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Festas e Rodeios

Por que virou moda roupa que simula ‘corpo pelado’, com estampas consideradas polêmicas?

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Peitos, abdômens, músculos e ondas de calor estão entre as principais imagens emuladas pelo estilo, que tem o naked dress como referência. Roupa que simula ‘corpo pelado’ em estampas vira moda
Parece nudez, mas é só deboche. Uma das estampas mais famosas do momento faz referências ao naked dress (vestido nu, em inglês), mas, ao contrário da tendência de mamilos à mostra, apenas ilustra o corpo humano. Tudo graças à ilusão de ótica.
Peitos, abdômens, músculos e ondas de calor estão entre as principais imagens emuladas pelo estilo.
Resgatada dos anos de 1990, quando viveu seu auge na alta costura, a estética trompe l’oeil (engana o olho, em francês) voltou à fama. E desta vez, peladona.
A artista marfinesa Laetitia Ky
Reprodução/Instagram/@Laetitia Ky/ Maria Chiara Venturini
Burlando o Instagram
Embora o mamilo feminino seja proibido no Instagram e Facebook, o sucesso do estilo tem ajudado mulheres a burlarem a censura das redes.
Em setembro, a artista costa-marfinense Laetitia Ky postou uma foto, no Instagram, usando um vestido que dá a impressão de ela estar completamente nua. A peça, no entanto, cobre a maior parte de seu corpo. O algoritmo não barrou a publicação.
Também adepta à tendência, Anitta é outra que emplacou mamilos femininos no feed do Instagram, numa foto em que veste uma blusa de simulação de seios nus.
Anitta veste blusa que imita seios
Reprodução/Instagram/@Anitta
Mas ilusão de ótica do trompe l’oeil é tão marcante que, em alguns casos, a rede não sabe diferenciar o desenho de um corpo de carne e osso, levando os looks à censura.
Uma estampa de roupa da atriz Vitória Strada foi excluída do Instagram, confundida com um topless.
Em agosto, a empresária e ex-BBB Bianca Andrade reclamou das diretrizes da rede sobre o corpo das mulheres.
“Esqueci que a sociedade precisa conversar mais sobre mamilos femininos. Enquanto isso…”, escreveu ela numa legenda do post em que cobre os seios em trompe l’oeil, numa peça da grife francesa Jean Paul Gaultier.
Mamilos polêmicos
Inserido na moda na década de 1930 com a estilista Elsa Schiaparelli, o trompe l’oeil é um efeito visual que dá um aspecto tridimensional ao look.
Bebendo do surrealismo, Schiaparelli mostrou que era possível inserir detalhes fictícios a uma peça. Pela primeira vez, um suéter pôde estar engravatado sem precisar de uma gravata, em termos literais. Dali em diante tornou-se comum concretizar a imaginação para além da realidade.
Bianca Andrade usa blusa trompe l’oeil de nudez em festa
Reprodução/Instagram
O estilo teve seu auge na década de 1990, com Jean Paul Gaultier explorando desenhos geométricos e ultracoloridos, num design que remete a figuras de biquínis e ondas de calor corporais.
Três décadas depois, cá estamos nós, vendo marcas da alta costura e varejistas de apelo popular como a chinesa Shein reviverem a ilusão de ótica.
O forte destaque à nudez reflete o mesmo zeitgeist que rodeia o naked dress, cada vez mais comum em baladas noturnas, desfiles de grife e tapetes vermelhos. Vivemos a era do corpo em evidência.
Em meio a crescentes debates sobre objetificação feminina e liberdade sexual, a escolha por exibir mamilos e lingeries — seja de maneira literal ou lúdica — funciona como afronta aos códigos de vestimenta, além de um enaltecimento da autoimagem.
Assim como Vivienne Westwood, a mãe do guarda-roupa punk, debochou de valores sociais sobre o corpo feminino, em 1977, numa blusa que imita peitos, o trompe l’oeil contemporâneo serve como ironia.
Ainda que a estampa também tenha espaço entre os homens, o sucesso atual seduz o público feminino. Em muitos casos, são mulheres contestando o próprio ato de vestir uma roupa.

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Festas e Rodeios

Raoni Ventapane, neto de Martinho da Vila, assina o samba-enredo da Unidos de Vila Isabel no Carnaval de 2025

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♫ NOTÍCIA
♪ É inevitável recorrer ao clichê de que “na casa de Martinho da Vila, todo mundo é bamba” quando chega a notícia de que um dos netos do compositor fluminense integra o time campeão dos compositores que assinam o samba-enredo escolhido pela Unidos de Vila Isabel na madrugada deste sábado, 28 de setembro, para o desfile das escolas de sambas do Rio de Janeiro no Carnaval de 2025.
Integrante da Ala de Compositores da agremiação azul-e-branca que Martinho da Vila carrega no sobrenome artístico, Raoni Ventapane assina com Ricardo Mendonça, Dedé Aguiar, Guilherme Karraz, Miguel Dibo e Gigi da Estiva o samba criado a partir do enredo Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece.
Filho de Analimar Ventapane, Raoni é cantor, compositor e ritmista da Swingueira de Noel, nome do grupo de bateristas da Unidos de Vila Isabel.
O samba-enredo de Raoni Ventapane venceu outros dois sambas na disputa realizada na quadra da escola, que será a última a desfilar na segunda-feira de Carnaval.
Raoni Ventapane (ao centro) celebra a vitória do samba-enredo ‘Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece’ na disputa encerrada na madrugada de hoje
Divulgação / Unidos de Vila Isabel
♪ Eis a letra do samba-enredo campeão da Unidos de Vila Isabel no Carnaval de 2025:
Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece
(Raoni Ventapane, Ricardo Mendonça, Dedé Aguiar, Guilherme Karraz, Miguel Dibo e Gigi da Estiva)
“Embarque nesse trem da ilusão
Não tenha medo de se entregar
Pois nosso maquinista é capitão
E comanda a multidão que vem lá do boulevard…
O breu e o susto em meio a floresta
Por entre os arbustos, quem se manifesta?…
Cara feia pra mim é fome
Vá de retro lobisomem, curupira sai pra lá.
No clarão da lua cheia
Margeando rio abaixo
Ouço um canto de sereia
Ê caboclo d’água
Da água que me assombra
A sombra da meia noite
Foi-se a noite de luar
Na tempestade, encantada é a gaiola
Chora viola, pra alma penada sambar
Nas redondezas credo em cruz ave maria
Quanto mais samba tocava, mais defunto aparecia
Silêncio…
Ao som do último suspiro vai chegar
A batucada suingada de vampiros
Quando o apito anunciar….
Eu aprendi que desde os tempos de criança
A minha vila sempre foi bicho papão
Por isso, me encantei com esse feitiço
Que hoje causa reboliço dentro desse caldeirão
Solta o bicho minha vila dá um baile de alegria
É o povo do samba virado na bruxaria
Quanto mais eu rezo, quanto mais eu faço prece
Mais assombração que aparece”

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Festas e Rodeios

‘Acabou vindo para cima de mim porque perdeu a cabeça’, diz ex de Ryan SP após foto em que funkeiro parece agredi-la

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Giovanna Roque reclamou de repercussão de imagem e disse que o músico está sendo alvo de ‘gente muito suja’ que deseja prejudicá-lo. MC Ryan SP e Giovanna Roque
Reprodução/Instagram
A influenciadora Giovanna Roque publicou no Instagram um vídeo em defesa de seu ex-namorado, MC Ryan SP. O post foi feito nesta sexta (27), horas após o vazamento de uma imagem em que o funkeiro parece estar dando chutes nela.
“O Ryan não é essa pessoa ruim que vocês estão pensando que ele é”, afirmou a influenciadora. “Ocorreu, sim, uma discussão no último término que a gente teve. O Ryan tinha aprontado e, nesse dia, eu perdi muito a cabeça, fiquei muito nervosa. Quebrei o telefone dele, fui para cima dele. E aí, ele ficou muito nervoso por conta dessas coisas e acabou vindo para cima de mim também, porque ele perdeu a cabeça. A gente deu abertura pro inimigo. Isso nunca aconteceu antes.”
Roque reclamou da repercussão da imagem e também disse que o músico está sendo alvo de “gente muito suja” que deseja prejudicá-lo. Os dois têm uma filha de nove meses.
“A gente realmente brigou”, afirmou ela. “Então, quer dizer que ele não pode errar uma vez?”
A assessoria do funkeiro disse que, por enquanto, não vai se pronunciar. Ryan é conhecido por hits como “Let’s Go 4”, “Filha do Deputado” e “Vai Vendo”.

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Quinteto Villa-Lobos irmana Caymmi, K-Ximbinho, Noel Rosa, Pixinguinha e Jacob nos sopros do álbum ‘Sempre’

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Quinteto Villa-Lobos lança o álbum ‘Sempre’ em 1º de outubro
Daniel Erbendinger / Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ Em cena desde 1962, o Quinteto Villa-Lobos sempre cruzou as fronteiras entre a música erudita e a canção popular brasileira ao longo dos 62 anos de atividade profissional.
Sempre – álbum que o grupo de sopros lançará na terça-feira, 1º de outubro, em edição da gravadora Biscoito Fino – investe nessa mistura de linguagens através dos registros fonográficos de temas de compositores brasileiros como Dorival Caymmi (1914 – 2008), Jacob do Bandolim (1918 – 1969), Joel Nascimento, K-Ximbinho (1917 – 1980), Noel Rosa (1910 – 1937) e Pixinguinha (1897 – 1973).
Formado atualmente por Aloysio Fagerlande (fagote), Cristiano Alves (clarinete), Philip Doyle (trompa), Rodrigo Herculano (oboé) e Rubem Schuenck (flauta), o Quinteto Villa-Lobos assina a direção musical e a produção do álbum em que irmana esses grandes compositores brasileiros nos sopros de Sempre.
Gravado no estúdio A casa, o álbum Sempre reproduz quatro arranjos de Paulo Sérgio Santos – como os do samba-canção Só louco (1955) e de Modinha para Gabriela (1975), temas de Caymmi – em tributo a este clarinetista que integrou o Quinteto Villa-Lobos por cerca de cinco décadas.
O repertório do disco inclui Ainda me recordo (Pixinguinha e Benedito Lacerda, 1932), Noites cariocas (Jacob do Bandolim, 1957), Teleguiado (K-Ximbinho, 1958) e O pássaro (Joel Nascimento, 1978), além de Visitando Noel, medley que agrega Feitiço da Vila (Vadico e Noel Rosa, 1934), As pastorinhas (Braguinha e Noel Rosa, 1934), Conversa de botequim (Noel Rosa e Vadico, 1935) e Palpite infeliz (Noel Rosa, 1935).
Capa do álbum ‘Sempre’, do Quinteto Villa-Lobos
Divulgação

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