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Festas e Rodeios

Sem Luan Santana, sertanejos fazem estreia gloriosa, mostrando que têm demanda no Rock in Rio

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‘Evidências’ teve maior coro da edição até agora. Luan cancelou participação por causa de atraso na programação; Simone Mendes e Ana Castela cantaram hits. Chitãozinho E Xororó cantam “Fio de cabelo” no Rock in Rio
Entre os shows que já aconteceram no Rock in Rio 2024, poucos tiveram tanto engajamento do público quanto um bloco de apresentações dedicada ao sertanejo neste sábado (21), penúltimo dia do evento. Contra a resistência de parte dos frequentadores — especialmente de uma parcela roqueira mais conservadora –, o estilo fez sua estreia no festival, após 40 anos de espera.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Foi uma estreia gloriosa. A organização acertou ao escolher Chitãozinho e Xororó para conduzir o roteiro de performances e guiar a plateia. Para os fãs de sertanejo, a dupla desperta idolatria do nível de rockstars.
Chitãozinho e Xororó cantam o hino ‘Evidências’ no Palco Mundo do Rock in Rio
“Evidências”, música da dupla que se tornou quase um hino nacional, foi deixada para o final do show. Naturalmente, teve o maior coro da edição até agora. Milhares de pulseirinhas coloridas na plateia — ao estilo show do Coldplay — ajudaram a criar uma cena inesquecível para quem estava lá.
O restante das músicas do repertório dos dois também foi recebido com empolgação. Em “Alô”, milhares de celulares com lanternas ligadas iluminaram a plateia. “Galopeira” teve o público envolvido em um desafio para segurar pelo maior tempo possível a nota do refrão.
“Quando nós começamos a cantar música caipira, era quase impossível tocar na rádio. Não tínhamos espaço na mídia, nossa música só era tocada na madrugada ou ao entardecer”, lembrou Xororó.
Simone Mendes canta “Erro gostoso” no Rock in Rio
“Até que um dia chegou às nossas mãos essa música, que mudou nossas vidas”. Era “Fio de Cabelo”, incluída no álbum “Somos Apaixonados”, que em 1982 tornou Chitãozinho e Xororó conhecidos nacionalmente.
Desfalque
A ideia de incluir o sertanejo no Rock in Rio começou a tomar forma durante a edição de 2022. Roberto Medina, idealizador do festival, passou a sinalizar em entrevistas o desejo de incluir nomes do sertanejo no line-up de 2024, citando nominalmente o cantor Luan Santana. Ele é conhecido pela megaprodução de seus shows.
A dupla Chitãozinho e Xororó se apresenta no Rock in Rio 2024
Miguel Folco/g1
Em entrevista ao g1 em setembro de 2022, o próprio Luan disse que seria “uma honra” se apresentar no evento. Mas ele não apareceu no palco.
Com um compromisso marcado em Florianópolis na mesma noite, Luan cancelou de última hora a participação no show e citou como motivo um atraso na programação deste sábado. O bloco sertanejo começou cerca de uma hora e meia depois do horário inicialmente previsto.
Outros convidados seguraram bem o show. Simone Mendes foi convidada para um bonito dueto com Chitãozinho e Xororó em “Página de Amigos”. A cantora, ex-dupla da irmã Simaria, também apresentou seu hit “Erro Gostoso”, umas das músicas mais tocadas do Brasil em 2023 — deu para sentir pelo tamanho do coro.
Ana Castela se apresenta no Rock in Rio 2024
Miguel Folco/g1
Ana Castela entrou para apresentar “Sinônimos”, que tem versão gravada em parceria com a dupla, e a sua “Nosso Quadro”. Muitas menininhas emocionadas com seus chapéus de boiadeira apareceram no telão — a cantora é popular entre as crianças.
“Foi aqui que a Katy Perry pisou”, perguntou Ana, no mesmo palco onde a cantora americana se apresentou nesta sexta-feira (20).
Tanto Ana quanto Simone saíram correndo depois de suas participações, avisando que tinham compromissos em outros lugares do Brasil — uma na Bahia, outra em Minas Gerais. Luan não foi citado, mas ficou a impressão de que havia um recado a ser dado.
Junior se apresenta no Rock in Rio 2024
Miguel Folco/g1
O clima no show só esfriou na segunda metade, quando Chitãozinho e Xororó chamaram o rapper Cabal para cantar “Vida Marvada”, música lançada em parceria em 2006, pouco conhecida. Foi uma aposta ousada, que não deu certo.
Uma participação de Junior, filho de Xororó, também não engrenou. Com o pai e o tio, ele apresentou “Nascemos pra Cantar”. O irmão de Sandy ainda mostrou “Fome”, de seu recém-lançado álbum “Solo”. Problemas no microfone atrapalharam — além do atraso, o sábado de Rock in Rio ficou marcado por uma série de problemas técnicos no Palco Mundo.
Mas logo veio o final apoteótico com “Evidências”, a evidência definitiva de que o sertanejo tem demanda no Rock in Rio. Se para alguns foi um erro a inclusão do estilo, quem estava lá pode dizer com convicção que foi um erro muito gostoso.

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DJ Topo leva MTG ao Rock in Rio em show que custou R$ 1 milhão e mostra ‘spoiler’; veja VÍDEO

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Produtor de ‘MTG Quem Não Quer Sou Eu’ toca neste domingo (22). DJ paulista de 24 anos conta ao g1 como fez funk que ficou no topo das paradas com voz de Seu Jorge. DJ Topo explica a produção de MTG Quem Não Quer Sou Eu
Ao entrar em 2024, DJ Topo tinha uma meta pessoal: emplacar uma música nas 50 mais ouvidas do Spotify Brasil. O DJ e produtor paulista de 24 anos já tinha conquistado virais e vinha em uma crescente na carreira, ainda que lenta. Mas ele sentia que precisava de uma virada.
Bastou uma música para que isso acontecesse. Produzida em maio de 2024, “MTG Quem Não Quer Sou Eu” foi top 1 por 6 semanas no Spotify Brasil. Desde então, DJ Topo conquistou um disco de diamante triplo, músicas com Pedro Sampaio e MC Livinho, e até um lugar no Rock in Rio.
LEIA TAMBÉM: O que é MTG, sigla que aparece nas músicas mais ouvidas do Brasil
A receita para o top 1 envolveu os ingredientes certos: DJ Topo misturou um sucesso de 2011 com um som que vinha conquistando o país. Cozinhou com uma divulgação inteligente e, por fim, temperou com um sample irresistível. Abaixo, veja a história de “MTG Quem Não Quer Sou Eu” e (um spoiler do set do DJ no Rock in Rio):
Topo já era um expert em emplacar sucessos nas redes sociais. É dele o remix funk de “Passarinho (Que Som É Esse)”, que bombou em 2021.
Em 2024, o DJ vinha se inspirando pelas MTGs, produções tipo “remix” de funk com sonoridade minimalista, consolidadas na cena de Belo Horizonte.
Quando lembrou de “Quem Não Quer Sou Eu”, de Seu Jorge, ele percebeu que era a música certa para isso. Segundo ele, a faixa, em tom menor, tem uma “vibe” que combina com a produção. A MTG foi produzida no mesmo dia.
Mas a princípio, ele só fez 15 segundos de produção. Com o sucesso, veio o resto da faixa – e a luta para conseguir a liberação da música.
A MTG foi liberada, mas DJ Topo só conheceu o Seu Jorge meses depois, quando a faixa ganhou o disco de diamante triplo. Topo garante que o cantor curtiu a música, e hoje até apresenta a MTG em shows.
O sonho do Rock in Rio
Além dos sonhos já conquistados em 2024, Topo está prestes a realizar mais um: tocar no Rock in Rio. O DJ se apresenta no dia 22, no palco Supernova, às 20h30 (ele insiste que precisava ser à noite, devido a uma “surpresa que preparou”).
Topo revelou que investiu R$ 1 milhão neste show, para incluir “tecnologia de ponta” e “efeitos visuais”. A apresentação terá uma seleção de músicas especiais, temáticas para o evento. O DJ também deu um “spoiler” ao g1.
DJ Topo conta como monta set para o Rock in Rio
Nasce um hit
DJ Topo é um nativo da internet e do TikTok, mas demorou um pouco a se encontrar na música eletrônica. Ele começou fazendo rave funk, modalidade com um eletrônico mais acelerado e, como o próprio nome diz, mais “pesadona”.
Aos poucos, o produtor começou a experimentar com outras formas de funk, usando suas habilidades nas redes sociais para testar a recepção. É dele a viral “Passarinho (Que Som É Esse)”, remix funk que utiliza um clássico do “Castelo Rá Tim Bum”.
“Algumas coisas que não encaixavam tanto no funk”, conta. “Essas músicas mais ‘antigas’ assim, geralmente a maioria tá tudo em tom maior. E no caso do funk, 99% tá tudo em tom menor. Então cria uma vibe muito diferente e faz com que algumas coisas não se encaixem”.
DJ Topo, autor da ‘MTG Quem Não Quer Sou Eu’
Divulgação/Augusto Wyss
Mas em 2024, ele queria um hit que dominasse as paradas do Spotify Brasil. Com o sucesso das MTGs, Topo entendeu que esse tipo de produção poderia ser um caminho.
O DJ conta que se inspirou por “MTG Quero Te Encontrar” (DJ JZ, Humberto & Ronaldo, Mc Mininin, DJ LG PROD e Silvano Salles) e “MTG Vamos Sair Um Pouco Para Dançar” (DJ Scar, DJ NT da Serra, MC Fabinho Osk), versões que usam sucessos radiofônicos das últimas décadas. Foi aí que ele sentiu que tinha que achar a “MPB perfeita” para esse tipo de remix. E não foi fácil.
“Quem Não Quer Sou Eu”, faixa de Seu Jorge de 2011, está em tom menor. Mas além disso, tem uma “vibe” que combinava para o DJ. “Eu gosto dessa coisa mais dark, mais pesada e sentia muito isso no ‘MTG Vamos Sair Um Pouco Para Dançar”. Uma coisa mais suave, mais intimista, que a música do Seu Jorge também tem”.
Então, o DJ extraiu os vocais de Seu Jorge, acrescentou efeitos, graves e percussão. “Uma MTG no meu estilo”, define.
Outro detalhe – essencial para a música – foi quando Topo entendeu que a faixa pedia mais um tempero. “Quando eu peguei e toquei ela pela primeira vez, eu senti que tava tendo um vazio na música”, conta. Depois que Seu Jorge entoava o verso “quem não quer sou eu”, a música ficava 6 segundos sem vocais, e sem novidades.
Ele já imaginava a reação das pessoas ao ouvir a música. “Tá, e agora? O que o pessoal vai fazer [nessa parte]? Isso aqui tá muito vazio”.
Então, o músico revisitou a cena do funk de Belo Horizonte e fez mais um acréscimo à montagem: um trecho de “Maldita de Ex”, de MC Leozin.
“Falei ‘Pô, eu quero pegar algum artista de BH e puxar alguma acapella’. Na hora já veio a ideia, foi coisa do assim de destino mesmo. Já veio a ‘Maldita de Ex’ na minha cabeça e eu já tinha a música baixada”.
Topo também incluiu na MTG alguns sons que combinam com a letra. Há efeitos sonoros que simulam o ato de fumar cigarro (quando Seu Jorge canta “Um cigarro atrás do outro / Eu fumo sem parar”) e batidas de coração, no verso “No meu peito o coração parece buzinar”.
A corrida pela liberação
DJ Topo
Divulgação
Segundo o DJ, ele tem um processo habitual: faz 15 segundos de música, “testa” nas redes sociais, e só produz a faixa completa se o trecho fizer sucesso.
“Desde quando eu comecei, sempre fiz isso. De fazer uma parte da música, testar no TikTok, testar nas redes sociais, e aí depois eu terminava. Porque para remixes, você precisa pegar autorização, precisa bolar um lançamento… Tem um planejamento. Então para investir em uma música aqui que não vai dar muito certo, não vale tanto a pena”.
“Tem umas épocas que eu vou produzindo ali algumas coisas, tipo 10 ideias. Pego, testo no TikTok, se der certo eu planejo”, explica.
Foi o caso da “MTG Quem Não Quer Sou Eu” que, segundo ele, rapidamente se espalhou pelo TikTok. E nisso, ele percebeu que seria uma corrida contra o tempo.
“Falei ‘Ferrou’. Agora temos que terminar rápido. Aí, já fomos correndo atrás de autorização, de capa, e tudo o mais”.
“Outros DJs, na mesma semana, começaram apostar na mesma ideia, só que falando que a MTG era deles. Dois, três DJs começaram a pegar a música e postar. Falei ‘Pô, eu que tive a ideia, eu não vou receber o mérito se esses caras pegarem e soltarem antes. Aí começou a corrida”.
Topo revela que teve dificuldade para chegar até Seu Jorge. “Cheguei a contatar pessoas que moravam no mesmo condomínio dele. Tipo, você é vizinho dele, bate na porta dele, porque a gente precisa de autorização urgente. E nessa época, a música nem estava pronta ainda. Só tava bombando”.
Segundo o DJ, tudo se resolveu com uma mensagem da MusicPro, distribuidora do Rio de Janeiro. “Eles falaram: ‘Topo, estamos vendo aqui a sua música com o Seu Jorge. Ele é sócio nosso e a gente consegue autorização, desde que você lance pela gente”.
O DJ também conseguiu a liberação de MC Leozin, segundo a assessoria. “MTG Quem Não Quer Sou Eu” foi oficialmente lançada no streaming no dia 10 de maio de 2024. “E se eu não me engano, foi a música que bateu top 1 por mais tempo desse ano. Eu acho que ficou 33 dias, 34 dias. E foi um sonho realizado”.
E o seu Jorge?
Mesmo após conseguir a autorização, Topo não sabia o que Seu Jorge achava da música. Ele só conheceu o cantor em um evento para comemorar o disco de diamante triplo, certificado dado a álbuns ou faixas que vendem 900 mil cópias (ou alcançam 180 milhões de streams).
“E aí eu conheci, conversei com ele, e aí eu descobri que ele gostou, né?”, diz o DJ, rindo. “Ficamos resenhando, ele mostrou também algumas músicas dele, de um álbum que ele tá bolando”.
“Foi super legal conhecê-lo. Eu o admiro para caramba e tive ali meu primeiro momento de intimidade ali com ele. E bom, a princípio ele curtiu, até gravamos vídeo juntos”. Hoje, Seu Jorge toca “Quem Não Quer Sou Eu” em shows, com o beat de DJ Topo ao fundo, afirma o produtor.
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‘Palhaçada’, ‘processinho’, ‘absurdo’: Fãs choram e se revoltam com o cancelamento de Luan Santana no Rock in Rio

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Frustrados, fãs do sertanejo reclamam de mudança no Dia Brasil do festival, que teria Luan Santana no show do Para Sempre do Sertanejo. Fãs choram e se revoltam com o cancelamento de Luan Santana no Rock in Rio
Frustrados, fãs de Luan Santana se revoltaram com a ausência do cantor no show do Para Sempre Sertanejo, no Rock in Rio deste sábado (21). O músico cancelou sua participação após mudanças repentinas na grade horária do festival, causadas devido a uma sequência de atrasos no Dia Brasil.
Segundo a assessoria de Luan, ele só aceitou participar do Rock in Rio “sob o compromisso da organização de que não haveria atraso, visto que ele já tinha um grande show agendado para esta mesma data em São José (SC)”.
O g1 entrevistou fãs do sertanejo, que desabafaram sobre o incômodo com o cancelamento. Veja o vídeo acima.
“Palhaçada. Vai ter processinho”, disse a estudante Débora Martini. “Que show do Luan é esse que não tem Luan?”
“É a minha primeira vez no Rock in Rio. [Seria] o meu primeiro show do Luan”, afirmou Biana Bolti, estudante que estava aos prantos.
O publicitário Helio Martins também lamentou o cancelamento e descreveu o ídolo como “o maior ícone sertanejo desse país”.
Vitória Pinheiro, jornalista, contou que foi ao Rock in Rio apenas para ver o Luan Santana. “Tem gente que dormiu na fila”, disse ela. “Isso é um absurdo.”
Luan se apresentaria junto do Chitãozinho e Xororó, Orquestra Heliópolis, Ana Castela, Júnior e Simone Mendes.

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Antes do Rock in Rio, Akon lembra do dia em que fãs cantaram palavrão no ‘Domingão do Faustão’

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Cantor se apresenta neste domingo (22) no Rock in Rio. Ao g1, ele celebra o resgate do R&B anos 2000, revela música com Ludmilla e fala de parcerias com Lady Gaga e Michael Jackson. Por que o R&B dos anos 2000 está com tudo em 2024?
Sucesso mundial do R&B e do pop nos anos 2000, Akon tem percebido um resgate do seu trabalho antigo por uma geração que era ainda criança.
Muitos novos fãs sequer tinham nascido, quando ele estourou. Alguns deles estarão neste domingo (22) do Rock in Rio, que tem Shawn Mendes e Mariah Carey no line-up.
“Percebi que muitas das minhas músicas têm viralizado no TikTok e Instagram,”, diz o cantor em entrevista ao g1. “Agora essa nova geração está pegando essas músicas e as refazendo também.”
Ao g1, ele relembra parcerias com Michael Jackson e Lady Gaga. Akon também explica como foi o dia em que seus fãs cantaram palavrão no “Domingão do Faustão”.
Leia a entrevista completa de Akon a seguir.
Akon
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LEIA MAIS
Ne-Yo, Akon, Mariah… Por que o R&B dos anos 2000 está com tudo no Rock in Rio de 2024?
Horários do Rock in Rio 2024: veja a programação completa dos shows em cada dia
g1 – Você foi um grande nome no R&B no início dos anos 2000. E agora temos você, Mariah Carey, Ne-Yo, todos no Rock in Rio deste ano. A nostalgia pelos anos 2000 realmente cresceu ao longo dos anos, com a tendência Y2K e outras coisas do tipo. Você notou um ressurgimento no interesse pelo seu trabalho antigo? Pessoas redescobrindo seus hits por causa dessa nostalgia?
Akon – Sim, absolutamente. Percebi que muitas das minhas músicas têm viralizado muito no TikTok e Instagram, e foi interessante porque essas são músicas que, obviamente, foram grandes na época em que eu estava superativo, e agora essa nova geração está pegando essas músicas e as refazendo também. Este ano, me peguei liberando muitos dos meus catálogos antigos. Sim, notei muito, é incrível. Eu adoro.
Akon
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g1 – Você celebrou o 20º aniversário do álbum “Trouble”, certo? Como você se sentiu ao revisitar esse trabalho?
Akon – Ah, foi importante, porque com o ressurgimento de muitas das músicas, pensamos que era muito importante celebrar o 20º aniversário do álbum “Trouble”, sabe? Especialmente para reintroduzir o álbum à geração mais jovem e para colocá-lo em uma posição onde aqueles que testemunharam aquele tempo e aquela era possam revisitá-lo. Então, sim, ficamos muito animados com isso.
g1 – E como você se sente sobre seu trabalho antigo agora?
Akon – Ah, eu estou orgulhoso disso. Estou muito, muito orgulhoso. Acho que causei um grande impacto na indústria musical. Sabe, esses são discos clássicos e até hoje eu nunca me cansei deles. É incrível, incrível, incrível.
Travis Scott incendeia palco mundo no Rock in Rio
g1 – Você mencionou o público. O que você acha dele? Você está vendo novos fãs chegando, especialmente os mais jovens? Como você se sente sobre isso?
Akon – Sim, na verdade, fiquei muito surpreso ao ver que todos os shows que temos feito ultimamente têm sido cheios de adolescentes. Estou vendo muitos novos fãs jovens. Honestamente, eu esperava ver fãs mais velhos, mas são todos adolescentes.
g1 – Sobre letras explícitas, como você se sente ao escrever sabendo que jovens estão ouvindo?
Akon – Curiosamente, sinto que sou muito mais “limpo” agora, porque a música de hoje é muito mais explícita do que a minha era. Hoje em dia, eu tenho que tapar os ouvidos ao ouvir, a música é muito mais explícita hoje.
Akon: top 5 relembra carreira do cantor
g1 – Você sempre falou sobre estar interessado em ritmos africanos, certo? Recentemente, você lançou “Afro Freak” e agora o amapiano está enorme, com artistas como Tyla ganhando destaque. Você acha que a recepção à música e aos artistas africanos mudou?
Akon – Na verdade, não acho que mudou, mas acho que a energia de onde a música está indo mudou muito. As pessoas agora estão mais abertas à música de diferentes partes do mundo, especialmente com a internet, o que não era o caso na minha época. Por isso, o afrobeat ficou enorme, o reggae também. Até o funk brasileiro está ganhando espaço nos EUA.
g1 – Hoje temos plataformas de streaming e redes sociais para distribuir música nova. Como isso mudou as coisas para você?
Akon – Mudou muito para mim, porque tive que encontrar novas maneiras de me promover, me apresentar. Eu sempre fui uma pessoa muito reservada. Na minha geração, quanto mais você se mantinha distante do público, mais popular você era. Hoje, se você não está sempre postando, as pessoas esquecem de você. Então é completamente o oposto.
Akon durante apresentação
Reuters / Mario Anzuoni
g1 – E você gosta de estar nas redes sociais? Você se sente bem com isso?
Akon – No começo, eu não estava confortável de jeito nenhum. Mas agora estou me acostumando mais. É um desafio, mas estou encontrando maneiras de fazer isso e ainda manter minha vida privada.
g1 – E quando você está produzindo, você pensa nas redes sociais? Tipo, em fazer uma música que vai viralizar? Isso passa pela sua cabeça?
Akon – Eu nem ligo para isso. A última coisa que eu penso é em fazer uma música para viralizar. Acredito que, se você tem algo incrível, vai viralizar naturalmente. Eu me concentro em fazer músicas que tenham impacto positivo na vida das pessoas.
g1 – Você trabalhou com dois dos maiores nomes da indústria, Michael Jackson, quando ele já era uma lenda, e Lady Gaga, quando ela estava começando. O que você aprendeu com eles?
Akon – Michael Jackson foi provavelmente o artista mais fácil com quem já trabalhei. Ele era muito humilde, sem ego, super criativo e aberto a tudo. Com Lady Gaga, ela era a maior artista do meu selo e se tornou uma lenda. É algo pelo qual só posso agradecer a Deus, por estar em uma posição para ajudar alguém tão talentoso a ter sucesso.
g1 – Você já visitou o Brasil várias vezes. Qual é a sua conexão com o país?
Akon – Eu amo o Brasil. Sempre me senti muito próximo daqui. A energia, as cores, o futebol, a música. Recentemente, fiz uma música com Ludmilla que estamos prestes a lançar.
g1 – Durante uma de suas viagens aqui, você se apresentou em um famoso programa de TV [“Domingão do Faustão, em 2007] e cantou “I Wanna Love You”, mas a plateia cantou a versão “I Wanna Fuck You”. Esse momento se tornou lendário. Você se lembra disso?
Akon – Sim, lembro! Eu estava decidindo qual versão cantar e acabei escolhendo a versão limpa. Mas quando ouvi a plateia, não pude fazer nada, eles estavam cantando, não eu.
VÍDEOS: Os melhores momentos do primeiro fim de semana de Rock in Rio

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