Connect with us

Festas e Rodeios

Samuel Rosa reprocessa levadas e tons do cancioneiro do Skank em álbum solo

Published

on

Disco é bom, mas não representa um novo começo de era na obra do artista, autor das dez músicas. Capa do álbum ‘Rosa’, de Samuel Rosa
Arte de Stephan Doitschinoff
Resenha de álbum
Título: Rosa
Artista: Samuel Rosa
Edição: Sam Music
Cotação: ★ ★ ★ 1/2
♪ Rosa, recém-lançado primeiro álbum solo de Samuel Rosa, mantém o artista vinculado à sonoridade do Skank, banda mineira que revelou em 1991 esse cantor, compositor e guitarrista mineiro nascido em Belo Horizonte (MG) em 15 de julho de 1966. E essa sentença não deve ser interpretada como demérito do disco posto em rotação na noite de 27 de junho.
A duas semanas de festejar 58 anos, Samuel Rosa permanece em forma como compositor e apresenta bom álbum solo. A questão é que Samuel reprocessa em Rosa levadas e tons do cancioneiro do Skank, o que impede, , não uma total ruptura com o glorioso passado do artista, pois isso seria impossível e até indesejável, mas um novo começo de era.
Impossível ouvir Não tenha dó (Samuel Rosa) – uma das joias de maior quilate do repertório inteiramente inédito e autoral de Rosa – sem que o arranjo remeta a um disco clássico do Skank. Da mesma fora, Me dê você (Samuel Rosa e Carlos Rennó) reverbera a pegada do segundo álbum do grupo, Calango (1994), disco que há 30 anos confirmou o Skank como uma das grandes bandas dos anos 1990.
Sem falar que a faixa Segue o jogo (Samuel Rosa) já tinha evocado a levada da Balada do amor inabalável (Samuel Rosa e Fausto Fawcett, 2000) quando foi apresentada em single editado em 7 de junho.
No que diz respeito às dez canções em si, essa semelhança era até certo ponto inevitável pelo fato de todo o cancioneiro do Skank ser sobretudo fruto da inspiração de Samuel Rosa, por mais relevantes que tenham sido – e foram – as contribuições de parceiros como Nando Reis e o letrista Chico Amaral, duas ausências sentidas em Rosa.
Talvez a rapidez com que o álbum tenha sido feito – com o repertório sendo composto em janeiro, em induzido processo de criação, e gravado logo na sequência em fevereiro – tenha potencializado tais evocações. Com mais tempo, talvez a banda tivesse sido instigada a buscar outros caminhos e levadas.
A aridez que conduz Ciranda seca (Dinorah) ao sertão nordestino é trilho inusitado que valoriza a música composta por Samuel com Rodrigo Leão para a trilha sonora da aclamada série Cangaço novo. A pegada soul de Tudo agora (Samuel Rosa e Rodrigo Leão) – originalmente um reggae – é outro diferencial de Rosa. Talvez tenha faltado, no geral, o olhar externo de um produtor musical dissociado da história do Skank.
Conjecturas à parte, o fato é que a ótima banda do álbum é formada por Alexandre Mourão (contrabaixo), Doca Rolim (violão e guitarra), Marcelo Dai (bateria e percussão), Pedro Aristides (trombone), Pedro Kremer (teclados), Pedro Mota (trompete) e Vinícius Augusto (saxofone), além de Daniel Guedes, que toca percussão na já citada Me dê você, em Bela amiga (Samuel Rosa e Carlos Rennó) – canção com menor poder de sedução no conjunto da obra – e em Flores da rua.
Parceria de Samuel com João Ferreira, Flores da rua tem refrão aliciante que faz a música crescer no palco – a ponto de Flores da rua ter se imposto como o petardo mais certeiro do roteiro do show apresentado por Samuel para convidados no espaço paulistano Rockambole na quarta-feira passada, 26 de junho.
No show, assim como no disco, Aquela hora (Samuel Rosa e Rodrigo Leão) flagra o artista no universo do indie-pop-rock enquanto a canção Rio dentro do mar (Samuel Rosa) – única música composta antes do processo de criação do repertório do disco Rosa – reitera a vocação do compositor para gerar belas baladas. Não por acaso, o álbum termina com balada apaixonada, Palma da mão (Samuel Rosa).
Enfim solo, sem o nome do Skank, Samuel apresenta no álbum Rosa alguns trunfos que, se bem usados, poderão manter o vasto público da banda na palma da mão do cantor.
Samuel Rosa apresenta dez músicas inéditas e autorais no álbum ‘Rosa’
Lorena Dini / Divulgação

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

‘Eu levantei uma bandeira sem saber que a bandeira existia’, diz Xuxa a Milton Cunha sobre fãs LGBTQIAP+

Published

on

By

Rainha dos Baixinhos participou do quadro ‘Rock in Milton — É babado!’. ‘Rock in Milton – É babado!’ entrevista Xuxa
O apresentador Milton Cunha entrevistou Xuxa instantes antes de ela subir no Palco Itaú para um pocket-show no Rock in Rio. Eles falaram sobre a relação dela com o povo LGBTQIAP+ e sobre diversidade. E Milton não perdeu tempo e arrumou uma peruca de Paquita.
“Aliás, essa palavra [diversidade], a gente não usava há 40 anos. A gente nem sabia o que era isso”, disse Xuxa.
“Sem querer eu incentivei de uma maneira muito suave. Eu levantei uma bandeira sem saber que a bandeira existia. E hoje eu me enrolo na bandeira, eu levanto a bandeira, eu me visto com essa bandeira, e eu fico muito feliz com isso”, prosseguiu.
A apresentadora falou que com frequência é abordada por fãs LGBTQIAP+ que agradecem o carinho e aceitação.
“Eu vejo muita gente falando: ‘Nossa, você deixava eu ser eu do teu lado. Dava espaço para a minha alegria, e eu não podia fazer isso em casa. Mas ali você dizia que eu podia ser eu, que eu devia ser feliz e tal’”, citou.
Milton também brincou com a fã Patrícia Veloso Martins, que fez sucesso nas redes sociais com a sua aparição no documentário “Pra Sempre Paquitas, do Globoplay”, falando “Que Xou da Xuxa é esse?”.
Patrícia repetiu o bordão ao abrir a apresentação da Rainha dos Baixinhos.
Milton Cunha de Paquita
Reprodução

Continue Reading

Festas e Rodeios

Rock in Rio 2024: veja fotos de famosos no 6º dia do festival

Published

on

By

Pequena Lo, Fernanda Rodrigues e mais famosos curtem o sexto e penúltimo dia de Rock in Rio. Sábado é focado nos artistas nacionais. O ator Vitor Thiré no Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
O cantor e modelo João Zoli no Rock in Rio
Victor Chapetta/Agnews
Giovanna Lancellotti no sexto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
Marcello Melo Jr. no sexto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
Fernanda Rodrigues no sexto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
Pequena Lo no sexto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews

Continue Reading

Festas e Rodeios

Alcione homenageia Rita Lee e veste camisa estampada com o rosto da cantora no Rock in Rio

Published

on

By

Cantora sobe ao palco do Palco Sunset para um show de samba ao lado de Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande de Pilares. Alcione homenageia Rita Lee e veste camisa estampada com o rosto da cantora no Rock in Rio
Rafael Nascimento/g1
Quase dez anos após roubar a cena no Rock in Rio, vestindo uma camiseta com o rosto de Axl Rose estampado, Alcione faz uma nova homenagem. Desta vez, a artista estampada é um ícone do rock nacional: Rita Lee.
No camarim, antes de sua apresentação no Palco Sunset ao lado de Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande de Pilares, Alcione explicou o tributo à cantora, que morreu em maio de 2023.
“Não tem rock se não tiver Rita Lee”, afirmou a cantora.
Alcione também celebrou o Dia Brasil no Rock in Rio. Neste sábado, os palcos serão tomados por ritmos e estrelas nacionais.
“O Brasil é maravilhoso e tem vários ritmos, cores e tem toda picardia. É um país colorido e é alegre. Estou feliz por estar aqui”, afirmou a cantora.
Zeca pagodinho também comentou o encontro que fará no palco com seus amigos do samba.
“É a primeira vez e vamos ver o que vai dar. Temos um roteiro muito grande e teremos muita música boa. O povo vai cair no samba”, disse Zeca Pagodinho.
“É uma sinergia muito grande estar aqui nesse dia muito grande. O Carlinhos Brown abriu os caminhos aqui e hoje estamos aqui para alegrar”, completou Jorge Aragão, citando a polêmica apresentação de Carlinhos em 2001. Naquela edição, o público roqueiro não gostou da presença do artista e lançou garrafas ao palco.
O Rock in Rio será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
LEIA MAIS:
Rock in Rio virou Pagode in Rio? Festival tem recorde de artistas do samba e pagode
Zeca Pagodinho se apresentará no Palco Sunset do Rock in Rio neste sábado (21)
Rafael Nascimento/g1
Jorge Aragão se apresentará no Palco Sunset do Rock in Rio neste sábado (21)
Rafael Nascimento/g1

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.