Connect with us

Festas e Rodeios

Jane Campion é unanimidade entre cineastas brasileiros para ganhar o Oscar 2022; veja palpites

Published

on

Em bolão feito pelo g1, todos os participantes acham que Academia vai premiar diretora de ‘Ataque dos cães’ no domingo (27). Jane Campion, de ‘Ataque dos cães’, ganha prêmio principal do Sindicato dos Diretores dos EUA
Jesse Grant/Getty Images North America/Getty Images via AFP
O Oscar 2022 vai premiar, pela primeira vez na história da premiação, uma mulher pelo segundo ano consecutivo com a melhor direção neste domingo (27) – pelo menos é o que pensam todos os cineastas brasileiros que participam do bolão da categoria, organizado pelo g1 (veja a lista completa dos palpites abaixo).
Na brincadeira, eles responderam:
Quem vai ganhar o prêmio?
Quem merece o prêmio?
Jane Campion, neozelandesa responsável por “Ataque dos cães”, foi a escolha unânime de todos os diretores brasileiros (alguns deles membros votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood) procurados pelo g1 nas duas perguntas.
É a primeira vez que isso acontece no bolão, que é realizado desde 2014. Uma evolução do que aconteceu em 2021, quando Chloé Zhao, que viria a confirmar o favoritismo ao levar a estatueta por “Nomadland”, foi lembrada em quase tudo.

Luisa Blanco/g1
“Ela merece pela obra e pela carreira. É uma super diretora”, responde, categoricamente, Anna Muylaert (“Que horas ela volta?”).
Paulo Morelli (“Cidade dos homens”) elabora mais. “Gosto da maneira como ela esconde a história, conta pouco, dá apenas indícios e, com isso, faz com que o público seja obrigado a desvendar o quebra-cabeças. Ao se tornar ativo na construção da narrativa, o público se engaja e se conecta.”
Bárbara Paz concorda. “Belíssima direção. Mais uma mulher a levar a estatueta merecidamente”, afirma a atriz e diretora. Em 2021, ela teve seu documentário, “Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou”, escolhido para representar o Brasil na categoria de melhor filme internacional, mas o longa não entrou para a lista final.
Jane Campion e Benedict Cumberbatch durante gravação de ‘Ataque dos cães’
Kirsty Griffin/Netflix
O favoritismo de Campion se estende além do bolão. A primeira mulher a receber duas indicações a melhor direção – ela concorreu em 1994, por “O piano” – lidera a corrida por ter ganhado o prêmio principal do Sindicato dos Diretores dos EUA.
Este ano, ela também pode ganhar outras duas estatuetas. Ela pode levar por melhor roteiro adaptado e por melhor filme com os outros produtores de “Ataque dos cães”. Na direção, concorre com Kenneth Branagh (“Belfast”), Hamaguchi Ryusuke (“Drive my car”), Steven Spielberg (“Amor, sublime amor”) e Paul Thomas Anderson (“Licorice Pizza”).
“É de longe o melhor filme do ano”, diz Bruno Barreto (“Dona Flor e seus dois maridos”). “Zebra? ‘No ritmo do coração’. Emocionante e bem dirigido, mas sem o estilo e a maestria de ‘Ataque dos cães’.”
O codiretor do curta documental do também indicado “Onde eu moro”, Pedro Kos, segue o voto dos colegas. “Adorei ‘Ataque dos cães’. Ela fez uma obra prima”, afirma o cineasta, que pode conseguir para o Brasil seu primeiro Oscar.
Kodi Smit-McPhee e Benedict Cumberbatch em cena de ‘Ataque dos cães’
Kirsty Griffin/Netflix
“Acho que vai dar Jane Campion mesmo. E ela merece. Apesar da escorregada que deu no comentário sobre as irmãs Williams”, diz Marina Person (“Califórnia”), em referência ao discurso da neozelandesa ao ganhar o prêmio no Critics Choice Awards.
A cineasta elogiou as mulheres na cerimônia, destacando as tenistas que estavam ao lado do ator Will Smith, protagonista da cinebiografia “King Richard: Criando campeãs”.
“Serena e Venus, vocês são maravilhosas. No entanto, vocês não precisam competir com os homens como eu”, disse Campion.
Depois de críticas, a cineasta pediu desculpas. “Minha intenção não era menosprezar essas duas lendárias mulheres negras, atletas de nível mundial”, afirmou ela.
“O fato é que as irmãs Williams competiram com homens nas quadras e fora delas, elevaram os padrões e abriram as portas para as mulheres neste mundo.”
O diretor assistente Phil Jones e Jane Campion durante as gravações de ‘Ataque dos cães’
Kirsty Griffin/Netflix
Relembre os bolões do diretores ao longo dos anos:
2021: Chloé Zhao é favorita absoluta para diretores brasileiros
2020: Sam Mendes é a aposta, mas Bong Joon-Ho é o queridinho
2019: Favorito Alfonso Cuarón tem torcida dividida com Spike Lee
2018: Guillermo Del Toro e Christopher Nolan dividem torcida, mas mexicano é favorito
2017: Damien Chazelle é aposta e Denis Villeneuve tem maior torcida
2016: Alejandro González Iñárritu é favorito, mas George Miller vem logo atrás
2015: Richard Linklater supera Iñárritu como aposta
2014: Cuarón é favorito

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

‘Eu levantei uma bandeira sem saber que a bandeira existia’, diz Xuxa a Milton Cunha sobre fãs LGBTQIAP+

Published

on

By

Rainha dos Baixinhos participou do quadro ‘Rock in Milton — É babado!’. ‘Rock in Milton – É babado!’ entrevista Xuxa
O apresentador Milton Cunha entrevistou Xuxa instantes antes de ela subir no Palco Itaú para um pocket-show no Rock in Rio. Eles falaram sobre a relação dela com o povo LGBTQIAP+ e sobre diversidade. E Milton não perdeu tempo e arrumou uma peruca de Paquita.
“Aliás, essa palavra [diversidade], a gente não usava há 40 anos. A gente nem sabia o que era isso”, disse Xuxa.
“Sem querer eu incentivei de uma maneira muito suave. Eu levantei uma bandeira sem saber que a bandeira existia. E hoje eu me enrolo na bandeira, eu levanto a bandeira, eu me visto com essa bandeira, e eu fico muito feliz com isso”, prosseguiu.
A apresentadora falou que com frequência é abordada por fãs LGBTQIAP+ que agradecem o carinho e aceitação.
“Eu vejo muita gente falando: ‘Nossa, você deixava eu ser eu do teu lado. Dava espaço para a minha alegria, e eu não podia fazer isso em casa. Mas ali você dizia que eu podia ser eu, que eu devia ser feliz e tal’”, citou.
Milton também brincou com a fã Patrícia Veloso Martins, que fez sucesso nas redes sociais com a sua aparição no documentário “Pra Sempre Paquitas, do Globoplay”, falando “Que Xou da Xuxa é esse?”.
Patrícia repetiu o bordão ao abrir a apresentação da Rainha dos Baixinhos.
Milton Cunha de Paquita
Reprodução

Continue Reading

Festas e Rodeios

Rock in Rio 2024: veja fotos de famosos no 6º dia do festival

Published

on

By

Pequena Lo, Fernanda Rodrigues e mais famosos curtem o sexto e penúltimo dia de Rock in Rio. Sábado é focado nos artistas nacionais. O ator Vitor Thiré no Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
O cantor e modelo João Zoli no Rock in Rio
Victor Chapetta/Agnews
Giovanna Lancellotti no sexto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
Marcello Melo Jr. no sexto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
Fernanda Rodrigues no sexto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
Pequena Lo no sexto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews

Continue Reading

Festas e Rodeios

Alcione homenageia Rita Lee e veste camisa estampada com o rosto da cantora no Rock in Rio

Published

on

By

Cantora sobe ao palco do Palco Sunset para um show de samba ao lado de Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande de Pilares. Alcione homenageia Rita Lee e veste camisa estampada com o rosto da cantora no Rock in Rio
Rafael Nascimento/g1
Quase dez anos após roubar a cena no Rock in Rio, vestindo uma camiseta com o rosto de Axl Rose estampado, Alcione faz uma nova homenagem. Desta vez, a artista estampada é um ícone do rock nacional: Rita Lee.
No camarim, antes de sua apresentação no Palco Sunset ao lado de Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande de Pilares, Alcione explicou o tributo à cantora, que morreu em maio de 2023.
“Não tem rock se não tiver Rita Lee”, afirmou a cantora.
Alcione também celebrou o Dia Brasil no Rock in Rio. Neste sábado, os palcos serão tomados por ritmos e estrelas nacionais.
“O Brasil é maravilhoso e tem vários ritmos, cores e tem toda picardia. É um país colorido e é alegre. Estou feliz por estar aqui”, afirmou a cantora.
Zeca pagodinho também comentou o encontro que fará no palco com seus amigos do samba.
“É a primeira vez e vamos ver o que vai dar. Temos um roteiro muito grande e teremos muita música boa. O povo vai cair no samba”, disse Zeca Pagodinho.
“É uma sinergia muito grande estar aqui nesse dia muito grande. O Carlinhos Brown abriu os caminhos aqui e hoje estamos aqui para alegrar”, completou Jorge Aragão, citando a polêmica apresentação de Carlinhos em 2001. Naquela edição, o público roqueiro não gostou da presença do artista e lançou garrafas ao palco.
O Rock in Rio será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
LEIA MAIS:
Rock in Rio virou Pagode in Rio? Festival tem recorde de artistas do samba e pagode
Zeca Pagodinho se apresentará no Palco Sunset do Rock in Rio neste sábado (21)
Rafael Nascimento/g1
Jorge Aragão se apresentará no Palco Sunset do Rock in Rio neste sábado (21)
Rafael Nascimento/g1

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.