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Festas e Rodeios

Activision Blizzard e Microsoft: após compra recorde, conheça maiores aquisições da indústria de games

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Microsoft vai comprar a Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões, maior valor do mercado de jogos. Neste mesmo ano, outro anúncio já tinha quebrado recorde: a Take-Two Interactive vai comprar a Zynga por US$ 12,7 bilhões. Microsoft anuncia planos de comprar Activision Blizzard
Divulgação/Microsoft
A Microsoft anunciou nesta terça (18) que vai comprar a Activision Blizzard, uma das maiores empresas de games do mundo, por US$ 68,7 bilhões, cerca de R$ 379 bilhões. Com esse valor, ela se torna a maior aquisição do mercado de jogos de todos os tempos.
Antes do anúncio desta terça, outra compra tinha quebrado o recorde mundial de aquisições da indústria de games. Em 11 de janeiro, a Take-Two Interactive anunciou a compra da Zynga por US$ 12,7 bilhões.
O tamanho das compras de 2022 coroa o crescimento das fusões e aquisições no mercado de games nos últimos anos. Só no primeiro semestre de 2021, o valor movimentação entre empresas do setor superou 2020 inteiro.
Apenas em 2021, cinco aquisições bilionárias entraram na listas das maiores compras de games de todos os tempos:
Moonton pela ByteDance – US$ 4 bilhões
Glu Mobile pela Electronic Arts – US$ 2,4 bilhões
Playdemic pela Electronic Arts – US$ 1,4 bilhão
Gearbox Software pela Embracer Group – US$ 1,3 bilhão
Sumo Group pela Tencent – US$ 1,27 bilhão
O setor de jogos para celulares e outros dispositivos móveis deve atingir um mercado de US$ 116,4 bilhões até 2024, crescendo a 11,2% ao ano entre 2019 e 2024, de acordo com a Newzoo, empresa de pesquisa do mercado de games.
Veja, abaixo, quais foram as maiores transações desse mercado.
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1. Microsoft e Activision Blizzard – US$ 68,7 bilhões
Microsoft anuncia compra da gigante dos games Activision Blizzard, criadora de sucessos como ‘Call of Duty’ e ‘Candy Crush’
Dado Ruvic/Illustration/Reuters
A Microsoft anunciou nesta terça (18) que vai comprar a Activision Blizzard, uma das maiores empresas de games do mundo, por US$ 68,7 bilhões, cerca de R$ 379 bilhões. Com esse valor, ela se torna a maior aquisição do mercado de jogos.
Quando o negócio for concluído, a Microsoft vai se tornar a terceira maior empresa de games por reunir a plataforma e os estúdios do Xbox e o portfólio da Activision, que inclui jogos como “Call of Duty”, “Overwatch”, “Warcraft”, “Candy Crush” e a franquia de Tony Hawk.
Atualmente, a Activision Blizzard tem cerca de 400 milhões de jogadores ativos mensais em 190 países e franquias que valem bilhões de dólares.
2. Take-Two Interactive e Zynga – US$ 11 bilhões
‘Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition’ será lançada ainda em 2021
Reprodução/Rockstar
Em 11 de janeiro, a Take-Two Interactive, dona dos jogos “Grand Theft Auto”, “Red Dead Redemption” e “NBA 2K”, anunciou a compra da Zynga, produtora de “FarmVille”, “CSR Racing”, “Harry Potter: Puzzles & Spells” e “Zynga Poker” por US$ 11 bilhões. Incluindo o prêmio pago aos acionistas, a aquisição vale 12,7 bilhões de dólares.
“É um negócio bombástico … A Zynga estava há muito tempo na lista de possíveis alvos de aquisição no setor de videogames”, disse Serkan Toto, presidente-executivo da consultoria de videogames Kantan Games.
“A Take-Two olhou para o mapa da indústria e disse ‘basicamente não temos nada aqui’. Portanto, muitas pessoas esperavam que a Take-Two fizesse um grande negócio na área de dispositivos móveis para cobrir esta lacuna em relação a concorrentes como a Electronic Arts, por exemplo”, afirmou o presidente.
3. Tencent e Supercell – US$ 8,6 bilhões
O game em forma de aplicativo ‘Clash of Clans’ foi o mais vendido no segundo trimestre de 2013, segundo a IDC.
Divulgação/Supercell
A Tencent, dona do aplicativo de mensagem e rede social WeChat, se tornou dona da Supercell, a produtora do game “Clash of Clans” em 2016 por 8,6 bilhões. A chinesa adquiriu a participação que o banco japonês SoftBank e outras empresas possuíam da produtora.
Entre os jogos da Supercell, quatro já arrecadaram mais de US$ 1 bilhão: “Clash of Clans”, “Clash Royale”, “Hay Day” e “Brawl Stars”.
4. Microsoft e Bethesda – US$ 7,5 bilhões
‘Doom eternal’ é anunciado pela Bethesda na E3 2018
Reprodução
Em setembro de 2020, a Microsoft anunciou a compra da ZeniMax Media, empresa proprietária da desenvolvedora de jogos Bethesda Softworks por US$ 7,5 bilhões de dólares, cerca de R$ 40 bilhões.
Com a operação, franquias da Bethesda como “The Elder Scrolls”, “Fallout”, “Doom”, “Quake”, “Wolfenstein” e “Dishonored” entraram para a divisão de jogos da Microsoft e fortaleceram a oferta de games do Xbox.
5. Activision Blizzard e King – US$ 5,9 bilhões
‘Candy Crush Saga’ virá instalado de fábrica no Windows 10
Reprodução/King
No fim de 2015, a Activision Blizzard comprou a King Digital Entertainment, produtora do game “Candy Crush Saga”, por US$ 5,9 bilhões, com o objetivo de fortalecer seu portfólio de jogos para celular.
A King era uma das maiores produtoras do segmento de jogos para celular, com mais de 200 títulos. Na época, a transação colocou a Activision como líder global em entretenimento interativo em todas as plataformas móveis, consoles e PC, informou a empresa.
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Luísa Sonza grita muito, mas canta pouco em show de hits virais no Rock in Rio; leia crítica

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Em estreia no Palco Mundo, cantora privilegiou repertório dançante, mas ficou sem fôlego em medleys acelerados. Em músicas intimistas, ânsia para mostrar evolução vocal atrapalhou. Luisa Sonza canta ‘Folhetim’ e emenda em ‘Chico’
Para fisgar o público em sua estreia no Palco Mundo do Rock in Rio, a cantora gaúcha Luísa Sonza privilegiou seu repertório mais dançante, com coreografias virais reproduzidas por uma multidão neste domingo (22), último dia do festival.
O festival está sendo transmitido no Globoplay e no Multishow.
Foi um show bem diferente do apresentado em sua última participação num festival do mesmo grupo do Rock in Rio: o The Town, em São Paulo, em setembro de 2023. Naquela ocasião, Luísa havia acabado de lançar “Escândalo Íntimo”, álbum em que propõe expor faces mais profundas de sua personalidade. Com um repertório mais próximo da MPB, ela substitui letras sobre sexo e graves de funk por melodias carregadas e reflexões sobre amor, angústia e decepção. Para inaugurar a nova fase, preferiu uma performance mais recatada.
Luísa Sonza canta no Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1
Já no Rock in Rio, ela retomou hits sensuais que a transformaram em uma das artistas femininas mais ouvidas do país. Luísa ficou conhecida, além das fofocas com seu nome, por hits com letras apimentadas e coreografias insinuantes que, talvez por serem tão difíceis de reproduzir, viraram sensação nas redes.
Ela dedicou o início e a parte final da apresentação a esse repertório. Em “Dona Aranha”, desceu com o bumbum empinado e a mão no chão para mostrar como a dona aranha sobe pelas paredes do quarto. Um passo parecido apareceu para imitar outra espécie em “Anaconda”. No palco, a cantora é acompanhada por um ótimo balé.
Também entraram “Campo de Morango”, “Toma”, “Modo Turbo”, “Cachorrinhas”, “Sentadona”, “Braba” e “Sou Musa do Verão”, gravada em parceria com o DJ americano Marshmello. Na correria para incluir a maior quantidade possível de sucessos, Luísa cortou músicas que já são curtas originalmente. Deu a sensação de estar vendo o TikTok.
Luísa Sonza se apresenta no Rock in Rio 2024.
Stephanie Rodrigues/g1
Também ficou sem fôlego ao precisar coordenar os passos de dança do medley acelerado. Por causa disso, cantou pouco as faixas mais agitadas, deixando a função para o público, que correspondeu.
A voz teve mais espaço num bloco de canções mais intimistas, no meio do show. Luísa evoluiu vocalmente ao longo da carreira. Mas, na ânsia para deixar isso bem claro para todo mundo, ela exagera na gritaria em músicas como “Penhasco” e “Penhasco2” — também apresentadas em versões reduzidas.
Ela também pesou a mão ao mostrar um trecho à capela de “Folhetim”, música de Chico Buarque, antes de emendar sua “Chico”, hit romântico do fim do ano passado, indicado ao Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa em 2024. “Essa música vai ganhar um Grammy”, torceu a cantora.
Em 2023, Luísa fez “Chico” em homenagem ao então namorado, o influenciador Chico Veiga, mas o romance terminou com um relato de traição no programa “Mais Você” (TV Globo). Desde então, ela apresenta o refrão substituindo o nome dele por um trecho do clássico de Chico Buarque: “Se acaso me quiseres, sou dessas mulheres…”.
Sem tanta ornamentação vocal, Luísa foi muito melhor na performance de “Principalmente me Sinto Arrasada”, música do “Escândalo Íntimo” que tem mudanças bruscas de melodia, com todas funcionando bem ao vivo. Em cena, ela interpreta a letra da música atuando com expressões histéricas — e dá uma piscadinha para a câmera que filma as imagens do telão, quebrando a quarta parede, como dizem na linguagem teatral.
Também criou um momento bonito em “Melhor Sozinha”, que tem versão gravada com Marília Mendonça (1995-2021). “Essa é uma das músicas mais importantes da minha carreira porque me permitiu ter uma música com uma das melhores cantoras que já pisaram nesse mundo”, disse.
No fim, Luísa homenageou outra referência, ao cantar “Lança Menina”, que sampleia “Lança Perfume”, de Rita Lee. No telão, apareceu um vídeo viral da artista, criticando alguém por ser “toda boazinha, toda do bem, tão galera”.

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Rock in Rio: Fãs jovens aprovam presença de pop e sertanejo no festival

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Edição de 2024 teve a maior presença de nomes pop da história do evento. Fãs pedem que a tendência se mantenha nas próximas edições. Irmãs Ana Júlia e Ana Clara, 18 e 20 anos, na primeira
Henrique Coelho/g1 Rio
Prestes a curtir mais um dia de Rock in Rio, fãs no último dia de evento aprovaram a edição com mais artistas pop da história do evento, e pedem que a tendência se mantenha nas próximas edições.
As irmãs Ana Clara, de 20, e Ana Júlia, de 18, vieram de Pará de Minas, em Minas Gerais, para curtir o show de Shawn Mendes.
“Eu não escuto tanto rock, então acho que fica melhor para voltar em um futuro próximo”, disse Ana Clara.
A irmã Ana Júlia, apaixonada pelo artista, já tinha tentado ver um show do cantor em 2019. “Eu fiquei muito ansiosa. Eu vinha para o show de 2019, em São Paulo, mas acabaram os ingressos”, contou.
Há quem venha pensando mais em curtir os eventos, depois de ver shows de rock em outras edições.
“É uma tendência a virar mais comercial. Em outros eventos, eu vim pelo Red Hot Chilli Peppers e Offspring, hoje eu venho mais pelo evento”, disse Gabriel Oliveira, 27 anos.
Manuelle da Silva, de 28 anos é fã de Luísa Sonza e Shawn Mendes e quer mais música pop nas próximas edições, mas sugeriu que o Rock in Rio aposte no sertanejo:
“Me agrada bastante. Mas ontem eu vi o show do Chitãozinho e Xororó e gostei muito. Poderiam investir inclusive mais [no sertanejo]. Gosto muito da Ana Castela”, disse a jovem.
Manuelle, de 28 anos, aprova sertanejo no festival.
Henrique Coelho/g1 Rio

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ANTES E DEPOIS: elenco principal de Castelo Rá-Tim-Bum se reencontra 20 anos depois

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Clássico programa infantil dos anos 90 completou 30 anos de lançamento em 2024. Elenco do ‘Castelo Rá-tim-bum’ faz reencontro histórico durante evento de cultura geek
Reprodução/Instagram
Um momento nostálgico para os nascidos nos anos 90: os protagonistas de ‘Castelo Rá-tim-bum’ Luciano Amaral, Fredy Allan e Cassio Scapin e Cinthya Raquel se reencontraram neste sábado (21), em um registro histórico compartilhado nas redes sociais.
No clássico infantil, eles deram vida a Nino, Pedro, Zequinha e Biba, respectivamente.
Cassio Scapin, intérprete de Nino, celebrou o encontro em publicação em suas redes sociais, marcando o fim de um hiato de duas décadas:
“Hoje encontro maravilhoso quatro pessoas que se adoram e não conseguiram em 20 anos estarem no mesmo tempo e espaço juntos!”, diz o texto.
Já a atriz Cinthya Rachel compartilhou uma foto dos atores na qual eles aparecem refazendo a clássica foto de divulgação da série (veja abaixo).
Elenco reproduziu imagem clássica do Castelo Rá-Tim-Bum
Initial plugin text
“Zeca, Nino, Pedro, Biba! Quem leu cantando levanta a mão! Fazia mais de 20 anos que nós quatro não nos encontrávamos ao mesmo tempo. E cá estamos deixando o seu coração quentinho”, diz o texto em seu Instagram.
As fotos foram tiradas durante o Santos Festival Geek, evento de cultura nerd realizado neste fim de semana em Santos (SP). Os atores tiveram um bate-papo e sessão de fotos com fãs.
O programa infantil completou 30 anos de lançamento em 2024. Ele foi ao ar pela primeira vez no dia 9 de maio de 1994 pela TV Cultura.

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