Connect with us

Festas e Rodeios

Alma de Cássia Eller paira sobre ‘Espírito do som’, single com gravação inédita de 1985

Published

on

Registro de blues festeja o 59º aniversário da artista, morta há 20 anos, e abre ciclo de tributos que se estenderão ao longo de 2022. ♪ O baú aparentemente sem fundo de Cássia Rejane Eller (10 de dezembro de 1962 – 29 de dezembro de 2001) vai ser constantemente aberto a partir de hoje e ao longo do próximo ano de 2022.
Efemérides relativas à cantora, compositora e instrumentista carioca motivarão as edições de gravações inéditas e de projetos fonográficos coletivos que celebram a obra e o legado dessa artista que marcou época na música brasileira ao longo da década de 1990, mas que entrou em cena em Brasília (DF) no início dos anos 1980.
Os pretextos para as homenagens em discos e tributos póstumos são os 20 anos de morte de Cássia Eller – a serem completados em 29 de dezembro deste ano de 2021 – e o 60º aniversário de nascimento da artista, festejado daqui a exatamente um ano.
A celebração começa hoje – 10 de dezembro de 2021, dia em que a cantora poderia estar festejando 59 anos de vida se não estivesse saído precoce a abruptamente de cena aos breves 39 anos – com a edição do inédito single Espírito do som com capa que expõe Cássia em foto tirada por Deborah Dornellas na década de 1980.
Viabilizado através de parceria do selo Porangareté com a gravadora Universal Music (detentora de toda a obra fonográfica de Cássia Eller), o single apresenta gravação inédita da música Espírito do som, blues de autoria de Chico Evangelista e Péricles Cavalcanti.
Há seis anos, a composição deu nome ao álbum O espírito do som – Vol. 1 – Segredo – Cássia Eller em Brasília (2015), distribuído via Coqueiro Verde Records no formato de CD, mas a música-título não figurou entre as dez gravações desse primeiro volume (o segundo nunca foi lançado).
O embrião do single Espírito do som foi o áudio com o registro dessa música com a voz e o violão de Cássia. De 1985, a performance ao vivo tinha sido captada em apresentação do show Dose dupla, feito por Cássia em Brasília (DF) com a cantora lírica Janette Dornellas, sob a direção musical de Márcio Faraco (a direção geral do show era de Marcelo Saback).
Preservado em fita cassete em poder de Chico Chico, filho de Cássia, o áudio da gravação de Espírito do som foi restaurado pelo engenheiro de som Bruno Giorgi para possibilitar o acréscimo – sob a voz e o violão de Cássia – de instrumentos tocados por banda arregimentada pelos produtores musicais Chico Chico, Pedro Fonseca e Rodrigo Garcia.
Os toques dos músicos Cesinha (bateria), Kadu Mota (guitarra), Marfa Kurakina (baixo), Pedro Fonseca (piano e órgão) e Rodrigo Garcia (violão) encorparam o arranjo da gravação. Contudo, é a alma de Cássia Eller que paira soberana através do canto rascante do blues Espírito do som, em que pese o espírito mercantilista que normalmente rege as exumações das obras e baús de artistas que já saíram de cena.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Programação do Dia Brasil do Rock in Rio tem atraso e último show do Palco Mundo deve começar 1h10

Published

on

By

‘Dia Brasil’ foi inspirado em ‘We are the world’, de 1985, ano de surgimento do festival e data que é celebração desta edição. Rock in Rio 2024: o melhor do dia 21
O Rock in Rio 2024 deste sábado (21) tem uma programação voltada exclusivamente à música nacional. É o Dia Brasil. Vão se apresentar artistas de sertanejo, samba, MPB, bossa nova, música clássica, rap, trap e pop.
É também neste sábado que acontece a estreia do sertanejo no festival. Pela primeira vez em 40 anos, o gênero tomará os palcos do Rock in Rio, com os artistas Chitãozinho e Xororó, Ana Castela, Luan Santana, Simone Mendes e Junior.
Os shows do Dia Brasil serão divididos por gênero musical, e cada um reunirá vários músicos.
21 de setembro (sábado)
Palco Mundo
16h30 – Para sempre Trap, com Cabelinho, Filipe Ret, Kayblack, Matuê, Orochi, Ryan SP, Veigh
19h20 – Para sempre MPB, com Baianasystem, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Majur, Margareth Menezes, Ney Matogrosso e Gaby Amarantos
22h10 – Para sempre Sertanejo, com Chitãozinho e Xororó, Orquestra Heliópolis, Ana Castela, Júnior, Luan Santana e Simone Mendes
1h10 – Para sempre Rock, com Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty, Rogério Flausino, Toni Garrido
Palco Sunset
17h55 – Para sempre Samba, com Zeca Pagodinho, Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande de Pilares
20h45 – Para sempre Pop, com Duda Beat, Gloria Groove, Jão, Ludmilla, Luísa Sonza, Lulu Santos
23h35 – Para sempre Rap, com Criolo, Djonga, Karol Conká, Marcelo D2, Rael
Palco New Dance Order
22h – Para sempre Eletrônica, com Mochakk, Beltran X Classmatic, Eli Iwasa X Ratier, Maz X Antdot
Palco Espaço Favela
15h – Para sempre favela é Terra Indígena, com Kaê Guajajara convida Totonete e o grupo Dance Maré
17h – Para sempre Música Clássica, com Nathan Amaral, Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem
18h40 – Para sempre Baile de Favela, com Buchecha, Cidinho e Doca, Funk Orquestra, MC Carol, MC Kevin o Chris, Tati Quebra Barraco
20h40 – Para sempre Funk, com Livinho, Mc Don Juan, MC Dricka, MC Hariel, MC IG, MC PH
Palco Global Village
15h – Para sempre Jazz, com Antônio Adolfo, Joabe Reis, Joantahn Ferr e Leo Gandelman
17h – Para sempre Soul, com banda Black Rio, Cláudio Zoli, Hyldon
18h40 – Para sempre Bossa Nova, com Bossacucanova e Cris Delanno, Leila Pinheiro, Roberto Menescal, Wanda Sá
20h40 – Para Sempre Futuro Ancestral, com Gang do Eletro e Suraras do Tapajós
Palco Supernova
14h30 – Autoramas
16h – Vanguart
18h – Chico Chico
20h – Jean Tassy

Continue Reading

Festas e Rodeios

‘Eu levantei uma bandeira sem saber que a bandeira existia’, diz Xuxa a Milton Cunha sobre fãs LGBTQIAP+

Published

on

By

Rainha dos Baixinhos participou do quadro ‘Rock in Milton — É babado!’. ‘Rock in Milton – É babado!’ entrevista Xuxa
O apresentador Milton Cunha entrevistou Xuxa instantes antes de ela subir no Palco Itaú para um pocket-show no Rock in Rio. Eles falaram sobre a relação dela com o povo LGBTQIAP+ e sobre diversidade. E Milton não perdeu tempo e arrumou uma peruca de Paquita.
“Aliás, essa palavra [diversidade], a gente não usava há 40 anos. A gente nem sabia o que era isso”, disse Xuxa.
“Sem querer eu incentivei de uma maneira muito suave. Eu levantei uma bandeira sem saber que a bandeira existia. E hoje eu me enrolo na bandeira, eu levanto a bandeira, eu me visto com essa bandeira, e eu fico muito feliz com isso”, prosseguiu.
A apresentadora falou que com frequência é abordada por fãs LGBTQIAP+ que agradecem o carinho e aceitação.
“Eu vejo muita gente falando: ‘Nossa, você deixava eu ser eu do teu lado. Dava espaço para a minha alegria, e eu não podia fazer isso em casa. Mas ali você dizia que eu podia ser eu, que eu devia ser feliz e tal’”, citou.
Milton também brincou com a fã Patrícia Veloso Martins, que fez sucesso nas redes sociais com a sua aparição no documentário “Pra Sempre Paquitas, do Globoplay”, falando “Que Xou da Xuxa é esse?”.
Patrícia repetiu o bordão ao abrir a apresentação da Rainha dos Baixinhos.
Milton Cunha de Paquita
Reprodução

Continue Reading

Festas e Rodeios

Rock in Rio 2024: veja fotos de famosos no 6º dia do festival

Published

on

By

Pequena Lo, Fernanda Rodrigues e mais famosos curtem o sexto e penúltimo dia de Rock in Rio. Sábado é focado nos artistas nacionais. O ator Vitor Thiré no Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
O cantor e modelo João Zoli no Rock in Rio
Victor Chapetta/Agnews
Giovanna Lancellotti no sexto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
Marcello Melo Jr. no sexto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
Fernanda Rodrigues no sexto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
Pequena Lo no sexto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.