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Festas e Rodeios

‘Estômago 2 – O Poderoso Chef’ é continuação decepcionante e sem sabor; g1 já viu

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Sequência do sucesso de 2008 ganhou o maior número de Kikitos do Festival de Gramado de 2024. Filme estreia nesta quinta-feira (28). Demorou “apenas” 16 anos para que “Estômago”, filme que conquistou o público e crítica desde o seu lançamento em 2008, tivesse uma continuação da história de Raimundo Nonato (João Miguel) e suas inusitadas desventuras culinárias.
É uma pena, no entanto, que “Estômago 2 – O Poderoso Chef”, que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (29), se mostre uma sequência sem o mesmo sabor do filme original, mesmo usando alguns dos ingredientes que o tornaram uma iguaria diferenciada no cinema nacional.
A trama mostra que Nonato, depois de anos preso por causa dos eventos do primeiro filme, conseguiu conquistar a todos na cadeia com seus talentos culinários. Ele se vale disso para comandar a cozinha do presídio e preparar pratos especiais para os carcereiros e os bandidos que lideram os detentos, como Etcétera (Paulo Miklos).
Mas as coisas mudam quando chega ao presídio o mafioso italiano Dom Caroglio (Nicola Siri), que também gosta de cozinhar e deseja ser o novo líder entre os presos. O gângster simpatiza com Nonato e com sua comida, a ponto de exigir que ele seja seu cozinheiro exclusivo, o que desagrada Etcétera. A tensão entre as duas lideranças aumentam e Nonato se vê em uma encruzilhada e precisa decidir para que lado seguir.
Assista ao trailer do filme “Estômago 2 – O Poderoso Chef”
Receita indigesta
“Estômago 2 – O Poderoso Chef”, coprodução entre Brasil e Itália, até começa bem, ao mostrar a curiosa rotina de Nonato na cozinha do presídio e sua visão culinária incomum, o que casa bem com o que foi mostrado no longa de 2008.
Só que, a partir do momento em que Caroglio entra em cena, o filme prefere dar mais destaque ao mafioso e deixa o cozinheiro cada vez mais de lado. Por causa disso, aquele que deveria ser o protagonista se torna o coadjuvante da sua própria história.
O filme dedica muito tempo para contar a origem de Dom Caroglio, que antes de ser um gângster era o cozinheiro de um restaurante de comida brasileira do sul da Itália. O longa também prefere enfatizar o envolvimento dele com Valentina Galante (Violante Placido), e a disputa de poder na família mafiosa da moça.
Essa parte da história, além de não ter praticamente nenhuma conexão com as questões envolvendo Nonato ou os conflitos no presídio, é estendida além do limite e não é muito interessante. Principalmente porque está cheia de clichês já vistos em filmes de mafiosos como “O Poderoso Chefão”, “Scarface” ou “Os Intocáveis”.
Raimundo Nonato (João Miguel) comanda sua cozinha na cadeia em ‘Estômago 2 – O Poderoso Chef’
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O roteiro escrito a seis mãos se mostra ineficaz em encontrar um equilíbrio entre as duas tramas e demonstra pouca criatividade ao repetir situações e diálogos do filme original em alguns momentos, ao invés de buscar algo mais inventivo.
Para não dizer que nada funciona, há um bom paralelo entre os conflitos na prisão e a partida de Brasil e Itália na Copa de 1982, um episódio marcante para os dois países até hoje. Se essa questão fosse mais aprofundada, “Estômago 2” teria um gosto um pouco mais agradável para o espectador.
Gosto se discute
A direção de Marcos Jorge, que também comandou o “Estômago” original e é um dos roteiristas, tem bons momentos, como a utilização de planos aéreos para mostrar a situação dos presos, ou as cenas mais violentas, que chegam a surpreender.
No entanto, o cineasta falha em ser mais inventivo para conduzir a trama italiana e deixa tudo em banho-maria, sem maior impacto. A não ser em uma sequência quase no final do filme que alcança o objetivo de ser tensa o suficiente para prender a atenção.
Dom Caroglio (Nicola Siri) ensina culinária para Raimundo Nonato (João Miguel) em ‘Estômago 2 – O Poderoso Chef’
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Apesar dos problemas que apresenta, “Estômago 2” tem em seu elenco o ingrediente que impede que o resultado final seja totalmente arruinado. Apesar de ser jogado para escanteio, João Miguel consegue cativar mais uma vez com sua atuação primorosa e sempre que está em cena é um grande prazer.
Siri, mais conhecido do público brasileiro por interpretar o padre Pedro da novela “Mulheres Apaixonadas”, surpreende com uma boa composição para interpretar Dom Caroglio, ao tornar seu personagem ao mesmo tempo carismático e perigoso. Graças a seus grandes trabalhos, os dois levaram juntos o prêmio de Melhor Ator no Festival de Gramado de 2024.
Além da dupla de protagonistas, vale destacar o bom trabalho de Miklos, que aqui tem mais espaço para atuar do que no primeiro filme e demonstra que evoluiu bastante como ator. O ex-integrante dos Titãs constrói bem o criminoso Etcétera e trafega bem tanto nos momentos mais leves como nos mais tensos de seu personagem. O elenco italiano é competente, mas não há grandes destaques.
“Estômago 2 – O Poderoso Chef” foi o filme que mais foi premiado no Festival de Gramado 2024. Além do prêmio para Miguel e Siri, a produção levou os Kikitos de Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora e Melhor Filme eleito pelo júri popular.
Mesmo com todos esses prêmios, a sensação que se tem ao final do longa é de que algo desandou na receita e resultou em um prato que tinha grande potencial, mas que acabou com um gosto bem duvidoso. Na cozinha e no cinema.
João Miguel volta a viver Raimundo Nonato em ‘Estômago 2 – O Poderoso Chef’
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Xuxa no Rock in Rio: como será o show no festival

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Ela se apresentará após o show de Katy Perry, nesta sexta-feira (20), no Palco Itaú. Ela fecha o dia com line-up composto inteiramente por artistas mulheres. Xuxa se apresenta no Rock in Rio
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A participação de Xuxa no Rock in Rio foi confirmada nesta sexta-feira (20). A “Rainha dos Baixinhos” se apresentará após o show de Katy Perry, no Palco Itaú.
“O futuro está aí. As crianças estão aí. As crianças que cresceram comigo estão mostrando para os seus filhos o trabalho que eu fiz no passado. Quer coisa mais futurística que isso? Ser o futuro é isso: você fazer parte do passado de muita gente, ser o presente e fazer parte da imaginação das pessoas futuramente. O fato de eu fazer parte do imaginário e também do dia a dia dos netos dessas pessoas me emociona muito”, disse.
A artista promete fazer o gramado virar uma grande pista de dança com seus hits de sucesso.
Rodrigo Montesano, head de Experiências de Marca e Patrocínios do Itaú Unibanco, disse que a presença de Xuxa no espaço “é uma homenagem à sua trajetória como ícone da cultura pop brasileira”, principalmente em um dia de line-up inteiramente feminino.
Katy Perry distribui pizza para fãs na porta do Copacabana Palace

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Do consumo responsável à oportunidade: projeto Cri. Ativos da Favela chega ao Rock in Rio

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Projeto promovido pelo Instituto HEINEKEN, Rock in Rio, Favela Filmes e CUFA direciona verba arrecadada com vendas de Heineken 0.0 para capacitação de jovens talentos na área do audiovisual Após o sucesso da edição piloto do projeto Cri.Ativos da Favela, lançado em 2023, em São Paulo, durante o festival de música The Town, o Instituto HEINEKEN em parceria com a marca Heineken®, o Rock in Rio, Favela Filmes e a Central Única das Favelas (CUFA) anuncia a ampliação do programa para a cidade do Rio de Janeiro.
Dessa vez, na edição que celebra os 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo, o projeto irá impactar diretamente 120 jovens, o dobro da edição de estreia, oriundos das favelas cariocas.
À semelhança do que aconteceu no The Town 2023, e com o objetivo de fomentar o consumo responsável, o valor arrecadado com a venda de Heineken 0.0, versão zero álcool da marca, ao longo dos sete dias do Rock in Rio, será destinado à iniciativa que visa transformar a vida de jovens por meio da formação na área do audiovisual, inteligência artificial e música.
Além de formação em roteiro e produção de vídeos, o curso será focado no contexto musical, pontua Vania Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN.
“O Rio de Janeiro é conhecido por sua rica tradição cultural e musical e gêneros como Rap, Trap e Funk emergem daqui, o que dá ainda mais peso para a relevância da música na vida desses jovens. Queremos fortalecer a conexão deles com a própria cultura e identidade e fazer com que isso possa gerar oportunidades de renda, preparo profissional, reconhecimento e inserção no mercado de trabalho”, afirma.
Os jovens das favelas do Brasil estão no centro do trabalho de impacto social que o Instituto Heineken desenvolve e, somar esforços com parceiros como Rock in Rio, Cufa e Favela Filmes para iniciativas como essa ampliam o potencial de atuação. O projeto entende que ver os jovens ganhando cada vez mais espaço e amplificando sua voz é a melhor resposta para quem ainda não entendeu a potência transformadora que vem das favelas.
“A união de forças entre empresas privadas e o terceiro setor é fundamental para que possamos fazer o mundo ser melhor para todos com o máximo de agilidade e, sempre que possível, focando em dar ferramentas de fortalecimento, dignidade e independência para os ecossistemas mais fragilizados da sociedade”, diz Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World sobre a iniciativa.
“O curso Cri.Ativos da Favela tem um impacto direto e profundo na vida dos alunos. É uma imersão na qualificação técnica e na prática do audiovisual. Estamos falando de jovens que, em muitos casos, enxergam no audiovisual uma forma de expressar suas vivências e histórias, e o projeto dá a eles as ferramentas. Além de proporcionar a mudança em suas vidas e de seus familiares”, diz Preto Zezé, presidente da CUFA Rio.
Segue o fio para conhecer mais sobre o projeto.

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Obra de Chico Buarque é a trilha sonora aliciante que guia o povo brasileiro na cena de musical que vai de 1968 a 2022

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A atriz Cyda Moreno faz solo contra o genocídio do povo negro na cena de maior voltagem emocional do musical ‘Nossa história com Chico Buarque’
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♫ OPINIÃO SOBRE MUSICAL DE TEATRO
Título: Nossa história com Chico Buarque
Artistas: Artur Volpi, Cyda Moreno, Felipe Frazão, Flávio Bauraqui, Heloisa Jorge, Laila Garin, Larissa Nunes, Luísa Vianna, Odilon Esteves e Soraya Ravenle.
Cotação: ★ ★ ★ ★ ★
♪ Quando a atriz Cyda Moreno arrepia o público do Teatro Riachuelo ao fazer indignado solo contra o genocídio do povo negro, o musical Nossa história com Chico Buarque alcança pico de emoção e atualidade. Aplausos espocam em cena aberta nas sessões do espetáculo em cartaz na cidade do Rio de Janeiro (RJ), de quinta-feira a domingo, até 6 de outubro.
Feita ao som de Construção e Deus lhe pague, músicas de 1971, a impactante cena de Cyda poderia se passar em 2024 ou em qualquer ano recente marcado pelos assassinatos de negros inocentes por policiais, fato recorrente no cotidiano nacional, sobretudo nas comunidades. Só que o solo da atriz está situado em 1968 na engenhosa arquitetura da narrativa do musical escrito pelo diretor Rafael Gomes em parceria com Vinicius Calderoni.
Os dramaturgos se desviam da já exausta fórmula dos musicais biográficos com a criação de trama estruturada em três atos – situados em 1968, 1989 / 1992 e 2022, anos emblemáticos na história política do Brasil – que vão se interligando à medida em que a ação avança no tempo.
Artur Volpi (à frente) é um dos destaques do coeso elenco do musical ‘Nossa história com Chico Buarque’, vivendo vários personagens nos três atos
Renato Mangolin / Divulgação
A costura do texto é alinhavada pelo amor nunca vivido entre duas mulheres, Beatriz e Carolina, em paixão que atravessa três gerações de duas famílias numa saga que envolve 21 personagens interpretados por 10 atores.
Homogêneo, o elenco – Artur Volpi, Cyda Moreno, Felipe Frazão, Flávio Bauraqui, Heloisa Jorge, Laila Garin, Larissa Nunes, Luísa Vianna, Odilon Esteves e Soraya Ravenle – soa afinado em todos os sentidos quando dá voz ao texto e às canções de Chico Buarque com arranjos do diretor musical Alfredo Del-Penho.
Por ter sido composta ao longo de 60 anos por um dos maiores compositores do mundo em todos os tempos, a trilha de Nossa história com Chico Buarque resulta inevitavelmente irretocável. São canções que, na cena e fora dela, guiam o povo brasileiro na luta por liberdade política, afetiva e sexual. Sem jamais ter sucumbido ao panfleto, a obra do compositor hasteia bandeiras erguidas pela própria natureza política do artista.
No roteiro do musical, aberto por Paratodos (1993) no canto de Soraya Ravenle, desfila a própria história do Brasil em narrativa feita sem concessões até o arremate intencionalmente anticlimático ao som de Olhos nos olhos (1976) na voz de Artur Volpi. O painel social montado ao fim do espetáculo é amplo.
Inexiste em Nossa história com Chico Buarque o tom artificialmente festivo dos musicais vocacionados para deixar cair o ano com karaokê entre público e artistas. As cerca de 50 canções foram postas somente a serviço da cena. E é isso que torna Nossa história com Chico Buarque um musical arrojado e, ao mesmo, aliciante, sobretudo pela força perene das canções.
Ah… são bonitas as canções, sejam os cantores falsos ou verdadeiros. E quanta verdade há na cena e no canto do elenco de Nossa história com Chico Buarque! Se Roda viva (1968) gira no primeiro ato contra a corrente e a ditadura endurecida nos anos de chumbo, a canção Trocando em miúdos (Francis Hime e Chico Buarque, 1977) é na voz de Laila Garin a trilha da separação de Carolina ao fim do segundo ato.
Laila Garin brilha ao cantar músicas como ‘Beatriz’ e ‘Trocando em miúdos’ no espetáculo ‘Nossa história com Chico Buarque’
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Enfim, por estar entranhado na alma e na memória do povo brasileiro, o cancioneiro de Chico Buarque legitima e enobrece a saga política e afetiva posta em cena audaciosa na produção da empresa Sarau Cultura Brasileira.
A entusiasmada afluência do público à temporada carioca do musical somente corrobora a potência e o viço da obra do compositor, uma das mais perfeitas traduções da bagunça dos corações e também das dissonâncias sociais que pautam o Brasil, terra que ainda parece longe de cumprir qualquer ideal enquanto soarem atuais solos como o feito por Cyda Moreno na cena de maior voltagem emocional do espetáculo Nossa história com Chico Buarque.
A atriz Heloisa Jorge em solo vocal do musical ‘Nossa história com Chico Buarque’, em cartaz no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro (RJ)
Renato Mangolin / Divulgação
Flávio Bauraqui é o escritor Nelson no primeiro ato do musical escrito pelo diretor Rafael Gomes com Vinicius Calderoni e faz o papel de Fernando no segundo
Renato Mangolin / Divulgação

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