Connect with us

Festas e Rodeios

Morte de Chrystian cala uma das vozes mais potentes do universo sertanejo

Published

on

Artista fica imortalizado pela dupla formada em 1983 com o irmão Ralf, mas também marcou época como o cantor de baladas chorosas escritas em inglês e veiculadas nas novelas da TV Globo dos anos 1970. Chrystian (1956 – 2024) morre aos 67 anos com trajetória profissional que contabiliza seis décadas
Fábio Nunes / Divulgação
♪ OBITUÁRIO – A morte do cantor goiano Chrystian na noite de ontem, em hospital da cidade de São Paulo (SP), cala aos 67 anos uma das vozes mais potentes do universo sertanejo. Embora fizesse a segunda voz na dupla formada em 1983 com o irmão Ralf, Chrystian sempre foi reconhecido pela técnica vocal.
E, por mais que possa parecer estranho o fato de o artista morrer aos 67 anos quando celebrava nada menos do que 60 anos de carreira, o fato é que o cantor desde cedo pôs os pés na profissão.
Nascido em Goiânia (GO), José Pereira da Silva Neto (3 de novembro de 1956 – 19 de junho de 2024) começou a cantar ainda na infância, primeiramente acompanhando os pais em serestas e depois, com seis anos, se apresentando em clubes da cidade natal quando ainda era conhecido como Zezinho.
Quando já morava em São Paulo (SP), Zezinho virou José e, um tempo depois, José virou Chrystian, intérprete de baladas lacrimosas veiculadas em trilhas de novelas exibidas pela TV Globo nos anos 1970.
Sim, nessas seis décadas de trajetória como cantor, Chrystian teve duas identidades artísticas em universo musicais bem distintos.
Para quem ouviu o cantor a partir da década de 1980, Chrystian era a segunda voz da dupla sertaneja com o irmão Ralf Richardson da Silva, conhecido somente como Ralf. Descontada a breve separação ocorrida entre 1999 e 2001, a dupla surgiu em 1983 e permaneceu em cena até 2021, ano em que Chrystian iniciou carreira solo.
Nesse longo período, Chrystian & Ralf – dupla que adicionou toque do country norte-americano às tradições sertanejas do Brasil – emplacaram sucessos como Chora peito (1986), Ausência (1987), Saudade (1988) e Nova York (1989) ao longo dos anos 1980, década do auge artístico e comercial do duo dos irmãos, que voltaram ao topo das paradas em 1996 quando gravaram Mia Gioconda com Agnaldo Rayol para a trilha da novela O rei do gado.
Antes da dupla com Ralf, Chrystian cantou em inglês na década de 1970 e, embora hoje seja menos lembrada, essa fase da carreira também é importante. Foi quando as gravadoras acreditavam que, se camuflassem a identidade nacional de cantores brasileiros com nomes e canções em inglês, o sucesso nas rádios e o apego do público seriam mais fáceis.
José Neto foi apresentado ao público com Chrystian, tendo gravado singles e dois álbuns, Don’t say goodbye (1973) e Made in USA (1976).
Nessa fase, o cantor foi imediatamente bem-sucedido com o estouro de Don’t say goodbye (Paul Bryan, Jim Saloman e Chrystian, 1973), tristonha canção que deu nome ao primeiro álbum do cantor e que virou hit instantâneo na trilha sonora internacional da novela Cavalo de aço (1973) como tema do casal protagonista Rodrigo e Miranda, vivido pelos atores Tarcísio Meira (1935 – 2021) e Glória Menezes.
Na sequência, o cantor emplacou More than you know (Charlie e John Burns) em 1975, um ano antes de You’re so tender (Clint Walker e Jan Willen, 1976) fazer sucesso na trilha sonora da novela Duas vidas (1976 / 1977).
Nessa seara romântica lacrimosa, com melodiosas baladas compostas em inglês, o último hit de Chrystian foi Lies, canção apresentada em single editado em novembro de 1979 e amplificado na trilha da novela Feijão maravilha (1979).
De todo modo, é mais como o cantor sertanejo da dupla com Ralf que Chrystian ficará imortalizado na cena brasileira.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Sem Luan Santana, sertanejos fazem estreia gloriosa, mostrando que têm demanda no Rock in Rio

Published

on

By

‘Evidências’ teve maior coro da edição até agora. Luan cancelou participação por causa de atraso na programação; Simone Mendes e Ana Castela cantaram hits. Chitãozinho E Xororó cantam “Fio de cabelo” no Rock in Rio
Entre os shows que já aconteceram no Rock in Rio 2024, poucos tiveram tanto engajamento do público quanto um bloco de apresentações dedicada ao sertanejo neste sábado (21), penúltimo dia do evento. Contra a resistência de parte dos frequentadores — especialmente de uma parcela roqueira mais conservadora –, o estilo fez sua estreia no festival, após 40 anos de espera.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Foi uma estreia gloriosa. A organização acertou ao escolher Chitãozinho e Xororó para conduzir o roteiro de performances e guiar a plateia. Para os fãs de sertanejo, a dupla desperta idolatria do nível de rockstars.
Chitãozinho e Xororó cantam o hino ‘Evidências’ no Palco Mundo do Rock in Rio
“Evidências”, música da dupla que se tornou quase um hino nacional, foi deixada para o final do show. Naturalmente, teve o maior coro da edição até agora. Milhares de pulseirinhas coloridas na plateia — ao estilo show do Coldplay — ajudaram a criar uma cena inesquecível para quem estava lá.
O restante das músicas do repertório dos dois também foi recebido com empolgação. Em “Alô”, milhares de celulares com lanternas ligadas iluminaram a plateia. “Galopeira” teve o público envolvido em um desafio para segurar pelo maior tempo possível a nota do refrão.
“Quando nós começamos a cantar música caipira, era quase impossível tocar na rádio. Não tínhamos espaço na mídia, nossa música só era tocada na madrugada ou ao entardecer”, lembrou Xororó.
Simone Mendes canta “Erro gostoso” no Rock in Rio
“Até que um dia chegou às nossas mãos essa música, que mudou nossas vidas”. Era “Fio de Cabelo”, incluída no álbum “Somos Apaixonados”, que em 1982 tornou Chitãozinho e Xororó conhecidos nacionalmente.
Desfalque
A ideia de incluir o sertanejo no Rock in Rio começou a tomar forma durante a edição de 2022. Roberto Medina, idealizador do festival, passou a sinalizar em entrevistas o desejo de incluir nomes do sertanejo no line-up de 2024, citando nominalmente o cantor Luan Santana. Ele é conhecido pela megaprodução de seus shows.
A dupla Chitãozinho e Xororó se apresenta no Rock in Rio 2024
Miguel Folco/g1
Em entrevista ao g1 em setembro de 2022, o próprio Luan disse que seria “uma honra” se apresentar no evento. Mas ele não apareceu no palco.
Com um compromisso marcado em Florianópolis na mesma noite, Luan cancelou de última hora a participação no show e citou como motivo um atraso na programação deste sábado. O bloco sertanejo começou cerca de uma hora e meia depois do horário inicialmente previsto.
Outros convidados seguraram bem o show. Simone Mendes foi convidada para um bonito dueto com Chitãozinho e Xororó em “Página de Amigos”. A cantora, ex-dupla da irmã Simaria, também apresentou seu hit “Erro Gostoso”, umas das músicas mais tocadas do Brasil em 2023 — deu para sentir pelo tamanho do coro.
Ana Castela se apresenta no Rock in Rio 2024
Miguel Folco/g1
Ana Castela entrou para apresentar “Sinônimos”, que tem versão gravada em parceria com a dupla, e a sua “Nosso Quadro”. Muitas menininhas emocionadas com seus chapéus de boiadeira apareceram no telão — a cantora é popular entre as crianças.
“Foi aqui que a Katy Perry pisou”, perguntou Ana, no mesmo palco onde a cantora americana se apresentou nesta sexta-feira (20).
Tanto Ana quanto Simone saíram correndo depois de suas participações, avisando que tinham compromissos em outros lugares do Brasil — uma na Bahia, outra em Minas Gerais. Luan não foi citado, mas ficou a impressão de que havia um recado a ser dado.
Junior se apresenta no Rock in Rio 2024
Miguel Folco/g1
O clima no show só esfriou na segunda metade, quando Chitãozinho e Xororó chamaram o rapper Cabal para cantar “Vida Marvada”, música lançada em parceria em 2006, pouco conhecida. Foi uma aposta ousada, que não deu certo.
Uma participação de Junior, filho de Xororó, também não engrenou. Com o pai e o tio, ele apresentou “Nascemos pra Cantar”. O irmão de Sandy ainda mostrou “Fome”, de seu recém-lançado álbum “Solo”. Problemas no microfone atrapalharam — além do atraso, o sábado de Rock in Rio ficou marcado por uma série de problemas técnicos no Palco Mundo.
Mas logo veio o final apoteótico com “Evidências”, a evidência definitiva de que o sertanejo tem demanda no Rock in Rio. Se para alguns foi um erro a inclusão do estilo, quem estava lá pode dizer com convicção que foi um erro muito gostoso.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Rock in Rio tem domingo de nostalgia com Mariah Carey e pop romântico com Shawn Mendes; veja como será o último dia

Published

on

By

Entre os artistas nacionais, os destaques são os shows de Luísa Sonza, Ney Matogrosso, Olodumbaiana e uma homenagem a Alcione; veja VÍDEO. Rock in Rio 2024: o melhor do dia 22
O Rock in Rio 2024 chega ao final neste domingo (22), com uma programação repleta de nostalgia e pop romântico.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
A principal atração da noite é o canadense Shawn Mendes, dono do hit melódico “Treat you Better”. Com uma leva de músicas de novas, o artista pode trazer um setlist cheio de surpresas.
Shawn Mendes canta em show em São Paulo
Fábio Tito/G1
Rock in Rio 2024: tire suas dúvidas sobre ingresso no celular, itens proibidos, serviços e transporte
Outra atração bem aguardada pelo público, Mariah Carey se apresentará no Palco Sunset. Seu show deve ser dividido em atos e ter muito figurino repleto de elegância e sensualidade. Tudo isso ao som de hits nostálgicos dos anos 2000.
Quem também provocará nostalgia e reviver essa época são os cantores Ne-Yo e Akon, que se apresentarão no Palco Mundo com vários hits radiofônicos.
Entre os artistas nacionais, os destaques são os shows de Luísa Sonza, Ney Matogrosso, Olodumbaiana e uma homenagem a Alcione (feita pela Orquestra Sinfônica Brasileira, Diogo Nogueira, Mart’nália, Majur, Péricles, Maria Rita e a própria Alcione).
Alcione anuncia show em Sorocaba (SP) em outubro
Divulgação
40 anos de festival
A edição que comemora os 40 anos do Rock in Rio acontece na Cidade do Rock, zona oeste do Rio de Janeiro. No primeiro fim de semana, subiram ao palco Travis Scott, Imagine Dragons, Evanescence e Avenged Sevenfold. Katy Perry, Karol G, Mariah Carey, Akon, Shawn Mendes estão entre as atrações que ainda vão se apresentar.
Qual o line-up do Rock in Rio?
22 de setembro (domingo)
Palco Mundo
16h40 – Luísa Sonza
19h – Ne-Yo
21h20 – Akon
0h – Shawn Mendes
Palco Sunset
15h30 – Homenagem a Alcione com Orquestra Sinfônica Brasileira, Diogo Nogueira, Mart’nália, Majur, Péricles, Maria Rita e Alcione
17h50 – Olodumbaiana
20h10 – Ney Matogrosso
22h45 – Mariah Carey
Palco New Dance Order
22h – Dubdogz
23h30 – Jetlag
1h – Bhaskar
2h30 – Kaskade
Palco Espaço Favela
16h – Luiz Otávio
19h – Livinho
21h – Belo
Palco Global Village
15h30 – Lia de Itamaracá
17h30 – Almério e Martins
19h15 – Angélique Kidjo
Palco Supernova
15h – LZ da França
17h – Gabriel Froede
18h30 – Zaynara
20h30 – DJ Topo

Continue Reading

Festas e Rodeios

Setlist de Ne-Yo no Rock in Rio: Em SP, show teve nostalgia, sofrência e energia de despedida de solteiro

Published

on

By

Astro do R&B apresentou grandes hits em São Paulo antes da apresentação no Rock In Rio. Ne-Yo traz a turnê ‘Champagne & Roses’ ao Brasil
Van Campos/AgNews
Ne-Yo traz ao Brasil sua turnê “Champagne & Roses” que celebra os hits de sua carreira. Ele se apresentou em São Paulo na quinta-feira (19) e canta no Rock in Rio neste domingo (22).
Em São Paulo, o show teve uma energia de despedida de solteiro, principalmente quando ele chamou ao palco mulheres para um concurso de dança ao som de “Push Back”.
Por que o R&B dos anos 2000 está com tudo em 2024?
Outro momento de destaque foi quando ele chamou uma pessoa PCD ao palco e deu a ela uma toalha (molhada de suor), enquanto ela gritava de felicidade.
Ainda interagindo com o público, ele selecionou uma “sortuda” para segurar uma garrafa de água e dar a ele quando fosse solicitado.
Apesar de não ter a mesma voz e potência do início dos anos 2000, seu carisma e looks (cafonas em certo nível) ainda conseguem criar um ambiente imersivo para o público.
O setlist é quase o mesmo de quando ele veio em 2023 para o The Town em São Paulo, apenas com adição de novas faixas como “Mirror” e “You Got The Body”.
No fim das contas, o show do Ne-Yo é como assistir a sua série favorita pela décima vez, você já sabe tudo que vai acontecer, mas ainda sim se diverte.
Cantor Ne-Yo se apresentou nesta quinta-feira (19)
Van Campos/AgNews
Ne-Yo em apresentação no Espaço Unimed em São Paulo
Van Campos/AgNews

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.