em que um atacante se desloca para o meio do caminho do que carrega a bola (por exemplo) parecem ainda mais abundantes.
Outro ponto quase cômico da nova edição é o esforço para colocar o público dentro do campo. De fato, é provavelmente o único aspecto em que o game vai conseguir superar a emoção de uma partida real.
Algumas vezes, a tentativa meio que dá certo, como acompanhar, por trás do ponto de vista do árbitro, enquanto ele puxa um cartão vermelho ou então marca com o spray o ponto em que a bola deve ficar na cobrança de uma falta.
Outras são tão mal-feitas que parecem ser intencionais. Isso acontece principalmente nas comemorações de gols, quando os jogadores pulam e se abraçam. A câmera se aproxima, como sempre, mas no fundo dá para ouvir uns gritinhos meio empolgados que parecem sobra de alguma gravação mal equalizada que deveria pertencer à torcida.
A princípio, passaria como um erro. Com a repetição, no entanto, é possível reparar que eles meio que se encaixam com movimentação das bocas dos jogadores – algo que torna um dos momentos mais emocionantes do esporte em uns gritos adolescentes meio tímidos que de alguma forma abafam a celebração da torcida.
Como tem sido há pelo menos uns 5 anos, “FC 24” é uma boa nova edição, evolui e explora bem os avanços tecnológicos, comete alguns deslizes e, no fim, acima de tudo, não justifica lançamentos anuais que custam centenas de reais aos usuários.

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Raoni Ventapane, neto de Martinho da Vila, assina o samba-enredo da Unidos de Vila Isabel no Carnaval de 2025

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♫ NOTÍCIA
♪ É inevitável recorrer ao clichê de que “na casa de Martinho da Vila, todo mundo é bamba” quando chega a notícia de que um dos netos do compositor fluminense integra o time campeão dos compositores que assinam o samba-enredo escolhido pela Unidos de Vila Isabel na madrugada deste sábado, 28 de setembro, para o desfile das escolas de sambas do Rio de Janeiro no Carnaval de 2025.
Integrante da Ala de Compositores da agremiação azul-e-branca que Martinho da Vila carrega no sobrenome artístico, Raoni Ventapane assina com Ricardo Mendonça, Dedé Aguiar, Guilherme Karraz, Miguel Dibo e Gigi da Estiva o samba criado a partir do enredo Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece.
Filho de Analimar Ventapane, Raoni é cantor, compositor e ritmista da Swingueira de Noel, nome do grupo de bateristas da Unidos de Vila Isabel.
O samba-enredo de Raoni Ventapane venceu outros dois sambas na disputa realizada na quadra da escola, que será a última a desfilar na segunda-feira de Carnaval.
Raoni Ventapane (ao centro) celebra a vitória do samba-enredo ‘Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece’ na disputa encerrada na madrugada de hoje
Divulgação / Unidos de Vila Isabel
♪ Eis a letra do samba-enredo campeão da Unidos de Vila Isabel no Carnaval de 2025:
Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece
(Raoni Ventapane, Ricardo Mendonça, Dedé Aguiar, Guilherme Karraz, Miguel Dibo e Gigi da Estiva)
“Embarque nesse trem da ilusão
Não tenha medo de se entregar
Pois nosso maquinista é capitão
E comanda a multidão que vem lá do boulevard…
O breu e o susto em meio a floresta
Por entre os arbustos, quem se manifesta?…
Cara feia pra mim é fome
Vá de retro lobisomem, curupira sai pra lá.
No clarão da lua cheia
Margeando rio abaixo
Ouço um canto de sereia
Ê caboclo d’água
Da água que me assombra
A sombra da meia noite
Foi-se a noite de luar
Na tempestade, encantada é a gaiola
Chora viola, pra alma penada sambar
Nas redondezas credo em cruz ave maria
Quanto mais samba tocava, mais defunto aparecia
Silêncio…
Ao som do último suspiro vai chegar
A batucada suingada de vampiros
Quando o apito anunciar….
Eu aprendi que desde os tempos de criança
A minha vila sempre foi bicho papão
Por isso, me encantei com esse feitiço
Que hoje causa reboliço dentro desse caldeirão
Solta o bicho minha vila dá um baile de alegria
É o povo do samba virado na bruxaria
Quanto mais eu rezo, quanto mais eu faço prece
Mais assombração que aparece”

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Festas e Rodeios

‘Acabou vindo para cima de mim porque perdeu a cabeça’, diz ex de Ryan SP após foto em que funkeiro parece agredi-la

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Giovanna Roque reclamou de repercussão de imagem e disse que o músico está sendo alvo de ‘gente muito suja’ que deseja prejudicá-lo. MC Ryan SP e Giovanna Roque
Reprodução/Instagram
A influenciadora Giovanna Roque publicou no Instagram um vídeo em defesa de seu ex-namorado, MC Ryan SP. O post foi feito nesta sexta (27), horas após o vazamento de uma imagem em que o funkeiro parece estar dando chutes nela.
“O Ryan não é essa pessoa ruim que vocês estão pensando que ele é”, afirmou a influenciadora. “Ocorreu, sim, uma discussão no último término que a gente teve. O Ryan tinha aprontado e, nesse dia, eu perdi muito a cabeça, fiquei muito nervosa. Quebrei o telefone dele, fui para cima dele. E aí, ele ficou muito nervoso por conta dessas coisas e acabou vindo para cima de mim também, porque ele perdeu a cabeça. A gente deu abertura pro inimigo. Isso nunca aconteceu antes.”
Roque reclamou da repercussão da imagem e também disse que o músico está sendo alvo de “gente muito suja” que deseja prejudicá-lo. Os dois têm uma filha de nove meses.
“A gente realmente brigou”, afirmou ela. “Então, quer dizer que ele não pode errar uma vez?”
A assessoria do funkeiro disse que, por enquanto, não vai se pronunciar. Ryan é conhecido por hits como “Let’s Go 4”, “Filha do Deputado” e “Vai Vendo”.

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Quinteto Villa-Lobos irmana Caymmi, K-Ximbinho, Noel Rosa, Pixinguinha e Jacob nos sopros do álbum ‘Sempre’

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Quinteto Villa-Lobos lança o álbum ‘Sempre’ em 1º de outubro
Daniel Erbendinger / Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ Em cena desde 1962, o Quinteto Villa-Lobos sempre cruzou as fronteiras entre a música erudita e a canção popular brasileira ao longo dos 62 anos de atividade profissional.
Sempre – álbum que o grupo de sopros lançará na terça-feira, 1º de outubro, em edição da gravadora Biscoito Fino – investe nessa mistura de linguagens através dos registros fonográficos de temas de compositores brasileiros como Dorival Caymmi (1914 – 2008), Jacob do Bandolim (1918 – 1969), Joel Nascimento, K-Ximbinho (1917 – 1980), Noel Rosa (1910 – 1937) e Pixinguinha (1897 – 1973).
Formado atualmente por Aloysio Fagerlande (fagote), Cristiano Alves (clarinete), Philip Doyle (trompa), Rodrigo Herculano (oboé) e Rubem Schuenck (flauta), o Quinteto Villa-Lobos assina a direção musical e a produção do álbum em que irmana esses grandes compositores brasileiros nos sopros de Sempre.
Gravado no estúdio A casa, o álbum Sempre reproduz quatro arranjos de Paulo Sérgio Santos – como os do samba-canção Só louco (1955) e de Modinha para Gabriela (1975), temas de Caymmi – em tributo a este clarinetista que integrou o Quinteto Villa-Lobos por cerca de cinco décadas.
O repertório do disco inclui Ainda me recordo (Pixinguinha e Benedito Lacerda, 1932), Noites cariocas (Jacob do Bandolim, 1957), Teleguiado (K-Ximbinho, 1958) e O pássaro (Joel Nascimento, 1978), além de Visitando Noel, medley que agrega Feitiço da Vila (Vadico e Noel Rosa, 1934), As pastorinhas (Braguinha e Noel Rosa, 1934), Conversa de botequim (Noel Rosa e Vadico, 1935) e Palpite infeliz (Noel Rosa, 1935).
Capa do álbum ‘Sempre’, do Quinteto Villa-Lobos
Divulgação

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