Connect with us

Festas e Rodeios

‘Dragon Ball’: 8 curiosidades sobre a saga e seu criador, Akira Toriyama

Published

on

Toriyama criou o universo de Goku e seus amigos na década de 1980 inspirado em um conto chinês e filme do Jackie Chan. O autor morreu no dia 1º de março, aos 68 anos. Akira Toriyama, criador de ‘Dragon Ball’, morre aos 68 anos
Akira Toriyama, criador do universo “Dragon Ball”, morreu no dia 1º de março, aos 68 anos. A informação da morte foi divulgada apenas nesta sexta-feira (8), pelos estúdios ligados ao artista.
Toriyama criou o mangá “Dragon Ball” em 1984 e foi publicada na revista Weekly Shonen Jump. A série conta a história de um garotinho chamado Son Goku, que tem rabo de macaco e se junta aos amigos em uma busca pelas esferas do dragão.
‘Dragon Ball’: Como Akira Toriyama criou a saga de anime mais reconhecida no ocidente
Como o Homem-Aranha ajudou o Oscar a entender animações, segundo o diretor de ‘Aranhaverso’
O anime “Dragon Ball Z” foi a sequência mais bem-sucedida, com adaptações transmitidas em mais de 80 países, inclusive no Brasil.
Confira abaixo dez curiosidades sobre o anime.
Fixação por desenho da Disney
Nascido em 1955, na pequena cidade de Kiyosu, na província de Aichi, no leste do Japão, Toriyama dizia que sempre gostou de desenhar.
“Quando eu era pequeno, não tínhamos tantas formas de entretenimento como hoje, então todos nós desenhávamos. Na escola primária, todos desenhávamos mangás ou personagens animados e os mostrávamos uns aos outros”, contou uma vez em entrevista para o site Stormpages.
Akira Toriyama em fotografia feita em 1982
STR/JIJI Press/AFP
Ele se declarou grande fã dos filmes de animação da Disney, com especial fixação por “101 Dálmatas”. O artista também gostava de faroeste, ficção científica e filmes de ação.
Origem de ‘Dragon Ball’
Toriyama começou a criar mangás no fim da década de 1970. Seu primeiro sucesso foi com “Dr. Slump”, que contava a história de uma jovem androide com superpoderes.
Já o mangá Dragon Ball apareceu pela primeira vez em 1984, dentro da revista Shounen Weekly, e contava a saga de Son Goku, um garoto com um rabo de macaco que, com seus amigos, vão em busca das “esferas do dragão”.
Jackie Chan durante Festival de Cannes, para a promoção do longa ‘Chinese zodiac’
Eric Gaillard/Reuters
Uma das inspirações de Toriyama foi a comédia “O Grande Mestre dos Lutadores”, de Jackie Chan, de 1978, em que um rapaz aprende a forma de arte marcial do “macaco bêbado” de seu tio.
Inspiração na mitologia chinesa
Com “Dr. Slump”, Toriyama teve seus primeiros contatos com animais antropomórficos, andróides e mundos futuristas que, mais tarde, estariam no universo de “Dragon Ball”.
Além desses estudos, Toriyama ainda teve a ajuda de sua mulher, profunda conhecedora de contos tradicionais chineses.
Destes, chamava atenção do artista “O Rei Macaco”, um poderoso guerreiro que conseguia se transformar em coisas diferentes, de animais a objetos, porém, não conseguia esconder a cauda.
Goku ou Bob Esponja?
“Dragon Ball Z”, sequência mais bem-sucedida da saga, foi adaptado para a televisão e transmitido em mais de 80 países. No Brasil, fez sucesso no início dos anos 2000, quando o anime era exibido nas manhãs da TV Globo.
Por aqui, Goku foi dublado por Wendel Bezerra. Ele deu a voz ao personagem nas versões “Dragon Ball”, “Dragon Ball Z”, “Dragon Ball GT”, entre outras.
Wendel Bezerra é o dublador de Goku e Bob Esponja
Reprodução/Reprodução
Bezerra também deu a voz a outro personagem carismático, Bob Esponja, em “Bob Esponja Calça Quadrada”. No currículo de Bezerra ainda tem personagens como Batman, em “The Batman”, de 2022, e de Sanji, da franquia de “One Piece”.
Dia do Goku
O personagem Goku tem um dia para ser celebrado: 9 de maio.
Capa do mangá Dragon Ball
Bird Studio/SHUEISHA/via AP
Segundo o site oficial do universo “Dragon Ball”, esse dia foi escolhido porque quando se escreve “5/9” em japonês, a pronúncia do mês (maio, 5) e do dia (9) podem ser lidos como “Go” e “Ku” que, combinados, formam o kanji japonês de Goku.
Luta de 19 episódios
Na temporada 3 de “Dragon Ball Z”, Goku enfrenta o inimigo Freeza. A batalha entre os dois começa no episódio 87 e dura até o 105, contabilizando 19 episódios com a luta, que se tornou a mais longa do anime.
Torneio de artes marciais
Goku chegou à final de vários campeonatos do World Martial Arts Tournament (Torneio de artes marciais mundial), mas só foi ganhar mesmo o 23º, em que disputou com Piccolo.
LEIA MAIS
QUIZ Teste seus conhecimentos sobre o universo ‘Dragon Ball’
Como ‘Dragon Ball Z’ virou lenda por causa do 11 de setembro e Plantão da Globo
Na luta, Goku já estava com lesões nos braços e nas pernas, mas conseguiu virar o jogo com uma voadora, e garantir seu primeiro título.
Goku Comilão
“Dragon Ball” é também conhecido pelas cenas em que os personagens devoram pratos e mais pratos de comida. Além de Goku, Gohan e Vegeta também gostam de aproveitar maravilhas gastronômicas.
Em um dos episódios, por exemplo, após o 21º Torneiro de Artes Marciais, Goku comeu o equivalente a 50 pessoas em um restaurante. A conta deu 470 mil zeni, pago com o prêmio do Meste Kame.
Os alimentos principais no cardápio de Guku e sua turma são arroz, pão, macarrão e carnes das mais diferentes.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Vocalista do Journey dá a entender que segue na banda e agradece apoio: ‘Foi uma jornada espiritual’

Published

on

By

Arnel Pineda declarou no Instagram que deixaria grupo caso 1 milhão de comentários pedissem saída, mas reação geral foi positiva. Performance no Rock in Rio foi criticada. Veteranos do Journey cantam ‘Don’t Stop Believin’ no Palco Mundo
Arnel Pineda, vocalista do Journey, pediu desculpas de novo, agradeceu o apoio de fãs e deu a entender que vai permanecer no grupo, após sugerir que estaria disposto a sair da banda.
“Primeiramente, gostaria de pedir desculpas aos fãs do Journey. A banda não é perfeita, mas eu estava passando por situações ruins”, ele comentou, sem dar detalhes. No final, ele agradeu em português: “Muito obrigado, Brasil.”
“Os comentários positivos foram a maioria no meu post e agradeço a todos vocês. Eu não fiz isso por egoísmo, para alimentar meu ego. Isso foi uma jornada espiritual para mim, para que eu entendesse qual era o sentimento sobre isso [continuar na banda, após receber críticas], se era ruim ou bom.”
“Pessoas se escondem atrás de telas para falar palavras de ódio e discriminação racial contra mim. Isso tem acontecido desde 2007… Mas desta vez pessoas boas me resgataram. Meu post atraiu uma generosidade sincera de muitas pessoas.”
Show no Rock in Rio
Journey se apresenta no Palco Mundo do Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1
No último domingo (22), ele fez uma publicação no Instagram dizendo que estava “ciente” de falhas na criticada apresentação no Rock in Rio. Segundo o cantor, se “um milhão” de comentários pedissem, ele deixaria a banda.
Um seguidor de Arnel respondeu o post, pedindo que o vocalista seguisse na banda, mas o acusou de querer engajamento. “Vamos ser honestos, você sabia bem que isto nunca chegaria a 1 milhão de comentários, muito menos 1 milhão de comentários pedindo para sair da banda”, escreveu. “Seu ‘desafio’ parece mais projetado para gerar engajamento do que para obter ‘feedback’ real”.
Arnel Pineda do Journey pega bandeira do Brasil com símbolo do Cruzeiro
Segundo o cantor, a ideia do post era desafiar “agressores e haters”. “Se você não aceita meu desafio, peço respeitosamente que pare de me seguir e deixe minha página em paz… porque não preciso da sua negatividade na minha vida”, respondeu Pineda.”Você não está no meu lugar… eu fui criticado e atacado pelos últimos 17 anos. Então você não sabe como é isso”.
Por fim, o músico comentou que não estava pedindo “feedback” sobre a apresentação, porque “sabe exatamente o que aconteceu com o som” da banda durante o show.
“Por favor, tente ser um pouco mais compreensivo… nós dois somos humanos, mas, no entanto, ainda somos diferentes em muitos aspectos”, completou.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Gusttavo Lima ou Nivaldo? Cantor mudou nome de batismo no início da carreira; veja mais artistas que fizeram a mudança

Published

on

By

Chitãozinho e Xororó, por exemplo, são José e Durval. E Zezé di Camargo e Luciano são Mirosmar e Welson. Saiba outros cantores que alteraram o nome para a carreira artística. Gusttavo Lima no Jaguariúna Rodeo Festival
Antonio Trivelin/g1
Desde que a justiça decretou a prisão de Gusttavo Lima, internautas foram às redes sociais para comentar, não apenas com a decisão judicial, mas também a surpresa por descobrirem que o cantor não se chama Gusttavo. E, sim, Nivaldo Batista Lima.
Nivaldo alterou seu nome de batismo para Gusttavo em 2006, quando formou uma dupla com um amigo chamado Alessandro.
“Quando começamos a banda, disseram que não combinava Nivaldo e Alessandro. Aí pensamos em Fernando e Alessandro e, finalmente, em Gustavo e Alessandro. Aí ficou”, contou o sertanejo em uma entrevista ao g1. A dupla foi desfeita pouco depois. Mas o cantor seguiu adotando o Gustavo para a carreira artística.
O segundo “T” foi incluso por questões comerciais e registros musicais, já que já existia um cantor argentino de mesmo nome.
O nome Nivaldo não foi alterado em sua identidade ou em outros documentos e, de acordo com o artista, a família dele, principalmente o pai e a irmã, o chamam pelo nome de registro.
Prática comum no cenário sertanejo
A prática de alterar o nome de batismo para um mais comercial é bastante comum no mercado sertanejo. Chitãozinho e Xororó, por exemplo, são José e Durval. E Zezé di Camargo e Luciano são Mirosmar e Welson.
Zezé, inclusive, já disse ao g1, que “nunca gostou” de seu nome de batismo: Mirosmar José de Camargo.
“Nunca gostei do meu nome, Mirosmar ninguém merece, é um xingamento”, disse de forma descontraída em uma entrevista.
Veja lista com sertanejos que mudaram seus nomes para a carreira artística:
Gusttavo Lima – Nivaldo Batista
Chitãozinho e Xororó – José Lima Sobrinho e Durval de Lima
Henrique & Juliano – Ricelly Henrique Tavares Reis e Edson Alves dos Reis Junior
Bruno e Marrone – Vinicius Félix de Miranda e José Roberto Ferreira
Zezé di Camargo e Luciano – Mirosmar José de Camargo e Welson David de Camargo
Leonardo – Emival Eterno da Costa
Rio Negro e Solimões – José Divino e Luiz Felizardo
Rick e Renner – Geraldo Antônio de Carvalho e Ivair dos Reis Gonçalves
Milionário e José Rico – Romeu Januário de Matos e José Alves dos Santos
Rosa e Rosinha – José Renato Castro e Daniel Cardamone Sanchez
Eduardo Costa – Edson da Costa
Marcos & Belutti – Leonardo Prado de Souza e Bruno Belucci Pereira
Matheus e Kauan – Matheus Aleixo Pinto Rosa e Osvaldo Pinto Rosa Filho
Zé Neto e Cristiano – José Toscano e Irineu Vaccari
Defesa de Gusttavo Lima diz que inocência do cantor será demonstrada

Continue Reading

Festas e Rodeios

‘Friends’ completa 30 anos: Quem é você na série?

Published

on

By

Exibição do 1º episódio foi no dia 22 de setembro de 1994. Responda perguntas e descubra se você se identifica mais com Mônica, Rachel, Phoebe, Ross, Chandler ou Joey? Quem é você em Friends?

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.