Connect with us

Festas e Rodeios

Veterinária inova em tratamentos e prescreve óleos de cannabis medicinal para pets no interior de SP

Published

on

Nathália Carreira Cardoso, de Bauru (SP), conta que a cannabis medicinal ajuda os pets no tratamento de doenças crônicas, epilepsias e distúrbios comportamentais. Segundo a veterinária, a conduta de compra do óleo fica sob responsabilidade do tutor. Nathália Carreira Cardoso explica que a prescrição do óleo de cannabis medicinal depende da necessidade de cada animal
Nathália Carreira Cardoso /Divulgação
Com o avanço das pesquisas, o uso da maconha medicinal em seres humanos tem se mostrado cada vez mais positivo. Tanto que, neste mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou mais dois produtos à base de cannabis.
Com essa aprovação, o país agora soma sete produtos autorizados. Isso porque, a cannabis medicinal possui propriedades que ajudam a combater doenças crônicas, epilepsias, além de atenuar a ansiedade e as oscilações de humor causadas pelo distúrbio.
Maconha medicinal para pets: conheça os tratamentos que utilizam derivados da cannabis
Mercado da cannabis nos EUA passa a atuar no tratamento de pets
Mas, se engana quem pensa que o tratamento é restrito aos humanos. Ao contrário, em entrevista ao g1, a médica veterinária Nathália Carreira Cardoso conta que a cannabis medicinal também pode ajudar os pets, a começar pela epilepsia, já que ela contribui com a homeostase corporal.
“A cannabis pode ajudar os pets em diversas doenças e distúrbios comportamentais, pois a planta faz a homeostase, isto é, o equilíbrio do corpo”, explica.
Foi pensando na boa relação das plantas com a propriedade medicinal que a veterinária concluiu um curso de prescritores do óleo de cannabis medicinal para pets com o Dr. Fábio Mercante de San Juan, um dos primeiros especialistas do assunto no Brasil e instrutor há mais de 10 anos.
Apesar de ser formada na área há 16 anos, foi neste ano que a veterinária começou a estudar e prescrever o uso de óleos de cannabis medicinal e diz que está sempre em busca de se aprimorar na área.
“Minha admiração e paixão pelo poder da planta vem aumentando cada dia mais. Por isso, busco sempre novos estudos voltados a seu uso”, diz.
Tratamento
Nathália Carreira Cardoso concluiu este ano um curso de prescritores do óleo de cannabis medicinal para pets
Nathália Carreira Cardoso /Arquivo Pessoal
Segundo a Nathália, a terapia com a prescrição do óleo de cannabis medicinal depende da necessidade de cada animal e é administrado por via oral. Além disso, apesar de possuir baixa toxidade, a duração do uso do óleo é individual, pois, depende também da reação do organismo do pet.
Assim, a conduta de compra do óleo fica sob responsabilidade do tutor, assim como de qualquer outro medicamento. “É importante lembrar, que nós, médicos veterinários, não vendemos o óleo, e sim prescrevemos quando entendemos que trará benefício ao animal”, relembra.
Com isso, a veterinária salienta que é um diferencial na carreira dela, a partir do momento em que realiza outras atividades comuns na área, como cirurgias, atendimento clínico e aplicação de vacinas importadas.
Mercado
Apesar de a demanda aumentar constantemente, uma vez que a Anvisa autoriza a importação de alguns medicamentos feitos à base da erva, além de regulamentar a pesquisa, produção e a venda de remédios no país por parte da indústria farmacêutica, ainda existe um preconceito da população.
Médica veterinária, Nathália Carreira Cardoso, conta que a cannabis também pode ajudar os pets
Nathália Carreira Cardoso /Divulgação
“A procura pela prescrição vem aumentando a cada dia, pois os resultados também são notórios, o que me leva a pensar na expansão e crescimento desta área na medicina integrativa. Através de experiências e credibilidade de pessoas que confiam no poder medicinal da planta, poderemos mostrar para a sociedade a importância e o papel que a planta sempre teve e ainda tem na medicina”, afirma.
Ela ainda relembra que o óleo, apesar de advir de uma planta, isto é, ser natural e de baixa toxidade, possui suas exceções. Sendo assim, o cultivo e o uso recreativo, seguem proibidos pela Anvisa.
Quanto à produção do óleo, nele possui todas as propriedades da planta que atua em nível celular. Ou seja, está presente tanto o canabidiol (CDB) quanto o tetrahidrocanabidiol (THC), substâncias que, segundo especialistas, podem ser utilizados para fins terapêuticos.
Por isso, para realizar a compra é necessário prescrição (receita) de profissional legalmente habilitado.
*Sob supervisão de Paola Patriarca
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

‘Eu levantei uma bandeira sem saber que a bandeira existia’, diz Xuxa a Milton Cunha sobre fãs LGBTQIAP+

Published

on

By

Rainha dos Baixinhos participou do quadro ‘Rock in Milton — É babado!’. ‘Rock in Milton – É babado!’ entrevista Xuxa
O apresentador Milton Cunha entrevistou Xuxa instantes antes de ela subir no Palco Itaú para um pocket-show no Rock in Rio. Eles falaram sobre a relação dela com o povo LGBTQIAP+ e sobre diversidade. E Milton não perdeu tempo e arrumou uma peruca de Paquita.
“Aliás, essa palavra [diversidade], a gente não usava há 40 anos. A gente nem sabia o que era isso”, disse Xuxa.
“Sem querer eu incentivei de uma maneira muito suave. Eu levantei uma bandeira sem saber que a bandeira existia. E hoje eu me enrolo na bandeira, eu levanto a bandeira, eu me visto com essa bandeira, e eu fico muito feliz com isso”, prosseguiu.
A apresentadora falou que com frequência é abordada por fãs LGBTQIAP+ que agradecem o carinho e aceitação.
“Eu vejo muita gente falando: ‘Nossa, você deixava eu ser eu do teu lado. Dava espaço para a minha alegria, e eu não podia fazer isso em casa. Mas ali você dizia que eu podia ser eu, que eu devia ser feliz e tal’”, citou.
Milton também brincou com a fã Patrícia Veloso Martins, que fez sucesso nas redes sociais com a sua aparição no documentário “Pra Sempre Paquitas, do Globoplay”, falando “Que Xou da Xuxa é esse?”.
Patrícia repetiu o bordão ao abrir a apresentação da Rainha dos Baixinhos.
Milton Cunha de Paquita
Reprodução

Continue Reading

Festas e Rodeios

Rock in Rio 2024: veja fotos de famosos no 6º dia do festival

Published

on

By

Pequena Lo, Fernanda Rodrigues e mais famosos curtem o sexto e penúltimo dia de Rock in Rio. Sábado é focado nos artistas nacionais. O ator Vitor Thiré no Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
O cantor e modelo João Zoli no Rock in Rio
Victor Chapetta/Agnews
Giovanna Lancellotti no sexto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
Marcello Melo Jr. no sexto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
Fernanda Rodrigues no sexto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
Pequena Lo no sexto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews

Continue Reading

Festas e Rodeios

Alcione homenageia Rita Lee e veste camisa estampada com o rosto da cantora no Rock in Rio

Published

on

By

Cantora sobe ao palco do Palco Sunset para um show de samba ao lado de Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande de Pilares. Alcione homenageia Rita Lee e veste camisa estampada com o rosto da cantora no Rock in Rio
Rafael Nascimento/g1
Quase dez anos após roubar a cena no Rock in Rio, vestindo uma camiseta com o rosto de Axl Rose estampado, Alcione faz uma nova homenagem. Desta vez, a artista estampada é um ícone do rock nacional: Rita Lee.
No camarim, antes de sua apresentação no Palco Sunset ao lado de Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande de Pilares, Alcione explicou o tributo à cantora, que morreu em maio de 2023.
“Não tem rock se não tiver Rita Lee”, afirmou a cantora.
Alcione também celebrou o Dia Brasil no Rock in Rio. Neste sábado, os palcos serão tomados por ritmos e estrelas nacionais.
“O Brasil é maravilhoso e tem vários ritmos, cores e tem toda picardia. É um país colorido e é alegre. Estou feliz por estar aqui”, afirmou a cantora.
Zeca pagodinho também comentou o encontro que fará no palco com seus amigos do samba.
“É a primeira vez e vamos ver o que vai dar. Temos um roteiro muito grande e teremos muita música boa. O povo vai cair no samba”, disse Zeca Pagodinho.
“É uma sinergia muito grande estar aqui nesse dia muito grande. O Carlinhos Brown abriu os caminhos aqui e hoje estamos aqui para alegrar”, completou Jorge Aragão, citando a polêmica apresentação de Carlinhos em 2001. Naquela edição, o público roqueiro não gostou da presença do artista e lançou garrafas ao palco.
O Rock in Rio será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
LEIA MAIS:
Rock in Rio virou Pagode in Rio? Festival tem recorde de artistas do samba e pagode
Zeca Pagodinho se apresentará no Palco Sunset do Rock in Rio neste sábado (21)
Rafael Nascimento/g1
Jorge Aragão se apresentará no Palco Sunset do Rock in Rio neste sábado (21)
Rafael Nascimento/g1

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.