Connect with us

Festas e Rodeios

Alimentação desbalanceada pode prejudicar a saúde do pet

Published

on

Veterinária e nutróloga animal de Sorocaba (SP), Luciana Domingues, explica os cuidados ao oferecer ração e alimentos naturais aos bichinhos, além de suplementos. Tradicionalmente, os animais de estimação consomem rações, mas muitos tutores têm optado por preparar pratos com grãos, carnes e legumes, a chamada “comida natural”. As razões podem ser diversas, mas independentemente da modalidade alimentar escolhida, é importante a orientação de um profissional para evitar uma alimentação desbalanceada e problemas de saúde para os pets.
Uma moradora de Sorocaba (SP), que não quis se identificar, é tutora de um cãozinho da raça Lhasa Apso e sabe bem quais os danos que uma alimentação inadequada pode gerar. Clark, seu cachorro, teve um quadro de hiperparatireoidismo, uma doença que é caracterizada pelo desequilíbrio de dois mineiras: o cálcio e o fósforo, causando fraqueza, fragilidade nos ossos e até lesões renais.
Clark, cão da raça Lhasa Apso, tem 12 anos e recebe alimentação natural
Arquivo pessoal
A alimentação natural havia sido introduzida na rotina do pet para apoiar o tratamento de um problema de pele. No entanto, meses após a mudança na dieta, a tutora percebeu alterações no comportamento de Clark e ficou preocupada.
“Em junho de 2021, ele começou a reclamar para comer os petiscos mais durinhos e percebi que ele começou a babar, coisa que ele não fazia, e ficar com a boquinha aberta na maior parte do dia. Como esse quadro persistiu por alguns dias, resolvi levar ao veterinário”, lembra a tutora.
Clark então foi diagnosticado com hiperparatireoidismo e encaminhado para o atendimento de uma nutróloga animal, de quem a tutora recebeu as orientações que não tinha conhecimento no período de transição para a dieta natural, como pesagem dos alimentos, substituições, modo de preparo e suplementação.
“O Clark passou por um tratamento com reposição de cálcio e com todos os minerais e vitaminas, 30 dias depois, de acordo com a nutróloga que acompanha o caso, ele já apresentou uma melhora muito significativa.”
A formulação de uma dieta, seja ela convencional ou caseira, deve ser realizada por um médico veterinário habilitado. A especialista Luciana Domingues, de Sorocaba, tem formação na área de nutrição de cães e gatos e explica que é comum os tutores cometerem equívocos na oferta da alimentação natural por falta de orientação especializada.
Segundo ela, na maior parte das vezes, os tutores acabam adicionando alimentos às rações para agradar o pet e porque acreditam que somente a ração cause uma monotonia aos animais, o que é perigoso, pois acabam fazendo receitas sem seguir orientações.
Com orientação profissional, tanto a alimentação com ração quanto a natural são seguras e ambas as modalidades alimentares têm vantagens e desvantagens, conforme explica Luciana:
“Como vantagens [da alimentação natural] podemos citar a qualidade dos ingredientes usados, melhor sabor e digestibilidade, maior facilidade em se adequar às necessidades de cada animal e o não uso de aditivos como conservantes e corantes”, explica. Já como desvantagens, a profissional aponta o custo maior, maior dificuldade para preparo e maior necessidade de organização por parte do tutor.
Caso a alimentação não seja elaborada e acompanhada por um profissional qualificado no tema, o desbalanceamento dos componentes pode trazer inúmeros prejuízos aos animais. Entre eles: desmineralização óssea, alteração na imunidade, problemas dermatológicos e problemas gastrointestinais.
Assim como no caso de Clark, os impactos de uma dieta desbalanceada na saúde do pet devem ser avaliados por um profissional, que indicará o melhor tratamento e também verificará a necessidade de suplementação.
Alimentação adequada em cada fase da vida
Cada fase da vida requer demandas nutricionais específicas. De acordo com a nutróloga animal, filhotes e fêmeas em reprodução possuem maiores necessidades de diversos nutrientes, como proteínas, gorduras, minerais como cálcio e fósforo, e vitaminas que os adultos. Animais doentes também podem requerer o aumento ou redução de alguns nutrientes, de acordo com sua patologia.
Durante uma consulta com um especialista, além do exame físico do animal, são coletadas informações referentes ao histórico alimentar do pet e sobre a presença de doenças. Exames complementares podem ser solicitados. Com tudo isso em mãos, é elaborada a dieta do pet e a forma correta de uso.
Pets que consomem ração também podem sofrer com uma dieta desbalanceada
Fernanda Szabadi/G1
Suplementos alimentares também podem ser prescritos. Segundo Luciana, até os pets que consomem ração podem sofrer com a deficiência de alguns minerais, por isso exames periódicos são recomendados a todos os animais de estimação, mesmo quando aparentam estarem saudáveis.
“Quando falamos em rações, essas já contém suplementos em sua composição, então na teoria, os pets que consomem ração não precisariam de suplementos vitamínicos-minerais. Porém, dependendo da categoria da ração e do fabricante, podemos observar que com frequência há níveis deficientes ou limítrofes de nutrientes. Por isso, muitas vezes o uso de uma suplementação estratégica desses nutrientes, associados à inclusão de alimentos funcionais e nutracêuticos pode ser benéfica ao animal”, explica.
Uso de suplementos para cães e gatos deve ser orientado pelo médico veterinário
Petvi/Divulgação
Já as modalidades de alimentação natural (cozidas ou cruas) necessitam ter sempre a inclusão de suplementos, afirma a nutróloga. “Somente a combinação de ingredientes como carnes, vísceras, legumes, gorduras e carboidratos não é suficiente para aportar tudo que cães e gatos precisam”, afirma.
Assim como uma alimentação com deficiência de nutrientes, cardápios com excesso de suplementos também podem prejudicar os pets.
“Sempre considerar o que o animal recebe de alimentos diariamente, as características do animal a que se destina e os benefícios atribuídos ao suplemento e sua dose. E como já falamos, sempre busque orientação veterinária antes de fazer a introdução de um suplemento, pois eles podem trazer efeitos adversos se usados de forma incorreta.”
Veja mais notícias do Mundo Pet.
VÍDEOS: confira as reportagens da região

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Filipe Ret vai do trap ao rock em show com banda afiadíssima no Rock in Rio

Published

on

By

Músico convida Caio Luccas para apresentação com hits brisados, sensuais e que celebram maconha. Filipe Ret e Caio Luccas cantam ‘Melhor Vibe’ no Rock in Rio
O show de Filipe Ret no Rock in Rio desta quinta-feira (19) começou quatro minutos antes do previsto, às 16h46, no Palco Sunset. A apresentação foi envolvente e mostrou o quão eclética é a veia do carioca.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Antes de subir ao palco, Filipe Ret apareceu num compilado de fotos e vídeos, exibidos no telão. Nas cenas, ele fumava, cantava, dirigia um carrão e participava de uma batalha de rima — atividade na qual ele iniciou a carreira, em 2003, na Lapa (RJ).
Logo em seguida, o artista surgiu trajado com óculos escuros e um capuz de ar misterioso, ao som de “Réus”, de “Vivaz”, álbum que o fez despontar, em 2012. O setlist da apresentação, aliás, foi uma mescla das diferentes eras do artista, passando por seus 15 anos de carreira. A inspiração foi sua turnê atual, “FRXV” — adaptado a uma versão enxuta.
“Corte Americano”, “7 Meiota”, “Louco pra voltar”, “Invicto” e “War” foram algumas das faixas do repertório. Antes de cantar a sensual “F*F*M*”, Filipe disse: “Quem gosta de foder fumando muita maconha levanta a mão”. E foi respondido com uma multidão de braços erguidos na plateia, que se mostrou agitada do início ao fim do show.
Filipe Ret se apresenta no Rock in Rio 2024
=Stephanie Rodrigues/g1
A apresentação aconteceu dias após rapper lançar o disco “Apocalipse”. No Rock in Rio, ele chegou a subir o palco com Caio Luccas, rapper que faz parte do time de artistas do selo musical de Filipe, a Nadamal Records. Juntos, os dois cantaram os hits brisados “Melhor Vibe”, “Good Vibe” e “Vizão de Cria 2”.
Filipe também fez um medley de hits do Poesia Acústica, projeto audiovisual que bomba entre os fãs de trappers. Em “Amor Livre”, o músico homenageou sua namorada, a influenciadora Aghata Sá.
A apresentação teve uma banda afiadíssima, que conduziu batidas, solos de guitarra e backing vocals de rap, trap, boombap, afrobeat, rock, soul e samba funk que dominaram o show.
O músico deixou o palco ao som de “Deus Perdoa”. O que atrapalhou mesmo o show foi o som, que começou estourado e só foi se ajustar na metade da apresentação. Quem sabe Filipe tem sorte no sábado (21), quando retorna ao festival para participar do Para Sempre Trap, ao lado de Cabelinho, Kayblack, Veigh, Matuê, Orochi e Ryan SP.
Cartela resenha crítica g1
g1

Continue Reading

Festas e Rodeios

Anitta sensualiza no registro oficial em vídeo de ‘São Paulo’, música lançada por The Weeknd em show no Brasil

Published

on

By

♫ NOTÍCIA
♪ Anitta engata mais uma parceria internacional de peso. Já está em rotação no canal oficial de The Weeknd no YouTube, o registro audiovisual de São Paulo, música inédita apresentada pelo artista canadense no show feito pelo cantor no Brasil em 7 de setembro em estádio da cidade de São Paulo (SP). Anitta não canta na gravação em vídeo, mas sensualiza no clipe incendiário filmado no show de Weekend.
São Paulo é, a rigor, um funk que embute sample da gravação de Abre as pernas, mete a língua, música do repertório da cantora Tati Quebra Barraco.
Presume-se que São Paulo possa integrar o próximo álbum de The Weeknd – Hurry up tomorrow, título que encerra trilogia formada pelos discos After hours (2020) e Dawn FM (2022) – mas não há a confirmação oficial de que a faixa faz parte do álbum.

Continue Reading

Festas e Rodeios

VÍDEOS Rock in Rio: o melhor do dia 19/9

Published

on

By

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.