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Festas e Rodeios

Almério e Martins atravessam, com harmonia cúmplice, portal aberto por Alceu Valença

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Expoentes da cena pernambucana, cantores e compositores apresentam no Rio de Janeiro show calcado na teatralidade e nas emergentes obras autorais dos artistas. Almério (à esquerda) e Martins em momento afetuoso do show apresentado no Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro, na noite de ontem, 17 de outubro
Washington Possato / Divulgação
Resenha de show
Título: Almério e Martins
Artistas: Almério e Martins
Local: Sala Multiuso do Sesc Copacabana (Rio de Janeiro, RJ)
Data: 17 de outubro de 2023
Cotação: ★ ★ ★ ★
♪ “Bonito…”, saudou serenamente Alceu Valença, como se falasse consigo mesmo, sentado em cadeira da lotada Sala Multiuso do Sesc Copacabana quando Almério e Martins terminaram de cantar a música Interessante e obsceno (Martins, 2020) na cadência do xote.
Na plateia do show Almério e Martins, reapresentado pelos artistas pernambucanos na cidade do Rio de Janeiro (RJ) na noite de ontem, 17 de outubro, Alceu teve a presença saudada no palco pelos conterrâneos de forma enfática. Como ressaltou Almério, Alceu Valença abriu caminhos, um portal, ao surgir na década de 1970 com som elétrico que repaginou os ritmos nordestinos com a energia do rock e acento universal.
Artistas revelados ao longo dos anos 2010 na efervescente cena musical do Recife (PE), Almério e Martins atravessam em harmonia o portal aberto por Alceu neste sedutor show criado em 2020 na capital de Pernambuco para a 26ª edição do festival Janeiro de Grandes Espetáculos, tendo sido idealizado pelo diretor artístico André Brasileiro e orquestrado sob direção musical de Juliano Holanda.
Três anos depois, já eternizado em álbum gravado ao vivo em 2021 no mesmo Recife (PE) e lançado em 2022, o show Almério e Martins conserva o frescor, a cúmplice sintonia entre os cantores e a teatralidade perceptível já na abertura, quando Almério – também ator – recita em off versos da letra de O habitat da felicidade (Lula Queiroga e Lucky Luciano, 2001) antes de, já unido a Martins no palco, incendiar a cena com abordagem de Anjo de fogo (1977), tema pouco conhecido de Alceu Valença, de cujo cancioneiro os artistas também reavivam Amor covarde (1986) em outro grande momento.
Em que pesem as recriações destes dois lados B de Alceu e a reabertura de Livros (Caetano Veloso, 1997), Almério e Martins se afinam em cena sem apelar para hits alheios. Turbinado na volta do show ao Rio de Janeiro (RJ) com imperativa música inédita de Martins, Suma, o roteiro é calcado nas respectivas e emergentes obras autorais dos dois artistas e de compositores da cena pernambucana contemporânea, caso do recorrente Juliano Holanda, autor do baião-coco Do avesso (2017) e parceiro de Almério e Martins em Desaperreio (2020), música apresentada na estreia nacional do show há três anos.
Almério (à esquerda) e Martins cantam músicas de Alceu Valença e Caetano Veloso em show de roteiro essencialmente autoral
Washington Possato / Divulgação
Não há apelações, artifícios ou truques em cena. É só música, como reiteraram no verso-refrão-título da composição de Almério, Joana Terra e Priscila Freitas – também lançada na estreia do show em 2020 – no ritmo das palmas da plateia.
No palco, entre solos e duetos, o público viu dois artistas entrosados que vem desafiando o império pop-funk-sertanejo do Brasil e, mesmo em nichos, estão se impondo com cancioneiros orgânicos, construídos com doses equilibradas de melodia e poesia – como atestou o canto de Deixe (2020) na voz de Martins, parceiro de Juliano Holanda nessa aliciante canção incrementada no show com todo o sentimento do toque da guitarra de Pedro Braga, músico sobressalente na cena também povoada pelo baixista Berval Moraes.
Alternando canções mais serenas com músicas apresentadas com a eletricidade do rock, como Um tapa na cara (Almério e Juliano Holanda, 2020), o show fluiu bem até o bis que arrematou a apresentação com o ijexá Me dê (Martins, 2019) após o revival de sucessos alternativos – casos de Estranha toada (Martins, 2019) e Queria ter pra te dar (Martins, 2019) – que reiteraram o talento do recifense Thiago Emanoel Martins na arte da composição.
Com suave “voz de príncipe”, como bem caracterizou em cena Almério, Martins jamais se deixou ofuscar no palco pela teatralidade do parceiro de cena. É da interação elegante entre os artistas que se alimenta Almério e Martins, show em que os dois artistas conciliam diferenças e realçam afinidades para atravessar com unidade, em harmonia cúmplice, o portal aberto pelo pioneiro Alceu Valença há 50 anos.
Almério (à esquerda) e Martins no palco da Sala Multiuso do Sesc Copacabana na volta do show ‘Almério e Martins’ ao Rio de Janeiro
Washington Possato / Divulgação

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‘Acabou vindo para cima de mim porque perdeu a cabeça’, diz ex de Ryan SP após foto em que funkeiro parece agredi-la

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Giovanna Roque reclamou de repercussão de imagem e disse que o músico está sendo alvo de ‘gente muito suja’ que deseja prejudicá-lo. MC Ryan SP e Giovanna Roque
Reprodução/Instagram
A influenciadora Giovanna Roque publicou no Instagram um vídeo em defesa de seu ex-namorado, MC Ryan SP. O post foi feito nesta sexta (27), horas após o vazamento de uma imagem em que o funkeiro parece estar dando chutes nela.
“O Ryan não é essa pessoa ruim que vocês estão pensando que ele é”, afirmou a influenciadora. “Ocorreu, sim, uma discussão no último término que a gente teve. O Ryan tinha aprontado e, nesse dia, eu perdi muito a cabeça, fiquei muito nervosa. Quebrei o telefone dele, fui para cima dele. E aí, ele ficou muito nervoso por conta dessas coisas e acabou vindo para cima de mim também, porque ele perdeu a cabeça. A gente deu abertura pro inimigo. Isso nunca aconteceu antes.”
Roque reclamou da repercussão da imagem e também disse que o músico está sendo alvo de “gente muito suja” que deseja prejudicá-lo. Os dois têm uma filha de nove meses.
“A gente realmente brigou”, afirmou ela. “Então, quer dizer que ele não pode errar uma vez?”
A assessoria do funkeiro disse que, por enquanto, não vai se pronunciar. Ryan é conhecido por hits como “Let’s Go 4”, “Filha do Deputado” e “Vai Vendo”.

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Quinteto Villa-Lobos irmana Caymmi, K-Ximbinho, Noel Rosa, Pixinguinha e Jacob nos sopros do álbum ‘Sempre’

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Quinteto Villa-Lobos lança o álbum ‘Sempre’ em 1º de outubro
Daniel Erbendinger / Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ Em cena desde 1962, o Quinteto Villa-Lobos sempre cruzou as fronteiras entre a música erudita e a canção popular brasileira ao longo dos 62 anos de atividade profissional.
Sempre – álbum que o grupo de sopros lançará na terça-feira, 1º de outubro, em edição da gravadora Biscoito Fino – investe nessa mistura de linguagens através dos registros fonográficos de temas de compositores brasileiros como Dorival Caymmi (1914 – 2008), Jacob do Bandolim (1918 – 1969), Joel Nascimento, K-Ximbinho (1917 – 1980), Noel Rosa (1910 – 1937) e Pixinguinha (1897 – 1973).
Formado atualmente por Aloysio Fagerlande (fagote), Cristiano Alves (clarinete), Philip Doyle (trompa), Rodrigo Herculano (oboé) e Rubem Schuenck (flauta), o Quinteto Villa-Lobos assina a direção musical e a produção do álbum em que irmana esses grandes compositores brasileiros nos sopros de Sempre.
Gravado no estúdio A casa, o álbum Sempre reproduz quatro arranjos de Paulo Sérgio Santos – como os do samba-canção Só louco (1955) e de Modinha para Gabriela (1975), temas de Caymmi – em tributo a este clarinetista que integrou o Quinteto Villa-Lobos por cerca de cinco décadas.
O repertório do disco inclui Ainda me recordo (Pixinguinha e Benedito Lacerda, 1932), Noites cariocas (Jacob do Bandolim, 1957), Teleguiado (K-Ximbinho, 1958) e O pássaro (Joel Nascimento, 1978), além de Visitando Noel, medley que agrega Feitiço da Vila (Vadico e Noel Rosa, 1934), As pastorinhas (Braguinha e Noel Rosa, 1934), Conversa de botequim (Noel Rosa e Vadico, 1935) e Palpite infeliz (Noel Rosa, 1935).
Capa do álbum ‘Sempre’, do Quinteto Villa-Lobos
Divulgação

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Lana Del Rey se casa com guia turístico em cerimônia reservada

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Em seu perfil no Facebook, Jeremy Dufrene aparece ao lado de Lana desde 2019. Mesmo assim, o namoro dos dois nunca foi anunciado. Jeremy Dufrene e Lana Del Rey
Reprodução/Facebook
Lana Del Rey se casou nesta quinta-feira (26) em Luisiana, nos Estados Unidos, segundo o site americano “People”. A cantora selou os laços com Jeremy Dufrene, guia turístico com quem ela já tinha sido vista, apesar de nunca terem assumido o namoro.
Fotos e vídeos publicados pelo site “Daily Mail” mostram Lana trajada com um vestido branco e de mãos dadas com Dufrene.
O casal registrou sua certidão de casamento na segunda (23). A cerimônia foi reservada a famílias e amigos.
Dufrene é capitão de uma empresa de aerobarco, a Arthur’s Airboat Tours, que oferece passeios por pântanos repletos de jacarés e pássaros. Em seu perfil no Facebook, Dufrene aparece ao lado de Lana desde 2019.
A última vez que a cantora esteve no Brasil foi em junho de 2023, quando ela se apresentou no festival Mita.

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