Connect with us

Festas e Rodeios

Forró viral de Juliette teve aval da família de Luiz Gonzaga e ia ser lançado por Anitta

Published

on

‘Vem Galopar’ é adaptação do clássico ‘Pagode Russo’. Ao g1, cantora rebate críticas das redes à letra: ‘Como se vivêssemos numa era de letras muito poéticas… enfim, a hipocrisia’. Nos últimos dias, um som ecoou pelas redes sociais — e pelas mentes de quem passou por elas:
“Vem galopar
Fazer o roça roça
Dançando tcha tcha tcha
Vem se envolver com a tropa”
Trata-se do trecho de uma nova música lançada por Juliette. A cantora e vencedora do “BBB 21” divulgou na última sexta-feira (14) o álbum “São Juão”, com regravações de sucessos do forró, releituras juninas de hits do pop e canções inéditas.
Ao todo, são 14 músicas. Mas uma em especial chamou a atenção da internet: “Vem Galopar”, uma releitura atualizada de “Pagode Russo”, clássico de Luiz Gonzaga.
“Essa gerou o ‘quiquiqui’, fez barulho. A galera dizendo: ‘meu Deus, que letra!’. Como se a gente vivesse numa era de letras muito poéticas… enfim, a hipocrisia”, Juliette analisa, em entrevista ao g1.
Depois do lançamento da faixa, a cantora publicou um vídeo no Instagram respondendo às críticas de quem a acusou de “estragar” um clássico de Luiz Gonzaga. Na gravação, defendeu que “Vem Galopar” mantém o espírito irreverente da música original ao incluir termos com duplo sentido.
“Eu já esperava [as críticas]. Sabia que ia ter essa repercussão e foi proposital. ‘Vem Galopar’ não é música para meditar com a letra, é para dançar, pular, brincar e descer até o chão.”
Initial plugin text
Pensada para Anitta
A letra da música era outra originalmente, porque “Vem Galopar” foi primeiro pensada para Anitta. O nome da faixa chegou a aparecer no perfil da cantora no Spotify como lançamento previsto, mas ela desistiu de gravar.
“Mudei algumas coisas na letra e no beat, para deixar com a minha cara. Fizemos algumas adaptações, mas sem perder o foco da inspiração de Gonzaga”, conta Juliette.
Com a versão pronta, a equipe de cantora foi atrás da autorização da família do cantor e compositor, uma das figuras mais emblemáticas da cultura popular brasileira. Os herdeiros de Gonzaga administram os direitos autorais da obra do artista, que morreu em 1989.
“Eles são muito criteriosos com isso. É muito difícil a família de Gonzaga liberar alguma coisa. Eles têm que ouvir e entender que não vai ser nada prejudicial à obra dele.”
O cantor e compositor Luiz Gonzaga
Reprodução
Além da permissão para adaptar “Pagode Russo”, Juliette também foi autorizada pela família de Gozagão a regravar “Numa Sala de Reboco”, “São João na Roça”, “O Xote das Meninas” e “Olha pro Céu”. Todas foram incluídas no “São Juão”, em versões ao vivo, ao lado de músicas de Dominguinhos, Alceu Valença, Zé Ramalho e outros compositores.
“Vem Galopar” tem ao todo seis autores, incluindo os créditos da música original — de Luiz Gonzaga e João Silva. Juliette conclui: “A verdade é que a música é boa e está na cabeça de todo mundo.”
Por que é tão viciante?
Está mesmo. Para além das críticas, “Vem Galopar” tem sido comentada pelo potencial de grudar na mente. Isso não é por acaso.
Capa do disco ‘São JUão (ao vivo)’, de Juliette
Brunini
Muito se falou sobre a letra, mas o segredo do magnetismo da música está na atualização de uma melodia já bastante conhecida pelos brasileiros. O arranjo mistura a sanfona, a zabumba e o triângulo — conjunto básico do baião, definido por Gonzaga — com elementos de funk e uma base eletrônica mais lenta do trap, gênero do rap que está em alta nas paradas de sucessos do Brasil.
O resultado é um beat que “mistura linguagens”, segundo Rafinha RSQ, produtor que trabalhou nessa e em outras faixas do “São Juão”. Para ele, o “efeito chiclete” não está nas palavras, mas num trecho instrumental específico, que é apresentado no início da faixa e repetido durante boa parte da melodia.
É uma “frase” instrumental da música, na linguagem técnica, que ajuda quem ouve a decorar as frases cantadas por Juliette. Por isso, há quem não consiga tirar “Vem Galopar” da cabeça.
“Sempre vão existir críticas, mas o importante é que as pessoas vão se acostumando e curtindo a música”, diz Rafinha.
Para quem quer ouvir algo mais poético e meditativo, Juliette sugere dar play em outra faixa do álbum: “Amor de São Juão”, que ela mesma compôs com o músico paraibano Seu Pereira. “Ou então escuta as outras. É o que eu faço.”

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Tributo ao Pop no Rock in Rio é marcado por feats emocionantes e ausências de popstars

Published

on

By

Lulu Santos, Luísa Sonza, Jão, Gloria Groove, Duda Beat e Ivete Sangalo cantaram no Palco Sunset. Sem Ludmilla, Anitta e Pabllo, show foi certinho, mas faltou algo. Gloria Groove e Ivete Sangalo cantam Tim Maia no Rock in Rio
O Dia Brasil do Rock in Rio foi um dia marcado por problemas técnicos em quase todos os shows, pela ausência de alguns artistas indispensáveis e pelo atraso de 90 minutos na programação.
O show Pra Sempre Pop sentiu os efeitos desses problemas de várias formas, mas compensou tudo isso com feats emocionantes. As parcerias salvaram o tributo ao pop deste sábado (21) só de atrações brasileiras.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Luísa Sonza e Jão cantam ‘Malandragem’ de Cássia Eller
Quando Lulu Santos subiu ao Palco Sunset para cantar “Tempos Modernos”, Daniela Mercury ainda se apresentava no show Pra Sempre MPB do Palco Mundo. O som mais potente do outro espaço de shows prejudicou quase toda a participação do rei do pop brasileiro. Ele cantou três hits sozinho e mais um com Luísa Sonza (“Como uma onda”).
A apresentação popeira seguiu essa estrutura certinha até o fim. Cada artista apresentava três músicas e chamava um novo convidado, com o qual fazia um dueto. Daí, esse novo popstar assumia o show por outras três canções e assim por diante.
O line-up de estrelas do pop teve ainda Jão, que cantou “Malandragem”, hit famoso com Cássia Eller, dividindo os vocais com Sonza. O cantor paulistano também fez um dueto fofíssimo com Duda Beat em “Como eu Quero”, do Kid Abelha.
Ivete Sangalo se apresenta no Rock in Rio 2024 Stephanie Rodrigues/g1
Stephanie Rodrigues/g1
Sempre competentes e com potências vocais inquestionáveis, Gloria Groove e Ivete Sangalo completaram o time. A versão das duas para “Não quero dinheiro”, de Tim Maia, foi o ponto alto da apresentação.
Mesmo assim, é difícil assistir a um show que se propõe a mostrar o que há de melhor no pop nacional e não pensar nas ausências de Anitta, Pabllo Vittar e Ludmilla.
Lud cancelou sua participação neste tributo ao pop e teve problemas com a organização ao se apresentar na semana passada. Ela teve problemas com a estrutura de seu palco.
Jão e Duda Beat cantam ‘Como Eu Quero’ do Kid Abelha no Palco Sunset do Rock in Rio
Anitta está brigada com o evento e disse que “não bota mais os pés neste festival”. Ela teve sua performance criticada por Roberta Medina, executiva do Rock in Rio, não gostou do comentário e rebateu citando o privilégio dado aos artistas internacionais.
Foi um show desfalcado e com falhas em microfones (sobretudo o de Jão), mas a apresentação encontrou fãs empolgados e até que cumpriu seu papel: mostrar a força do pop brasileiro.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Após cancelar participação no Rock in Rio, Luan Santana diz que estava pronto e lamenta: ‘Não foi dessa vez’

Published

on

By

Cantor era uma das atrações do show Pra Sempre Sertanejo, mas com o atraso na programação deste sábado (21) no festival, precisou seguir para outro show que tinha agendado. Após cancelar participação no Rock in Rio, Luan Santana diz que estava pronto e lamenta: ‘Não foi dessa vez’
Reprodução/Instagram
Após cancelar sua participação no show Pra Sempre Sertanejo, no Palco Mundo do Rock in Rio, Luan Santana postou uma breve mensagem aos fãs em suas redes sociais.
“Os melhores fãs do mundo. Eu não via a hora de encontrar vocês no Palco Mundo. não foi dessa vez. Eu tava pronto pra vocês”, escreveu o cantor.
Luan publicou a mensagem junto com um vídeo no qual mostra um grupo de fãs aguardando a apresentação.
O cantor era uma das atrações do show Pra Sempre Sertanejo, junto com Chitãozinho e Xororó, Orquestra Heliópolis, Ana Castela, Júnior e Simone Mendes. Mas com o atraso que ocorreu na programação do festival, cancelou sua participação, pois tinha outro show programado na mesma noite, em Santa Catarina.
Pouco antes do show, a organização do Rock in Rio confirmou o cancelamento. Leia o comunicado abaixo:
“Luan Santana cancelou sua participação no show “Para Sempre Sertanejo”. O show acontece hoje, 21, no Palco Mundo, com horário inicialmente previsto para 21h10. O cantor estava com dois shows agendados para hoje. Para Sempre Sertanejo está confirmado com ajuste de horário para às 22h40. Nele, Chitãozinho e Xororó recebe Ana Castela, Simone Mendes e Junior.”
A assessoria de Luan Santana também divulgou um comunicado, explicando que o artista só confirmou a participação no Rock in Rio sob um compromisso de que não haveria atrasos na apresentação.
“Por razões alheias a nossa responsabilidade, a equipe de Luan Santana anuncia a inviabilidade de sua presença no Rock’n Rio na noite deste sábado (21), no palco Mundo. A apresentação estava marcada para 21h30”, informou a assessoria.
“No entanto, fomos surpreendidos com o aviso da organização do Rock’n Rio sobre a ocorrência de atraso no início do show que levaria pela primeira vez os astros da música sertaneja ao maior festival do Brasil.”
“É preciso enfatizar que a equipe de Luan Santana só confirmou a participação do cantor no RiR, meses atrás, sob o compromisso da organização de que não haveria atraso em sua apresentação, visto que ele já tinha um grande show agendado para esta mesma data em São José (SC).”
“Diante do atraso anunciado, a equipe de Luan Santana não teve outra alternativa senão optar por sua ausência no RiR.”

Continue Reading

Festas e Rodeios

Gaby Amarantos alfineta Rock in Rio ao cobrar presença de artistas do Pará em show de MPB no festival

Published

on

By

‘Pará tem muitos artistas que poderiam estar nesse palco’, disse a cantora. Em abril, anúncio da programação do Dia Brasil sem nomes do estado foi criticado. Gaby Amarantos se apresenta no Rock in Rio 2024
Miguel Folco/g1
A cantora Gaby Amarantos aproveitou sua rápida participação no Rock in Rio, neste sábado (21), para alfinetar o festival. Em um show com outros astros da MPB, ela cobrou mais representatividade paraense na programação.
“O Pará tem muitos artistas incríveis, que poderiam estar nesse palco, principalmente nossas artistas mulheres”, disse.
Gaby foi escalada para um bloco de apresentações de MPB no Dia Brasil do Rock in Rio, com line-up dedicado apenas a artistas nacionais.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Em abril deste ano, quando a programação foi divulgada sem nomes do Pará, público e artistas criticaram o festival.
“O maior festival de música do país tem um Dia Brasil e nos coloca da porta pra fora”, escreveu a paraense Fafá de Belém no Instagram. “A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país? Onde está Dona Odete, Gaby Amarantos, vencedora do Grammy, Joelma, Aíla, onde estou eu?”.
Em nota divulgada em meio à polêmica, o Rock in Rio disse que ainda não havia finalizado as negociações da programação do Dia Brasil. Depois, incluiu no line-up, além de Gaby, Zaynara, Gang do Eletro e as Suraras do Tapajós.
Ao surgir para cantar o hit “Ex My Love”, Gaby Amarantos já havia avisado ao público que foi a primeira cantora do estado a pisar no Palco Mundo. Ela cantou outras três músicas e passou a bola para a baiana Majur.
Problemas no som
Daniela Mercury
Miguel Folco/g1
Em um dia de shows com horários atrasados, astros da MPB fizeram uma apresentação corrida no Palco Mundo, que enfrentou problemas técnicos. O som dos instrumentos ficou com volume desregulado e, em alguns momentos, o batuque muito alto da percussão assustou o público.
Além de Gaby Amarantos e Majur, Ney Matogrosso, Zeca Baleiro, Carlinhos Brown, Daniela Mercury e a banda Baiana System se revezaram no Palco Mundo, cantando de três a nove músicas cada um.
Carlinhos e Daniela foram os que tiveram mais espaço, na metade final da apresentação. Ele pediu o fim da homofobia ao apresentar “A Namorada” e, cantando um trecho do clássico “Mais que Nada”, homenageou Sergio Mendes, músico que espalhou a bossa nova pelo mundo e morreu neste mês.
Já a cantora entrou com o microfone desligado. Com o som já normalizado, ela mostrou sucessos do carnaval da Bahia, com o público abrindo rodas de dança. Em “Macunaima”, gritou em defesa da Amazônia e dos povos indígenas.
Margareth Menezes, anunciada na programação do show, não participou.
Carlinhos Brown no Rock in Rio 2024
Miguel Folco/g1

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.