Connect with us

Festas e Rodeios

Palavra Cantada analisa ‘Baby Shark’: por que música passou de 10 bilhões de views no YouTube?

Published

on

Com repetições e dança engraçada, música sobre família de tubarões se tornou vídeo mais visto da plataforma há dois anos. Dupla hit da música infantil brasileira analisa sucesso. Palavra Cantada reage a Baby Shark
Duas crianças, uma animação bem produzida, uma família tubarão e um ritmo chiclete já tinham conseguido um grande feito: eram a música mais vista no Youtube.
Nesta sexta-feira (14), “Baby shark” quebrou outro recorde: o vídeo da música infantil se tornou o primeiro do YouTube a chegar a 10 bilhões de visualizações.
Gravado em 2016, o hit ganhou fama internacional em janeiro de 2019. Naquele ano, o g1 conversou com o duo Palavra Cantada, hit da música infantil brasileira. Cantando para crianças desde 1994, Sandra Peres e Paulo Tatit, do Palavra Cantada, analisaram a música. Assista ao vídeo acima.
A fórmula deste pop chiclete mirim é simples:
Repetição
Brincadeira com sons
Repetição de sílabas
Ritmo de fácil memorização
Dancinha engraçada
Crianças fofas
É quase como qualquer outra música infantil, mas com números impressionantes. Já foi adaptada mais de 100 vezes, para diversos estilos e idiomas (incluindo português); ganhou o desafio #babysharkchallenge; e conquistou – ou enlouqueceu – pessoas de todas as idades.
Por que ‘Baby shark’ é tão hipnótica?
Cena de ‘Baby Shark’
Reprodução
“É meio irresistível ver criança se expressando. Tem essa coisa graciosa no jeito de falar, o jeito de dançar”, explica o músico. A dança inocente com os bracinhos ajuda a criar o fenômeno.
Ela não muda a melodia nem o ciclo rítmico, explicam os músicos. “Baby Shark” tem os mesmos acordes sempre: sol e lá menor.
A simplicidade alavanca o sucesso. A comunicação simples facilita a compreensão e a reprodução, colando de maneira natural na cabeça.
A incorporação dos personagens conforme a alteração de tonalidade da voz dá dinamismo e cria uma história. Isso torna a canção mais atrativa do que se cantada em um único tom.
E, claro, a repetição, rainha das músicas chicletes. “A criança aprende uma vez e só vai trocando os nomes. Acaba grudando”, avalia Sandra.
“Atirei o Pau no gato” já usava esses recursos. “Por que as crianças gostam? Não é porque vão matar os gatos, mas porque podem repetir as últimas sílabas e é um desafio”, explica Sandra.
Como criar um hit infantil?
O duo Palavra Cantada faz carnaval antecipado para crianças no Rio e em SP
Daryan Dormelles/Divulgação
Para criar uma música chiclete é preciso não pensar muito no fator grudento dela, garante o duo: “Nós não compomos pensando nisso, mas têm coisas que sabemos que funcionam”.
1,2, 3, 4… Reparou como rola esse tipo de progressão nos hits das crianças? “Como elas vão acertar a contagem, gera encantamento e expectativa”, diz Sandra. Jogos de palavras e rimas também funcionam.
“É legal sempre ter um elemento da fala que a criança e a família vão levar para a casa. Ela pode não lembrar nada da música, mas vai se lembrar desse pedacinho e levá-la como companhia.”
Além da letra, arranjos dinâmicos e instrumentos variados despertam a atenção. Misturar instrumentos mais “alegres” como pandeiros com a “tristeza” de violinos e oboés educam o ouvido da criança, dizem eles.
Existe música certa para criança?
Existe música de criança?
No fim de 2018, Anitta lançou o “Clube da Anittinha” de olho nos fãzinhos. MC Bruninho, Enzo Rabelo e Ruanzinho cantam funk e sofrência com uma abordagem do amor inocente da infância. Os pequenos consomem muita música, mas existe a certa para eles?
“Certa não sei, mas existe muita errada”, brinca Tatit. “A música é um mantra, ela sempre vai ser repetida. Então a criança vai repetir frases que não são do universo dela, se nutrindo desses elementos.”
Anitta e os personagens do desenho ‘Clube da Anittinha’
Divulgação
Mas música para criança não se resume a educação. Ensinar a contar, a soletrar, mostrar animais e falar sobre respeito estão nas letras infantis, mas não são o único caminho.
“A Palavra Cantada tem muitos elogios por causa da letra, por ser uma música inteligente. Têm músicas com letras bem sacadas, mas não são todas, têm brincadeiras também”, explica Tatit.
Tratar a criança como um ser complexo é fundamental para criar uma música que dialogue com elas. “A gente sempre encarou a criança como um ser que tem amor, medo, angústia, alegria, mas o mundo a encarava como um ser alegre e saltitante o tempo todo. Se você tem criança em casa, sabe que não é assim”, resume Tatit.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

ANTES E DEPOIS: elenco principal de Castelo Rá-Tim-Bum se reencontra 20 anos depois

Published

on

By

Clássico programa infantil dos anos 90 completou 30 anos de lançamento em 2024. Elenco do ‘Castelo Rá-tim-bum’ faz reencontro histórico durante evento de cultura geek
Reprodução/Instagram
Um momento nostálgico para os nascidos nos anos 90: os protagonistas de ‘Castelo Rá-tim-bum’ Luciano Amaral, Fredy Allan e Cassio Scapin e Cinthya Raquel se reencontraram neste sábado (21), em um registro histórico compartilhado nas redes sociais.
No clássico infantil, eles deram vida a Nino, Pedro, Zequinha e Biba, respectivamente.
Cassio Scapin, intérprete de Nino, celebrou o encontro em publicação em suas redes sociais, marcando o fim de um hiato de duas décadas:
“Hoje encontro maravilhoso quatro pessoas que se adoram e não conseguiram em 20 anos estarem no mesmo tempo e espaço juntos!”, diz o texto.
Já a atriz Cinthya Rachel compartilhou uma foto dos atores na qual eles aparecem refazendo a clássica foto de divulgação da série (veja abaixo).
Elenco reproduziu imagem clássica do Castelo Rá-Tim-Bum
Initial plugin text
“Zeca, Nino, Pedro, Biba! Quem leu cantando levanta a mão! Fazia mais de 20 anos que nós quatro não nos encontrávamos ao mesmo tempo. E cá estamos deixando o seu coração quentinho”, diz o texto em seu Instagram.
As fotos foram tiradas durante o Santos Festival Geek, evento de cultura nerd realizado neste fim de semana em Santos (SP). Os atores tiveram um bate-papo e sessão de fotos com fãs.
O programa infantil completou 30 anos de lançamento em 2024. Ele foi ao ar pela primeira vez no dia 9 de maio de 1994 pela TV Cultura.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Vocalista do Journey fala em deixar a banda após show no Rock in Rio: ‘Devastado’

Published

on

By

Em suas redes sociais, Arnel Pineda declarou que deixaria o grupo caso ‘1 milhão’ de comentários pedissem sua saída. Performance do artista no palco do festival foi criticada. Journey se apresenta no Palco Mundo do Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1
O vocalista do Journey, Arnel Pineda, voltou a falar sobre o show no Rock in Rio após críticas à sua apresentação. O cantor fez uma nova publicação nas redes sociais e escreveu que está “ciente” de falhas no show do último domingo (15).
“Ninguém mais do que eu neste mundo se sente tão devastado com isso”, escreveu Pineda. “É realmente incrível como mil coisas certas que você fez serão esquecidas só por causa disso… e de todos os lugares, é no Rock In Rio”.
“Mentalmente e emocionalmente, eu já sofri, e ainda estou sofrendo… mas vou ficar bem”.
O vocalista também falou em deixar a banda caso os fãs pedissem. “Estou oferecendo a vocês uma chance agora (especialmente aqueles que me odiaram e nunca gostaram de mim desde o começo) para simplesmente escrever ‘Fique’ ou ‘Saia’ aqui”.
Segundo o vocalista, se “um milhão” de comentários pedissem, ele sairia do Journey.
Pineda já havia falado sobre as críticas nas redes sociais nesta semana. “Não fomos perfeitos, especialmente eu”, disse o cantor, dias após o show no Rock in Rio.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Olodumbaiana faz ode à música baiana de ontem e hoje no Rock in Rio

Published

on

By

Com show solar, Baianasystem prova que tem força para tocar no palco Mundo e Olodum lembra clássicos carnavalescos. Leia crítica do g1. Olodumbaiana abre Palco Sunset no último dia de Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1
Duas potências da música baiana juntas só poderiam resultar no que se viu na abertura do palco Sunset do Rock in Rio: um show solar, com percussão contagiante e mãos para cima com o público cantando junto.
“Capim Guiné” abriu o show com a força habitual do repertório da banda, seguida pelo clássico do Olodum, “Nossa Gente”. A plateia já estava ganha.
O recado seguiu sendo dado com “Lucro”, cantado por um público animado e dançante no Sunset.
Na alternância entre o Olodum e o Baiana System, “Rosa” trouxe um pouco de romantismo para a tarde quente deste domingo na Cidade do Rock, que logo voltou a ficar animada com “Dia da Caça”.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Russo Passapusso se comportou como o dono do palco, agitando o público formado por muitos fãs de sua banda, que agitavam e levantavam as mãos a cada comando seu.
Olodumbaiana abre Palco Sunset no último dia de Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1
O show parou em alguns momentos para interações melódicas entre os guitarristas no palco, além de partes instrumentais que realçam o repertório do Olodum.
O grupo, que completa 45 anos em 2024, fez o público cantar forte com “Várias Queixas”, música gravada por eles em 2012 e que ganhou uma nova versão em 2020 com os Gilsons.
As mãozinhas para cima voltaram na “ode” do Baiana a Salvador, “Duas Cidades”. O Olodum manteve o clima solar com “Alegria Geral”, que diz que a banda “pirou de vez”.
“Sul-americano” é uma das melhores representações do som multicultural do Baianasystem, com influência melódica e rítmica de ritmos latinos, que seguiram em trechos de “Magnata” e “Bala na Agulha” antes de voltar ao trecho final da música.
“Faraó divindade do Egito” trouxe o carnaval de Salvador diretamente para a Cidade do Rock.
“Certopelocertoh” teve a participação de Vandal, rapper baiano, e manteve o nível de energia com “Saci”, com a volta ao carnaval baiano de “Olodum para balançar”.
O show mostra que o Baiana System já pode alçar voos maiores no palco Mundo, a julgar pela recepção calorosa do público do Sunset.

Olodumbaiana abre Palco Sunset no último dia de Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.