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Festas e Rodeios

‘Sempre em frente’ emociona com bela amizade entre Joaquin Phoenix e garoto-revelação; g1 já viu

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Ator vencedor do Oscar por ‘Coringa’ faz dupla com o jovem Woody Norman, indicado ao Bafta como Melhor Ator Coadjuvante por novo filme. Drama é dirigido por Mike Mills, de ‘Toda Forma de Amor’. Veja trailer de ‘C’mon C’mon’
Após conquistar o Oscar em 2020 com sua marcante atuação como o Príncipe Palhaço do Crime em “Coringa”, Joaquin Phoenix ressurge com um drama sensível e, ao mesmo tempo, intenso sobre as relações familiares. “Sempre em frente”, que estreia nos cinemas brasileiros nessa quinta-feira, 10 de fevereiro, se mostra um filme honesto e que não apela para criar empatia e emoção no espectador.
No longa, Phoenix interpreta Johnny, um rádio jornalista que vive para o seu trabalho e inicia um novo projeto, que consiste em entrevistar crianças de várias partes dos Estados Unidos para saber o que elas acham do futuro. Mas sua vida muda depois de um pedido de sua irmã, Viv (Gaby Hoffmann), que cuide do filho pequeno, Jesse (Woody Norman), enquanto tenta resolver questões com o ex-marido e pai do garoto, Paul (Scoot McNairy, de “Batman vs Superman”) em outra cidade.
A princípio relutante, Johnny acaba aceitando cuidar do sobrinho. Mas como não pode parar o seu trabalho, decide levá-lo para acompanhar as gravações de seu documentário em algumas cidades. O menino, com um temperamento forte e com grandes oscilações de humor, coloca o tio em situações inesperadas e até mesmo cômicas. Porém, apesar de serem bastante opostos, acabam se afeiçoando um ao outro e se tornam grandes amigos e fazendo Johnny refletir sobre sua própria vida.
Joaquin Phoenix interpreta Johnny em “Sempre em frente”
Divulgação
Histórias reais
O interessante em “Sempre em frente” está no fato de que há dois filmes pelo preço de um. O primeiro é o que mostra a vida de Johnny e as mudanças que ele passa a ter em sua vida pela presença do sobrinho Jesse.
O segundo é o documentário que o protagonista faz entrevistando crianças sobre suas visões do mundo, onde o público acompanha os depoimentos (todos reais e com reações autênticas e improvisadas dos atores).
O diretor Mike Mills (de “Toda forma de amor”, que deu a Christopher Plummer o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2012), que também assina o roteiro, conseguiu entremear essas duas histórias de forma coesa e competente. O resultado é bem satisfatório e traz a emoção na medida certa, sem apelações ou outros artifícios que poderiam transformar o filme num dramalhão desnecessário.
Vale destacar também a decisão do cineasta de realizar o longa totalmente em preto e branco (há apenas um momento em cores durante os créditos finais). O trabalho realizado pelo diretor de fotografia Robbie Ryan (de “A Favorita” e “História de um Casamento”) é belíssimo e ajuda a deixar o filme ainda mais interessante.
Johnny (Joaquin Phoenix) passa a cuidar do sobrinho Jesse (Woody Norman) em “Sempre em frente”
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Dupla dinâmica
No entanto, o grande trunfo de “Sempre em frente” está mesmo nas ótimas atuações de Joaquin Phoenix e do menino Woody Norman. O astro de “Johhny e June” torna convincentes os conflitos de seu personagem, que prefere o trabalho a ter que lidar com os problemas de sua família, principalmente em não conseguir melhorar a relação que tem com a irmã (bem defendida por Gaby Hoffmann).
O processo que Johnny passa após cuidar do sobrinho e começar a se abrir um pouco mais para o mundo funciona graças ao talento do oscarizado ator.
Já Woody Norman, de apenas 11 anos, cativa por seu carisma e também por não ter medo de encarar cenas mais densas e transmite bem a instabilidade de Jesse, que tem questionamentos bastante precoces para a sua idade, mas que, em alguns momentos, se comporta como uma criança de sua idade.
Apesar dessa oscilação de humor e suas excentricidades, Jesse nunca é um personagem desinteressante e faz com que não só o tio, mas também o público, se comova com seus dilemas.
Johnny (Joaquin Phoenix) muda de vida após cuidar do sobrinho Jesse (Woody Norman) em “Sempre em frente”
Divulgação
O jovem ator britânico também convence ao atuar com um sotaque americano perfeito. Tanto que seu trabalho foi lembrado no Bafta deste ano e foi indicado como Melhor Ator Coadjuvante, a única indicação que o filme recebeu.
A dupla de atores mostra uma ótima sintonia e são responsáveis por tornar “Sempre em frente” um filme acima da média e que pode levar o espectador a pensar sobre a vida, a família e o futuro. Questões que, mais do nunca, estão em voga nos dias atuais.

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Inimigo do fim, Milton Cunha curte até o ‘after’ no ‘busão’ ao fim do Rock in Rio; VÍDEO

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Pelo menos 750 atrações se apresentaram nos palcos do Rock in Rio nessa edição. E para voltar para casa, o apresentador embarcou no ônibus ‘a raspa do tacho’ e caiu na noitada. Milton Cunha se despede da Cidade do Rock e aproveita o ‘after’ no último dia do RIR
Em clima de despedida, Milton Cunha aproveitou até o último segundo o Rock In Rio 2024, que terminou na madrugada desta segunda-feira (23) após apresentação de 750 atrações em 7 dias de festival.
Em busca de outros “inimigos do fim” e atrás do “after”, o apresentador encontrou fãs que mesmo cansados queriam aproveitar o festival.
“Vai deixar um gostinho de quero mais”, disse uma gari da Comlurb.
Outra, fã da Xuxa, revelou a emoção que sentiu no show da artista. “Realizei um sonho de criança”, contou a trabalhadora, que acompanhou Milton Cunha no coro do hit “Ilariê”.
Milton Cunha acha o ‘after’ e aproveita festa dentro de ônibus no último dia de festival.
Reprodução/TV Globo
Caminhar pela Cidade do Rock foi uma realidade dos fãs que aproveitaram o festival. Mesmo com os pés cansados, o público quis curtir os últimos segundos. E de dentro da escultura do tênis sujo de lama que marcou a história do RIR, Milton Cunha, mostrou que ainda tinha energia para gastar.
O apresentador foi até o estúdio de tatuagem que funcionou durante todos os dias do Rock In Rio 2024. Segundo os tatuadores, mais de mil tatuagens foram feitas nos fãs no megaevento.
“O pessoal estava se casando ali na capela de verdade e vinha para cá fazer a tatuagem”, disse um dos tatuadores.
Depois dos shows oficiais, Milton Cunha foi amanhecer com o público que curtia o “after” – como são conhecidas as festas para quem não quer ir embora. No caso do Rock in Rio, o lugar para isso é o palco de música eletrônica, o New Dance Order.
Na hora de ir embora, mais festa, desta vez em movimento. O apresentador embarcou no ônibus “a raspa do tacho” e acabou em uma festa com fãs dentro do “busão”.
“Parar para quê?”, disse uma inimiga do fim.
ROCK IN MILTON É BABADO!
Milton Cunha acompanha passagem de som na Cidade do Rock
Milton Cunha desbrava a Cidade do Rock
Milton Cunha testa a montanha-russa do Rock in Rio

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Osmar Milito, grande pianista de jazz e bossa nova, morre no Rio aos 83 anos

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Em cena desde 1964, o músico paulistano teve atuação relevante nas carreiras de artistas como Djavan, Maria Bethânia, Jorge Ben Jor e Nara Leão. O pianista Osmar Milito (1941 – 2024), morto hoje, terá o corpo velado e enterrado amanhã, 24 de setembro, em cemitério do Rio de Janeiro (RJ)
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♫ OBITUÁRIO
♪ Ocorrida hoje de causa não revelada e já anunciada nas redes sociais do artista, a morte de Osmar Milito (27 de maio de 1941 – 23 de setembro de 2024) tira de cena, aos 83 anos, um dos maiores e mais importantes pianistas do universo do jazz e da bossa nova.
Nascido Osmar Amilcar Milito em São Paulo (SP), cidade onde se iniciou no estudo do piano ao sete anos, Milito floresceu como músico no Rio de Janeiro (RJ), cidade para onde veio morar com 22 anos, onde pôs os pés na profissão – tocando nas boates situadas no lendário Beco das Garrafas – e onde será velado a partir das 12h de amanhã, 24 de setembro, no Cemitério São João Batista, onde o enterro do corpo do músico está previsto para as 15h.
Quando decidiu ser músico profissional aos 16 anos, Osmar Milito já absorvera as informações do be bop, estilo de jazz que conhecera na pré-adolescência através dos discos ouvidos pelo irmão, Hélcio Milito (1931 – 2014), baterista projetado no Tamba Trio.
Em cena desde 1964, ano em que debutou nos estúdios como músico do disco Flora Purim é M.P.M., Osmar Milito deixa álbuns cultuados no universo do jazz brasileiro como …E deixa o relógio andar (1971) e Nem paletó, nem gravata (1973).
Também compositor e arranjador, o pianista paulistano militou muito na noite carioca, onde virou músico de respeito. Tanto que Milito foi responsável pela admissão do então desconhecido Djavan na noite carioca, em difícil momento da trajetória do compositor alagoano antes da fama.
Em 1974, o músico teve papel fundamental nas orquestrações do álbum A tábua de esmeraldas, um dos títulos mais aclamados da discografia de Jorge Ben Jor.
Antes, nos anos 1960, Osmar Milito pusera o toque do piano em shows de cantoras como Leny Andrade, Maria Bethânia, Nara Leão (1942 – 1989) e Sylvia Telles (1935 – 1966). No exterior, o pianista trabalhou com Sergio Mendes (1941 – 2024) durante dois anos.
A propósito, Osmar Milito morou e trabalhou um tempo no México. Na volta ao Brasil, no início dos anos 1970, o pianista logo se enturmou e trabalhou com gigantes da MPB como Chico Buarque e Nana Caymmi.
Por falar a língua do jazz com fluência, Osmar Milito foi muito requisitado para tocar com estrelas internacionais como Sarah Vaughan (1924 – 1990) e Tony Bennett (1926 – 2023) nas passagens desses cantores pelo Brasil.
Nos últimos meses, Osmar Milito vinha fazendo série de shows no Blue Note Rio, mostrando ao pequeno público da casa a destreza no toque do piano e transitando pelo jazz e a bossa nova com a técnica que encantou o Brasil e o mundo ao longo de 60 anos de carreira.

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‘Ainda estou aqui’ é selecionado do Brasil para tentar vaga em filme internacional do Oscar 2025

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Lista com pré-selecionados vai ser anunciada em 17 de dezembro. Adaptação de livro de Marcelo Rubens Paiva ganhou prêmio por roteiro no Festival de Veneza e estreia em 7 de novembro. Assista ao trailer de ‘Ainda Estou Aqui’
“Ainda estou aqui” foi o escolhido pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2025 na categoria de melhor filme internacional.
O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema, na manhã desta segunda-feira (23). Pouco depois, a produção ganhou data de estreia no país: 7 de novembro.
A Academia de Hollywood, organizadora do Oscar, divulga uma lista de pré-selecionados em 17 de dezembro.
“Estou orgulhosa de presidir essa comissão, que foi unânime na escolha desse grande filme sobre memória, um retrato emocionante de uma família sob a ditadura militar. ‘Ainda Estou Aqui’ é uma obra-prima, sobre o olhar de uma mulher, Eunice Paiva, e com atuações sublimes das duas Fernandas. Esse é um momento histórico para nosso cinema. Não tenho dúvida que esse filme tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo. Nós, da indústria do audiovisual brasileiro, merecemos isso”, disse Bárbara Paz, presidente da Comissão de Seleção.
O filme estava entre os seis filmes finalistas aprovados pela Academia Brasileira de Cinema para concorrem a uma vaga para representar o Brasil no Oscar.
Além dele, concorriam à vaga:
“Cidade Campo”, de Juliana Rojas
“Levante”, de Lillah Halla
“Motel Destino”, de Karim Aïnouz
“Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges
“Sem Coração”, de Nara Normande e Tião
Prêmio em Veneza e elogios
Ganhador do prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, no dia 9, o filme é o reencontro do diretor Walter Salles e a atriz Fernanda Montenegro. Em “Central do Brasil” (1998), a dupla conseguiu a última indicação do país na categoria (quando ainda se chamava melhor filme estrangeiro).
‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, concorre ao Leão de Ouro em Veneza.
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“Ainda estou aqui” também recebeu críticas positivas da mídia estrangeira após exibição no Festival de Toronto. Alguns colocam a produção brasileira entre os favoritos para conseguir a indicação a melhor filme internacional.
Fernanda Torres foi elogiada por sua atuação como a protagonista da adaptação do livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, de 2015. No filme, ela interpreta Eunice Paiva, mãe do escritor (Montenegro, mãe da atriz, faz participação como a personagem mais velha).
A obra conta a história de Eunice, que estudou Direito e se reinventou como uma das mais importantes ativistas dos Direitos Humanos no Brasil depois do assassinato de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello), pela ditadura militar em 1971.
Antes da estreia oficial, o filme vai ser exibido na Mostra de Cinema de São Paulo, que acontece entre os dias 17 e 30 de outubro.

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