Connect with us

Festas e Rodeios

Voz de Elza Soares e violão de João de Aquino se harmonizam na liberdade de álbum inédito gravado nos anos 1990

Published

on

Cantora e instrumentista lançam disco captado em única sessão de estúdio no Rio de Janeiro, presumivelmente em 1996. Capa do álbum ‘Elza Soares & João de Aquino’
Hipólito Pereira
Resenha de álbum
Título: Elza Soares & João de Aquino
Artistas: Elza Soares & João de Aquino
Edição: Deck
Cotação: * * * * *
♪ Um dos grandes álbuns deste ano de 2021 foi gravado na segunda metade da década de 1990 em data e ano imprecisos, em única sessão no estúdio carioca Haras.
Coube ao técnico de som Nilo Sérgio captar – neste já extinto estúdio situado na Lapa, boêmio bairro do centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ) – o potente encontro da voz de Elza Soares com o violão de João de Aquino. Ambos no auge do vigor.
O álbum Elza Soares & João de Aquino chega ao mundo digital nesta sexta-feira, 10 de dezembro, em edição da Deck, gravadora pôs no mercado fonográfico os dois últimos álbuns da cantora de atuais 91 anos, Deus é mulher (2018) e Planeta fome (2019).
Produtor musical do álbum Negra Elza, Elza negra (1980), lançado pela artista em fase de menor visibilidade, Aquino já dividiu o palco com a cantora em shows como Cantar ainda é remédio bom (1996) e Arrepios (2009). Foi presumivelmente em 1996, ano do primeiro show do duo, que cantora e violinista entraram no estúdio carioca para gravar 13 músicas para álbum que vê a luz do mundo após 25 anos.
Em agosto, a cantora já havia lançado single com a luminosa gravação de Drão (Gilberto Gil, 1982) com Aquino – à qual foram acrescentados outros instrumentos. No álbum Elza Soares & João de Aquino, Drão aparece no registro original de voz e violão, abrindo disco que evidencia a manemolência do violão de Aquino em sintonia com a elasticidade da voz de Elza. E que inclui outra música de Gilberto Gil, Super-homem, a canção (1979), no repertório de alto nível.
O disco é irretocável. Em Canário da terra (João de Aquino e Aldir Blanc, 1996), samba já gravado pela cantora como convidada de álbum do violonista, Bordões (1996), o violão de Aquino cai no suingue com a liberdade de improviso.
É a mesma liberdade desfrutada por Elza quando, ao cair no balanço do samba Devagar com a louça (Haroldo Barbosa e Luís Reis, 1962), a cantora improvisa os scats “Elza za za, Elza za, Elza za, eu sou Elza / Sou Elza za za, eu sou Elza za za / Eu sou Elza / Sou Elza, sou Elza za za za za” sobre a melodia de Moonlight serenade (Glenn Miller e Mitchell Paris, 1939), usando a voz rouca como afiado e afinado instrumento, com a técnica intuitiva que assombrou o Brasil a partir de dezembro de 1959.
Essa voz sempre teve pleno entendimento do que canta, como fica provado pela enésima vez na interpretação do samba-canção Antonico (Ismael Silva, 1950), gravação em que, além do violão, João de Aquino toca percussão – assim como faz em Que maravilha (Jorge Ben Jor e Toquinho, 1969), no já mencionado samba Canário da terra e em outro samba que fecha o disco, Cartão de visita (Edgardo Luis e Nilton Pereira de Castro, 1959), gravado por Elza Soares no primeiro álbum, Se acaso você chegasse (1960), um ano após o registro original da cantora Doris Monteiro.
Elza Soares & João de Aquino é disco de emoções concentradas, destiladas sem os excessos do melodrama ao qual a cantora poderia até se permitir. Afinal, muitas músicas do repertório se afinam com a batalha dessa cantora dura na queda através da vida longeva.
Elza Soares tem autoridade para citar versos de Ave Maria no morro (Herivelto Martins, 1942) no fecho lacrimoso de O meu guri (Chico Buarque, 1978), para lamentar a doída rota cotidiana do Mambo da Cantareira (Barbosa da Silva e Eloide Warthon, 1960) – música inédita da voz da cantora – e para cantar as marcas do tempo eterno de Hoje (Taiguara, 1969), canção do compositor guerrilheiro Taiguara (1945 – 1996).
Com a força existencial de quem já desceu muito morro com lata d’água na cabeça e/ou com trouxas de roupa para lavar e/ou entregar das sinhás do asfalto, Elza Soares tem autoridade para fazer Lamento da lavadeira (Monsueto, Nilo Chagas e João Violão, 1956) na introdução e no fecho de Juventude transviada (Luiz Melodia, 1975) com naturalidade.
Contudo, o disco Elza Soares & João de Aquino extrapola a valentia da personalidade de Elza Soares, se escorando na sintonia perfeita da voz da cantora com o violão do instrumentista virtuoso. É um disco de duo!
O bordado da voz com o violão faz a valsa Eu sonhei que tu estavas tão linda (Lamartine Babo e Francisco Matoso, 1941) evoluir lindamente por salão onírico, culminando com citação do verso inicial de Fascinação (Fermo Dante Marchetti e Maurice de Féraudy, 1905, em versão em português de Armando Louzada, 1943).
A citação de Zazueira (Jorge Ben Jor, 1967) no giro da já mencionada canção Que maravilha (Jorge Ben Jor e Toquinho, 1969) reforça o caráter livre do canto sagaz de Elza Soares.
Tudo passa, tudo sempre passará, como a própria Elza canta ao dar voz ao bolero havaiano Como uma onda (Zen surfismo) (Lulu Santos e Nelson Motta, 1982), mas esse disco contraria a sentença ao expor a eternidade da arte livre de Elza Soares e João de Aquino.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Rock in Rio 2024: Veja fotos do 6º dia

Published

on

By

Sábado (21) é dedicado ao Dia Brasil e terá shows de Chitãozinho e Xororó, Baianasystem, Duda Beat e muitas outras estrelas nacionais. Sexto dia de Rock in Rio
Thaís Espírito Santo/g1
Sexto dia de Rock in Rio
Thaís Espírito Santo/g1
Público recebe pulseira de led para sexto dia de Rock in Rio
Thaís Espírito Santo/g1
Público aguarda entrada para o sexto dia de Rock in Rio
Thaís Espírito Santo/g1
Público chega para o sexto dia de Rock in Rio
Thaís Espírito Santo/g1
Público chega para o sexto dia de Rock in Rio
Thaís Espírito Santo/g1
Sexto dia de Rock in Rio
Rafael Nascimento/g1

Continue Reading

Festas e Rodeios

A caminho do Rock in Rio, MC Livinho invade reportagem ao vivo sobre tragédia na Dutra, faz dancinha e recebe críticas na web

Published

on

By

Funkeiro foi escalado para o Espaço Favela neste sábado (21). Depois, pediu desculpas. MC Livinho invade reportagem ao vivo sobre tragédia em rodovia para dancinha e recebe críticas na web
MC Livinho foi alvo de críticas neste sábado (21) depois que invadiu uma reportagem ao vivo sobre o acidente de ônibus na Dutra para fazer dancinhas. Pelo menos 3 pessoas morreram na tragédia. Depois, o cantor pediu desculpas.
A repórter Isabela Campos falava para o RJ1 sobre o atendimento aos feridos quando o funkeiro apareceu no vídeo, se aproximou da câmera, hesitou por alguns segundos e começou a dançar. A imagem foi tirada do ar, e, no lugar, entraram cenas do veículo acidentado, enquanto Isabela terminava de dar as informações.
Ônibus de turismo tomba na descida da Serra das Araras, em Piraí
Reprodução
A tragédia
O coletivo tombou na descida da Serra das Araras, em Piraí, no Sul Fluminense, por volta das 10h, com atletas do time de futebol americano Coritiba Crocodiles. A equipe vinha de Curitiba ao Rio de Janeiro para jogar contra o Flamengo Imperadores pelo Brasileirão de Futebol Americano. A partida foi cancelada.
De acordo com a CCR RioSP, concessionária que administra a rodovia, o ônibus transportava 43 passageiros e 2 motoristas.
As vítimas que morreram são:
Daniel Santos, 44 anos
Lucas de Castro Rodrigues Barros, 19 anos
Lucas Padilha, 42 anos
Veja mais sobre os jogadores que perderam a vida.
Sete pessoas foram socorridas, 1 delas com ferimentos graves, e encaminhadas aos hospitais Geral de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e São João Batista, em Volta Redonda.
De acordo com a concessionária, 35 pessoas não se feriram. Um ônibus foi enviado ao local para buscá-las.
As críticas
Antes mesmo de o funkeiro se pronunciar, internautas foram a postagens antigas dele para criticar a invasão.
“Atitude de moleque. Fazendo palhaçada durante transmissão de notícia de acidente”, disse um.
“3 mortos, e você dançando durante a notícia do acidente”, escreveu outro.
“Tem pessoas medíocres que pagam pra ir no show desse cara? Como pode fazer dancinha em uma tragédia? Atitude de homem, rapaz!”, postou mais um.
“Não precisa ser muito inteligente pra saber que se tem uma equipe de reportagem e congestionamento na estrada, e provavelmente ambulância e viaturas passando pelo caminho, é porque algo sério aconteceu. Completamente sem noção”, falou outro.
“Parabéns, fazendo dancinha enquanto pessoas sofriam o luto. Quer aparecer a todo custo, né? Tudo pela fama, tudo pela mídia! Sem noção”, disse uma.
“Ah, coitado, ele não percebeu um acidente com veículo batido na rua, ambulância e polícia. Coitado, só quis biscoitar e aparecer”, ironizou outra.
“Você se considera um ser humano?”, indagou um.
As desculpas
MC Livinho pede desculpas após invadir reportagem ao vivo sobre tragédia na Dutra

Continue Reading

Festas e Rodeios

Fã de Luan Santana acampa na fila do Rock in Rio para ver 49º show do cantor: ‘Maior loucura que já fiz por ele’

Published

on

By

Professora é fã do Luan Santana há 17 anos e divide tempo com rotina de shows, fã clube e paixão pela pedagogia após enfrentar depressão. Thayane Basseto dormiu na fila para garantir lugar na apresentação de Luan Santana no Rock in Rio.
Acervo pessoal
O 6° dia de Rock in Rio, neste sábado (21), tem somente atrações brasileiras e a estreia do sertanejo no festival. O evento começou com uma fila pequena em comparação com os outros dias, mas Thayane Basseto, de 28 anos, fez questão de garantir o primeiro lugar.
A professora é de Campinas, São Paulo, e não mede esforços para assistir a shows do Luan Santana. Segundo ela, a maior loucura que já fez pelo cantor foi vir ao Rock in Rio.
Ela chegou na cidade por volta de 18h desta sexta (20) e, em seguida, veio direto para os portões da Cidade do Rock. Às 20h, ela estava preparada com seu colchão para dormir enquanto aguardava o dia clarear para assistir seu 49º show do artista. A jovem já rodou em diversos estados acompanhando a agenda do cantor, e o último foi há duas semanas.
“Estar aqui é a maior loucura que já fiz por ele. Fui em outros estados, mas isso aqui é o maior, ainda mais acampar sozinha. Fiz tudo sozinha. Peguei moto Uber cheia de sacola, BRT sem saber andar aqui. Na hora que o Luan curtiu minha foto, comecei a pular e chorar que nem maluca aqui. Nosso sonho só se torna realidade porque a gente é real e faz acontecer”, conta.
Para enfrentar a madrugada, ela conta que teve ajuda dos policiais que estavam patrulhando a região, que trouxeram até lanche e suco para ela. A produção do cantor também providenciou um lanche para a jovem, que disse não ter sentido medo.
Apaixonada pelo Luan, ela fundou o fã clube “Coisas de Luanete” e se dedica à página enquanto divide seu tempo com a pedagogia.
A professora Thayane Basseto é fã de Luan Santana e foi a primeira a chegar na fila do Rock in Rio neste sábado (21).
Acervo pessoal
No entanto, entre posts apaixonados e dedicações para acompanhar o ídolo, a professora afirma receber hate pelas loucuras que faz pelo cantor.
“Tem gente que reclama até do calor que a gente paga em ingresso, manda mensagem para nossos familiares, invade nossas vidas”, relata.
Segundo Thayane, ela encontra forças nas letras do cantor para enfrentar as adversidades da vida.
“Eu costumo dizer que eu tenho 2 anos de vida, porque há dois anos eu tentei suicídio. Foi muito difícil passar pela depressão e eu cheguei em um momento que eu não queria mais estar viva. Luto muito para não voltar para esse lugar, porque doeu perder um filho, doeu saber que eu fui fruto de um abuso sexual, muita coisa doeu e foi nele que encontrei essa força para sair da depressão”.
“Meu psicólogo disse: ‘você precisa encontrar algo que te faça mais forte do que sua depressão’, e é isso que eu faço. A gente precisa se agarrar ao que nos faz feliz”, declara a jovem.
A professora Thayane Basseto é fã de Luan Santana e foi a primeira a chegar na fila do Rock in Rio neste sábado (21).
Thaís Espírito Santo/g1 Rio

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.